Iniciar sessão ou registar-se
    • pmcmf
    • 23 maio 2014 editado

# 1

tenho um apartamento t1 mas que esta inscrito na conservatória como t0.
    a alteração foi ideia e execução do construtor.
    quando a casa me foi entregue já era um t1.
    neste momento estou a vender e o possível comprador pediu-me que alterasse a tipologia na conservatória porque o banco a quem esta a pedir o empréstimo esta a criar problemas pelo facto de ser um t1 e estar inscrito como t0.
    o banco pode recusar o empréstimo com base neste ponto? se eu quiser alterar a tipologia na conservatoria o que devo fazer? tem custos?

obrigado pela ajuda.
  1.  # 2

Colocado por: pmcmfo banco pode recusar o empréstimo com base neste ponto?

Acha que um banco é obrigado a emprestar dinheiro a alguém?

Primeiro tem que saber qual a tipologia do projecto aprovado pela Câmara Municipal.

Eu aposto que o projecto que está aprovado pela Câmara Municipal é um T0, porque nenhum empreiteiro que tenha um projecto aprovado com um T1 o vai registar como T0, porque estaria a desvalorizar o apartamento.

Quando comprou o apartamento de certeza que comprou um T0. Certo ?
  2.  # 3

Sim, oficialmente comprei um T0 (é o que esta na caderneta predial) mas sabia da alteração.
    E sim, em principio na Câmara Municipal esta aprovado um T0.

Nunca disse que o banco era obrigado ao que quer que seja...
  3.  # 4

Colocado por: pmcmfSim, oficialmente comprei um T0 (é o que esta na caderneta predial) mas sabia da alteração.
    E sim, em principio na Câmara Municipal esta aprovado um T0.

Então esqueça, comprou um T0, que o empreiteiro transformou em T1, de uma forma completamente ilegal.

Você deveria ter exigido ao empreiteiro aquilo que o comprador actual lhe está a exigir.
  4.  # 5

Colocado por: pmcmfNunca disse que o banco era obrigado ao que quer que seja...

mas estava a questionar se o banco pode recusar !!!...obviamente que pode.
  5.  # 6

Então esqueça?! Que raio de ajuda é essa?

Não exigi porque na época era novo e ingénuo demais para perceber desses assuntos.
    Não posso "corrigir" o erro?
  6.  # 7

Não tinha visto o se post relativo ao banco...

Eu não posso pedir a alteração na conservatória? E na Câmara?

Se o banco tivesse feito uma avaliação ou se já tivéssemos assinado contrato de compra e venda eu tratava da alteração.
  7.  # 8

Colocado por: pmcmfNão exigi porque na época era novo e ingénuo demais para perceber desses assuntos.

Ok. Não tem mal nenhum, todos nós já fomos mais novos e ingénuos.

Colocado por: pmcmfNão posso "corrigir" o erro?

Não.

Colocado por: pmcmfEu não posso pedir a alteração na conservatória?

Não.

Colocado por: pmcmfE na Câmara?

Pode....mas tem que contratar um arquitecto ou um engenheiro, para ir à Câmara consultar o processo e verificar se é possível legalizar isso, se sim teria que fazer projectos de alterações e entregar na Câmara para aprovação. Demorava uma eternidade e iria gastar montes de dinheiro.Vale mais fazer um desconto e vender como T0, e se fosse possível legalizar o empreiteiro teria-o feito.
  8.  # 9

"Vale mais fazer um desconto e vender como T0" - o problema não esta no preço ou no facto de existir diferença para o comprador. Se fosse essa a questão eu já tinha efectuado o desconto.
    A única questão que existe é o banco que esta a dificultar por ser T0 e não T1 como declarou o comprador.
    Eu disse no inicio: "banco a quem esta a pedir o empréstimo esta a criar problemas".

E segundo o comprador, disse-lhe o gerente que é só ir á conservatória e alterar.

É possível que na Câmara esteja T1 e na Conservatória T0?
  9.  # 10

Colocado por: pmcmfA única questão que existe é o banco que esta a dificultar por ser T0 e não T1 como declarou o comprador.
    Eu disse no inicio: "banco a quem esta a pedir o empréstimo esta a criar problemas".

O banco está a levantar problemas porque você tem um T0 e quer vender um T1.
    Se vender um T0 acabam-se os problemas com o banco.

Colocado por: pmcmfÉ possível que na Câmara esteja T1 e na Conservatória T0?

Não...de qualquer forma eu iria à câmara pedir uma consulta ao processo.

Colocado por: pmcmfE segundo o comprador, disse-lhe o gerente que é só ir á conservatória e alterar.

Então vá...depois venha contar como foi.
  10.  # 11

"Se vender um T0 acabam-se os problemas com o banco." - Isso disse eu ao comprador...

O melhor será consultar o processo na Camara e verificar como esta tudo.
    Assim que souber venho cá contar.

Obrigado pelos esclarecimentos.

0.0190 seg. NEW