Colocado por: danobregaEconomia paralela.Eu diria... saber viver.
Colocado por: McArthurEu diria... saber viver.
Colocado por: Picaretaé uma comparação perfeitamente idiota.É uma comparação idiota, mas prova que, se houver vontade e dedicação é perfeitamente possível construir por 300€/m2.
Colocado por: McArthurÉ uma comparação idiota, mas prova que, se houver vontade e dedicação é perfeitamente possível construir por 300€/m2.
Colocado por: mingosmPS: Uma ideia: casas com estrutura de aço. Para mim já é tarde demais, mas pode ser uma alternativa para embaratecer uma casa. Alguém tem dados acerca disto, pode sempre servir a quem for ler o tópico posteriormente.
Colocado por: Picareta
Eu diria que ele não sabe ler, ou melhor leu apenas 15% e não percebeu, pois não eram exemplos desses que estávamos a discutir.
Estar a comparar o custo de um dia de trabalho de um pedreiro, com o custo caso fosse eu a executar o trabalho, e considerando que o meu custo é zero, é uma comparação perfeitamente idiota.
Colocado por: AntonioKhalvocê fala num item e ignora os restantes que são tão ou mais importantes que ser ou não facturado.
Colocado por: AntonioKhalTodos os materiais foram facturados apenas a mão de obra não foi
Colocado por: AntonioKhalSe eu vou pagar a alguem "inteligente" que apenas vai "organizar" a obra e coloca 3,4 homens a trabalhar e paga-lhes 5 euros ficando com 5 para ele por cada hora de trabalho vou pagar muito mais do que se eu contratar um tipo que trabalhe ele no terreno e ao mesmo tempo organize e equipa se eu puder trabalhar ao lado deles vou poupar de 2 formas pois vou controlar e baixar significativamente os custos de mão de obra FACTURADO OU NÃO!
Colocado por: McArthurEu diria... saber viver.
Colocado por: AntonioKhalMeu caro
Li 15% do tópico e tenho que dizer-lhe mas que bela confusão e divagação geral. )
Vou tentar resumir uma experiência pessoal com 8 anos . De construção pouco percebo mas pode ser que encontre aqui algo interessante.
Decidimos construir um anexo com 50 m2 para servir de escritório , contratamos um "trolha" de 1a e compramos directamente (como tinhamos empresa e eramos cliente de varias casas que vendiam materiais de construçao etc) tudo (cimento,telhas,ferro)
a empresa de materiais de construçao ficava a 2 km e entregava tudo em carrinha.
Eu na altura no pico da forma e no ginásio trabalhei ao lado dele durante 80% do tempo
Não levou canalizaçao nenhuma , a construçao levou obv vigas,betao,tijolo , placa com 4c de espessura e telhas
Curiosidade : O local onde foi construido o anexo ficava a 45 metros dos materiais e foi tudo levado para o local em "carrinho" ferro , cimento , sacos
as vigas foram carregadas em ombros por 5 homens durante 60 metros um peso brutal
Durante quase todos os dias estiveram 3 pessoas a trabalhar contando comigo , nalguns dias só eu e o trolha 1a
O preço final foram 4500€ o que dá creio 90€ o metro , pavimento flutuante já tinhamos e foi colocado por nós e a paredes pintadas por nós (não conta nos 4500)
O anexo tem 8 anos está impecavel e levou muito cimento foi tambem feito um chao com 10 m2 á frente do anexo (malha sol , cimento etc)
Motivos de ter ficado barato
1- Tudo por "fora"
2 -Eu ajudei e tão importante como poupar um salario foi o facto de controlar o que todos faziam
hora de entrada e saida
Produtividade (Em 3 situaçoes foram despedidos trolhas num deles foi logo ao fim da manha quando eu levei mais 9 carrinhos de cascalho no mesmo periodo de tempo )
O trolha de 1a ganhava creio 7€ á hora e disse que cada homem que trazia era pago a 7 euros sendo 4 para o servente e 3 para ele , negociamos e pagamos a 6 euros , 2 para ele 4 para o servente
Conclusão se quiser poupar tem que controlar (além de outras coisas) meticulosamente a mão de obra , não só valores iniciais comohorários e produtividade
é algo relativamente simples se estiver ao lado deles ou alguém da sua total confiança mas é algo completamente impossivel de fazer se não poder estar perto
Numa obra grande como uma moradia os valores de poupança chegam aos milhares de euros seguramente embora não saiba quantificar mesmo os mais sérios irão sempre arredondar meia hora e 45 minutos ali no fim do mês .... não se esqueça
obviamente isto é transversal a todos os ramos , acontece em oficinas de automovel frequentemente por exemplo
boa sorte
(caso tenha questões diga posso ter me esquecido de algo mas o essencial espero que entenda)
Colocado por: loverscout
só nao percebi quanto é que pagou de licença e projectos.... pode por favor esclarecer?
Obrigado
ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão
Colocado por: mingosm- comprar o material negociando nós a matéria prima
Colocado por: mingosm- contratar com parcimónia e não ter medo de mandar embora quem trabalhe mal
Colocado por: mingosm- controlar intensivamente os horários de quem trabalha para nós
Colocado por: mingosm- manter os materiais de construção perto da obra para baixar custos de transporte (e até para evitar roubos)
Colocado por: mingosmValtores, ao contratar e pagar ao dia, o que o AntonioKhal refere acerca da mão-de-obra para mim faz sentido.
Obviamente não se aplica nem faz sentido noutros modelos de contratação.Concordam com este comentário:valtores
Colocado por: mingosmSó gostaria de relembrar que o post nunca refere que pretendo construir de forma ilegal, sem licenciamentos, ou usando outros métodos para embaratecer a coisa. É uma casa para a família e não vou enterrar dinheiro para depois arranjar problemas. Para isso mais vale estar quieto.
Concordo com o AntonioKhal quePortugal é um país repleto de ilegalidades e gatunos, mas não é sendo iguais a eles que mudamos alguma coisa, isso é perpetuar o estado de ladroagem e a vigarice. E em última instância acabamos por pagar todos essa factura, podem ter a certeza (por uns não pagarem impostos, os que os pagam, pagam muito mais, é certinho).
Adiante, o Antonio acaba por dar dicas que podem ser usadas para embaratecer uma casa e isso é o que aqui importa:
- comprar o material negociando nós a matéria prima
- contratar com parcimónia e não ter medo de mandar embora quem trabalhe mal
- controlar intensivamente os horários de quem trabalha para nós
- manter os materiais de construção perto da obra para baixar custos de transporte (e até para evitar roubos)
Pontos positivos que lhe agradeço e que se aplicam apenas a um modelo de contratação de mão-de-obra (pagos ao dia).
Ninguém aqui neste tópico vai mudar Portugal, nem o quer fazer. Mantenhamo-nos no tema.
que se aplicam apenas a um modelo de contratação de mão-de-obra