Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    danobrega
    Realmente, mais vale resolver o problema da forma correcta. Como não dá para o educar a não ladrar, e não pode ladrar, leva-se para o canil para ser abatido.

    Às vezes, nem acredito no que leio! Como é que alguém acha que se não é possível controlar os latidos de um cão, a solução é levá-lo para um canil para ser abatido? Isto não é crueldade, é barbárie! O que dizer e fazer com certos vizinhos estupidamente ruidosos (uns que infelizmente conheço, outros de que li por aqui...), que infernizam a vida aos moradores, seus vizinhos? Talvez, ataca-los a tiro de carabina?... Haja bom senso, minha gente! Não será melhor entrar em contacto com uma Associação dos Amigos dos Animais, ou outras que possam apoiar os donos do cão?
    Onde moro, tive um caso em que o cão/cadela veio morar com os donos e ficava (e fica) noite e dia na varanda. Veio pequenino e de repente ficou enorme, numa varanda sem quaisquer condições, à chuva e ao frio, no inverno, e de verão quase »torrava« ao sol! Era impiedoso demais para um animal! Contactámos uma dessas Associações que procurou os donos, e conseguiu que estes melhorassem as condições mínimas do cão. Hoje tem um pequeno abrigo na varanda, que o protege do frio, chuva ou calor e não há desassossego com nenhum vizinho e o próprio animal está mais tranquilo. Saem duas vezes, por dia, com ele e está muito melhor do que estaria num canil!!
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, PedroBrandao
  2.  # 22

    Não suporto o latido e o cheiro desses animais. Se estivesse no seu lugar já o tinha alimentado com salsichas recheadas de estricnina.

    Reza o ditado: Diz-me com quem andas, dir-te-ei, quem és! Adaptando-o à presente situação merece este comentário: »Diz-me como te expressas, dir-te-ei quem és«!
  3.  # 23

    Tristão
    (...) Sou muito pouco tolerante com essa enorme besta que é o ser humano e seus rafeiros. Como ser humano que sou também sou uma besta,(...)

    Não me vou repetir, até porque espero que o FD esteja atento, remeto-o para o # 23 onde tem a possibilidade de se examinar.
  4.  # 24

    Colocado por: lfvmagalhaesPor vezes diz-se que os cães em apartamentos não é das melhores coisas, que é preciso ter-se terreno para o cão andar à vontade, isto é tudo visto da perspectiva do ser Humano, do Homem, pois o que para o Homem, viver numa casa bem apetrechada, com um jardim para umas churrascadas, com uma piscina para dar umas braçadas, etc etc é das "melhores" coisas que pode ter, o cão está a marimbar-se para todas essas coisas... Pois o cão não percebe que um churrasco é bom, não percebe que ter uma piscina é bom, não percebe que ter um carro xpto é bom... Além de que o Homem, tendo na mesma essas mordomias todas sai de casa para ir trabalhar, não está confinado àquele local...


    um pastor alemão num apartamento fechado ou numa varanda minuscula é atroz pelo facto de terem uma necessidade enorme de se mexerem e gastarem energia, e se não o fizerem a coisa pode correr mal em termos de saúde e psicológicos para o animal (há cães onde isso se nota menos, mas no pastor alemão é vdd que gastar energia é quase obrigatório). Por isso claro que num terreno grande vão ter muito mais condições do que num pequeno. Não será, claro, por causa da churrasqueira ou do bmw na garagem.
  5.  # 25

    (...) Não será, claro, por causa da churrasqueira ou do bmw na garagem.(...)

    Claro que numa pequena varanda é, quase criminoso. Há donos de cães que só o são por causa das suas crianças, que gostariam de ter um animal de estimação. Faltou-lhes saber que eles depressa crescem e que o espaço é reduzidíssimo para um animal de grande porte, sabemos. Mas isso não lhes dá o direito de maltratarem os animais ou abandoná-los à sua sorte. Aqui tem de imperar o bom senso e procurar-se minimizar os incómodos a terceiros e aos animais de estimação. Quando não se tem terreno(?), eu digo espaço, minimamente suficiente, com carinho e abnegação, pode-se ser criativo, levando o animal a passear nos chamados »tempos livres«. Quem maltrata os animais, não tem moral nem princípios. Com uma tal índole, também é capaz de não respeitar um idoso ou uma criança. Eu, se fosse familiar dessas pessoas, não ficaria descansada.
    Concordam com este comentário: valtores
  6.  # 26

    Colocado por: maria rodrigues
    Claro que numa pequena varanda é, quase criminoso. Há donos de cães quesó o sãopor causa das suas crianças, que gostariam de ter um animal de estimação. Faltou-lhes saber que eles depressa crescem e que o espaço é reduzidíssimo para um animal de grande porte, sabemos. Mas isso não lhes dá o direito de maltratarem os animais ou abandoná-los à sua sorte. Aqui tem de imperar o bom senso e procurar-se minimizar os incómodos a terceiros e aos animais de estimação. Quando não se tem terreno(?), eu digo espaço, minimamente suficiente, com carinho e abnegação, pode-se ser criativo, levando o animal a passear nos chamados »tempos livres«. Quem maltrata os animais, não tem moral nem princípios. Com uma tal índole, também é capaz de não respeitar um idoso ou uma criança. Eu, se fosse familiar dessas pessoas, não ficaria descansada.
    Concordam com este comentário:valtores


    Ou adaptar a raca de cao que se adopta ao estilo de vida. Um pastor alemao nao se da num apartamento porque e um cao que tem de dispender energia. Mas o mesmo nao se passa com outras racas mais calmas. Notem tambem que o facto do cao ser grande ou pequeno nada tem a ver com a sua actividade. Um S. Bernardo e um cao enorme e deve ser dos bichos mais pachorrentos que ja vi. Da mesma maneira alguns caezinhos porta chaves necessitam de exercicio diario... se bem que para esses um apartamento podera ser espaco suficiente.

    Isto lembra-me o genocidio de peixes que foi na altura do filme do Nemo... so porque as criancinhas queriam ter um Nemo... os pais foram logo comprar peixes... e esqueceram-se que aquilo e um peixe que necessita de um aquario apropriado e agua quente.

    Pessoalmente culpo essas lojas de animais que estao la apenas para fazer negocio. Nao estou com isto a dizer que os criadores nao estejam a pensar em ganhar dinheiro, mas existem alguns (espero eu que sejam a maioria) que antes de vender um animal, certifica-se que a casa para onde ele vai tem condicoes, etc... O que e, na minha opiniao, a atitude responsavel a ter.
  7.  # 27

    animais somos todos nós..
    ter caes de porte grande em apartamento/varandas devia ser crime...
  8.  # 28

    Colocado por: ceac

    Desculpe la... voce acredita mesmo no que diz????

    Ja experimentou passar 4 horas seguidas numa varanda (nao sabemos sequer se o cao tem sombra... mas vamos imaginar que sim.) sem sequer ter botoes para companhia? Ate certo ponto concordo com o que diz, por muito espaco que tenha o cao esta efectivamente preso, mas nao e facto de fazer um passeio de 30 minutos (se tanto) de manha e a noite que passar o dia em 3 metros quadrados deixa de ser cruel.

    Porque e que nao o deixam no apartamento? E bastante obvio... um cao desses ia destruir o apartamento pura e simplesmente por estar aborrecido e entediado... no entanto, as pessoas parecem nao compreender o porque e acham correcto deixar um animal desses numa varanda o dia todo.


    Aquilo que disse é igual àquilo que você disse então... Não sabemos que varanda é também... Não sabemos se apanha sol na varanda ou não....


    Tudo aquilo que diz está certo, mas só estava a dizer que por vezes, e desde que seja bem feito, um cão em apartamento é mais "feliz" do que um cão em 3000m2... assim como disse que uma pessoa não fica em 3000m2 também o digo que uma pessoa não fica em 3m2... meia-hora de passeio como sabe? não foi dito também... Por isso todas essas questões é tar a mandar para o ar...

    Aquilo que eu digo é que um cão pode ser mantido onde quiser, mas claro, antes de educar tem que se educar o dono, pois se o dono quer um cão para mostrar aos amigos quando vão lá a casa então está tudo estragado, se quer um cão porque gosta, porque quer mesmo então pronto tudo pode correr às mil maravilhas...

    Tenho conhecimento de pessoas que tem 2 labradores retriever em apartamento, e nunca ninguém se queixou, nunca ninguém reclamou, e os cães estão saudáveis, obedientes etcetcetc...


    Por isso, não é o espaço que faz com que o cão seja assim ou assado... É só isso que eu digo...

    Como se falou aqui no Cesar Milan:
    - Esse mesmo senhor recomenda que os cães, mesmo quando tem espaço, em certas altura/momentos do dia sejam confinado a uma daquelas "caixas de viagens" pois isso vai fazer com que o cão perceba o ser submisso, o estar no espaço dele, etc etc etc... Essas jaulas tem menos que 3m2...
    - Esse mesmo senhor "não" educa os cães, primeiro educa as pessoas, porque a maioria das vezes é isso que está, é a pessoa e não o cão, pois o cão não é racional como nós, então quem tem que dar a "dose de racionalidade" é o dono e não o animal...
    - Esse mesmo senhor recomenda um passeio, mesmo para os cães que vivem em mansões, de pelo menos 1 hora por dia, pois só saindo daquele todo ambiente é que o cão consegue crescer socialmente e "mentalmente" de modo a que o dono consiga "dominar" o animal... Se repararem na maioria das vezes o "tratamento" que ele aplica é durante o passeio, pois quem deve estar a comandar esse mesmo passeio é o dono e não o animal...


    Poderia estar aqui a dizer muitas mais coisas, não só dele, mas também da experiência que tenho com animais, não que seja "treinador" de cães, "encantador" de cães, mas posso dizer que tenho vários cães e qualquer um me obedece, seja em casa, seja fora de casa, e por vezes nem tudo aquilo que nos é dito é solução, pois todos os animais são diferentes e o que resulta nuns noutros não... Também posso dizer que certos animais, nem "precisei de fazer nada", pois como o Cesar Milan diz também, há certos animais que são submissos por natureza e obedecem às "ordens" de um superior, por isso é que digo que cada animal é um animal, e às vezes, acontece que pessoas que tiveram um cão que era submisso e depois tiveram outro e que não era nada igual etc etc etc, pois mas dá bem para ver que não foi à custa do dono que o outro animal era bem comportado, era mesmo porque a natureza dele era assim...

    Os cães conseguem-se ter onde se quiser se assim estiver mentalizado...

    PS: Ainda por cima, um cão pastor alemão, uma pessoa consegue fazer dele o que quiser...
    Concordam com este comentário: treker666, El_58
  9.  # 29

    Colocado por: valtores

    um pastor alemão num apartamento fechado ou numa varanda minuscula é atroz pelo facto de terem uma necessidade enorme de se mexerem e gastarem energia, e se não o fizerem a coisa pode correr mal em termos de saúde e psicológicos para o animal (há cães onde isso se nota menos, mas no pastor alemão é vdd que gastar energia é quase obrigatório). Por isso claro que num terreno grande vão ter muito mais condições do que num pequeno. Não será, claro, por causa da churrasqueira ou do bmw na garagem.



    Valtores está errado...

    Um cão não se interessa pela quantidade de terreno que tem, ele assume esse terreno como sendo dele e nada lá desponta para o tal exercício físico... Se assim fosse não víamos muita gente dizer que o cão estragou as flores, que o cão faz buracos no jardim etc etc etc... (ironia ON) Então ele tem tanto espaço não podia fazer "jogging" pelo terreno? Teve de me estragar as flores (ironia OFF)... Isso para o animal, é igual...

    Mais uma vez falando no Cesar Milan, ele já "tratou" cães de personalidades americanas, com mansões e muitos m2 de terreno, no entanto não os "tratou" lá dentro desse espaço, dentro da propriedade, veio dar passeios com o animal... veio subjugar o animal a um estado de submissão onde o Cesar era o dominante...
  10.  # 30

    Colocado por: autorter caes de porte grande em apartamento/varandas devia ser crime...


    Então as pessoas altas/gordas só devem andar de jipe?
  11.  # 31

    e as altas? para diminuírem? :P
  12.  # 32

    Certo e afirmativo!
  13.  # 33

    Colocado por: mcfvBoa tarde
    gostaria de ser elucidada sobre a seguinte situação:
    o meu vizinho de cima tem um pastor alemão que passa o tempo na varanda a ladrar. (...)


    Já vivi uma situação similar. É muito complicado gerir-se uma situação destas, mesmo gostando-se de animais. O ideal seria bom senso de ambas as partes. Não sendo possível, o caminho é apresentar queixa na câmara municipal devido ao ruído ou então, se o animal estiver em más condições, falar com alguma associação ou sociedade protetora dos direitos dos animais.
    Boa sorte na resolução do problema.
  14.  # 34

    Os comentários vão longos :)
    Os donos não maltratam o cão. Apenas acho que levar o cão as 7.30h da manhã à rua p as necessidades e voltar a ir às 7.00-7.30h da noite para o mesmo mais uma corridinha de 5 minutos, e voltar a levá-lo às 10.30-11.00h da noite é insuficiente para este tipo de cão. Ao fim de semana é mais do mesmo, com algumas excepções de passeio aqui no parque que não chegam a demorar meia hora.
    A varanda é pequena e estreita e apanha sol, felizmente, só de manhã e o cão passa lá a maioria do tempo porque quer (mts vezes a porta está aberta, o cão é que passa o tempo no entra e sai). Claro que ladra, é normal. Quer brincadeira, quer ir para a rua! Mas já não se aguenta!!!
    Uma certeza tenho, estas pessoas não sabem educar o animal. Basta pensar q tem 3 crianças pequenas que passam o tempo a puxar a coleira do animal, o que também não ajuda a este conseguir aprender regras num ambiente calmo. Os donos também não se preocupam muito com isso (comentaram comigo que o animal passa o tempo a tirar a roupa dos roupeiros e a espalhar pela casa... algo que achavam muita piada! Pois, deve ser para isso que tem a empregada diária!!!). Também vi o animal (tinha 6 meses) ir deitar-se em cima do bébé que gatinha e a colocar a boca aberta na cabeça da criança e a reação foi: ah, não faz mal! Não acontece nada! Ok, até acredito, mas a ideia é não deixar ter este comportamento (digo eu que não percebo nada de animais...).
    Enfim, ver se tudo isto se resolve da melhor maneira e obrigada pela informação da Câmara e restantes comentários.
  15.  # 35

    Faça o que lhe digo.. Veterinario municipal ou câmara municipal. Em poucos dias o assunto fica resolvido
  16.  # 36

    Colocado por: mcfvOs comentários vão longos :)


    Só não vi um mas pode ter passado despercebido...mas...já falou com o seu vizinho? Ou só pediu à administração para falar?
  17.  # 37

    Colocado por: lfvmagalhaes


    Valtores está errado...

    Um cão não se interessa pela quantidade de terreno que tem, ele assume esse terreno como sendo dele e nada lá desponta para o tal exercício físico... Se assim fosse não víamos muita gente dizer que o cão estragou as flores, que o cão faz buracos no jardim etc etc etc... (ironia ON) Então ele tem tanto espaço não podia fazer "jogging" pelo terreno? Teve de me estragar as flores (ironia OFF)... Isso para o animal, é igual...

    Mais uma vez falando no Cesar Milan, ele já "tratou" cães de personalidades americanas, com mansões e muitos m2 de terreno, no entanto não os "tratou" lá dentro desse espaço, dentro da propriedade, veio dar passeios com o animal... veio subjugar o animal a um estado de submissão onde o Cesar era o dominante...


    obvio que o animal precisa de um espaço razoavel.
    Se estiver encafuado numa varanda pequena não vai despender energia diariamente e com isso fica ansioso (e isso faz com que ladrem mais), obeso, problemas nas articulações, problemas vasculares, mais disponivel para doenças, etc.
    Tudo o resto que diz não deixa de ser verdade, mas quanto a espaço para um animal de bom porte se poder mexer, isso sem duvida que precisa.
    Neste aspecto sei bem do que falo.
    Com um terreno ou terraço de boas dimensões já conseguirá pelo menos andar e correr durante o dia, nem que seja atrás das moscas. Pode não parecer, mas estes pequenos exercicios diários que obriguem o animal a mexer-se, podem aumentar em alguns anos a sua vida (e não são passeios de 10 ou 15 minutos ao fim de semana que substituem esta necessidade diário de despender energia).
  18.  # 38

    Se o cão passa o dia inteiro a ladrar é porque esta ansioso, é um cão nascido para "trabalho" obrigado a ficar o dia inteiro fechado, é lógico que o cão fica ansioso e passa o dia inteiro a sinalizar a sua ansiedade, não são nos dois passeios diários para fazer necessidades que o cão gasta alguma energia e faz algum exercício, se levam o cão a rua não é por ser benéfico para o cão é por ser benéfico para os donos porque evitam maus cheiros em casa.

    Infelizmente quando se fala em maus tratos aos animais o aspecto psicológico raramente é tido em conta, os problemas que os donos provocam aos animais raramente são tidos em conta, deste que esteja bem alimentado, tome uns banhos e dê dois passeios diários para não haver maus cheiros em casa a generalidade não encontra razões para maus tratos.
  19.  # 39

    mmoloch
    (...) a generalidade não encontra razões para maus tratos.


    Não tenho como expressar o incómodo e angústia que me assalta quando vejo essas situações... de animais que estão nessas condições, infelizmente! O problema é que o interesse comercial se sobrepõem ao interesse dos animais (estou a referir-me àquelas lojas que têm animais para venda, em exposição, como se de um brinquedo se tratasse), e em que o lucro está em primeiro lugar!
    O que penso, acho que seria desejável, é que talvez falte uma postura municipal , que determine as condições de posse para quem queira ter animais em casa, embora me pareça polémico. No meu entendimento, jamais deveria ser autorizada a permanência de um animal, de grande porte, dentro de um apartamento, por razões óbvias! Ainda, para quem quisesse usar a(s) varanda(s), deveria ser obrigatório ter um abrigo que o protegesse do calor e do frio, vento e chuva... O mínimo ideal era ter um pátio, com alguma dimensão, para que o animal tivesse um relativo espaço e onde se abrigasse, quando necessário. Claro que é pedir de mais, porque as pessoas vivem em caixotes e optaram por ter um amigo de companhia, ou a escolha recaiu nas crianças, sem atender ao desenvolvimento do animal. Mas... do mal o menos, senhores!
    Muito mais triste e angustiante, é vê-los errantes, perdidos nas estradas, famintos e expostos, e a exporem-nos, aos maiores perigos quando viajamos estrada fora. Louvo as Associações Protectores dos Animais, que lutam com toda a espécie de carências e dão o seu melhor no apoio aos melhores amigos do Homem!
    Errado, errado foi, talvez, domesticá-los e não os deixar no seu habitat natural! Um erro ancestral de que todos nos devíamos culpar! O que não tem graça é quando os usam como animais de guarda, de caça, de companhia... até ao dia em que os abandonam à sua sorte com a maior indiferença. Fico tristíssima por o meu semelhante não ter (sei que pode não ter condições para o(s) manter, mas deve tentar encontrar a solução menos penosa) capacidade moral para respeitar e cuidar do seu Amigo até ao fim dos seus dias.
    Isto daria pano para mangas (abomino as touradas, por exemplo, mas isso seriam outros considerandos), porque todos temos um pouco de culpa, obviamente! Gosto muito do meu cão, que adoptámos em pequenino, depois de o encontrar abandonado! É o nosso maior Amigo, depois da nossa família de coração!
  20.  # 40

    Colocado por: jolupriEu também tenho um pastor alemão, durante o dia deixo-o "falar" à vontade.
    Concordam com este comentário:treker666

    Durante o dia não há gente a precisar de repouso? Ninguém trabalha por turnos nas suas imediações? Sei lá, enfermeiros, polícias, esse tipo de gente pouco importante... Vossa Exa. gosta de dormir à noite? Há quem necessite dormir de dia! Também há quem precise de silêncio durante o dia. Há pessoas acamadas ou doentes em casas, sabe? Há pessoas que precisam estudar para o seu mestrado ou doutoramento. Ou crianças, para os seus exames. Há pessoas que só precisam de silêncio para lerem um livro, para verem um filme, ou simplesmente para fruirem do seu tempo e do seu espaço em casa.
    O "falar" do seu cão é poluição sonora, independentemente da hora em que se verifique. O "falar" do seu cão pode também ser um apelo ao qual Vossa Exa. não está a responder adequadamente.
    Concordam com este comentário: Paramonte, marcolopes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcolopes
 
0.0276 seg. NEW