Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 801

Colocado por: j cardoso
    Menos mal? Explique lá porque é que os tubos a atravessarem uma viga na zona de maior esforço cortante é apenas "«menos mal".

choca-me mais o pilar, pois parece-me que os tubos alem de atravessarem a viga estão dentro do pilar! ....a viga depois de cheia é lage (lembram-se la eles se passava ali uma viga).... se nao deixassem os negativos iam mesmo parti-la de martelo electrico, portanto menos mal...
  2.  # 802

Errado, é um erro crasso quer no pilar quer na viga. Não é por ser cheia que a viga se transforma em lage, será sempre uma viga com o comportamento de uma viga.
  3.  # 803

Colocado por: j cardosoErrado, é um erro crasso quer no pilar quer na viga. Não é por ser cheia que a viga se transforma em lage, será sempre uma viga com o comportamento de uma viga.

eu sei.... mas quem fez aquele trabalho, depois de cheia é tudo lage...lembram-se la da viga! e é como lhe digo, com muito grau de certeza...que se nao tivessem deixado os negativos daqui a umas semanas ia tar ali um gajo agarrado ao martelo a abrir um buraco e a cortar o ferro....
    • alc
    • 27 outubro 2014

# 804

Os tubos ficaram a atravessar a viga, e passaram ao lado do pilar.
    • jmc
    • 27 outubro 2014

# 805

Boa tarde Alc.
    Antes de mais obrigada pela partilha e parabéns pela construção.
    Deixe-me tentar explicar o grave erro que fizeram na viga.
    Por exemplo “ coloque-se sobre um tábua assente sobre 2 blocos” (simulação da viga a descarregar nos pilares) o que acontece? Em principio nada a tábua “aguenta”. Agora faça dois furos e coloque-se em cima. O que acontece? É provável que a tábua parta nesse ponto.
    A viga é dimensionada com uma determinada secção para as diversas cargas. Com a seu interrupção a capacidade resistente da viga diminui, logo é provável que venha a ter problemas de fissuração/deformação nessa zona.
    O aparecimento destes problemas poderão causar fissuras na alvenaria pelo que deverá tomar precauções para esses possíveis problemas. (Colocação de eps- 2 cm na separação da viga com alvenaria).
    Mais uma vez obrigado pela partilha. Continuação de bom trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao, rodrigogalvao
  4.  # 806

Colocado por: jmcColocação de eps- 2 cm na separação da viga com alvenaria

1
      CIMG49161.jpg
  5.  # 807

Vê-se na fotografia que os tubos passam ao lado do pilar. O problema é cortarem a viga justamente onde, supostamente (depende das condições de carga) o esforço de corte é maior. E cuidado, uma rotura por corte não avisa, não haverá muitas fissuras de pré-aviso.
    Felizmente, o que vai (em princípio) salvar o conjunto é o trabalho (não considerado no cálculo mas presente) da redistribuição do esforço pela laje adjacente. Seriabom que nessa zona a parede de alvenaria contribuisse para a redistribuição e não levasse EPS.
    Agora que é grave, é! Aliás, na minha opinião, gravíssimo. Se existe um DT, estava a dormir nesse dia.
    • alc
    • 28 outubro 2014

# 808

Compreendo as vossas opiniões e agradeço a vossa preocupação.
    Ontem fui à obra e falei nesse aspeto, e ele disse para estar descansado que ñ vou qualquer problema em relação aos tubos passarem ali, por isso continuo a confiar no construtor como confiei até agora.

Neste momento já estão a ser retiradas algumas escoras,outras ainda vao ficar mais uns dias. Já limparam todo o "lixo" do piso 0 e do piso 1, ficou logo com outra cara :D
    Ainda hoje devem começar a desmontar o muro da frente para ser feito de novo!!
    Concordam com este comentário: zedasilva, Rodri12
  6.  # 809

Só não entendi uma coisa, em que planeta é que um construtor iria dizer: "Tem toda a razão, fiz uma bela asneira e vou já partir tudo e refazer a viga sem os tubos. Fazemos depois uma forra na parede para os tubos" ???
    Ou seja, isso de confiar no construtor é como confiar num vendedor ao qual só irá uma vez na vida...ele já sabe que não será cliente frequente logo não está muito preocupado.
    Eu acho que não cai porque há paredes, há laje, há cálculo por excesso...mas não está bem feito, isso não está.
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 810

Perdoem-me mas, aqui tenho que vir em defesa do construtor.
    Se o homem sempre fez assim, se até hoje nunca nenhum técnico o alertou para o erro, nem lhe explicou a gravidade da situação. Porque raio é que iria fazer diferente?
    Mais uma vez aqui o grande culpado são os técnicos, são eles que tem a obrigação de por o seu conhecimento ao serviço daqueles que os contratam.
    Meus senhores, a culpa de má qualidade construtiva que por aqui aparece não é dos empreiteiros , é de todos os ditos “Técnicos superiores” que por desleixo, por ignorância ou seja lá pelo que for continuam a ser maus profissionais e a borrifar-se para os seus clientes.
    Concordam com este comentário: sergyio, marco1, Anonimo16062021, amartins, jorgealves, alexp, Erdnaxela, alc, jmc, Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021, two-rok, monicaa
  8.  # 811

Os meus tubos de queda vão por dentro dos roupeiros, mas confesso que me doeu o coração a ver um tipo agarrado ao martelo elétrico a escavacar literalmente a lage!
    • alc
    • 28 outubro 2014

# 812

Na minha ñ são tubos de queda, são os respiros do WC. Os tubos de queda vão pelo exterior da casa.
    Por dentro do roupeiro da minha vão passar os tubos de exaustão da cozinha!
  9.  # 813

Colocado por: alcPor dentro do roupeiro da minha vão passar os tubos de exaustão da cozinha!

Na minha passa no roupeiro da suite o tubo do exaustor da cozinha, e no quarto vizinho da suite passa o do recuperador de calor. Os outros também são exteriores.
    • jmc
    • 28 outubro 2014

# 814

os tubos não são o prolongamento dos tubos de queda dos wc- ventilação primária da rede de esgotos? Esta situação não se passou na laje do 1º piso?
    Mesmo que seja tubos de ventilação dos wc's, não deviam estar ali.... Se eu você imprimia essas fotos e falava com o DT e DF para assinarem uma declaração que tomaram conhecimento desse trabalho executado...
    Se tivesse na pele de DT ou DF tomaria medidas para minimizar essa situação.. passaria por das duas uma, ou dimensionava um pilar metálico a encostar à zona dos tubos. ou mandava retirar os ditos e enchia os furos com um micro betão com baixa retenção- a sika, mapei entre outos devem ter estes produtos técnicos...
    Desculpe estar a insistir mas axos que é um problema gravíssimo e deve ser minimizados o quanto antes... ( antes de ser retirada o escoramento da viga.....)
  10.  # 815

Colocado por: jmcDesculpe estar a insistir mas axos que é um problema gravíssimo

Nem sei para que é que insiste. O empreiteiro já garantiu que está bem e não há qualquer problema.
    Concordam com este comentário: zedasilva, two-rok, loverscout, alexp
  11.  # 816

Não cai mas fragiliza. E em caso de terremoto, cai.
    Quanto ao erro também ser dos ténicos, até por ter razão, porque todos erramos; sobretudo se os tubos aparecem desenhados naquele local no projeto. Ou não houve coordenação entre ténicos ou, se for o mesmo técnico, é azelhice.
  12.  # 817

Colocado por: Picareta
    Nem sei para que é que insiste. O empreiteiro já garantiu que está bem e não há qualquer problema.
    Concordam com este comentário:loverscout

Toda a gente sabe que os empreiteiros são uns aldrabões, mas parece que o DT passou lá e tb achou que estava bem.
    Ora se um técnico devidamente creditado diz que está bem, quem somos nós para duvidar.
    Este pessoal tb gosta é de dizer mal …
    Concordam com este comentário: two-rok, alc
    • alc
    • 28 outubro 2014

# 818

Colocado por: zedasilva
    Toda a gente sabe que os empreiteiros são uns aldrabões, mas parece que o DT passou lá e tb achou que estava bem.
    Ora se um técnico devidamente creditado diz que está bem, quem somos nós para duvidar.
    Este pessoal tb gosta é de dizer mal …

Lá está, o que está mal é que salta à vista :D
    E o que está bem...... fica camuflado!! ;)
  13.  # 819

o DT passou lá e tb achou que estava bem

Parece que o DF fez o mesmo mas cá para mim ninguém sai incólume: DT, DF, empreiteiro ... todos iguais. É um erro tão básico que não acredito que ninguém se tenha apercebido. Todos viram, todos olharam para o lado. E vai ficar assim.
    • alc
    • 28 outubro 2014

# 820

Queria dar como encerrada esta questão dos tubos, para evitar que a conversa seja repetitiva, isto porque:

1º- Já sei o que está mal;
    2º- Já sei como deveria ter sido feito;
    3º- Já sei o que fazer para evitar males maiores.

Para mais logo coloco mais fotos, para o pessoal ver o que está mal feito, porque o que está bem ñ merece a pena identificar.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Rodri12, jmc, monicaa

0.0320 seg. NEW