Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

gostaria, se possivel, de obter ajuda numa questão.

Tenho uma casa arrendada e a minha inquilina ficou desempregada e o único rendimento que tem é o subsídio de alimentos dos filhos que o ex-marido que está emigrado paga.
    A minha questão é, ela já tem a renda 2 meses em atraso, se ela sair sem pagar a renda ou deixar de pagar de vez e continuar lá, o subsidio de alimentos é possivel de penhorar? Mesmo que eu não tencione fazê-lo posso assusta-la com essa possibilidade?

Desde já obrigada,
  2.  # 2

Não me parece que o subsidio de alimento dos filhos seja penhorável, compreendo k é uma situação mt desagradável, mas tenha lá calma, pode ser k ela entretanto arranje trabalho, vá lhe dizendo k é uma situação insustentável para si e k ela procure outra alternativa... não keria estar na sua situação...
  3.  # 3

Colocado por: luisatnvsrenda ou deixar de pagar de vez e continuar lá, o subsidio de alimentos é possivel de penhorar?

Procurar retirar o pão de sustento dos filhos não lhe parece crueldade a mais!...

Eu compreendo a sua situação mas ir por esta forma é repugnante da sua parte!
  4.  # 4

Provavelmente poderá pô-la fora de casa por incumprimento... Mas já falou com a pessoa em questão?
    Eu sei que é uma situação ingrata, mas proceder por essa alternativa só vai piorar as coisas para a pessoa e não sei quanto a si, mas não iria dormir muito descansado se tivese feito algo assim.

Dito isto, todos temos contas a pagar e ninguém aqui sabe a sua situação e quão importante é esta renda para o seu dia-a-dia.
  5.  # 5

a meu ver devia ser proactivo e uma vez que essa sua inquilina não tem subsidio de desemprego, devia ir falar-lhe para se dirigir com urgência á segurança social. No fundo dar um tempo...claro está que ela não vai poder continuar a morar nessa casa, algo tem de ser feito.
    Concordam com este comentário: Serge
    •  
      FD
    • 26 maio 2014

# 6

Colocado por: luisatnvso subsidio de alimentos é possivel de penhorar?

Até ver, a pensão de alimentos é dos filhos, não é da sua arrendatária (inquilina)!
    Se a pensão de alimentos for da sua arrendatária, aí sim, talvez seja possível, dependendo da quantia em questão.

Colocado por: luisatnvsela já tem a renda 2 meses em atraso, se ela sair sem pagar a renda ou deixar de pagar de vez e continuar lá

Se ela continuar lá tem que iniciar um processo de despejo.
    Não lhe pode ir "buscar" rendimentos através de penhoras para pagar as rendas em atraso. Isso só acontece depois, quando tentar cobrar as rendas que não foram pagas.

E, mesmo nesse caso, só é penhorável a partir de um ordenado mínimo nacional. Se a pessoa está desempregada, não tem bens nem rendimentos, não irá penhorar nada porque não tem nada para penhorar.

O que tem que fazer é, com a sua arrendatária, trabalhar para resolver o problema, isto se houver abertura de ambas as partes.
    Dirijam-se quanto antes à segurança social e ou ao departamento de acção social da câmara municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisatnvs
  6.  # 7

Eu falaria com ela se atendesse o telemóvel...

Sim tem razão é repugnante a minha mente, quando assinamos o contrato e ela me disse que tinha emprego e eu confiei. Quando me garantiu que pagaria o segundo mês em adiantado e eu confiei. Quando no 3º mês não me pagou e eu disse-lhe, não se preocupe, paga no próximo mês, e confiei. Quando me garantiu que iria tratar da mudança de titular do contador da água e nada fez, nunca pagou e agora além de dividas em meu nome, já lhe cortaram a água!
    Repugnante e burra é verdade!

Não é uma questão de ir penhorar o pão dos filhos, é uma questão de saber se ela ficando ou não na habitação se eu vou deixar de receber o que é meu - a renda- que ela acordou em pagar.

Cumprimentos,
    • pom
    • 27 maio 2014

# 8

Colocado por: luisatnvs ...é uma questão de saber se ela ficando ou não na habitação se eu vou deixar de receber o que é meu - a renda- que ela acordou em pagar.Cumprimentos,

Vai deixar de receber.
  7.  # 9

deixare de receber já deixou....

e mesmo com agua cortada ela continua a viver lá? corte-lhe a luz tambem!

so o facto de nao atender o telefone já é sinal que nao está de boa fé!
  8.  # 10

Colocado por: loverscoutdeixare de receber já deixou....

e mesmo com agua cortada ela continua a viver lá? corte-lhe a luz tambem!

so o facto de nao atender o telefone já é sinal que nao está de boa fé!

Pode até resultar, mas se for mesmo uma pessoa sem meios ou capacidade
    para arranjar outra casa vai comprar velas e o resultado pode ser ainda pior. hoje em dia é muito dificil
    separar quem tem realmente dificuldades dos vigaristas, se a senhora ficou desempregada deve ter
    direito ou a subsidio de desemprego ou rendimento minimo, neste ultimo caso pode pedir renda
    assistida, o senhorio pode é receber menos mas, não fica sem tudo, ou então acção de despejo.
  9.  # 11

Colocado por: king25
    Pode até resultar, mas se for mesmo uma pessoa sem meios ou capacidade
    para arranjar outra casa vai comprar velas e o resultado pode ser ainda pior. hoje em dia é muito dificil
    separar quem tem realmente dificuldades dos vigaristas, se a senhora ficou desempregada deve ter
    direito ou a subsidio de desemprego ou rendimento minimo, neste ultimo caso pode pedir renda
    assistida, o senhorio pode é receber menos mas, não fica sem tudo, ou então acção de despejo.

pessoas sérias em dificuldades, por muito humilhante que seja, chegam-se ao pé do senhorio e explicam a sua situação, pedindo ou nao a sua compreensao nao deixam de atender os telemoveis ou fazem de conta que está tudo bem!

para mim so o facto de nao atender o telemovel ja demonstra o calibre...
    •  
      FD
    • 28 maio 2014

# 12

Colocado por: loverscoutpessoas sérias em dificuldades, por muito humilhante que seja, chegam-se ao pé do senhorio e explicam a sua situação, pedindo ou nao a sua compreensao nao deixam de atender os telemoveis ou fazem de conta que está tudo bem!

para mim so o facto de nao atender o telemovel ja demonstra o calibre...

Não estou a dizer que seja este o caso mas, não sei se será assim tão simples...
  10.  # 13

é a minha opiniao..... nao me passa pela cabeça agir de outra forma....se tenho um problema ignora-lo nao vai fazer com que se resolva, para mais quando sei que estou em divida para com alguem.... mas isso como é obvio ja vai de cada um!

e se tentar resolver as coisas a bem, irei dormir muito melhor do resolve-las a mal!
  11.  # 14

Não estou a dizer que seja este o caso mas, não sei se será assim tão simples...

Nunca é simples, mas para si, há casos e casos, conforme a cabeça do freguês.
    Essa, de certeza que, se for ao supermercado fazer as compras e não pagar, de certeza que é apanhada pela polícia.
    Da mesma maneira que, se não pagar dívidas ao governo, ao banco ou a alguma outra entidade, também terá que dar explicações à polícia.
    Há alguma razão para que quem está numa casa que não lhe pertence sem pagar, o facto de não ter dinheiro, lhe concede menos responsabilidades e que tenha que ser desulpada?
    Os donos das casas, por acaso, também não têm que comer e dar de comer aos filhos?
  12.  # 15

Colocado por: Costa53

Procurar retirar o pão de sustento dos filhos não lhe parece crueldade a mais!...

Eu compreendo a sua situação mas ir por esta forma é repugnante da sua parte!

Repugnante? Não é uma situação fácil mas que culpa tem o senhorio?
    O senhor está disposto a pagar a renda da senhora?
    Concordam com este comentário: treker666, nelsontiago
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelsontiago
  13.  # 16

A pensão de alimentos dos filhos não é penhorável.
    Tente falar com a Senhora pessoalmente. Talvez ela tenha vergonha de não ter pago (sei que estou a ser optimista).
    Pode ser que consiga chegar a um acordo.
  14.  # 17

senhorio----tente falar c ela fazendo-lhe ver q tem um bem em q paga impostos etcetc e q tem de ser rentabilizado,pois não é a santa casa,, se não sair e se você pagou o imposto de selo referente ao contrato e se convencionou a morada da inquilina no local arrendado tem o caminho bem aberto para o balcão de arrendamento,c/ despejo celere.
  15.  # 18

Obrigada a todos pelos conselhos e dicas.

A senhora acabou de abandonar a casa depois de muita pressão, telefonemas constantes, ameaças de policia e de advogado à porta...

Não pagou as rendas que devia nem as contas de água que tinha em atraso e no nome do senhorio.

O resultado de 3 meses sem água está à vista, uma casa entregue num estado miserável. Ela achou que podia/devia continuar a utilizar as casas de banho mesmo sem água...estou agora a tentar contratar uma empresa de limpezas que aceite tal tarefa!

Agora vou dar inicio a processo em tribunal para recolher as rendas que ficaram em divida.

A verdade é que a sensação que fiquei foi que a lei portuguesa enche este tipo de pessoas de direitos e de nenhuns deveres.

Cumprimentos
  16.  # 19

Acha k vale a pena iniciar o processo em tribunal para cobrar 2 ou 3 rendas em atraso, a uma pessoa que não tem rendimentos e ainda tem filhos a quem dar de comer??? Nós senhorios não somos a santa casa da misericórdia é certo, mas temos que ver k há pessoas k infelizmente vivem miseravelmente por necessidade...
    •  
      FD
    • 23 junho 2014

# 20

Colocado por: Casa1980Acha k vale a pena iniciar o processo em tribunal para cobrar 2 ou 3 rendas em atraso, a uma pessoa que não tem rendimentos e ainda tem filhos a quem dar de comer??? Nós senhorios não somos a santa casa da misericórdia é certo, mas temos que ver k há pessoas k infelizmente vivem miseravelmente por necessidade...

Se deixou a casa em bom estado, tendo passado necessidades, até compreendo.
    Agora, se maltratou o que lhe "emprestaram" e teve uma postura negativa, concordo com a tentativa de cobrar as rendas - nem que seja para ir parar à lista de execuções frustradas...

0.0224 seg. NEW