Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a construir casa e o canalizador sugeriu a colocação uma "bomba circulatória" para a AQS para poupar água... alguém tem opiniao formada sobre o assunto? Quais os consumos? Poupo só água ou também energia?
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: rui.mansopara a AQS para poupar água..

Em que contexto?

Colocado por: rui.mansoPoupo só água ou também energia?

Energia não poupa! Porque tem que estar ligada a electricidade para funcionar.

Provavelmente o que o seu canalizador pretende transmitir é criar um circuito de retorno na água quente e instalar a bomba circuladora para forçar a circulação deste sistema e assim ter água quente instantânea nos pontos de consumo, evitando o desperdicio de água antes de ter a água quente à temperatura desejada.
  3.  # 3

Ponha, ponha.. eu não pus e bem arrependido estou..

ela deve ser accionada ou via relogio ou entao via interruptor nos WCs onde vai ter banhos
  4.  # 4

Presumo que o sistema seja o que o Costa53 descreveu porque falou num sistema que tinha um relógio para programar e estará ligado ao deposito que está ligado aos painéis solares.
    A minha dúvida é: se mantém a água quente nos tubos para que esteja disponivel mal abro a torneira (com poupanças de água evidentes), essa água é aquecida pelo próprio sistema ou circula entre o sistema e o deposito fazendo com que esta perca calor?
    Este sistema serve então para poupar água e não energia pelo que li!
    Obrigado pelos contributos.
  5.  # 5

o "conforto" custa dinheiro,e como em tudo tem prós e contras...faz a instalação preparada para isso e depois a qualquer altura decide se usa ou não o retorno.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, Jorge Santos - Faro, leiria, bjsilva
  6.  # 6

Colocado por: rui.mansoA minha dúvida é: se mantém a água quente nos tubos para que esteja disponivel mal abro a torneira (com poupanças de água evidentes), essa água é aquecida pelo próprio sistema ou circula entre o sistema e o deposito fazendo com que esta perca calor?
    Este sistema serve então para poupar água e não energia pelo que li!

Em vez de esperar que chegue a água quente ao seu banho desperdiçando água ela está em circuito fechado sempre a circular o que permite quando abre a torneira quente ter logo água quente.

Mas esta situação é mais viável em moradias onde existe inumeras casas de banho.

Poupa água e energia! Então a água quente para ser aquecida não precisa de energia calórica é que estamos a falar de água quente não tem que ter um apoio termico para aquecer essa água portanto também poupa energia!
    Concordam com este comentário: leiria
  7.  # 7

Atenção que o sistema pode ser perverso. Ao fazer circulação está a dissipar energia, "arrefecendo" a que está armazenada no depósito.

Na minha opinião, só se justifica em redes muito extensas. O melhor, e como já foi sugerido acima, é fazer a "pré-instalação" e ver como se comporta a rede.

Cps,
    Concordam com este comentário: PatSil, Jorge Santos - Faro
  8.  # 8

Obrigado pelos contributos. O a ideia com que eu fiquei foi mesmo essa e daí colocar um "relógio" para optimizar nas horas de maior consumo.
    A minha opção será mesmo a pré-instalação e depois vejo se se justifica em termos de consumo de água porque em termos energéticos não terá mais-valia.
    Obrigado.
  9.  # 9

Deixe a pre-instalação feita e é fundamental isolar muito bem os circuitos para que as perdas sejam minimas! Depois logo verá se pretende utilizar ou não. Nesta fase não custa nada passar mais um tubo... eu tenho pena de não o ter feito (tambem ninguem me alertou e não eu sabia...), porque de verão com agua aquecida pelo sol, era garantido que usava o sistema. Já de inverno, tinha que avaliar.... a proposito a central do grupo de impulsão do meu sistema solar, tem lá uma função que é exactamente essa. permite defenir 3 periodos horarios para comanadar uma 2ª bomba para a recirculação das AQS.
    • eu
    • 21 maio 2014

# 10

Se o objetivo é poupar, não se esqueça de fazer as continhas...
    A - Quanto custa instalar o sistema?
    B - Quanto vai poupar em água durante a vida útil do sistema?

Se A é maior que B, deixe-se estar quietinho...
    • eu
    • 21 maio 2014

# 11

Exemplo, se poupar 30 litros de água por dia, num ano vai poupar cerca de 10 m3 de água.

10 m3 de água, custam (varia de zona para zona) cerca de 8 euros, portanto, num ano vai poupar 8 euros, em 10 anos poupará 80 euros, em 20 anos poupará 160 euros, etc...

Quanto custa o sistema? Quanto tempo dura a bomba?
  10.  # 12

Também tem a questão ambiental.

Desperdiçar mais água mesmo que poupe uns euros valerá a pena?
    • eu
    • 21 maio 2014

# 13

Colocado por: LurgeeTambém tem a questão ambiental.

Desperdiçar mais água mesmo que poupe uns euros valerá a pena?

Por isso é que eu comecei a minha intervenção com "se o objetivo é poupar".

Se a motivação é ambiental, força, é avançar... não só com este sistema, mas com outros, por exemplo, aproveitamento da água da chuva para os autoclismos.
    • Mac
    • 21 maio 2014

# 14

Colocado por: rui.mansoObrigado pelos contributos. O a ideia com que eu fiquei foi mesmo essa e daí colocar um "relógio" para optimizar nas horas de maior consumo.
    A minha opção será mesmo a pré-instalação e depois vejo se se justifica em termos de consumo de água porque em termos energéticos não terá mais-valia.
    Obrigado.

Rui
    Não faça assim. eu coloquei um circuito de retorno acionado a partir de botões de pressão que coloquei junto a cada local de consumo. Todos os botões de pressão estão ligados a um automático de escada instalado no quadro geral que faz funcionar a bomba 40 segundos antes de abrirmos a torneira.
    Ou seja, antes de me despir pressiono o botão de pressão e quando entrar no duche a água quente está já ali.
    Voltaria a fazer exactamente igual.
    Cumps
  11.  # 15

Colocado por: euSe o objetivo é poupar, não se esqueça de fazer as continhas...

certo se nao sair dinheiro pela torneira nao vale a pena!!!
  12.  # 16

A questão ambiental é para mim importante e se esta melhorar o conforto e os custos forem mais baixos (mesmo que a longo prazo), há todo o interesse em fazer esse investimento.
    Dos contributos que deram para o tópico considero que ter um bom isolamento das tubagens e um mecanismo que accione o sistema quando é necessário (não sei se a ideia foi sua MAC ou já existia mas é um boa hipotese) permitiram maximizar o conforto e a poupança de água e minimizar as perdas do sistema.
    Vou falar com o canalizador e ver o me diz!
    Mais uma vez obrigado!
  13.  # 17

Colocado por: euSe o objetivo é poupar, não se esqueça de fazer as continhas...

Isso são contas à Isaltino. Falta o factor C

C - Quanto pagaria pelo conforto de abrir a torneira e ter logo água quente?
    Concordam com este comentário: PatSil, acsp
    • eu
    • 21 maio 2014

# 18

Colocado por: MikeMelgaIsso são contas à Isaltino. Falta o factor C

C - Quanto pagaria pelo conforto de abrir a torneira e ter logo água quente?

Concordo que essa opção deve ser também equacionada. Mas a perspetiva que apresentei não é descabida, são contas que devem ser feitas, principalmente quando o único objetivo é poupar (que referi logo no início).

Pessoalmente, vivo bem com o desconforto de ter que esperar 10 segundos até chegar a água quente.
  14.  # 19

Colocado por: rui.mansoO a ideia com que eu fiquei foi mesmo essa e daí colocar um "relógio" para optimizar nas horas de maior consumo.

Não se mete nisso. Os que conheço deixaram de usar ... E nem é indicado para o solar ... Isole bem os tubos de Agua quente !

A única maneira viável é esta:

Colocado por: MacRui
    Não faça assim. eu coloquei um circuito de retorno acionado a partir de botões de pressão que coloquei junto a cada local de consumo.

E a única maneira que junta tudo ... Útil, agradável, poupança de agua, poupança de energia ...
    •  
      FD
    • 21 maio 2014

# 20

Colocado por: Jorge Santos - FaroE a única maneira que junta tudo ... Útil, agradável, poupança de agua, poupança de energia ...

E se for com um sensor de movimento em vez de um botão, não é mais agradável?

0.0214 seg. NEW