Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Peço desculpa, vou iniciar esta discussão porque apesar de ter pesquisado não encontrei nenhuma caso com as especificidades do meu:

    Paguei na semana passada o montante de 500€ relativo ao mês de caução para alugar um imóvel que era do meu interesse (tenho o recibo manual assinado pelo senhorio).Nesse mesmo dia deram-me as chaves do mesmo e assinei um documento em como mas entregaram.Ficou combinado que poderia iniciar a mudança e que até dia 8 pagaria a renda.
    No dia que paguei os 500€ reparei logo que havia uma série de coisas que não estavam como tínhamos combinado mas enviei uma lista por e-mail com essas exigências que o senhorio demonstrou abertura para resolver (encontrei uma espécie de arrecadação escondida, a qual só vemos de uma janela, que contém lixo e duas colmeias de vespas por exemplo). No entanto no dia que comecei a fazer a mudança encontrei um rato e atingi o meu limite.
    Bom, entrei em pânico>!!!

    Claro que falei com o Sr. da agência revelando que já não queria a casa e o mesmo prontificou-se a ajudar mas diz já ter depositado o dinheiro na conta do senhorio. Falei com o senhorio apelando ao seu bom senso mas este desligou-me o telefone na cara!
    Que posso fazer?
    Tenho direito a reaver a minha caução por a casa não apresentar boas condições de habitabilidade? Como a lei me protege neste caso?
    Posso ir buscar as minhas coisas que estão na casa? Tenho receio de lá voltar e de o senhor poder dizer que estraguei alguma coisa, mas também tenho medo que lá entre e mande as minhas coisas para o lixo, ou que as deite para a rua.

    O que poderei fazer?


    Obrigada!
  2.  # 2

    Ahhh esqueci-me de mencionar que não cheguei a assinar contrato.

    Obrigada
  3.  # 3

    nao assinou contrato.... mas pelos vistos tem um documento assinado em como lhe entregaram as chaves.....
    •  
      FD
    • 3 junho 2014 editado

     # 4

    Colocado por: joanafdTenho direito a reaver a minha caução por a casa não apresentar boas condições de habitabilidade? Como a lei me protege neste caso?

    Nem fez contrato de arrendamento como é que quer que a lei a proteja?! E como é que a lei protege o senhorio?!

    Para ratos, há desratização. Para lixo, há limpeza. Para ninhos de vespas, há fumo.

    O que tem que fazer é exigir ao senhorio a correcção desses problemas. Já pensou que ele pode nem saber de alguns dos problemas? (do rato por exemplo)
    Então e, se a casa fosse sua e encontrasse lá um rato, o que é que fazia? Vendia a casa?

    A lei permite algumas coisas mas, dentro de alguns limites.
    O mais habitual é, explicado de forma muito simplificada:
    -> a casa tem problemas, o senhorio não resolve, pode sair e cancelar tudo
    -> a casa não corresponde ao que foi falado ou negociado, o senhorio não resolve, pode sair e cancelar tudo
    Isto, com contrato de arrendamento - sem contrato, a lei não prevê nada!

    Seria muito fácil cancelar contratos de arrendamento - compromissos - se de cada vez que alguém se arrependesse, dissesse que tinha encontrado um rato!
    Já por muitas vezes se leram por aqui casos de arrependimento em arrendamentos.
    Sem a censurar e sem lhe querer "dar na cabeça", as pessoas têm que perceber que arrendar uma casa não é como comprar um par de sapatos.
    É preciso ponderação (não salte logo para a primeira que encontrar), cuidado na escolha (veja e tenha a certeza que está tudo bem), cautelas (fazer sempre contrato de arrendamento) - é um compromisso que não é possível desfazer tão cedo quanto isso!

    Colocado por: joanafdO que poderei fazer?

    1 - exige ao senhorio a resolução de todos os problemas ou
    2 - sai, leva o senhor da imobiliária consigo, tira as suas coisas e entrega-lhe as chaves, ele fica como testemunha em como deixou a casa e no estado em que ficou - faça-o assinar um papel em como entregou a casa conforme a recebeu, perde os 500€ e arrisca-se a que o senhorio a leve a tribunal para reaver algum dinheiro do suposto arrendamento (improvável) ou
    3 - faz o mesmo que no ponto 2 mas, exige os 500€ de volta, se o senhorio não os devolver, vai para tribunal
    Concordam com este comentário: Casa1980
  4.  # 5

    ligue ao senhorio dizendo que já resolveu a questão do rato e faz as pazes com ele para assinar o contrato.
    depois do contrato assinado, comece a notifica-lo por escrito em carta registada com aviso de receção os problemas que ele deve resolver.
    a partir daí a lei regula o arrendamento e se as coisas não se resolverem, vc está salvaguardada, pelo menos para lhe serem devolvidos os 500€ da caução...
    já agora e por curiosidade, se quiser responder, quanto vai pagar de renda por uma casa com esses "problemas" todos?
  5.  # 6

    outra questão: ainda não assinou contrato mas ficou acordado assinarem, certo?
    e os recibos da renda também lhe vão ser entregues certo?
    se não, vc está mesmo num imbróglio...
  6.  # 7

    encontrei uma espécie de arrecadação escondida, a qual só vemos de uma janela, que contém lixo e duas colmeias de vespas por exemplo). No entanto no dia que comecei a fazer a mudança encontrei um rato e atingi o meu limite

    Então essa arrecadação não estava no contrato de arrendamento? Está cheia de sorte.
    Mais uma peça que pode utilizar. É pena que não esteja limpa e que tenha limpá-la, mas é assim mesmo.
    No que diz respeito ao rato, é como os chapéus, pode haver muitos, tudo dependendo do estado de limpeza do sítio. Como há a arrecadação suja, é natural que o rato tenha vindo de lá.
    O rato foi atraido pela sujidade da arrecadação, e não me parece que tenha qualquer coisa a ver com o estado de conservação da casa.
    Se a casa continua a interessar-lhe, faça ou mande fazer uma limpeza a fundo à arrecadação e aproveite-a. Ponha ou mande pôr um produto para matar os ratos, em todos os cantos da peça. Eles quando engolirem o granulado, vão morrer noutro lado.
    Se a casa já não lhe interessa, entre em contacto com o senhorio e desligue-se do contrato, mas terão que entrar num acordo, a bem.
    Acredite no que lhe digo. Se entrar num bom diálogo com o seu senhorio, conseguirá resolver tudo sem problemas.
    Agora se começar logo a criticar, vai-lhe desligar o telefone.
    Os encargos estão cada vez mais caros e as rendas cada vez mais baratas e se ele pudesse, deixava de arrendar, porque actualmente pouca vantagem tem nisso.
    É como a senhora. Se começarem a criticá-la ao telefone por motivos que não concorda, desliga, para não entrar em discussões inúteis.
    depois do contrato assinado, comece a notifica-lo por escrito em carta registada com aviso de receção os problemas que ele deve resolver

    Não vá por aí, pois não tem nenhuma vantagem em entrar nesse tipo de conflitos e há muitas casas no mercado do arrendamento.
  7.  # 8

    Boa tarde,

    Agradeço a todos as vossas respostas.
    Tentei chegar a acordo e dividir o montante pelas partes para que o senhorio também não ficasse prejudicado mas o senhor rejeitou.
    Não tenho contrato pois no dia que ia assinar o mesmo deparei~me com as situações e recuei pensando que se assinasse teria mesmo de ficar na casa e pagar mais ainda. Tenho os recibos da caução naturalmente.
    Relativamente a ficar na casa, não é uma opção. A culpa foi minha porque fui negligente na avaliação que fiz da mesma, ok. Mas não vou pagar p viver numa casa que agora já está com esta carga toda e andar a brincar de apanhar ratos coisas que tais.
    Aprendi a minha lição e que sirva de alerta para outros.

    O Sr. da agência que tem sido correctíssimo diz ter depositado o montante todo na conta do senhorio. Acham que é verdade? Ele não deveria ser o depositário do dinheiro até o contrato estar assinado? ou isso é no caso dos sinais?

    Já fui buscar as minhas coisas mas não vou dar-lhe a chave. Lamento mas assim fica entretido a mudar as fechaduras da casa com o dinheirinho e ainda lhe vai dar p curtir umas boas férias à minha custa.

    Obrigada
  8.  # 9

    A minha opinião é que não tem qualquer razão para não celebrar o contrato (juridicamente falando).

    Sem tecer grandes considerações, o Senhorio pode até exigir-lhe mais do que a caução, e não terá como dizer que resolve o contrato porque não tem, até agora, fundamento para isso em termos jurídicos. Pode exigir que ele corrija os problemas, e dar tempo para isso, depois desse tempo pode corrigir os problemas e imputar-lhe os custos, e, neste caso e por enquanto, é só.

    Já ele pode exigir-lhe que pague as rendas de pré-aviso que não deu (mínimo que diz a lei de duração do contrato são, se não estou em erro, seis meses)... OU pode ir pelo instituto da responsabilidade pré contratual (tem o tal documento assinado e ficou convencido que queria a casa - porque na altura de facto queria...).

    Eu se fosse a si, não "levantava muitas ondas"...

    Quer um conselho? Tente que ele não queira mais nada e saia de "fininho".
  9.  # 10

    Já fui buscar as minhas coisas mas não vou dar-lhe a chave.

    Se não devolver as chaves, vai ter que pagar a renda e quanto mais tempo as tiver em seu poder, maior é a divida.
    Assinou um papel em como recebeu as chaves e não quer assinar o contrato. Pensa que quem lhe arrendou a casa está a dormir?
    Se o seu senhorio for para tribunal (nem tenha dúvidas que o vai fazer) e com a rapidez com que os tribunais trabalham, faça as contas de quanto vai ter que lhe pagar?
    A menos que depois minta em tribunal e diga que as perdeu, não sei como é que se irá safar.
  10.  # 11

    Colocado por: Jacintae as rendas cada vez mais baratas e se ele pudesse, deixava de arrendar, porque actualmente pouca vantagem tem nisso.


    É velha história do Pedro e do Lobo. E quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.
    As rendas cada vez mais baratas onde??? Com as novas leis de arrendamento???
    Referiu que as despesas são cada vez mais, e isso é um facto. Mas daí às rendas serem baratas....
    Este velho hábito de querer virar o bico ao prego e fazer dos senhorios uns pobres coitados, tem os dias contados. Há uns anos atrás ainda se compreendia, mas hoje em dia já não é bem assim.
    E se não tivessem vantagens, não arrendavam e o resto são histórias.
    Quer dizer: a inquilina paga uma caução, o contrato nem vê-lo, recibos só Deus sabe, dá de caras com uma casa que até pode ser porreira mas com anexos de m**** que afetam diretamente o imóvel onde vai viver e que pelos vistos pertence ao senhoria e ainda tem que ficar calada?????
    É que era só o que faltava!!!
  11.  # 12

    Colocado por: anatrindadeEste velho hábito de querer virar o bico ao prego e fazer dos senhorios uns pobres coitados, tem os dias contados. Há uns anos atrás ainda se compreendia, mas hoje em dia já não é bem assim.


    Nem tanto, nem tanto. Veja á bem a descrição de quem iniciou a discussão e verifique que passou uma semana apenas desde que se iniciou o arrendamento. Será que quem de direito teve tempo de resolver algo? Não deveria a inquilina ter verificado as condições do locado?


    Há tempos, não muito tempo, um prédio praticamente novo teve ratos em diversas arrecadações. E porquê? Será que todos os habitantes eram uns porcos danados que não sabiam cuidar do que era seu? Não...simplesmente foi demolido um armazém e a rataria mudou-se de armas e bagagens para onde pôde.


    Colocado por: anatrindadeÉ que era só o que faltava!!!


    Também era o que faltava o arrendatário andar a mudar de casa como quem muda de camisa. Se quer andar a passear, que vá para hotéis.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  12.  # 13

    Colocado por: treker666

    Nem tanto, nem tanto. Veja á bem a descrição de quem iniciou a discussão e verifique que passou uma semana apenas desde que se iniciou o arrendamento. Será que quem de direito teve tempo de resolver algo? Não deveria a inquilina ter verificado as condições do locado?


    Há tempos, não muito tempo, um prédio praticamente novo teve ratos em diversas arrecadações. E porquê? Será que todos os habitantes eram uns porcos danados que não sabiam cuidar do que era seu? Não...simplesmente foi demolido um armazém e a rataria mudou-se de armas e bagagens para onde pôde.




    Também era o que faltava o arrendatário andar a mudar de casa como quem muda de camisa. Se quer andar a passear, que vá para hotéis.


    Não deixa de ter razão em nada do que disse.
    No entanto, conforme a discrição da inquilina, nada se passou desse modo.
    O senhorio desligou o telefone na cara, numa semana já tinha mais do que tempo de assinar o contrato (que deveria ter sido ANTES da mudança), a arrecadação está visivelmente em mau estado.
    Quantos aos ratos... só pedindo-lhes o passaporte para se saber de onde vêm, mas lá está, cada um argumentará como lhe convém.
    Mas com certeza não terá que ser a inquilina a resolver essa situação.
  13.  # 14

    O senhorio desligou o telefone na cara

    Isso é muito subjectivo. Tudo depende do tipo de consersa que tiveram. Ninguém desliga o telefone quando há conversa em termos educados.
    numa semana já tinha mais do que tempo de assinar o contrato

    Quem é que não quer assinar o contrato?
    a arrecadação está visivelmente em mau estado

    Pareceu-me que nem estava no contrato que previam assinar, porque o inquilina nem estava ao corrente que existia
    a inquilina paga uma caução

    E não faz mais que a sua obrigação. Por sinal até pagam muito pouco. Deviam de pagar mais, para aprenderem a não estragar aquilo que não lhes pertence.
    Este velho hábito de querer virar o bico ao prego e fazer dos senhorios uns pobres coitados, tem os dias contados

    Muito agressiva para quem tem boas intenções. Será daquelas que ainda sonham em continuar a fazer vida de rico à custa dos que compraram casas? Parece-me que sim, pela prosa que utiliza.
  14.  # 15

    Colocado por: Jacinta
    Isso é muito subjectivo. Tudo depende do tipo de consersa que tiveram. Ninguém desliga o telefone quando há conversa em termos educados.

    Quem é que não quer assinar o contrato?

    Pareceu-me que nem estava no contrato que previam assinar, porque o inquilina nem estava ao corrente que existia

    E não faz mais que a sua obrigação. Por sinal até pagam muito pouco. Deviam de pagar mais, para aprenderem a não estragar aquilo que não lhes pertence.

    Muito agressiva para quem tem boas intenções. Será daquelas que ainda sonham em continuar a fazer vida de rico à custa dos que compraram casas? Parece-me que sim, pela prosa que utiliza.


    E onde é que a Jacinta encontra "agressividade" naquilo que a inquilina escreveu?

    Por outro lado, nos argumentos que você apresenta, há uma presunção de acontecimentos e de supostas segundas intenções, sem que haja disso quaisquer indícios no post de quem iniciou a discussão...
    Concordam com este comentário: j cardoso
  15.  # 16

    "agressividade" naquilo que a inquilina escreveu
    Qual inquilina? Está-se a referir a si?
  16.  # 17

    Colocado por: Jacinta"agressividade" naquilo que a inquilina escreveu
    Qual inquilina? Está-se a referir a si?


    se estou a falar da inquilina se iniciou a discussão, obviamente estou a referir-me à joanafd
    onde está a agressividade que você falou?
 
0.0222 seg. NEW