Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos, leiam esta noticia e depois comparem por favor!!!
    É que nem sempre o nome é o mais importante nem é quem tem razão!!!

    Maqueta da cúpula de cortiça do Museu da Luz / DR


    Rajadas de vento forte, projeto deficiente e má conjugação de materiais utilizados na construção, deram cabo do sonho de construir uma mega cúpula de cortiça no Museu da Luz, na zona da barragem do Alqueva.

    A cúpula, concebida pelo artista Pedro Portugal, foi danificada de forma irrecuperável pelo vento na última sexta-feira, dia que deveria assinalar a conclusão da sua construção. A cortiça usada para revestimento aguentou, mas "as calhas de PVC que foram escolhidas pela sua elasticidade não suportaram a intempérie", disse ao Expresso Raquel Faria, responsável de comunicação do Museu da Luz.

    Tudo indica que terá havido uma escolha desadequada dos materiais que suportavam o revestimento em cortiça, não estando em causa os benefícios da cortiça em termos de isolamento e durabilidade.

    Pedro Portugal mobilizou os alunos do curso de Artes Visuais da Universidade de Évora para o projeto de construção da cúpula. Atrasos na sua concretização fizeram com que a parte superior da estrutura não tenha ficado concluída antes da última sexta-feira, 23 de maio.

    Nesse dia, a equipa coordenada por Pedro Portugal verificou não ser possível concluir a tarefa devido aos danos causados pelo vento. A estrutura, com seis metros de diâmetro e cor acinzentada, estava parcialmente destruída.

    A sua reconstrução está dependente da decisão das Corticeiras Amorim, responsável pela produção do material de revestimento.

    É viável seguir em frente com este projeto?


    O artista, Pedro Portugal, pretende voltar a reconstruir nas Corticeiras Amorim - empresa que forneceu a cortiça. Contudo a empresa não avançou nenhuma decisão.

    O obstáculo são os custos adicionais, uma vez que o material ficou irrecuperavelmente danificado: "Reerguer significa um novo investimento em material e neste momento não estamos em condições de o fazer", avança a responsável de comunicação do Museu da Luz, Raquel Faria.

    Mesmo que não venha a ser reconstruída, foi possível fazer um vídeo documental. Os alunos de artes visuais da Universidade de Évora e o artista Pedro Portugal conseguiram levar adiante uma performance visual, no dia de desmantelamento: "Ficará um documento meio ficcional - dada a criatividade do artista de Pedro Portugal dentro do Museu da Luz", conclui a funcionária do Museu.


    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/cupula-do-museu-da-luz-nas-maos-da-corticeira-amorim=f872747#ixzz333IxqgYg

    Ok, então agora aqui vai uma nova versão, com alguns anos sim , mas sem ênfase!!!!

    file:///C:/Users/Miguel_Costa/Pictures/BOLA%20SJM.PNG

    MEGA "BOLA" do jardim de S. João da Madeira nas mãos da ZN revestimentos de zinco.
    Rajadas de vento forte, projeto eficaz e boa conjugação de materiais, deram aso ao sonho de construir uma mega bola nos jardins dos paços de concelho em zinco!
    A bola (dupla cúpula), concebida nas imediações da câmara de S. J. da Madeira por Miguel Costa, não foi danificada nem por fortes ventos e muito menos por outras condições climatéricas mais agrestes, mantendo-se intacta ao fim de 14 anos.
    Ok meus amigos, não tem nada a ver, nem quero comparações e muito menos elogios, mas, a noticia em si, realça o facto da cortiça ter aguentado, culpando as calhas de PVC!!!!!
    Será por ser o grupo Amorim???
    Será que culpavam a extinta ZN ou a equipa de aplicadores, se o zinco voasse??? Ou seria má escolha da madeira de suporte, ao invés das calhas de PVC???
    Pois é, saliento que a comparação das noticias não existe, foi inventada por mim.
    Como vêm, até o mais simples e honrado trabalhador, consegue verdadeiras obras de arte, sem apoios, sem financiamentos, apenas trabalhando duro e usando a sua criatividade profissional, sem ser alvo de noticia ou ênfase pública.
    Este "monumento" é real e existe de facto, onde aqui é revelado e pelos nomes acima descritos.
    Agora digam-me aqui no fórum, a diferença entre o criador e o patrocinador, "estrelas públicas" da primeira noticia e os simples anónimos, preparador e empresa contratada da segunda noticia "fictícia".
    Agradeço os comentários, Miguel Costa.
  2.  # 2

    bola
      bola.PNG
  3.  # 3

 
0.0059 seg. NEW