Iniciar sessão ou registar-se
    • Tsuki
    • 24 maio 2014 editado

# 1

Boa tarde. Gostaria de um esclarecimento a nível de obrigação de quotas extraordinárias.

Há dois anos atrás foram eleitos dois administradores de condomínio juntamente com uma empresa de gestão de condomínios, acontece que no final do ano foi solicitada uma reunião para ver os balanços bancários do prédio e onde se verificou que os administradores usaram para benefício próprio o dinheiro do prédio, levaram a conta a zeros e só se começou a reparar na situação quando deixou de haver dinheiro para pagar o salário à Porteira. A nova administração achou que não valia a pena levar os senhores a tribunal porque eles já tinham quase tudo penhorado e que apenas iria dar dores de cabeça.
    Acontece que dois anos depois o prédio necessita de obras na casa das máquinas e impermeabilização e a nova administração está a exigir a todos os condóminos que paguem a quota normal de condomínio e mais uma extraordinária durante 15 meses.

A maioria aprovou esta quota extraordinaria de 50€ durante 15 meses mais o valor normal de 35€ (85€), mas muitos não concordaram e com razão. Gostaria de saber até que ponto somos obrigados a pagar a quota extraordinária uma vez que eles nem se preocupam em levar os antigos a administradores à justiça... limitam-se agora a exigir e ameaçam que caso não paguem a horas a quota extraordinária que avançam com juros e depois com contencioso. Que poderes têm eles para tal?
    Como podem imaginar concordar num sacrifício durante 15 meses de 85€ quando outros usaram o dinheiro do prédio para compras de joalharia e jantaradas gera revolta no prédio.
    De referir que a maioria que aprovou alguns deles tenho conhecimento de que passam muitas necessidades e que de certeza que não irão pagar e que foi apenas para ficarem bem na foto.
    Eu própria não quero pagar porque não considero justo obrigarem-me a algo que foi originado por má gerência.
  1.  # 2

Tem toda a razão. Não sou proprietário nem inquilino, mas de forma alguma aceitaria ser roubado. O que essa administração fez foi roubar os condóminos, os infractores devem ser levados a tribunal e se não tem como pagar, se não tem como ressarcir os lesados, que fiquem atrás das grades por uma temporada.
    •  
      FD
    • 26 maio 2014 editado

# 3

Colocado por: TsukiA nova administração achou que não valia a pena levar os senhores a tribunal porque eles já tinham quase tudo penhorado e que apenas iria dar dores de cabeça.

Parece-me que, além de reaver o dinheiro, há a questão criminal - o que fizeram é crime e deve ser denunciado.

Colocado por: Tsukia nova administração está a exigir a todos os condóminos que paguem a quota normal de condomínio e mais uma extraordinária durante 15 meses

A administração não pode exigir nada.
    A administração pode levar problemas à assembleia de condóminos e a assembleia é que decide o que fazer em relação a esses problemas.
    A administração administra, não decide a seu bel prazer.

Colocado por: TsukiA maioria aprovou esta quota extraordinaria de 50€ durante 15 meses mais o valor normal de 35€ (85€), mas muitos não concordaram e com razão. Gostaria de saber até que ponto somos obrigados a pagar a quota extraordinária uma vez que eles nem se preocupam em levar os antigos a administradores à justiça... limitam-se agora a exigir e ameaçam que caso não paguem a horas a quota extraordinária que avançam com juros e depois com contencioso. Que poderes têm eles para tal?

Ora, no mesmo parágrafo pergunta e responde.
    Se a maioria aprovou, a administração tem toda a legitimidade (todos os poderes).

Colocado por: TsukiComo podem imaginar concordar num sacrifício durante 15 meses de 85€ quando outros usaram o dinheiro do prédio para compras de joalharia e jantaradas gera revolta no prédio.

O que fizeram foi um "roubo". Quanto a mim, deveria ser apresentada uma queixa crime.

Colocado por: TsukiEu própria não quero pagar porque não considero justo obrigarem-me a algo que foi originado por má gerência.

E qual é a sua solução para resolver os problemas do prédio?
    Que não possa pagar, percebo perfeitamente e simpatizo.
    Agora, que não queira pagar pelo facto de dois anteriores administradores terem roubado o condomínio, lamento mas, já não concordo.
    De quanto dinheiro é que estamos a falar?

0.0108 seg. NEW