Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      marco1
    • 28 maio 2014 editado

     # 1

    penso que é assim que se escreve.

    a questão é o seguinte, abri um executável que veio num mail falso dos ctt e possivelmente outro da edp também falso
    e apercebi-me que houve uma tentativa de fishing quando acedi ao homebanking
    estou a tentar eliminar esses executáveis estranhos mas a cada eliminação aparecem outros que são imediatamente criados em outras pastas em programdata e assim sucessivamente. Será que tenho de formatar o disco???
  1.  # 2

    1 - Faça o download desta ferramenta para o seu ambiente de trabalho (o download demora alguns segundos a fazer):
    http://www.bleepingcomputer.com/download/combofix/dl/12/

    2 - Reinicie o PC em modo de segurança. Para reiniciar o PC em modo de segurança, tem de premir diversas vezes seguidas a tecla F8 antes de entrar no Windows. Se entrar no Windows, terá de voltar a reiniciar o PC e voltar a premir a tecla F8 até aparecer um menu, onde vai escolher a opção «Modo de segurança sem rede».

    3 - Para entrar no Windows em modo de segurança, seleccione a sua conta. ATENÇÃO, não seleccione a conta de Administrador.

    4 - Depois de entrar no Windows em modo de segurança, lance o «Combofix» que entretanto descarregou anteriormente para o Ambiente de trabalho e siga as instruções do assistente. Não ligue a avisos da existência de antivírus e continue sempre. Se lhe for pedido para fazer o download da consola de recuperação, clique em «NÃO».

    Vai abrir-se uma janela com fundo azul onde serão contabilizados 50 passos (passos necessários à limpeza do PC). No final, se lhe for proposto reiniciar o PC, reinicie e volte a entrar em modo de segurança (tecla F8 antes de entrar no Windows e escolha da opção «Modo de segurança sem rede»). Não faça nada até aparecer um relatório com os resultados da limpeza efectuada e quando isso acontecer, pode fechar o relatório e reiniciar normalmente o PC.

    Isto deve ser suficiente. Se não for, diga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, treker666, maria rodrigues
  2.  # 3

    Boa noite,

    Possivelmente resolve isso sem formatar o disco ...
    1 - Correr um bom antivirus no computador (pago= kaspersky ; gratuito= microsoft security essentials) (ja usei os dois e nao tenho razoes de queixa)
    2 - Caso nao resolva, se tiver o Windows7 carregue com o botao do lado direito do rato em cima da barra de tarefas e carregue onde diz "Iniciar Gestor de Tarefas" , depois na parte dos "Processos" procura pelo nome do executavel que abriu, carregue com o botao do lado direito e mande parar o "programa" , depois abra a localizaçao do mesmo e remova-o do computador ...
    Espero que consiga resolver esse problema de uma destas duas formas, pelo menos quando cai na asneira de abrir um executavel que nao conhecia foi assim que resolvi a questao, se nao conseguir diga que eu tento ver outra forma de ajuda.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  3.  # 4

    Ai meu rico Mac!
    :)
  4.  # 5

    Formatar o disco é a solução "brute force" que vai eliminar o problema (quase) de certeza.

    Mas existem outras soluções igualmente viáveis.

    O "Hiren's Boot" já é velhinho mas ainda vai solucionando alguns problemas: http://www.tomsguide.com/us/download/Hiren-s-Boot-CD,0301-51033.html

    É um CD que, tal como o nome indica, faz um "Boot" (arranque) ao ligar o computador, tal como se de um CD de um sistema operativo se tratasse. Temos depois um menu com várias opções, entre elas um ambiente windows (mini windows) e um de linux, caso queiramos trabalhar com os programas que estão no CD com um GUI mais agradável versus o ambiente oldschool tipo DOS.

    Depois temos diferentes ferramentas para remover malware, spyware, trojans, etc. É uma questão de correr algumas e estou certo de que conseguirá ver-se livre do problema.

    Visto que o que irá executar será sempre a partir do CD e nunca a partir do disco, este estará inteiramente disponível para ser processado sem afectar nenhum ficheiro que esteja a ser executado, porque esse é o problema ao tentarmos livrar-nos de um "virus" quando estamos "dentro" do windows, porque muitas vezes estes são associados a serviços do próprio sistema operativo que impede depois que sejam removidos por completo.

    Para entender um pouco melhor como funciona o Hiren's Boot e conseguir livrar-se dos problemas, sugiro alguma pesquisa pois para além de CD é possível colocar o Hirens Boot num dispositivo USB.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  5.  # 6

    obrigado a todos

    foi árdua a tarefa, consegui segundo os passos do houdini, já conhecia esse programa e por outras razões tive-o instalado e depois desinstalei pois inutilizou-me o internet explorer, tal como desta vez.
    tive que desinstala-lo apos fazer essa limpeza e mesmo assim o internet explorer não funcionou, tive então que fazer um restauro do sistema e por isso só agora está tudo em ordem. ufa, deu para assustar.
    •  
      bcool
    • 28 maio 2014 editado

     # 7

    Colocado por: marco1o internet explorer não funcionou

    Pode dar uma hipótese ao FireFox!

    Colocado por: marco1tive então que fazer um restauro do sistema

    Uii!! Eu não faria isto. Pode estar também a trazer de volta aquilo de que se queria livrar, além disso o internet explorer não merece o trabalho! :P
    Bc
  6.  # 8

    Colocado por: marco1inutilizou-me o internet explorer


    então o programa é mesmo bom! :)
    use o firefox. ou o opera. habitua-se num instante e são navegadores muito mais estáveis e menos propensões a maleitas.
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  7.  # 9

    Colocado por: marco1abri um executável que veio num mail falso dos ctt e possivelmente outro da edp também falso


    Tss, tss :)
  8.  # 10

    Para limpeza e manutenção:
    http://www.puransoftware.com/Puran-Utilities.html

    tinha o computador com os injetores todos entupidos, depois de uma bela limpeza e desfragmentação está novamente como novo, o meu maior receio foi mesmo a registry, mas já o tenho a funcionar à 2 meses e ainda não tive problemas, o do meu filho já levou o mesmo tratamento.
    É prática a opção de o deixar a desfragmentar e ir para a cama, restart-defrag-shutdown.
  9.  # 11

    Quando é assim formato sempre o computador. Dá trabalho mas não me sinto seguro de outra forma. :| E é melhor mudares as passwords em todo o lado e mais algum.
    Concordam com este comentário: FD, eu, 1976
    • eu
    • 28 maio 2014

     # 12

    Colocado por: danobregaQuando é assim formato sempre o computador.

    Sem dúvida que é a única solução 100% segura. Além disso, depois de formatado, o desempenho fica melhor.

    Dá é um trabalho do caraças para instalar tudo outra vez...

    Colocado por: brunomrosaAi meu rico Mac!

    Quando é o utilizador a instalar malware de forma inadvertida, os Mac e Linux não são melhores que o Windows...
    •  
      FD
    • 28 maio 2014

     # 13

    Colocado por: euDá é um trabalho do caraças para instalar tudo outra vez...

    Depois de o fazerem, façam uma "imagem" (uma cópia exacta do disco que pode ser reinstalada em pouco tempo) e nunca mais têm que o fazer...
  10.  # 14

    Os sistemas de segurança em Mac ou Linux são muito mais eficientes. Não se instala assim malwares tão facilmente como em Windows.
    Em mac não tenho, nunca tive e nunca vou ter antivírus ou firewall (não nativa).
    Nunca formatei o meu mac e embora seja de 2008, penso que nos próximos 5 anos não vou comprar mais nenhum portátil. (MacBook Pro)
    Significa portanto que os 1800 euros que dei à 6 anos a contar com os próximos 5 vão compensar.
    Corro AutoCAD nativamennte (desde que o há disponível ) e até sou beta tester da autodesk para o AutoCAD em OS X. Fantástico.

    So tenho pena de não haver ainda uma versão de Autodesk Revit.
  11.  # 15

    Antivírus, utilitários variados que fazem fix's a mil e uma coisas e anti coisas com firewalls consomem muitos recursos em Windows e são uma perda se tempo
    •  
      Mk Pt
    • 28 maio 2014 editado

     # 16

    Colocado por: brunomrosaOs sistemas de segurança em Mac ou Linux são muito mais eficientes. Não se instala assim malwares tão facilmente como em Windows.


    Sendo o Windows o SO mais utilizado é normal que seja o mais 'atacado'.

    A culpa de haver maior malware no mesmo é mesmo esta, não é do SO em si ou de quem o faz.
    E depois sendo o mais disseminado é natural que seja o mais utilizado por utilizadores pouco ou nada 'avançados' na utilização de um computador.

    Comparando com Linux, é natural que utilizadores de linux sejam 'avançados' e, assim, a percentagem média de utilizadores do mesmo que cometem erros tão básicos como este de abrir executáveis de emails falsos ser muito residual, enquanto que o número de utilizadores de windows que não pescam nada de software/SO e nem têm sequer conhecimento de cuidados básicos de como andar na net/ver emails por si só supera largamente o número global de pc's com Linux + Mac's juntos.


    Colocado por: brunomrosa
    Nunca formatei o meu mac e embora seja de 2008, penso que nos próximos 5 anos não vou comprar mais nenhum portátil


    E eu tenho um desktop com quase 5 anos que só formatei para passar de Windows 7 para 8.1.
    E um portátil com windows 7 que tem quase 4 anos e nunca foi formatado e nem será. E isto apesar da trabalha que instalei e desinstalei..

    E?

    O problema dos computadores é quem está entre a cadeira e o teclado.
    Nem o mais resistente SO do mundo resiste a erros muito básicos, como é exemplo o que provocou a abertura deste tópico - a não ser que esteja apenas e só offline e ainda..não deixe instalar nada, porque se deixar certamente que alguém lá arranjava maneira de meter alguma virose por uma pen ou outro suporte físico sem querer/saber.

    Não é preciso ir para Mac para ter um pc seguro, é preciso é saber o que se faz na net, ver emails e afins..


    Dito isto... Um disclaimer:
    Não sou pró-Microsoft, nem tenho interesse particular na empresa ou seus produtos e até achei o Windows 8 um erro grave [para desktop's] - mas com o 8.1 já está bom para desktop.

    Considero é que culpar o windows por problemas de virus e outros é desconhecer a realidade e desresponsabilizar o verdadeiro culpado: os utilizadores.

    É que é muito giro chegar ao pc e mexer no rato e teclado e andar pela net, mas um pc é uma máquina e, tal como em todas as máquinas, têm que haver mínimo bom senso de adquirir os mínimos conhecimentos de como o manter e/ou usar em segurança, não é carregar no botão para meter a trabalhar e está a andar de mota.
    Concordam com este comentário: eu, Serge
    • eu
    • 28 maio 2014

     # 17

    Colocado por: brunomrosaNão se instala assim malwares tão facilmente como em Windows.

    Se tu, de forma "voluntária", instalares um programa malicioso no teu Mac, qual é o sistema de segurança que te vai proteger?

    Colocado por: brunomrosaEm mac não tenho, nunca tive e nunca vou ter antivírus ou firewall (não nativa).

    E daí? No computador onde tenho o Windows 8.1 também não uso anti-virus nem firewall não nativa e nunca tive nenhum problema.

    Colocado por: Mk Pt
    O problema dos computadores é quem está entre a cadeira e o teclado.

    E está tudo dito
  12.  # 18

    Eu trabalho em ambiente windows durante o dia, e particularmente trabalho em ambiente OS X. É muito diferente.

    O Windows melhorou bastante com o 7 e o 8, o XP (e aqui no XP era obrigatório ter algum anti-virus senão ... ente spyware, malware e tretas era um sofoco) foi melhorando com os Services Packs, mas nessa altura já a Apple e o OS X funcionavam maravilhosamente bem nesse aspecto.

    Mas como não quero esticar esta eterna discussão sobre o que é melhor, fico-me por aqui.

    Fica um abraço ao pessoal que vai correr agora um SuperFix turbo xpto para encontrar erros no registo do windows, ver se existe spyware, desfragmentar o disco e ligar um Live Protect XPTO disel 5.0 [[]] bem ajam. Estou a brincar :)
  13.  # 19

    Colocado por: marco1obrigado a todos

    foi árdua a tarefa, consegui segundo os passos do houdini, já conhecia esse programa e por outras razões tive-o instalado e depois desinstalei pois inutilizou-me o internet explorer, tal como desta vez.
    tive que desinstala-lo apos fazer essa limpeza e mesmo assim o internet explorer não funcionou, tive então que fazer um restauro do sistema e por isso só agora está tudo em ordem. ufa, deu para assustar.



    O Combofix não se instala, nem se desinstala. É um utilitário de remoção de malware executável.

    O Combofix também não danifica nenhum componente do Windows ou aplicativo que corra sobre ele, de forma directa e inadvertida. Se ficou com o IE danificado, foi porque o vírus já tinha afectado seriamente alguns ficheiros que fazem parte do core do IE e o Combofix não encontrou outra solução que não fosse a remoção desses ficheiros já afectados. Se o único problema residia no IE, não era necessário restaurar o sistema; bastava reinstalar o IE.
  14.  # 20

    Colocado por: FD
    Depois de o fazerem, façam uma "imagem" (uma cópia exacta do disco que pode ser reinstalada em pouco tempo) e nunca mais têm que o fazer...



    Caríssimo, as «imagens» são uma boa solução para repor tudo como estava inicialmente, mas é apenas em teoria. Na prática, quem já trabalhou com imagens «triliões» de vezes como eu, pode constatar facilmente que as coisas não são bem assim. Desde BSOD (blue screen of dead) até sistemas que congelavam e tinha-se de reiniciar, já experimentei de tudo ao trabalhar com imagens.

    O conselho que eu dou é «tudo em baixo» e de seguida, «tudo em cima», mas instalando o SO à mão, claro. Se quiserem poupar algum tempo com os programas que necessitam instalar posteriormente, sempre podem utilizar um software designado por «Ninite» que instala vários aplicativos freeware (completamente gratuitos) de uma vez só.

    Aqui: https://ninite.com/
    Concordam com este comentário: eu, Freitas Costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
 
0.0210 seg. NEW