Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.
    desde já felicitar os responsáveis pelo fórum, muito útil a todos os que, de uma maneira ou de outra, se relacionam com construção, compra e venda de imóveis, obras, etc.
    Chamo-me Nelson, sou de Monção (Alto Minho) e embora já ande a "cuscar" no fórum há algum tempo, só agora senti necessidade de colocar aqui uma dúvida, que desde já agradeço a quem se sinta à vontade para se pronunciar sobre o assunto.

    Tenho andado atento ao mercado local de compra/venda de imóveis, pois pretendo, mais cedo ou mais tarde comprar ou construir habitação própria.
    Sinto-me particularmente atraído pela versão "campestre", com habitação + terreno agrícola, por uma questão de característica aqui da nossa região e pela educação que levei tanto eu como a minha mulher, ligados ao campo.

    Há uns meses deparei-me com uma casa à venda com um terreno de cerca de 7.000m2 de terreno cultivável, neste caso já com vinha em fase de produção cruzeiro.
    Em relação ao imóvel, é uma casa em pedra, não sei ao certo a área mas vou colocar aqui umas fotos a ver se dá para ver mais ou menos.
    A casa tem 3 pisos: cave/adega nos fundos, 1.º piso e o piso superior, sendo este último aproximadamente metade do piso anterior. Na minha concepção, julgo que no 1.º piso dá uma cozinha e sala generosas, e o piso de cima dá para 3 quartos.O res-do-chão/adega, ainda não pensei no uso a dar-lhe.
    A casa já tem as lajes, caixilharia em madeira com vidro duplo nova e está restaurada no exterior (a casa foi alvo de um restauro há cerca de meia duzia de anos).
    No interior, apenas tem as paredes de pedra, sem qualquer restauro, e nãoo tem quaisquer divisórias ainda, apenas um muro a dividir a parte mais pequena da casa da parte mais alta.

    O terreno agrícola, com 7.000m2, tem vinha e tem furo de água.
    A propriedade está toda "murada" a pedra.
    Para além disto, existem 2 anexos agrícolas, sendo um deles também em pedra, com uns bons 70m2. O outro é em blocos e serve actualmente para guardar alfaias agrícolas.
    Para além da casa e do campo, existem bons rossios, que dá para uns bons jardins, ou piscina, ou cubo/calçada, etc.

    Agora a pergunta do milhão:
    A propriedade está à venda por 167 mil euros. O dono não baixa um tostão.
    Já soube de fonte segura que uns Holandeses estão muito interessados na propriedade.
    Acham que vale os 167 mil, da maneira que está?
    A quinta situa-se a 100 metros da estrada nacional, a 500 metros de uma estãncia termal e a 2 kms da Vila local, está mesmo á face da estrada que dá acesso ao lugar.

    Eu consigo entre banco e particular, esse financiamento. No entanto, e tendo em conta que ainda há muito a gastar para pôr a "quinta" operacional, tenho receio de me enganar nas contas!

    De referir também que como sou economista, e trabalho com projectos de investimento, tenho algumas possibilidades de, no próximo quadro comunitário, conseguir candidatar a casa/quinta como Agroturismo e assim beneficiar de um apoio para concluir o restauro, sendo que depois a poderia aproveitar para TER - Turismo em Espaço Rural.

    Aqui estão as fotos que foi possível arranjar de momento.

    foto1
    casa2
    casa3

    Agradeço desde já áqueles que se sintam à vontade para opiniar.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    regidor
    (...) Agradeço desde já áqueles que se sintam à vontade para opiniar.(...)

    Gosto muito do beirado, aprecio bastante as casas de pedra; parece ter uma óptima localização. Os pormenores técnicos ficam para os especialistas, aqui do fórum. Se lhe interessa, não perca esta oportunidade. A minha mãe dizia: Vale mais um gosto na vida do que quatro vinténs na algibeira. Um pequeno reparo, bem intencionado: será que não se precipitou a colocar as fotos cedo demais? Pode ter aberto o »apetite« à concorrência!
  3.  # 3

    Eu penso que vale bem esse valor, e digo mais, num futuro não longínquo serão esses imóveis que mais valorizarão. Quintinha com casa em pedra, vedada e 7k de terreno, por esse valor é de não deixar escapar. Eu também ando à procura de algo no género lá prós lados de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Barcelos, já tenho visto algumas, e por uma casa bem mais pequena, em ruínas e com terreno a rondar os 5k, pedem entre os 160 e os 220k, portanto...
  4.  # 4

    Espectacular!
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves
  5.  # 5

    pois mas se o interior está em bruto ainda ten ai umas boas dezenas de milhares para gastar, ou nao?7

    veja o estado dos pisos e da cobertura, madeira suponho? veja se nao estão podres

    se tiver a contar com isso e ainda go$tar da casa força nisso, nao ha nada melhor que fugir das cidades quando se pode.
    • Mac
    • 17 maio 2014

     # 6

    Se gosta da localização e está ao alcance da sua carteira parace-me excelente negócio
    Boa sorte
    Cumps
  6.  # 7

    Obrigado pelo feedback.
    Maria, em relação à concorrência, não estou preocupado, aliás, a propriedade está à venda numa imobiliária.
    Tanto os pisos como a cobertura têm mais ou menos 6 anos, assim como portas e janelas, estas últimas a única coisa que a casa tem em madeira.
    Foi reabilitada e assim ficou. Há janelas que nunca foram abertas sequer, ainda tem os plásticos e fita-cola.

    A localização julgo que é boa sim.

    No interior, dependendo das opçoes a tomar, mas tenho sempre a questão de na família conseguir fazer uma boa parte dos trabalhos, o que é bom.
    Tenho na familia gente muito competente na construção e reabilitação deste tipo de moradias (sogro, tio, eu na betoneira :-) )

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 8

    Epá grande potencial....

    Se vale o preço não sei, só fazendo um estudo de mercado e comparar a oferta semelhante na região, potencialidades do terreno, viabilidade de ampliação se necessário etc.

    Que o que existe está muito bem, mesmo o emparelhamento de pedra parece em bom estado de conservação.

    Força com o projeto.

    Cumprimentos
    Novo costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  8.  # 9

    Obrigado pelos feedbacks.

    Upa :-)
  9.  # 10

    Para mim, o preço é completamente desajustado e inflacionado. Quanto a enquadrar no proximo comunitario, num espaço tao pequeno, muito dificilmente conseguirá rentabilizar tal projeto, logo ser aprovado.
    Quanto ao aspecto da casa, gosto.

    Do negocio, para esses valores, não!
    Concordam com este comentário: eu, barreira, 1976
    Estas pessoas agradeceram este comentário: regidor
  10.  # 11

    Obrigado pelo comentário parreira.
    Porque diz com tanta convicção que está inflacionado?
    É do Norte ou do Sul?
    Julgo que tem conhecimento da diferença que há no nosso país neste contexto.
    O Norte é constituído pelo que nós chamamos de "leiras", minifúndio. 1Ha é o sonho de qualquer agricultor.
    Lá pra baixo a coisa muda de figura, logo não podemos comparar duas realidades tão distintas.
    Eu já aprovei projectos de agroturismo com 5.000m2. A actividade proveniente da exploração agrícola é secundária, e o que conta é o enquadramento na exploração, para efeitos de licenciamento.
    Mais uma vez, agradecido pela opinião e sinceridade.
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
  11.  # 12

    Sou do centro...

    Com a crise atual, e tanta oferta, se procurar conseguirá melhores negocios.

    Tudo é aprovado, desde que cumpra determinados pressupostos. O problema, é quando as previsoes são completamente irrealistas, em relação aos resultados reais.

    Depois, não me parece muito apelativo, um projeto de turismo, numa área tão pequena. Quando imagino um projeto nessa vertente, imagino espaço, arvores, jardins, campo. Imagino andar a pé, colher frutos e ver plantas bravias.

    Para agricultura.. Bem só se for agricultura para passar os tempos livres, pois nessa área, rentavel, só se for hidroponia!

    E depois, existe tanta oferta nesse ramo, e quantas estão com os dias contados!

    Mas é apenas a minha opinião...
  12.  # 13

    Obrigado parreira.
    Compreendo a sua opinião.
    Mas parece-me que não está bem a par do mercado cá em cima no Alto Minho, tanto ao nível da agricultura cá praticada (de subsistência, de minifúndio) como ao nível da oferta imobiliária neste segmento específico.
    Mas isso não desvaloriza a sua opinião, também acho que o preço está um pouco empolado.
    Concordam com este comentário: luis_guilherme
  13.  # 14

    Pode conseguir mais barato, mas não sei se arranja nessas condições. arranja casas devolutas para reconstruir/reabilitar, vejo nessas fotos o emparelhamento de pedra saudável, caixilharias de madeira em relativo bom estado e telhado parece recente. Talvez precise de obras para adaptação ao novo programa, talvez até uma ampliação não sei, mas essa pré-existência parece valer algum dinheiro, mas lá está não estou dentro dos preços.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  14.  # 15

    7000 metros de terreno com uma moradia daquelas... espectaculo! Por aqui ia valer para aí o dobro.
  15.  # 16

    boas!
    pessoalmente acho o preço elevado e 7000m2 para agricultura curto e comprido ao mesmo tempo. curto para viver de agricultura, comprido para um tipo se entreter aos fins de semana e aos fins de tarde.
    ser à face da estrada (como parece ser pelas imagens), a meu ver, tb é um ponto negativo.
    para TER a casa parece pequena.
    mas a casa é muito bonita, lá isso é.
    Concordam com este comentário: eu, barreira
    • eu
    • 21 maio 2014

     # 17

    Sinceramente, parece-me muito caro. Tenho visto propostas bem mais baratas, com terrenos muito, mas muito maiores. 7000 m2 é pouco, muito pouco, é mais uma horta que uma quintinha.

    Quanto à vinha: isso vale zero, esse tipo de vinhas só dão trabalho e prejuízo, estão a ser abandonadas um pouco por todo o país.
  16.  # 18

    Obrigado a todos mais uma vez, mas continuo a ler coisas que denotam algum desconhecimento do território em questão de alguns foristas.

    A vinha não vale zero, porque é uma vinha Alvarinha nova, casta exclusiva da região de Monção e Melgaço,e só aquela parcela dá mais ou menos 7 mil euros de rendimento anual. isto vendendo a uva à cooperativa, porque se fosse curioso e fizesse o vinho e o vendesse à garrafa, fazia mais.
    No entanto, o campo dá para outro tipo de culturas, mas concordo com o 1976, é pequeno pra viver dele e grande pra me entreter.

    Quem diz ter visto propostas melhores na mesma área geográfica, até agradecia que me informassem, porque cá por cima é uma tarefa muito dificil encontrar terrenos desta dimensão. Concerteza alguns foristas não acreditam, mas é verdade. Um terreno destes cá em cima equivale a um quintal de 10 ou 20 Ha no Alentejo.
    Aliás, conheço ADEGAS com produção própria, maquinaria, instalações, etc....com 2/3Ha de vinha!

    O nosso país tem características muito diferenciadas ao longo do seu território, e dificilmente encontraremos alguém com conhecimentos e capaz de avaliar correctamente um imóvel/propriedade em qualquer local do país, tendo em conta as variáveis inerentes a cada província/região.

    Com isto até devem pensar que estou a arranjar desculpas para comprar. Mas não é nada disso, apenas não concordo com algumas "avaliações", que julgo que estão a ser feitas de forma algo genérica, sem ter em conta o enquadramento (tipo de propriedade, região).
    Mas também concordo com muita coisa que aqui já foi dita ;-)

    Cumprimentos.
    • 1976
    • 21 maio 2014 editado

     # 19

    Colocado por: regidorCom isto até devem pensar que estou a arranjar desculpas para comprar.

    eu diria que o Nelson está entusiasmado. :)
    se nestas coisas o entusiasmo é bom, a cautela tb o é.
    há uns 15 anos encontrei um terreno. espectacular, vista deslumbrante, cerca de 1ha. o vendedor, do qual fiquei amigo, não baixava tb nem um cêntimo. eram, se a memória não me falha, 35 mil euros.
    fomos registar o CPCV (não sei se será este o termo correcto), e a senhora disse "não se esqueçam que têm que aumentar o n.º de compartes", pois o terreno ia ficar em meu nome e da minha cara metade. nós, que não pescávamos nada daquilo, ficamos assustados. dissemos ao vendedor que íamos primeiro obter na CM autorização para o aumento do n.º de compartes e depois formalizávamos o negócio.
    requerimento à câmara, tal e coisa, passam uns 2 meses.
    e começámos a ter dúvidas em relação ao terreno. ou seja, o entusiasmo já tinha passado.
    encurtando a história, dissemos ao vendedor que tínhamos que pensar melhor, que se ele descesse alguma coisa o preço que ajudava, e tal e tal. meio ano depois ele liga-nos a perguntar se não queríamos o terreno por 20.000 euros. nós pensamos duas, três, quatro vezes. mas não quisemos.
    passados estes anos todos, muitas vezes conversamos e chegamos à conclusão que ter comprado o terreno, com o entusiasmo que tínhamos, tinha sido uma grande asneira.
    isto tudo para dizer que, o entusiasmo é bom. mas a cautela, calma e as decisões ponderadas tb o são.

    Colocado por: regidorsó aquela parcela dá mais ou menos 7 mil euros de rendimento anual

    descontando as despesas todas? químicas, máquinas, mão de obra e tudo isso?
    conheço uma pessoa que está muito bem na vida. é representante em portugal de uma das principais marcas de carros. e tem uma pinta do caneco. e, para além da pinta, tem uma quinta. :) sabe o que ele diz? "a agricultura é a forma mais elegante que há de perder dinheiro".
    nelson, faça contas. num excel, numa borda de toalha de mesa, seja onde for.
    some a aquisição, as obras (mesmo com boa intenção vai gastar muito dinheiro), as licenças, os electrodomésticos, os juros e essa coisa toda. acrescente os filhos e a incerteza financeira que reina na europa.
    veja o total. uma coisa é viver numa casa. outra é viver para a casa.
    mas é uma opinião. se comprar a casa a malta cá estará para o ajudar e mandar uns bitaites sobre tudo um pouco. :)
    boa sorte!
    Concordam com este comentário: treker666, luis_guilherme
    • eu
    • 21 maio 2014

     # 20

    Colocado por: regidore só aquela parcela dá mais ou menos 7 mil euros de rendimento anual

    Gostava de saber como...
 
0.0242 seg. NEW