Colocado por: Tyrande
Sinceramente, acho que a única hipótese de se conseguir poupar o suficiente para conseguir construir, é se alguém morar na casa dos pais ou coisa assim.
Com os salários que se praticam hj em dia em Portugal, mesmo que alguém consiga, depois de pagar todas as despesas mensais, pôr 200€ de lado todos os meses para contruir a casa, isso vai dar 96mil euros ao final de 40 anos!
40 anos!
É por isso que, embora seja um roubo as taxas que se pratiquem hj em dia no crédito à habitação, ainda acho que compense mais contrair com crédito. Ao menos usufruo da casa agora, e não quando tiver já quase 70 anos!
Sinceramente, acho que a única hipótese de se conseguir poupar o suficiente para conseguir construir, é se alguém morar na casa dos pais ou coisa assim.
Com os salários que se praticam hj em dia em Portugal, mesmo que alguém consiga, depois de pagar todas as despesas mensais, pôr 200€ de lado todos os meses para contruir a casa, isso vai dar 96mil euros ao final de 40 anos!
40 anos!
É por isso que, embora seja um roubo as taxas que se pratiquem hj em dia no crédito à habitação, ainda acho que compense mais contrair com crédito. Ao menos usufruo da casa agora, e não quando tiver já quase 70 anos!
Colocado por: LuisPereiraAcho que é obvio o que se deve fazer nao?
Colocado por: FD
Não é tão óbvio porque os valores não são esses... normalmente, do que conheço, a prestação ao banco é mais baixa que a renda.
Até porque, em muitos casos, as rendas costumam ser usadas para pagar a prestação ao banco...
Colocado por: LuisPereira
Vamos fazer outro exercicio... valores médios nacionais, penso nao estar muito errado
Hipotese 1:
Renda de casa: 300 euros
Ordenado minimo de um casal: 1000 euros
Hipotese 2:
Emprestimo bancário casa: 600 euros
Ordenado minimo de um casal: 1000 euros
Acho que é obvio o que se deve fazer nao?
Eu pesosalmente preferia gozar a minha vida do que viver para pagar uma casa ao banco!
Colocado por: RJAS1972Portanto, não tem dinheiro para fazer casa graças aos condicionalismos existentes? Arrenda!
O argumento, realmente, parece à prova de bala.
Portanto, não tem dinheiro para fazer uma casa com rede de comunicações, isolamento conforme a lei, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, equipamentos para aproveitamento de energias renováveis, áreas minímas obrigatórias, etc...? Não tem problema, pode arrendar uma sem nenhuma dessas coisas. Construir sem isso? Não!!! Areendar sem isso? Claro, força com isso!
Sou só eu que vejo aqui algo que não está bem?
Já agora quanto custa arrendar uma casa antiga, ou seja, sem nenhuma das obrigatoriedades actuais implementadas, e uma casa feita agora que respeite a legislação à risca?
Colocado por: LuisPereiraUma prestação mais baixa que uma renda?
Nao me parece possivel a nao ser que estejamos a comparar coisas imconparaveis.
Uma casa nova que custe entre 150 a 200 mil euros terá uma pretação bancária de quanto? Tanto quanto sei nunca inferior a 600 euros.
Uma renda de uma casa superior a 600 euros deve ser uma casa muito boa!
Você foi logo para um 80!
Prestação de 600 euros só se for para comprar uma casa de uns 150k, 200k, que para mim já considero casa de luxo!
Agora uma casa de cerca de 110-120k, a prestação ronda os 400€. E encontra-se casas mais baratas, só que usadas, em que a prestação baixa para os 300 e poucos...
E você fez esse exercício como sendo um casal, ambos empregados, e com rendimentos combinados de 1000€.
Ora cada um ganha 500€ e querem comprar uma casa de 150k-200k? Se quiser dar um exemplo, ao menos utilize valores mais fiáveis!
E faz uma casa por 110 mil?
Colocado por: FD
É uma questão de lógica.
Se eu comprar hoje uma casa por 100.000€, pagar uma prestação ao banco de 400€, pagar de condomínio 50€, 10€ de seguro multirriscos, 25€ de seguro de vida, vou arrendá-la por menos do que me custa por mês, ainda tendo que pagar 28% de IRS sobre as rendas recebidas?
Para algumas pessoas pode ser possível. Para a maioria delas, não.
Excepção e não regra, serão aqueles casos em que o proprietário não quer perder tanto dinheiro como está a perder com um bem parado.
Mas, esses casos serão raros... apesar de serem os que, financeiramente, mais sentido fazem.
Se eu comprar hoje uma casa por 100.000€, pagar uma prestação ao banco de 400€, pagar de condomínio 50€, 10€ de seguro multirriscos, 25€ de seguro de vida, vou arrendá-la por menos do que me custa por mês, ainda tendo que pagar 28% de IRS sobre as rendas recebidas?
Para algumas pessoas pode ser possível. Para a maioria delas, não.
Provavelmente faço!
Mas com certeza compro uma casa por 110mil e não tenho de me chatear com metade das coisas...
Resta é encontrar uma que me agrade...
Na zona onde faz essa casa por 110 mil haverá casas para alugar semelhantes por 200 euros ou menos.
quanto é o emprestimo para uma casa de 110 mil?
E sim, acredito que consiga construir uma casa bem simpática com 110k. Pode não ser de luxo, mas bastante satisfatória...
E o empréstimo para uma casa de 110k são cerca de 400€ mensais..
Colocado por: LuisPereiraO que estavamos a discutir é alguém ir para uma casa alugada ou fazer/comprar uma casa. Para essa pessoa a renda será sempre mais baixa do que a casa equivalente que irá construir.
Por exemplo em Inglaterra uma casa pode ter apenas uma casa de banho independentemente do numero de quartos, as divisões nao têm mininos em area, nao há lei de acessibilidades, nao há ITEDs, Acusticos, etc.
Cada construtor faz a casa como lhe apetece seguindo algumas regras obviamente mas nada de exigencias como em Portugal, depois cabe a cada comprador decidir se a casa o satisfaz ou nao.
Você anda mesmo desfazado da realidade, só pode!
Vá ao mercado imobiliário ver o que se arrenda por 200€ por mês. Salvo rarissímas excepções, são autênticos aidos, casas a cair aos pedaços que as pessoas ainda têm a lata de pedir 200€ por aquilo... Não consegue alugar praticamente nada decente por menos de 300€. (isto um t2-t3max).
E sim, acredito que consiga construir uma casa bem simpática com 110k. Pode não ser de luxo, mas bastante satisfatória...
E o empréstimo para uma casa de 110k são cerca de 400€ mensais..
Colocado por: tnjp
Eu, por 110k, nem consigo comprar um terreno...
Colocado por: mog
Luís, bastou uma rápida pesquisa para ver que as coisas em Inglaterra não sãohojeexactamente como diz:http://www.planningportal.gov.uk/buildingregulations/approveddocuments/
Mas ok, estamos a afastar-nos do tópico (estamos em portugal, não no reino unido), por isso adiante.