Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Como sou pouco experiente nestes assuntos, quero colocar uma questão aos membros do fórum.
    Há maneira de manter o anonimato de compra de propriedade? por exemplo: suponhamos que pretendo comprar um terreno, mas o proprietário sabendo quem é o comprador nega a venda. É possível fazê-lo através de intermediários?
    Poderá um terceiro Fazer a compra, tendo logo à partida um contrato de venda a meu favor. Isto é possível?
    Aguardo respostas de gente entendida do assunto.

Obrigado
    CM
  2.  # 2

Colocado por: Costa Martins arqPoderá um terceiro Fazer a compra, tendo logo à partida um contrato de venda a meu favor. Isto é possível?

É.
    Um terceiro compra o terreno ao actual proprietário e paga 6.5% de IMT + 0.8% de IS + escritura + Registo
    Depois o Costa Martins compra o terreno a esse fulano e volta a pagar 6.5% de IMT + 0.8% de IS + escritura + Registo

E não pense em comprar por valores simbólicos porque os impostos são pagos sobre o maior dos valores: O valor da escritura ou o VPT.

Só que as escrituras são públicas e qualquer pessoa poder ter acesso a elas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador
  3.  # 3

(...) É possível fazê-lo através de intermediários? (...)

Picareta, é só uma pergunta: e um representante legal (de absoluta confiança) com procuração, pode proceder à compra sem levantar desconfianças? Bom... já sei que deve ser difícil porque, no acto da escritura (lida em voz alta), o comprador pode negar-se a assinar, claro! E aí, perde o sinal caso tenha havido um CPCV (recomendável numa compra de duvidosa eficácia)?
  4.  # 4

Colocado por: maria rodriguesPicareta, é só uma pergunta: e um representante legal (de absoluta confiança) comprocuração, pode proceder à compra

Pode.

Colocado por: maria rodriguessem levantar desconfianças?

Não. Tem uma procuração que lhe permite assinar a escritura, mas o comprador e vendedor estarão identificados.

Colocado por: maria rodriguesno acto da escritura (lida em voz alta)

Agora com as novas tecnologias a escritura é lida em voz alta, e está exposta num ecrã de um computador para todos verem bem.

Colocado por: maria rodrigueso comprador pode negar-se a assinar, claro!

Porque é que o comprador iria recusar assinar a escritura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  5.  # 5

Porque é que o comprador iria recusar assinar a escritura?

Mea culpa! Enganei-me no protagonista! Referia-me ao vendedor, como é evidente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Riscador

0.0102 seg. NEW