Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: FD
    A condensação não tem que ser visível para lá estar.
    Mede a temperatura e a humidade com frequência?

Alguma coisa tem que estar a fazer de forma incorrecta ou, alguma coisa está errada na "configuração".
    Também é importante saber se os bolores são ou não localizados, como disse no primeiro comentário. Nas pontes térmicas é difícil resolver o problema porque toda a humidade se condensa ali...
    Além disso, as coisas que tem podem não estar a desempenhar o seu papel de forma correcta ou no sítio certo.

No meu caso os bolores estão espalhados por todas as paredes e tectos, tenho zonas mais concentradas como os cantos, mas estão em todo o lado.
    Nunca medi a humidade, apenas uso o desumidificador após tomar banho e todos os dias frios de inverno com o indicador nos 50%, quando chega a esse valor para e recomeça assim que passa esse valor.
    Nunca entendi o porquê de na cozinha e wc sujeitas a vapores serem as únicas divisões que tenho sem bolores. Os tectos destas divisões têm a mesma tinta normal mate de todas as outras, não têm anti fungos nem são acetinadas nem são esmaltes e no entanto ali não aparecem bolores. O resto da casa está cravada deles.
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

# 22

Colocado por: BricoleiroNunca entendi o porquê de na cozinha e wc sujeitas a vapores serem as únicas divisões que tenho sem bolores. Os tectos destas divisões têm a mesma tinta normal mate de todas as outras, não têm anti fungos nem são acetinadas nem são esmaltes e no entanto ali não aparecem bolores. O resto da casa está cravada deles.

Basta que tenham tectos falsos e que não tenham nenhuma parede exterior, por exemplo.
  2.  # 23

Colocado por: FD
    Basta que tenham tectos falsos e que não tenham nenhuma parede exterior, por exemplo.

Nesse caso eu até percebia mas não tenho tectos falsos e tanto cozinha como wc têm paredes exteriores.
  3.  # 24

Vou experimentar a pintar a sala com tinta Robbiotel e depois logo tiro conclusões.
    •  
      FD
    • 19 maio 2014 editado

# 25

Colocado por: BricoleiroNesse caso eu até percebia mas não tenho tectos falsos e tanto cozinha como wc têm paredes exteriores.

Alguma razão haverá, isto não funciona na base do misticismo... :)
    Só tem é que ser descoberta. ;)

Por exemplo, veja a temperatura das paredes e compare-as.

Para tal, compre um termómetro infravermelhos: http://www.ebay.com/itm/Non-Contact-LCD-IR-Laser-Infrared-Digital-Temperature-Thermometer-Gun-T7-/111278813322?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19e8bbf08a
    e um higrómetro+termómetro: http://www.ebay.com/sch/i.html?_odkw=hygrometer&_osacat=0&_from=R40&_trksid=p2045573.m570.l1311.R4.TR12.TRC2.A0.H0.Xhygrometer+&_nkw=hygrometer+thermometer&_sacat=0
    Esses não hão-de ser a coisa mais exacta nem de melhor qualidade mas, para esta função devem servir.

Depois, relacione a temperatura e a humidade com o gráfico que coloquei anteriormente.
    Se possível, crie um diário onde anota os valores todos os dias à mesma hora, se possível mais do que uma vez por dia, não se esquecendo de os corresponder com o tempo no exterior (está de chuva, está sol, etc.).
    Anote também quando é que aparecem os primeiros bolores, anote outros factos que tenham importância (hora e duração dos banhos, número de horas a dormir, número de pessoas no quarto, etc.).

Depois de um mês a recolher dados, penso que conseguirá chegar a algumas conclusões.
    A partir daí é fazer experiências e anotar os resultados para comparar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
  4.  # 26

Obrigado pela atenção FD, mas se a diferença de temperatura das paredes para a atmosfera e para o interior for alguma sei que é uma possível causa, o problema será resolver, não consigo aquecer as paredes e elas já são isoladas.
  5.  # 27

Colocado por: FDPara tal, compre um termómetro infravermelhos

Estive a ver e dentro dos que indicou encontro vários tipos.

Uma diferença que "enche mais o olho" é :
    Measuring range: -50 ~ 330℃ (-58~626℉).
    Temperature range: -50 to 900℃(-58-1652F)

Depois isto também varia muito entre modelos mas não sei o que é:
    Distance to spot size: 12 : 1

Quem comprou, que modelo escolheu?
    • prince
    • 4 fevereiro 2015 editado

# 28

Os vários tipos correspondem, entre outras características que variam, a vários intervalos de aferição de temperatura
    EUR 8.63 to EUR 25.64
      251525128026_2.jpg
  6.  # 29

tb queria comprar uma coisa destas.
    nas minhas paredes tb aparecem manchas e bolores. principalmente se tiver cortinas por cima da parede, nessa zona aparece sempre.
    as paredes estão frias, são simples sem isolamento mas a casa também está fria e ate a arejo bastante

vou colocar agora caixilharia nova, mas pelo que leio aqui, se conseguir aumentar a temperatura do interior com a troca da caixilharia só vou agravar mais o problema, certo?
    •  
      FD
    • 5 fevereiro 2015

# 30

Bricoleiro, fez algum avanço depois desta discussão?

Colocado por: princeDistance to spot size: 12 : 1

Parece-me ser a distância a que o aparelho tem que estar do ponto de medição.
  7.  # 31

Colocado por: FDBricoleiro, fez algum avanço depois desta discussão?

Fiz sim senhor, passo a citar:

No verão do ano passado lavei todas as paredes com lixívia pura (trabalhão do caraças), a seguir enxaguei com água limpa e deixei secar umas horas, de seguida apliquei um produto aconselhado por um pintor que me recomendaram (ele foi lá ver a casa) chamado artibiose da linha aquastop da CIN/Sotinco, é um líquido transparente com cheiro activo que ao aplicar borbulha esbranquiçado e depois é totalmente absorvido pelas paredes.
    Comprei dois desumidificadores, tenho um no r/c outro no 1º andar a trabalharem em modo auto regulados para humidade a 50%.
    O que posso concluir até agora é que resultou, nem um fungo até à data, mas vou deixar o inverno passar todo para fazer a festa.
    Ventilo a casa por abertura de janelas quando não está a chover meia hora de manhã, mais meia hora quando chego a casa, depois fecho tudo e procedo como expliquei em cima. De verão e com bom tempo normalmente tenho sempre janelas entre abertas e só vou ligar os desumidificadores aquando dos banhos.
    Aquecimento só tenho um radiador a óleo com rodas que uso na wc quando se toma banhos para aquecer e um ventilo convector que uso na sala quando o frio aperta e o recuperador não quer funcionar.
  8.  # 32

Ah é verdade e também descobri que aldrabaram a ficha técnica de habitação onde diz que o isolamento das paredes exteriores são duplas com wallmate de 3cm no meio o que é mentira, o que lá está é lã de rocha com papel prateado dum dos lados. Descobri isso ao furar uma parede da wc quando instalei um extractor.
  9.  # 33

Colocado por: BricoleiroAh é verdade e também descobri que aldrabaram a ficha técnica de habitação onde diz que o isolamento das paredes exteriores são duplas com wallmate de 3cm no meio o que é mentira, o que lá está é lã de rocha com papel prateado dum dos lados. Descobri isso ao furar uma parede da wc quando instalei um extractor.

Perdoem-me o desenterranço, mas fiquei curioso relativamente às possíveis consequências desta aldrabice: o construtor seria neste caso facilmente responsabilizado por esta inconformidade relativamente ao projeto e à ficha técnica?

0.0188 seg. NEW