Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Entre bloco térmico de argilça expandida ou tijolo térmico de cerâmica... eu prefiro o segundo. É melhor térmica e acusticamente, além de ser mais barato.

O bloco de cimento e argila expandida tem a vantagem de obter uma parede com melhor planimetria (mais direita) e como tal permite logo aplicar uma monomassa e está a parede acabada... mas eu não gosto das monomassas, por isso o que é uma vantagem para mim deixa de o ser.

Há blocos térmicos de cimento e argila expandida de comportamento térmico e acústico melhorados, mas os preços deixam de ser competitivos com os blocos de cerâmica. Houvesse por cá Ytong aos preços que se praticam lá fora e seria esta a solução mais aconselhável... mas não os há e portanto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
    •  
      damned
    • 8 setembro 2016 editado

# 22

O bloco térmico também é na generalidade mais fácil de assentar, com menos peças por m2 o que à partida leva a um melhor rendimento da mão de obra. Alias, este é (desconfio) o motivo de muito empreiteiro agora utilizar/recomendar estes blocos, seja artebel ou não. Não é pela capacidade de isolamento térmico, que no meu entender é uma falsidade, seja no bloco seja no tijolo, mas sim pelo "trabalhar" do bloco.

Eu também refiro um bom tijolo cerâmico, mas o nacional deixa muito a desejar, o da Preceram então é de fujir! PODRE!

Quanto à sua pergunta Anonimo09092021, é suficiente certamente, até porque já deverá ser melhor que 95% das casas em portugal, onde na generalidade levam EPS de 5 em construções novas e em reabilitações tenho visto menos...

Agora se você quiser ter ainda melhor, é só ir aumentando o isolamento, deixe lá o tijolo ou bloco em paz (bastava de 25 por ex), não é aí que vai fazer diferença, fica mais bem investido esse € no isolamento do que estar a aumentar na espessura dos blocos ou tijolos.

Mas isto são perguntas a fazer à sua equipe técnica, até porque existem aqui outras coisas a ter em conta tal como a espessura total das paredes resultantes, caixas de estore, pilares, e um sem fim de itens que tem de jogar uns com os outros.

Aposte num bom isolamento, numa boa caixilharia com corte térmico e nuns bons vidros. E se a térmica o preocupar mesmo muito, olhe, reduza nos vãos, vai-lhe poupar na térmica e na carteira....
  2.  # 23

Colocado por: damnedO bloco térmico também é na generalidade mais fácil de assentar, com menos peças por m2 o que à partida leva a um melhor rendimento da mão de obra. Alias, este é (desconfio) o motivo de muito empreiteiro agora utilizar/recomendar estes blocos, seja artebel ou não. Não é pela capacidade de isolamento térmico, que no meu entender é uma falsidade, seja no bloco seja no tijolo, mas sim pelo "trabalhar" do bloco.

Eu também refiro um bom tijolo cerâmico, mas o nacional deixa muito a desejar, o da Preceram então é de fujir! PODRE!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anonimo09092021

dammed,

Qual a solução que recomendaria para 25cm? Tijolo/ bloco e marca.
    •  
      damned
    • 8 setembro 2016 editado

# 24

Colocado por: LuisVL

dammed,

Qual a solução que recomendaria para 25cm? Tijolo/ bloco e marca.

Um tijolo destes: http://www.tabicesa.es/Productos/Termoarcilla/Termoarcilla-de-24/Default.aspx

Com uma solução de Etics:
    Lã mineral (de 8cm para cima)
    Revestimento mineral
    Boa tinta ou revestimento já à cor

Marcas... STO.

Caso opte pelo Bloco, existem alguns de fabrico nacional que servem bem a função. E entre um bloco ou os tijolos que se fazem cá, preferia o bloco.

Tem os da Artebel, Spral, Previcon... É uma questão de ver o que lhe fica mais em conta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisVL
  3.  # 25

Colocado por: damnedUm tijolo destes:http://www.tabicesa.es/Productos/Termoarcilla/Termoarcilla-de-24/Default.aspx

Com uma solução de Etics:
    Lã mineral (de 8cm para cima)
    Revestimento mineral
    Boa tinta ou revestimento já à cor

Marcas... STO.

Uiii .... se quiser manter o mesmo grau de qualidade nos restantes trabalhos, é melhor começar a preparar a carteira!!
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  4.  # 26

Com essa solução da STO e lã mineral aposto duns 50 paus por m2 para cima só para o ETICS
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 27

6.  # 28

Colocado por: Anonimo09092021
    Desculpe, queria dizer tijolos... Os do link, vendem-se cá? Porque são melhores?

Tem inteiramente a ver com a qualidade do material, encaixe, firmeza, cozedura...

São vendidos para cá sim, é uma questão de os contactar. No caso do João Dias ficou-lhe a 0.54€ + Iva já colocado em obra na altura, tem que ver como está o preço agora, depende sempre do transporte, a fábrica é em Badajoz. Encostado à tugalandia portanto, não são de longe :).
  7.  # 29

Colocado por: Picareta
    Uiii .... se quiser manter o mesmo grau de qualidade nos restantes trabalhos, é melhor começar a preparar a carteira!!

Você é um "careirão" do caraças em tudo o que é preço e são 8 cms de lã-de-rocha que lhe meteram medo? :-)
  8.  # 30

Colocado por: SkinkxVocê é um "careirão" do caraças em tudo o que é preço e são 8 cms de lã-de-rocha que lhe meteram medo? :-)

Quantas obras conhece com Termoarcilla, 8cm de lã mineral, acabamento mineral, STO, ..... depois não vai poupar nas caixilharias, pois não?
  9.  # 31

Colocado por: Anonimo16062021
    Não é só o preço da LM em causa,é também o preço das colas e o consumo das mesmas nos sistemas LM,s

Peaners, como dizia o outro Zé. Quando vão escolher a pedra da banca da cozinha já nem olham a zeros, quanto mais a um diferença de 2 ou 3 euros por metro quadrado.
  10.  # 32

Colocado por: Picareta
    Quantas obras conhece com Termoarcilla, 8cm de lã mineral, acabamento mineral, STO, ..... depois não vai poupar nas caixilharias, pois não?

O bloco térmico fica mais caro que a Termoarcilla.

Há mais marcas com materiais de qualidade equivalente à STO. A lã mineral provavelmente dá-lhe aquilo que precisava dum bloco qualquer tipo "Isolsónico" para compensar a vertente acústica, mas com menor sobrecusto. E o acabamento mineral não é propriamente a fortuna que deita abaixo a opção pelo ETICS.

Quanto às caixilharias, o que interessa é que sejam grandes, para ter muita luz e impressionar a vizinhança. O perfil mais básico da Navarra faz isso... :-)
  11.  # 33

Não mude o bico ao prego,falaram em sistema LM da STO e não marca equivalente á STO

Já fui confirmar os preços que tinha aqui e sim, é mais caro do que 2 €/m2 a diferença entre sistemas. Deverá ser cerca de 5 €/m2 para sistemas de espessura equivalente em EPS e MW. Mas os preços que tinha, para uma e outra solução, não eram da STO, mas também não precisam de ser da STO (digo eu). Mantive todas as restantes premissas, menos a marca em si, apenas isso.
  12.  # 34

Colocado por: jorgferrCom essa solução da STO e lã mineral aposto duns 50 paus por m2 para cima só para o ETICS
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

Os preços que me deram para isso poderão andar nessa ordem de valores, mas sem descontos e já com IVA. Para a mesma solução com EPS era menos 10 €/m2, também com 8 cms de espessura, mas com acabamento acrílico em vez de mineral. Fica a correcção.
    • LuisVL
    • 9 setembro 2016 editado

# 35

Colocado por: SkinkxO bloco térmico fica mais caro que a Termoarcilla.

o meu projeto tem preceram de 24cm, mas atendendo à opinião do fórum, parece-me consensual que termoarcilla é melhor.

relativamente a ETICS o meu projeto tem 6cm com EPS, julgo não ser necessário mais isolamento, foi o que o projetista achou necessário para a zona em causa.

Já em relação à marca do ETICS estou inclinado para STO (solução classic - ou seja, EPS) embora custe 20€/m2+IVA só em material segundo o orçamento que recebi.
  13.  # 36

Colocado por: Anonimo09092021Mas o ETICS com lã mineral é melhor que com EPS mesmo que grafitado? Posso perguntar porquê?

Deve ser melhor só acusticamente, penso eu de que
  14.  # 37

Isso só os materiais,certo?

Pois..mas o ( preco) que estávamos a discutir era sobre a marca STO

SIm, Dias, já vi que tem razão. A diferença de preço que indiquei, e que era a que tinha em mente, era apenas a diferença da mão-de-obra (os tais 2 €/m2). Para a mesma solução de ETICS com 8 cm, a versão EPS com revestimento acrílico deve andar cerca de 10 €/m2 mais barata (globalmente, material e MO incluídos) que a solução de MW com revestimento mineral.

Os preços que tenho não são STO, são de uma marca de patamar que eu considero equivalente. Não são preços Weber, portanto, que considero mais comercial, mas tecnicamente de um patamar abaixo (não estou a dizer que é má, estou a dizer que um VW não é um BMW ou um MB).
  15.  # 38

Já agora'qual era a marca do sistema?

Mensagem pessoal.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  16.  # 39

Anonimo09092021,

Porque razão até há uns dias atrás não tinha considerado o ETICS como sistema de isolamento térmico?

Qual era a outra opção?
  17.  # 40

Nem eu estou para ai virado (férias)
    :-))
    Concordam com este comentário:Etics
    boa vida!!!

0.0306 seg. NEW