Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Numa parede localizada numa zona onde se formam condensações quando há muita humidade no ar pretendia mandar forrar com placas de pladur. Por questões de isolamento e resistência mecânica queria que fosse feita dupla placagem com placas de 12.5 mm.

Nesta situação o ideal creio que é utilizar placas verdes hidrófugas. Mas devem ser ambas verdes ou uma verde e uma normal é o suficiente? E se for esta última opção, qual é a que fica para fora?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Anonimo16062021
    No que o isolamento térmico diz respeito opladurgesso cartonado não e solução

Se for uma zona humida,ambas verdes..

A verde..

Se cria condensações duas verdes pode ser pouco.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  3.  # 3

Se o problema (condensação) for por falta de isolamento térmico nessa parede nem com meia duzia de placas verdes resolve o problema..dai eu ter dito que, (no que o isolamento térmico diz respeito o gesso cartonado não é solução)
    Concordam com este comentário:pc ferreira

E se for muito humido?
  4.  # 4

Pois...

A parede em questão é no interior da casa. POr ser uma zona que fica abaixo do solo e por não ter uma grande ventilação torna-se muito húmida.

Então duas placas verdes é a melhor solução custo/beneficio?
  5.  # 5

Colocado por: paulomsPois...

A parede em questão é no interior da casa. POr ser uma zona que fica abaixo do solo e por não ter uma grande ventilação torna-se muito húmida.

Então duas placas verdes é a melhor solução custo/beneficio?

Não. Ou as impermeabiliza com lâmina tipo kerdi ou usa as placas de kerdi-board, que já têm isolamento térmico incorporado e impermeabilização.
  6.  # 6

Mas a pintura não vai impermeabilizar superficialmente as placas? Penso que é assim que fazem nas casas de banho. Pelo menos foi assim que fizeram na minha, as placas levaram um primário especial antes da aplicação da cerâmica.
  7.  # 7

As placas são impermeaveis.

Em cima tanto das placas como da lâmina poderá aplicar qualquer barramento à base de gesso/cal/cimento.
  8.  # 8

Colocado por: paulomsMas a pintura não vai impermeabilizar superficialmente as placas? Penso que é assim que fazem nas casas de banho. Pelo menos foi assim que fizeram na minha, as placas levaram um primário especial antes da aplicação da cerâmica.

Pois infelizmente há muita gente a trabalhar mal.

Em zonas humidas (is/cozinhas/exterirores) a ceramica deverá ser aplicada sobre um suporte impermeabilizado de acordo com a etag 022.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  9.  # 9

Colocado por: Anonimo16062021Depois o que aplicava por cima como revestimento final,azulejo?

azulejo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
      177.jpg
  10.  # 10

amarelejo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
      23.jpg
  11.  # 11

Se o problema são condensações, não se resolve com placa de lã de rocha, barreira pára vapor e por fim o gesso cartonado?
    Concordam com este comentário: alv, Jorge Santos - Faro
    •  
      alv
    • 30 maio 2014

# 12

Vivam!
    Cá estaria mais uma daquelas discussões que me aborrece, mais uma daquelas que não leva a lado nenhum e que não alimentarei, mas venho a terreiro, mais uma vez para de uma vez por todas tentar dizer que as placas de gesso laminado não são isolantes do que quer que seja. São parte de um sistema, que bem feito, bem dimensionado e melhor executado, funcionam como um todo. No caso em apreço, se se tratam de condesados e humidades provenientes da falta de isolamento térmico, então, o gesso laminadoo têm por missão encapsolar o isolante, e aqui, mais uma vez, lá poderíamos ir discurtir, qual o melhor, o mais eficiente, até poderíamos discutir isolamento de vácuo ou até coisas tipo PET ou PCM's, mas não, querendo coisas terrenas, baratas e eficazes, lá vamos nos parar às manta de lã de vidro com o eterno, eficiente e barato papel. O resto, São outra possibilidades, outros sistema, igualmente eficientes e igualmente bons, mas....
    "Fassam" parte.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  12.  # 13

Será que o sistema que estou a utilizar ou irei utilizar não ajuda na resolução/esconder o problema?

Obrigado
  13.  # 14

Tenho de concordar com algumas afirmações.

Ainda tenho muito para aprender.Se for para falar de pesca e robalos cá estou eu:)

Obrigado
  14.  # 15

Se fosse de Aveiro estava convidado para tal...

Hoje dei com uns robalitos na casa do 4kg...Hoje foi no forno para a familia:)

Não há salitre nem umidade que aguente:)

Ate amanha meus senhores ,que as 5 da manha vou de novo aos robalitos.

Cumprimentos a todos

Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  15.  # 16

E também se da o luxo de selar as juntas das placas com fita apropriada como fazem nos países nórdicos?

Claro...se damos a garantia é a respeitar tudo.
  16.  # 17

Certificação da marca desse sistema,existe?
    Ou sera mais uma certificação á tuga?

Claro que sim! É parcerias com marcas de cimentos/gessos tambem.
  17.  # 18

Ora bem, estou completamente confundido!

Sempre pensei que as placas verdes de pladur eram apropriadas para zonas húmidas, que não mergulhadas em água, claro. Mais, li vários exemplos aqui no fórum de pessoal especializado que também as utilizou em zonas de duche, nomeadamente o ALV e outros, aparentemente sem quaisquer problemas ao fim de vários anos.

As paredes que pretendo forrar são de estrutura em madeira. Nessa mesma madeira, com a humidade no ar em alguns dias, chega a formar-se condensação na sua superfície. É um fenómeno estranho, pois nunca pensei que isso fosse possível, e muito menos no Inverno.

Como a diferença de preço entre as placas verdes de pladur e as Wedi e equivalentes é muito grande, será que compensa aplicas destas últimas?
  18.  # 19

Colocado por: paulomsOra bem, estou completamente confundido!

Sempre pensei que as placas verdes de pladur eram apropriadas para zonas húmidas, que não mergulhadas em água, claro.
    E são!

Ou seja,quer opte pelo gesso cartonado com LM +BPV ou as placas Wedi não lhe resolve o seu problema das condensações,pelo contrario,isolando pelo interior com esses tipo materiais "pouco respiráveis"ainda lhe vai trazer mais problemas de condensações..
    Então qual é a opção Anonimo16062021?
    "desenterrar" a cave e isolar por fora? Ou deixar como está para não piorar com o isolamento por dentro?

A ideia que tenho e que reti aqui do forum, no sentido de resolver as condensações(não sendo possivel o isolamento por fora) seria isolamento interior como por exemplo a Lã de rocha+BPV+gesso cartonado.
  19.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021Mais,quer um sistema quer outro não possuem de certificação (ETAG 016) para tal..

O que é que isso interessa, quando a aplicação é feita por amadores?

0.0243 seg. NEW