Iniciar sessão ou registar-se
    • Somar
    • 25 maio 2014 editado

# 1

Para o isolamento termico e acustico de coberturas inclinadas fala-se normalmente em XPS, EPS, lã de rocha. No meu caso, estou a construir moradia de telhado em chapa ondulada lacada e está prevista lã de rocha 6 cm, cx de ar e forro em madeira. No projeto termico cumpre-se os requisitos mínimos mas na acústica está ligeiramente abaixo dos 33 dB. Tenho de fazer a encomenda da chapa mas estou com receio da eficiencia deste isolamento. Descobri agora uma manta acústica de 10 mm que segundo o fornecedor, Space reflex, tem uma perfomance superior á lã de rocha de 6. Essa manta (ficha tecnica em anexo)seria colocada por baixo de la de rocha ou, preferia de XPS. Por acaso nem é cara mas tenho dúvidas em relação a possíveis condensações. O que me aconselham? Obrigado
  1.  # 2

Meta mais uma camada de lã de vidro com papel kraft em rolo, sobre o tecto falso de madeira. barato, fácil de adquirir e eficaz. meta mais uns 6cm.
    Essa manta do pdf, tem um pésimo desmepnho de reacção ao fogo... Não é boa solução para o seu caso.
  2.  # 3

Obrigado Pedro Barradas, mas não terei teto falso, apenas forro nos panos inclinados. A lã de vidro não me agrada, pelas partículas q pode libertar, mas sugere adicionar lã de vidro de 6cm a lã de rocha de 6 cm? Sabia que essa manta acústica é mt inflamável, era uma desvantagem que já tinha ponderado. Continuo sem saber o que decidir...
  3.  # 4

Quais partículas!!? Essa lã vai estar "selada" pelo forro.
    Outra solução seria a utilização de chapa metálica com maior espessura de isolamento - meta logo de 100mm. fica com RW 39dB

http://www.mundiperfil.pt/v4/produtos/fichaspdf/FICHAMC1000LR.pdf

EDIT: Mais outro RW >34dB:
    http://www.ftb.pt/images/fichas/FTB-PC1000.pdf
  4.  # 5

Pois, mas chapa sandwich está fora de questão, que está mais indicada para armazéns. O arquiteto pretende chapa ondulada, com um recorte fino. Mas obrigado.
  5.  # 6

Entre a space reflex e as lãs opte pelas lãs, ou então pelo aglomerado de cortiça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar
  6.  # 7

Colocado por: pc ferreiraEntre a space reflex e as lãs opte pelas lãs, ou então pelo aglomerado de cortiça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Somar

Já são 2 opiniões desfavoráveis à manta acustica. Deverei mesmo optar pela lã de rocha (70 Kg/m3), talvez aumentando a espessura de 6 para 8 cm. A diferença de preço não deverá ser muito significativa. Ficaria: chapa 0,8mm + ar 1,5 cm + lã de rocha 8 cm + madeira 2,5 cm ( total: 12,08 cm). Alguem discordará?
  7.  # 8

E o poliuretano projectado?
    Essa chapa vai estar sujeita a muita condensação, aqui na empresa tivemos esse problema e optámos por projectar com poliuretano por baixo
  8.  # 9

Na minha opinião o pu tem poucas prestações acústicas e pouca capacidade de difusão da pressão do vapor. Além das condicionantes da produção (mistura) ser feita em obra com condicionantes não controláveis como a temperatura/humidade/limpeza dos bicos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

O problema de condensação realmente preocupa-me. Apesar da caixa de ar e das claraboias, no inverno penso ser inevitável e tinha pensado que a manta space reflex ajudasse a proteger a madeira, ou talvez não... A entrada de ar em dois lados opostos da cobertura (ventilando a cx de ar) ajudariam?
  10.  # 11

O melhor é usar uns respiros que a própria chapa deveria ter. Assim como existem para as telhas de barro.
  11.  # 12

Pensava que ia utilizar painel sandwisch.

Epá , quem tem de especificar UMA solução que cumpra os requisitos legais, é o seu arquitecto, como coordenador de projecto.
    Se no Térmico tem 6cm de lã de rocha... se no acústico tem!!?? o que? ( já sei... como o Regulamento não obriga ao calculo na cobertura, não tem nada...lololl)
    Amigo, aumente a espessura para 100mm, utilize pelo menos PN70, em paineis termoendurecidos.
    - entre a chapa e o painel de isolamento , meta uma membrana para vapor (tyvek). Esta deve drenar as aguas de condensação para uns furinhos junto do beirado. http://www.jular.pt/pdf/Telas-membranas-Tyvek-Dupont.pdf

Na cumeeira deve haver um sistema de ventilação.... ( os furinhos + a ventilação da cumeeira efectuam o varrimento de ar nessa zona)
    - Não assente directamente a telha metalica no painel de isolamento. necessita de lavar uns sarrafos de fixação e deste modo criar a caixa de ar...

PS: Acho que tem aíum sistema mal pensado, ou então está a explicar mal a solução que lhe propuseram.

Boa sorte.
  12.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasPensava que ia utilizar painel sandwisch.

Epá , quem tem de especificar UMA solução que cumpra os requisitos legais, é o seu arquitecto, como coordenador de projecto.

O arquiteto especificou a solução (anexo) e os projetos estão aprovados.

Colocado por: Pedro BarradasSe no Térmico tem 6cm de lã de rocha... se no acústico tem!!?? o que? ( já sei... como o Regulamento não obriga ao calculo na cobertura, não tem nada...lololl)

A lã de rocha destina-se à termica e acústica, senão seria XPS.

Colocado por: Pedro Barradas- entre a chapa e o painel de isolamento , meta uma membrana para vapor (tyvek). Esta deve drenar as aguas de condensação para uns furinhos junto do beirado.http://www.jular.pt/pdf/Telas-membranas-Tyvek-Dupont.pdf

Na cumeeira deve haver um sistema de ventilação.... ( os furinhos + a ventilação da cumeeira efectuam o varrimento de ar nessa zona)
    Gostei da membrana tyvek! Vou aprofundar. O sistema de ventilação na cumeeira e beirado terá que ser visto com o fornecedor da chapa e montador.

Colocado por: Pedro Barradas- Não assente directamente a telha metalica no painel de isolamento. necessita de lavar uns sarrafos de fixação e deste modo criar a caixa de ar...

Sim, a telha é fixada através de perfis de chapa em ómega.

Colocado por: Pedro BarradasPS: Acho que tem ái um sistema mal pensado, ou então está a explicar mal a solução que lhe propuseram.

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Somar

Talvez. Uma coisa ou outra, e o dono da obra no meio...

Obrigado pelo seu parecer.
      cobertura pormen.JPG
  13.  # 14

Colocado por: Somar
    A lã de rocha destina-se à termica e acústica, senão seria XPS.

Pois, mas eu sei precisamente isso... por isso não falei noutras opções.
  14.  # 15

Caro Pedro Barradas, já aprofundei o processo construtivo para a minha cobertura em chapa de aço galvanizada e a sua dica da tela respirante\estanque à água foi fundamental! Sem a tela contra as condensações e um sistema de arejamento por baixo da chapa teria mesmo problemas. Então, gostaria de ter a sua opinião sobre as 2 questões seguintes:
    - Composição da cobertura . Será a seguinte (do int. para o exterior): vigas de madeira 210x40 mm a espaços de 30 cm + forro de madeira 15 mm + lã de rocha 8 + tela tyvec + girões de madeira na vertical a espaços de 60 cm + perfis omega 35x35 mm em chapa na horizontal (tipo contra-ripa) fazendo caixa de ar + chapa perfilada, que fixa ao perfil omega. A questão é como fixar a tela.
    - Encontrei no mercado local a tela Transpi-pro 135, da ODEM portugal (www.odem.pt) que parece ter as mesmas caracteristicas da Tyvec, sendo o material à base de polipropileno em vez de polietileno. A Jular\tyvec não tem vendedores nos Açores. Acha que este produto da Odem dará os mesmos resultados?
  15.  # 16

Qual o vão a vencer ( distância entre apoios), para estar a utilizar vigamentos de 210x40mm// 30cm? e qual a madeira?

Só para ter uma ideia, costumo usar 160x80mm//60cm, em pinho nórdico, para vãos até 4,50m. em coberturas inclinadas (altitude <400m)

Se tem dificuldade em adquirir a Tyvec, é melhor ter essa tela comercializada pela ODEM, do que não ter nada. Mas não é a mesma coisa.
  16.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasQual o vão a vencer ( distância entre apoios), para estar a utilizar vigamentos de 210x40mm// 30cm? e qual a madeira?

Só para ter uma ideia, costumo usar 160x80mm//60cm, em pinho nórdico, para vãos até 4,50m. em coberturas inclinadas (altitude <400m)

O vão é de 7,15 m e não tem trave central. Lateralmente suporta em vigas de ferro (perfis metálicos S275JR com tratamento anticorrosivo e antifogo ), sendo a madeira criptoméria (mais barata que o pinho de 1ª que estava inicialmente previsto).

Colocado por: Pedro BarradasSe tem dificuldade em adquirir a Tyvec, é melhor ter essa tela comercializada pela ODEM, do que não ter nada. Mas não é a mesma coisa.

OK! então irei encomendar a tela Tyvec (soft) diretamente à Jular, que além disso tem outros acessórios importantes como p. ex. a banda de vedação dos furos feitos pelos parafusos autorroscantes.
    Em post anterior falou em papel kraft por cima do forro e abaixo da lã de rocha. Pelo que pesquisei aqui no Forum esse papel protege o isolamento dos vapores de agua ascendentes e, digo eu, talvez funcionem como barreira ao pó (?). Confirma esta ideia?

0.0200 seg. NEW