Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 27 maio 2014 editado

     # 1

    Vou iniciar a construção da minha moradia, e tenho dúvidas em relação ao recuperador de calor.

    Como tenho facilidade em arranjar lenha a custo "0", vou optar pela instalação de um recuperador de calor.
    Agora a minha dúvida, é possivel ter o recuperador de calor a aquecer água juntamente com os painéis solares, e com o apoio elétrico (para os dias em que chego a casa de inverno e ñ tenho a lareira acesa e preciso de tomar banho logo)????
  1.  # 2

    Colocado por: alcVou iniciar a construção da minha moradia, e tenho dúvidas em relação ao recuperador de calor.

    Como tenho facilidade em arranjar lenha a custo "0", vou optar pela instalação de um recuperador de calor.
    Agora a minha dúvida, é possivel ter o recuperador de calor a aquecer água juntamente com os painéis solares, e com o apoio elétrico (para os dias em que chego a casa de inverno e ñ tenho a lareira acesa e preciso de tomar banho logo)????


    Sim, basta ter uma resistência ou bomba de calor no termoacumulador. Se não houver sol e não acender o recuperador, a resistência/bomba de calor aquece-lhe a água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
  2.  # 3

    cuidado com a lenha que vai usar no recuperador, pois a lenha resinosa de pinho e eucalipto não é recomendada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
  3.  # 4

    Sim é possível fazer isso. Como o Rui disse basta ter um apoio ligado ao acumulador que caso não haja sol, nem tenha tempo para ligar o recuperador, faça o aquecimento da água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
  4.  # 5

    Colocado por: jorgealvescuidado com a lenha que vai usar no recuperador, pois a lenha resinosa de pinho e eucalipto não é recomendada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alc

    Boa tarde Jorge Gonçalves,

    A lenha de eucalipto não se pode usar nos recuperadores?

    Por algum motivo especial ?

    A de pinho sim não é aconselhável, sendo só pinho, porque é muito resinosa e agarra-se as paredes da chaminé.

    Agradeço a sua informação pois pode-me estar a escapara qualquer coisa.

    Obrigado
  5.  # 6

    Colocado por: leiriaJorge Gonçalves,

    ?!?


    Colocado por: leiriaA lenha de eucalipto não se pode usar nos recuperadores?

    a lenha de eucalipto contem um alto teor de resinas, situação identica ao pinho, que ao arder produzem compostos que se agarram nos permutadores,

    existem alguns fabricantes (para não dizer todos) que não dão garantia sobre este tipo de problemas.
  6.  # 7

    Boa tarde Jorge Alves peço desculpa pela troca.
    Quanto ao pinho e ao eucalipto uma é uma especie resinosa e a outra folhosa.Só por si provocam queimas diferentes...para alem das potencias , creosote ,sugidades e rapidez de queima.

    Já agora, não entrando em pormenores, as madeiras resinosas são de estrutura mais simples e pritiva em relação as folhosas.Normalmente as madeiras de resinosas,para alem da resina,são de rapido crescimento e portanto ,mais claras alias caracteristicas das madeiras de zonas temperadas.
    A estrutura anatomica das folhosas é mais complexa .Os elementos de suporte são as fibras e os de condução são os vasos.

    Em madeira(lenha )para queima muito importante é o seu peso especifico que tem a ver com a sua dureza (g/cm3).A titulo de exemplo:azinho 1-carvalho 0,7-eucalipto 0,8.Não temos presente o sobro mas é elevado.

    Estas madeiras são condideradas duras.Verdadeiramente importante será o nivel de secagem.È comum encontrar madeiras ditas secas com teores na ordem dos 30%.Uma madeira para ter excelente potencia calorifica deverá rondar os 20%.Acima disso...a potencia baixa muito.O eucalipto é uma madeira dura que quando seca(20%) ...excelentes lenhas para queimar.Sem duvida que desde que secas entre azinho,sobro,carvalho e eucalipto....ponderando preços ...a escolha não é facil.USAR SEMPRE MADEIRA SECA É O FUNDAMENTAL.20% sera a humidade limite.

    A lenha de eucalipto na minha opinião para um recuperador a água é a melhor lenha estando seca (tempo necessario para a secagem 18 meses). O recuperador a água necessita de uma lenha que dê uma explosão imediata, cria muita chama e em 15 minutos tem 90 litros de água da caldeira do recuperador a 60º C.

    O problema da lenha de eucalipto, dado o calor que produz rapidamente não deve de ser utilizado nos recuperadores de pouca qualidade, se não empenam todos.
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvesexistem alguns fabricantes (para não dizer todos) que não dão garantia sobre este tipo de problemas.


    Sim é verdade, aguns fabricantes dizem e escrevem isso ... Com a sucata que se vende de recuperadores por ai qualquer dia o melhor é nem usar lenha porque estalam. :-)

    Mas eu aconselho a não comprarem recuperadores que digam que não se pode usar pinho o eucalito ...

    Um recuperador com 90 de largura que pese 90 kilos não é igual a um que pese 200 kilos... E alem da espessura do aço temos a sua qualidade... Que só se topa quando furamos o aço !

    Por alguma razão um recuperador agua custa 900 € e outro quase igual custa 1700 €

    Colocado por: leiriaO problema da lenha de eucalipto, dado o calor que produz rapidamente não deve de ser utilizado nos recuperadores de pouca qualidade, se não empenam todos.


    Mas pode usar num bom Edikamin como o seu ( Tambem há maus dessa marca)
    • alc
    • 29 outubro 2014

     # 9

    Reabrindo novamente este tópico, e para ñ estar a abrir outro, já tenho mais ou menos decidido o que vou colocar.
    Em termos de AQS vou ter paineis solares CF com apoio elétrico.

    Quanto ao recuperador de calor estava a pensar investir num bom recuperador de calor, e como a casa é pequena, tentar que este faça o aquecimento dos 3 quartos através de condutas de ar.

    Alguém que tenha este sistema montado que me possa dar uma ajuda?
    -Quais as desvantagens deste sistema?
    -Quais os aspectos a ter em atenção?
    -Qual o custo aproximado deste sistema?
  8.  # 10

    se vai meter um sistema por ar quente, perde a possibilidade de aquecer também a água dos banhos...
    em construção nova eu optaria por um com caldeira, e assim faria AQS e Aquecimento da casa... fica mais caro mas acho que vale a pena.

    Certifique-se de que o recuperador fica ligado a uma tomada de ar vindo do exterior.
  9.  # 11

    Colocado por: alcReabrindo novamente este tópico, e para ñ estar a abrir outro, já tenho mais ou menos decidido o que vou colocar.
    Em termos de AQS vou ter paineis solares CF com apoio elétrico.

    Quanto ao recuperador de calor estava a pensar investir num bom recuperador de calor, e como a casa é pequena, tentar que este faça o aquecimento dos 3 quartos através de condutas de ar.

    Alguém que tenha este sistema montado que me possa dar uma ajuda?
    -Quais as desvantagens deste sistema?
    -Quais os aspectos a ter em atenção?
    -Qual o custo aproximado deste sistema?


    Viva!

    Quanto às condutas para os quartos, não sei se é mito ou não mas tenho ouvido dizer que faz mal, dizem que seca muito o ar e isso no quarto, porque permanecemos muitas horas lá, pior. Mas carece de confirmação...

    Quanto aos painéis com CF e apoio eléctrico é o sistema que eu tenho, noto um bocado a diferença na conta da luz do verão para o inverno.
    No verão tenho médias entre os 30 a 40€ e no inverno entre 55 a 75€.
    • alc
    • 23 fevereiro 2015

     # 12

    Dando continuação a este tópico, alguém algum feedback dos recuperadores Salgueda?

    O que acham destes 2:

    1- Insert 800 GV, 160kg, 18,5KW;
    2- Insert 900, 160kg, 18KW.

    O site: http://www.salgueda.com/#app=2317&16d3-selectedIndex=0
    • alc
    • 24 fevereiro 2015

     # 13

    Ninguém ajuda?? :))
    • alc
    • 7 agosto 2015

     # 14

    Precisava da vossa ajuda em mais um pormenor.
    Vou ter o recuperador mesmo por baixo do meu quarto (suite), e estava a pensar em aproveitar o calor também para o quarto.

    A chaminé passa numa parede do quarto (conforme a foto), e penso que a chaminé também vai aquecer, e estava a pensar t fazer uma entrada e saida de ar para aproveitar esse calor, ou seja:

    Grelha 1 : a- tubo vindo do recuperador
    b- circulação natural de ar na chaminé.

    Grelha 2 : entrada de ar natural do quarto para a chaminé (para haver circulação de ar naturalmente onde passa o tubo da chaminé).


    Será que me fiz entender? Será que dá "resultado" ????
      CAM01158.png
    • alc
    • 25 agosto 2015

     # 15

    Orçamento para o recuperador:

    - Recuperador de Calor Kristal 88 Plus ( 15 KW ) 1600 €
    - Recuperador de Calor Kristal 78 Plus ( 14.3 KW ) 1400 €
    - 5.5 Tubo Flexivel Duplo Inox 200 175 €
    - Saida de Calor no Quarto 100 €
    - Forra em pladur Corta Fogo com Aro em
    Vidro Preto Vitrificado* 430 €

    * está incluido isolamento, grelhas difusoras

    Total : 2305 € (para o Kristal 88 Plus)

    Total : 2105 € (para o Kristal 78 Plus)

    O que acham??
    • alc
    • 7 abril 2016

     # 16

    Recuperador escolhido e já montado à vários meses.
    Optei pelo ADF Vista 80, com aproveitamento de ar quente para o 1º piso.
    Até agora, nas vezes que o acendi, fiquei bastante satisfeito com o rendimento dele, bastante mesmo.

    Uma coisa que ñ gosto muito, mas penso ser normal, quando está a aquecer (subir a temperatura) , ouvem-se estalos, penso ser do aço a dilatar. Mas depois acabam por desaparecer.

    Avaliação atá agora, superou as minhas espectativas ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luis_guilherme, tozepalma, mhpinto
    • RCF
    • 7 abril 2016

     # 17

    Colocado por: alcRecuperador escolhido e já montado à vários meses.
    Optei pelo ADF Vista 80, com aproveitamento de ar quente para o 1º piso.
    Até agora, nas vezes que o acendi, fiquei bastante satisfeito com o rendimento dele, bastante mesmo.

    Uma coisa que ñ gosto muito, mas penso ser normal, quando está a aquecer (subir a temperatura) , ouvem-se estalos, penso ser do aço a dilatar. Mas depois acabam por desaparecer.

    Avaliação atá agora, superou as minhas espectativas ;)


    Obrigado pela partilha (especialmente, porque teve pouca colaboração do forum neste tema).
    Quantas saídas de ar colocou? Apenas para um quarto ou mais?
    O motor é silencioso ou incomoda?
    Tem entrada de ar pelo exterior da casa?
    • alc
    • 7 abril 2016 editado

     # 18

    Colocado por: RCF

    Obrigado pela partilha (especialmente, porque teve pouca colaboração do forum neste tema).
    Quantas saídas de ar colocou? Apenas para um quarto ou mais?
    O motor é silencioso ou incomoda?
    Tem entrada de ar pelo exterior da casa?


    Sinceramente esperava mais ajuda neste tema, mas tive que tomar uma decisão e espero ter sido a melhor.
    Até agora ainda ñ me arrependi na escolha do recuperador.
    Quanto às saídas de ar deixei apenas para o quarto que fica acima do recuperador, podia também deixar para os restantes dois quartos, o calor demora mais tempo mas acaba por chegar lá e os quarto conseguem chegar a uma temperatura agradável.

    O motor tem cinco velocidades, da 1 à 3 quase nem se nota o trabalhar, na 4 e 5 já faz mais ruido mas nada de especial!!!!
    Deixei uma entrada exterior para o recuperador, mas o que é certo é que ainda ñ a usei. Como a casa ainda ñ foi pintada ainda não coloquei a grelha na entrada de ar, por isso ainda a tenho tapada com um pedaço de XPS. E de todas as vezes que liguei o o recuperador ainda não senti necessidade de ir destapar o buraco da entrada de ar.

    A casa é ampla, sala e cozinha, e depois tem logo as escadas para o piso de cima, por isso ñ há falta de "ar".
    Mas quando pintar a casa, coloco a grelha e fica sempre com a entrada de ar exterior livre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
    • RCF
    • 7 abril 2016

     # 19



    Sinceramente esperava mais ajuda neste tema, mas tive que tomar uma decisão e espero ter sido a melhor.
    Até agora ainda ñ me arrependi na escolha do recuperador.
    Quanto às saídas de ar deixei apenas para o quarto que fica acima do recuperador, podia também deixar para os restantes dois quartos, o calor demora mais tempo mas acaba por chegar lá e os quarto conseguem chegar a uma temperatura agradável.

    O motor tem cinco velocidades, da 1 à 3 quase nem se nota o trabalhar, na 4 e 5 já faz mais ruido mas nada de especial!!!!
    Deixei uma entrada exterior para o recuperador, mas o que é certo é que ainda ñ a usei. Como a casa ainda ñ foi pintada ainda não coloquei a grelha na entrada de ar, por isso ainda a tenho tapada com um pedaço de XPS. E de todas as vezes que liguei o o recuperador ainda senti necessidade de ir destapar a buraco da entrada de ar.

    A casa é ampla, sala e cozinha, e depois tem logo as escadas para o piso de cima, por isso ñ há falta de "ar".
    Mas quando pintar a casa, coloco a grelha e fica sempre com a entrada de ar exterior livre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RCF


    Se bem percebi, os outros quartos acabam por aquecer também, mesmo não tendo saída de ar quente, é isso?
    • alc
    • 7 abril 2016

     # 20

    E o mais importante, instalação feita sem ponta de lã de rocha!!!!! Já esteve dois dias seguidos aceso durante o dia todo, e o exterior da hotte ñ aqueceu!! Entenda-se este "aquecer" como "escaldar"!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RCF
 
0.0256 seg. NEW