Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Talvez tenha a possibilidade de trabalhar uma temporada em angola (mais um) no entanto seria pago localmente em kwanzas, alguém nesta situação me diz como faz para enviar dinheiro para portugal e que custos/limitações existem?
  2.  # 2

Já experimentou perguntar num dos bancos com filiais em Angola?

Creio que o BPI tem lá filial.

Outra coisa, não pense que pode levantar o dinheiro, meter no bolso e sair do país. À saída, todos ou quase todos, são revistados para ver se levam dinheiro sem ser declarado.
    Pode tentar a sua sorte e dizer que trabalha offshore ( quem trabalha offshore não anda com dinheiro uma vez que as empresas pagam tudo ) e talvez o deixem passar.

Boa sorte.
  3.  # 3

Isso tem que estar já definido no contrato. Doutra forma é uma incógnita.
  4.  # 4

Colocado por: ceacJá experimentou perguntar num dos bancos com filiais em Angola?

Creio que o BPI tem lá filial.

Outra coisa, não pense que pode levantar o dinheiro, meter no bolso e sair do país. À saída, todos ou quase todos, são revistados para ver se levam dinheiro sem ser declarado.
    Pode tentar a sua sorte e dizer que trabalha offshore ( quem trabalha offshore não anda com dinheiro uma vez que as empresas pagam tudo ) e talvez o deixem passar.

Boa sorte.

É legal transportar até 10000 USD e pelo que percebi prática comum.

Independentemente do que me digam os bancos cá em pt isso terá um valor relativo, gostaria de feedback de alguém em circunstâncias similares que faça o envio por transferência bancária para portugal para perceber custos e limitações.
  5.  # 5

Colocado por: pedromdfIsso tem que estar já definido no contrato. Doutra forma é uma incógnita.

Estou a falar de uma empresa angolana que paga salários em angola em kwanzas, não assume qq responsabilidade por colocar cá em pt o dinheiro.
  6.  # 6

Colocado por: RefidurEstou a falar de uma empresa angolana que paga salários em angola em kwanzas, não assume qq responsabilidade por colocar cá em pt o dinheiro.

tem uma de duas situações, e somente depende do tipo de visto que tiver,

habitualmente as empresas angolanas e para "agarrar" o trabalhador somente lhe obtêm um visto de turista, com este visto não pode legalmente trabalhar nem abrir conta na banca comercial, ora nesta situação somente pode recorrer aos serviços das empresas de money transfers que cobram entre 8 a 10% do montante a transferir, e tem um limite de 50.000usd por ano,

com o visto de trabalho é que pode abrir conta na banca comercial e pode realizar transferências internacionais até 5.000usd\mês com um maximo de 50.000usd\ano,

ao sair de Angola somente pode levar até 10.000usd,

o que a maioria do pessoal faz é trazer uma parte consigo e outra parte dissimulada na bagagem de porão com todos os riscos inerentes,

ter conta bancaria cá não tem nada a ver com ter conta em Angola, o banco até pode ser o mesmo, mas é muito diferente, mas muito mesmo,

por fim, se decidir ir, desejo-lhe muita sorte, e que tudo lhe corra pelo melhor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Refidur
  7.  # 7

Colocado por: jorgealves

com o visto de trabalho é que pode abrir conta na banca comercial e pode realizar transferências internacionais até 5.000usd\mês com um maximo de 50.000usd\ano,

.

alguma ideia dos custos destas transferências?

Obrigado
  8.  # 8

Limites de transferências bancárias ou em cash: 5000USD/mês ou 60000USD/ano.

Limite de dinheiro em mão à saída no aeroporto: 10000USD

Custos de transferência bancária: entre 80 a 100USD por cada 5000USD. É preciso ter visto de trabalho para poder abrir conta num banco angolano.

Alternativa: transferência de cash via Western Union, por exemplo. Só nacionais angolanos podem mandar para fora dinheiro, portanto tem de pedir a alguém que mande por si, a vantagem é que fica disponível em Portugal no momento em qualquer agência WU, outra vantagem é que não é preciso cambiar kwanza em USD, pode ser directo em kwanza. A desvantagem é o custo, cerca de 200USD por cada 5000USD.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Refidur
  9.  # 9

O Banco BIC deve tratar disso, começaram há relativamente pouco tempo a cambiar kwanzas para outra moeda.

http://www.diarioangolano.com/index.php/economia/6660-kwanza-ja-circula-no-exterior
  10.  # 10

Colocado por: J.FernandesLimite de dinheiro em mão à saída no aeroporto: 10000USD
    quando fui la penso que era 15000
  11.  # 11

ao ir embora a malta levava no maximo 14000 diziam que gastaram 1000 e o resto sobrou!!!
  12.  # 12

Dizer que trabalha offshore costuma resultar bem...
  13.  # 13

Colocado por: ceacDizer que trabalha offshore costuma resultar bem...

Importa-se de explicar?
    • MDA
    • 20 maio 2014

# 14

Trabalhar offshore é ou em barcos ou em sondas. Isso não resulta coisa nenhuma, e ainda são capazes de o lixar ainda mais. Trabalhei la uns anos, viajava todos os meses e sempre fui fiscalizado. Ultimamente até a entrada do avião tinha tudo que passar pelo raioX e era-se muitas vezes revistado. A minha experiência la é que se pode dar problemas vai dar problemas. O que pode trazer de cada vez se ainda não mudaram é 10 000usd no total de divisas. Para ter conta necessita de visto de trabalho, e mesmo assim tem limites alem de poder que justificar porque esta a mandar o dinheiro como acontece em Moçambique. Tenha cuidado e boa sorte.
  14.  # 15

Colocado por: MDA O que pode trazer de cada vez se ainda não mudaram é 10 000usd no total de divisas. Para ter conta necessita de visto de trabalho, e mesmo assim tem limites alem de poder que justificar porque esta a mandar o dinheiro como acontece em Moçambique. Tenha cuidado e boa sorte.

Em principio teria visto de trabalho (embora nada me pareça garantido em angola) no entanto é um processo que demorará sempre alguns meses. O câmbio de kwanzas por usd é possível nos bancos ou tem de ser feito na "rua"?

Desde já obrigado pelas informações.
    • MDA
    • 21 maio 2014

# 16

Pode fazer no banco ou na rua, na rua sempre com os devidos cuidados. Nos banco da para levantar directo em dolares, alias la ate´pode ter conta directamente em dolares.
  15.  # 17

Para cambiar nos bancos precisa de ter lá conta e para ter conta é necessário o visto de trabalho, portanto enquanto não tiver visto de trabalho a única opção é o mercado negro.
  16.  # 18

Eu tenho viajado para Angola e à saída, basta dizer que trabalho offshore e eles não mexem em nada. Posso ser eu que tenho tido sorte, mas o mesmo acontece aos meus colegas.

Seja como for, é sempre um risco, isso não o nego.

Ter o nome duma sonda na ponta da lingua ajuda... Algo como Transocean Honor, ou West Polaris da Seadrill...

0.0203 seg. NEW