Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Adquiri uma casa nova que tem a particularidade de não ter estores nem portadas como a "alegada moda" dita. Tendo as janelas rutura térmica, cria-se nos meses de inverno tanta condensação que as molduras (tb alegadamente de contraplacado marítimo) ficaram todas pretas e os quartos com manchas de bolor. Agradecia que me esclarecessem acerca de 2 questões: é normal ocorrerem estas manchas ou existe outro problema relacionado com o isolamento das paredes? 2ª questão: como posso resolver este problema da forma mais barata e eficaz?
    Obrigado,
    Afonso Meireles
    •  
      FD
    • 19 maio 2014 editado

     # 2

    Colocado por: afonsomeirelsé normal ocorrerem estas manchas ou existe outro problema relacionado com o isolamento das paredes?

    Se as manchas de bolor não estiverem localizadas, isto é, se não aparecerem em locais muito específicos, é um problema de isolamento geral e falta de ventilação.
    Se as manchas estiverem localizadas, ao problema referido acima, acresce o das pontes térmicas (locais onde o isolamento é pior).

    Colocado por: afonsomeirels2ª questão: como posso resolver este problema da forma mais barata e eficaz?

    Ventilar a casa todos os dias. Abrir janelas de forma a criar correntes de ar, para renovar o ar.
    Esses bolores aparecem por causa da humidade em excesso. O que tem que fazer é expulsar essa humidade.
    Compre um higrómetro e um termómetro.
    Depois, acompanhe a medição de ambos os parâmetros e evite o ponto de orvalho que acontece como no gráfico que coloco abaixo.
    Sempre que os dois factores - temperatura e humidade - estiverem perto do ponto de orvalho, ventile. O ideal é que mantenha os valores sempre uns 10% a 20% do ponto de orvalho.

    Exemplo:
    - paredes a 15º e temperatura do ar a 15º só há ponto de orvalho quando a humidade estiver a 100%
    - se as paredes estiverem a 10º, a temperatura do ar a 15º, o ponto de orvalho acontece com humidades superiores a 70%

    Esta é a forma mais barata e eficaz. Outras há mais confortáveis e também, mais caras e trabalhosas.
      Grafico_ponto_de_orvalho.png
  2.  # 3

    Essa solução não tem resultado dado o elevado grau de humidade. Quando peço uma solução barata e eficaz refiro-me a algo que evite a criação de tanta condensação.
    •  
      FD
    • 19 maio 2014 editado

     # 4

    Colocado por: afonsomeirelsQuando peço uma solução barata e eficaz refiro-me a algo que evite a criação de tanta condensação.

    Ventilar, se bem feito, deveria resolver. Pode é estar a fazê-lo mal (ventilando nas alturas erradas) ou estar numa zona muito húmida.

    Na escala de soluções baratas e eficazes, a próxima é o desumidificador. Custam perto de 150€, gastam electricidade, ocupam espaço e fazem barulho, porém, são muito bons a retirar a humidade em excesso do ar.
    Devem estar nas divisões onde há mais bolores ou nas divisões que produzem mais vapor (cozinha, casas de banho e quartos).
  3.  # 5

    Só vejo como resolver a sua situação com a introdução de ventilação/ renovação de ar interior.
    Existem grelhas de ventilação que podem ser inseridas nos caixilhos ( não é barato) ou mete um sistema de ventilação forçado...

    Se a casa não tem nem portadas nem estores, o que faz a protecção solar?
  4.  # 6

    A humidade forma-se generalizadamente nos quartos, com a respiração de noite. De manhã usar o desumidificador, já deve ser tarde demais. A minha questão é se usar estores por dentro ou por fora? Portadas? Irá resolver-se o meu problema?
  5.  # 7

    Para Pedro Barradas: Os vidros são escurecidos e por dentro temos black-outs. Muito bonito, não vivesse numa zona com temperaturas muito baixas no inverno.
  6.  # 8

    Colocado por: afonsomeirelsA minha questão é se usar estores por dentro ou por fora? Portadas? Irá resolver-se o meu problema?

    Não. Só se implementar a ventilação dos espaços como referi atrás.

    Se a zona é fria, e não tem problemas com o sol... portanto só se queixa do Inverno (Pergunta: a casa é nova, já passou um verão completo na mesma?)
    •  
      FD
    • 19 maio 2014 editado

     # 9

    Colocado por: afonsomeirelsA minha questão é se usar estores por dentro ou por fora? Portadas? Irá resolver-se o meu problema?

    Não percebo como é que o sombreamento vai eliminar a humidade ou isolar a divisão... e se era essa a solução em que estava a pensar porque é que não o disse no início?
    Na minha opinião, essa solução não serve para resolver o seu problema.
    Parece é haver aqui um problema de comunicação - pede soluções baratas e eficazes e depois fala em estores ou portadas?!

    Bem, para outras pessoas que aqui venham ter à procura de soluções para os bolores, de forma simplista e por ordem de custo e eficácia:
    - ventilar (como descrevi acima)
    - desumidificar (com desumificadores)
    - corrigir as pontes térmicas (por exemplo, colocando material isolante nas caixas de estore se for aí que aparecem os bolores)
    - aquecer e desumidificar (com aquecedores ou ar condicionado e desumidificadores)
    - ventilação mecânica (instalar grelhas em pontos opostos para troca de ar interior/exterior, com ou sem "ventoínhas")
    - isolar pelo interior (gesso cartonado + material isolante como lã rocha)
    - isolar pelo exterior (ETICS)

    Soluções para mascarar o problema:
    - pintar as divisões com tinta anti fungos e/ou esmalte aquoso (o bolor passará a aparecer noutros sítios: roupeiros, roupa, portas, janelas, peitoris das janelas, etc.)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afonsomeirels
  7.  # 10

    Sim já passámos um verão completo. Eu creio que a condensação dá-se pela diferença de temperatura gerada nas janelas. Se elas estivessem isoladas por fora não haveria mais condensação dentro dos quartos. Não é assim?
  8.  # 11

    Sim, mas as proteções solares, não vão resolver o problema. Podem atenuar um pouco o efeito de condensação.
    Tem de equilibrar o desiquilíbrio entra as superfícies opacas e os envidraçados. Para isso o mais eficaz será apostar na renovação de ar interior.
  9.  # 12

    Não sei se me estou a exprimir bem, mas não existe problema de sombreamento nem de proteção solar, visto a condensação só ocorrer no inverno. O sol aqui não é um fator que influencie a condensação.
    No inverno temos temperaturas de 20º dentro e de 5º fora, logo gera-se condensação nos vidros, esta condensação/humidade mancha as paredes. Desculpem a minha ignorância mas esta leitura não está correta?
  10.  # 13

    Está.
    E a minha resposta anterior (#11), responde-lhe a isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afonsomeirels
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

     # 14

    Colocado por: afonsomeirelslogo gera-se condensação nos vidros, esta condensação/humidade mancha as paredes.

    Não é por a condensação acontecer nos vidros que vai ter bolores nas paredes.
    Para haver bolores nas paredes, tem que haver condensação nas paredes. Pode é não ser visível para si a olho nú como é a dos vidros.
    Aliás, se a condensação se desse só nos vidros, estava com sorte porque os vidros seriam como condensadores, retirando a humidade da divisão, funcionando como "desumidificadores"...

    O seu problema:
    -> tem excesso de humidade
    -> não tem a casa isolada o suficiente para não ocorrer o ponto de orvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afonsomeirels
  11.  # 15

    Colocado por: FD
    -> não tem a casa isolada o suficiente para não ocorrer o ponto de orvalho


    Significa que as paredes não foram devidamente isoladas?
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

     # 16

    Colocado por: afonsomeirelsSignifica que as paredes não foram devidamente isoladas?

    Isso já é uma questão que me ultrapassa.
    Depende de quando a casa foi construída, se cumpre ou não o RCCTE, se o projecto de comportamento térmico está bem feito, se está bem aplicado, entre outras coisas.
    O Pedro Barradas, como projectista, pode lhe dar umas ideias mais concretas sobre isso.

    O que não pode esperar é ter um comportamento térmico totalmente eficaz em qualquer situação e/ou circunstância.
  12.  # 17

    Pode minimizar isso sem obras.
    - Baixar a temperatura do interior da casa, por exemplo para os 18ºC.
    - Dormir de porta aberta para o resto da casa.( falta saber se tem locais com ventilação natural permanentes...)
    - Se o quarto for uma suite com IS, ter a porta da Inst. sanitára entre-aberta ( só vale a pena se houver ventilação natural na mesma)
  13.  # 18

    Certificado de desempenho energético: "As paredes exteriores são duplas constituídas por pano exterior em alvenaria de tijolo cerâmico vazado com 15cm de espessura, caixa-de-ar totalmente preenchida com 4cm de isolamento térmico e pano interior em alvenaria de tijolo cerâmico vazado com 11 cm de espessura. Coeficiente da solução: 0.55"
    Obrigado pela vossa opinião
  14.  # 19

    Eu não tenho condensação nenhuma visível, nem nas paredes nem nas janelas e tenho a casa quase toda com fungos nas paredes, excepto a cozinha e a wc, ou seja, ao contrário do que costumo ler. A casa é ventilada todos os dias e é isolada como manda a lei com paredes duplas e paineis azuis entre as paredes, no inverno uso desumidificador.
    A técnica é tudo muito bonito mas nem sempre acerta.
    •  
      FD
    • 19 maio 2014

     # 20

    Colocado por: Bricoleiroe tenho a casa quase toda com fungos nas paredes

    A condensação não tem que ser visível para lá estar.
    Mede a temperatura e a humidade com frequência?

    Alguma coisa tem que estar a fazer de forma incorrecta ou, alguma coisa está errada na "configuração".
    Também é importante saber se os bolores são ou não localizados, como disse no primeiro comentário. Nas pontes térmicas é difícil resolver o problema porque toda a humidade se condensa ali...
    Além disso, as coisas que tem podem não estar a desempenhar o seu papel de forma correcta ou no sítio certo.
 
0.0254 seg. NEW