Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá mais uma vez,

Tenho vindo a isolar a casa nos últimos tempos, à medida que vou tempo disponibilidade para o fazer.

A casa, antiga, é constituída por R/C e 1º andar.

O R/C está a funcionar como dispensa/armazém onde arrumo a lenha, a pipa do vinho, bicicletas, ferramentas e afins. Este piso é ventilado por dois janelos abertos, nos extremos opostos, a nascente e poente.

O 1º andar é a parte habitada da casa.
    As paredes exteriores da casa são em pedra com uns 70cm de largura.
    As janelas do 1º andar são em alumínio, daquele antigo, cinzento, com vidro simples.

O piso do 1º andar é um sobrado em madeira.
    O tecto do 1º andar é forro em madeira.

A armação do telhado é em madeira.

Quanto ao isolamento já isolei o tecto e o chão:
    - apliquei Manta lã de Vidro, 8cm, sobre o forro:
    - apliquei XPS 3cms debaixo do sobrado (por entre os barrotes que suportam o soalho, No R/C o XPS aplicado entre os barrotes ficou à vista).

Agora, quando puder, pretendo seguir para o isolamento lateral do 1º andar, ou seja, paredes e janelas.
    Como não posso fazer tudo ao mesmo tempo, tenho que estabelecer prioridades e assim surgiu esta minha dúvida:

Prioridade a isolar: paredes de pedra 70cm largura ou janelas de alumínio vidro simples?

As janelas são pequenas, 80 cm de largo por 100cm de altura, portanto 0.8m2 de área.
    Em casa divisão, a parede exterior em pedra, tem +/- 4m de largura por 2.2m de altura, portanto 8m2 de área (4*2.2 - 0,8 da janela).

Em termos de área a isolar as paredes são sem dúvida a grande secção. Mas mesmo assim, não sei por onde o calor se estará a perder mais rápidamente. Se pelos 0.8m2 da janela (relembro, de aluminio, perfil antigo, cinzento, com vidro simples), se pelos 8 m2 das paredes (com juntas feitas em barro).

Assim preciso de ajuda para quantificar as perdas de energia num e noutro caso, para melhor poder estabelecer prioridades.
  2.  # 2

Boa tarde Bodrelhos:

Não sou nenhum técnico da área pelo que a minha opinião vale o que vale.
    Pela descrição da sua casa lembrou-me logo a minha antiga casa, também com paredes de pedra, telhado em madeira, janelas e porta de alumínio antigo e vidro simples.
    depois de, também eu, ter isolado o telhado mudei as janelas e porta de entrada, por vidro duplo e tudo em PVC.
    Posso-lhe dizer que a diferença dentro de casa é enorme. Tanto a nível sonoro (a casa é no meio da aldeia) bem como a nível de temperatura/comforto.
    Por isso, e por mim, o melhor que tem a fazer é mudar as janelas e portas de entrada.

Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos

0.0084 seg. NEW