Olá, preciso muito da vossa ajuda e de alguem de preferencia que possa ter passado por uma situaçao destas. O meu sogro possui um terreno que, o mesmo vai ficar para a neta , minha filha. Nao sei se havemos de optar por fazer uma venda mesmo a um valor irrisorio, ou uma transmissao de bem (imovel ou terreno) ? Nao sei o que tem mais vantagens, quando digo mais vantagens, refiro-me a menos custos tanto na papelada, registos e escritura e taxas. Será que alguem me pode dar umas dicas......??
Colocado por: tozesantosNao sei se havemos de optar por fazer uma venda mesmo a um valor irrisorio,
Os impostos da venda de um imóvel são pagos sobre o maior dos valores: O valor da venda ou o valor patrimonial. Isto significa que se fizer uma venda por um valor irrisório irá pagar IMT e IS sobre o valor patrimonial.
Olá , esse valor patrimonial de que fala é o que vem mencionado por exemplo na caderneta ou terei de pedir uma avaliaçao ? E o valor da nava escritura será igualmente sobre o valor maior ou sobre o valor (ficticio) de venda ??
Os impostos são calculados pelo valor maior (ou o da venda, ou o valor patrimonial). O valor patrimovial é o que consta na caderneta que pode ser obtida on-line no portal das finanças, gratuitamente. Não precisa mandar avaliar nada.
Num site fala neste calculo; valor a pagar sobre o maior valor = Taxa IMT - parcela a abater = valor maior x 1% - 0%, sabem se isto é atualizado. Como e onde posso calcular o valor estimado a pagar na totalidade, por exemplo neste caso especifico o valore maior é o que consta na caderneta, ja que o meu sogro irá fazer a venda à neta pelo menor valor possivel , mesmo esse será ficticio. Por exemplo venda por 5000,00€, mas na caderneta o valor. part. de 2012 é de 24.000,00€, poderei saber o valor total a pagar, ou seja valor de taxas/escritura/ etc... ?
Será que nao compensa ele fazer uma transmissao de ben sem ser por venda ?