Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Em anexo envio uma imagem do estado em que se encontra o meu telhado.
    É apenas uma de muitas vigas que estão neste estado.
    O telhado foi terminado no inverno e levou antifungo.
    A estrutura é em eucalipto,e na altura que foi construido nao estava assim, nao tinha fenda nenhuma.
    O construtor confirma que não há qualquer problema e que é normal a madeira ceder assim.

Tenho confiado sempre na sua opinião, mas desta vez, fiquei com algumas duvidas.
    Até porque estamos a falar de fendas de mais de 1m e 2cm de largura e ainda só passaram 6 meses.

Para quem entende deste assunto, parece-vos aceitavel este tipo de fendas ? Confio no construtor ?

Cumprimentos a todos,

CM
      f1.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Carlos Mendes 1973O construtor confirma que não há qualquer problema e que é normal a madeira ceder assim.

Eu apostava que ele também lhe disse que tinha colocado isolamento térmico no telhado !!!
  3.  # 3

olhe , nao é para defender ninguem , na minha ilha tem duas madeiras cultivadas em grande plano , criptoméria e eucalipto ... nunca vi nada contruido com eucalipto sem rachar ...quer seja traves que seja um simples cabo de sacho ... sempre que é eucalipto racha , primeiro quando fica bem seco segundo quando apanha calor ... não há hipotese , mas , nunca vi a perda de qualidade alguma devido ás suas fendas mas nunca esolhia este tipo de madeira para o que escolheu ...mal por mal ia á faia .
    Concordam com este comentário: dedao
  4.  # 4

isso é normal. o eucalipto é aplicado "verde" e ao secar acontece isso. esses barrotes devem conter o centro da árvore o que piora a situação pq as fendas da secagem
    são normalmente radiais. depois de secarem as rachas estabilizam.

eu nao me preocuparia. já vi mtas armaçoes de telhado nessas condicoes com mais de 40 anos
    • CZR
    • 18 maio 2014

# 5

Na madeira de eucalipto e normal isso acontecer, fui colocada verde e agora ao secar racha, poderia ter optado por madeira de pinho tratado, mas não se preocupe que isso não cai
  5.  # 6

Isso e normal. todo o madeiramento de eucalipto racha sempre
  6.  # 7

Alguém sabe qual é a melhor altura para abater eucaliptos, de modo a que "abram" menos e que sejam mais resistentes aos bichos da madeira.

A documentação sobre a resistência do eucalipto aos bichos é contraditória e julgo que poderá ter a ver com a altura do corte.

Julgo que seja no verão a melhor altura de abate de árvores para evitar grandes dilatações e torções, quanto aos bichos não faço ideia. Alguém sabe?
  7.  # 8

Colocado por: Mighty SparrowAlguém sabe qual é a melhor altura para abater eucaliptos, de modo a que "abram" menos e que sejam mais resistentes aos bichos da madeira.

tradicionalmente julgo q a altura de abate de árvores para madeira era feita mais durante o outono/inverno devido ao facto de nessa altura haver menos
    seiva na casca. isto é mais válido para as espécies de folha caduca.

actualmente abate-se em qq altura do ano. o que interessa é que a madeira seja serrada e colocada em estufa o mais cedo possível. se for para secar ao ar então é mesmo preferível o corte durante o inverno para que a secagem inicial seja lenta e as fissuras daí resultantes devido a perda de água sejam menores.
    uma maneira de evitar as fissuras consiste tb em isolar os topos da madeira com ceras próprias ou cola pva diluída em água, de modo a que a secagem seja restringida mas se as peças contiverem a medula (o centro) da árvore vao ocorrer sempre rachas. nao ha volta a dar...

desconheço que a altura do corte influencie o aparecimento de bichos da madeira, mas a remoção da casca da árvore durante a secagem pode ajudar a que eles nao surjam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow
  8.  # 9

Ainda no ano passado andei a passar produto num telhado feito com essa madeira e sempre teve essas fendas, é o normal do eucalipto.

Rafael uma casinha feita com criptoméria dos Açores é que era!
  9.  # 10

Colocado por: branco.valterAinda no ano passado andei a passar produto num telhado feito com essa madeira e sempre teve essas fendas, é o normal do eucalipto.

Rafael uma casinha feita com criptoméria dos Açores é que era!
    só se for de inverno , é que a criptomeria é uma madeira muito quente...
  10.  # 11

Não há problemas, mete-se lã de rocha no meio... estilo a casa do Raul.
  11.  # 12

Colocado por: branco.valterNão há problemas, mete-se lã de rocha no meio... estilo a casa do Raul.
    tá certo !!!!
  12.  # 13

Colocado por: gazeboradicionalmente julgo q a altura de abate de árvores para madeira era feita mais durante o outono/inverno devido ao facto de nessa altura haver menos seiva na casca. isto é mais válido para as espécies de folha caduca.

Colocado por: gazeboe for para secar ao ar então é mesmo preferível o corte durante o inverno para que a secagem inicial seja lenta e as fissuras daí resultantes devido a perda de água sejam menores.
    Ah... então é no inverno por causa da seiva. Pensei que no inverno a madeira(em árvore viva) estivesse mais dilatada e no verão mais contraída e apôs o abate iria contrair menos

Colocado por: gazebodesconheço que a altura do corte influencie o aparecimento de bichos da madeira, mas a remoção da casca da árvore durante a secagem pode ajudar a que eles nao surjam.
    Pois, é que há eucaliptos que duram muito sem apanharem bichos, enquanto outros apanham com facilidade. Não sei se é devido à espécie de eucalipto ou da altura do corte.
  13.  # 14

Colocado por: Mighty SparrowPois, é que há eucaliptos que duram muito sem apanharem bichos, enquanto outros apanham com facilidade. Não sei se é devido à espécie de eucalipto ou da altura do corte.

os bichos da madeira começam normalmente por atacar o borne ie. a camada da árvore com madeira mais jovem logo debaixo da casca.
    eu diria que se a madeira for de crescimento rápido então o borne é mais macio e de maior dimensão pelo que terá preferência da bicharada.

como disse antes é comum remover a casca da árvore durante a secagem para evitar a propagação inicial dos insectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow

0.0183 seg. NEW