Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: danobregaEconomia paralela.
    Eu diria... saber viver.
  2.  # 402

Colocado por: McArthurEu diria... saber viver.

Eu diria que ele não sabe ler, ou melhor leu apenas 15% e não percebeu, pois não eram exemplos desses que estávamos a discutir.

Estar a comparar o custo de um dia de trabalho de um pedreiro, com o custo caso fosse eu a executar o trabalho, e considerando que o meu custo é zero, é uma comparação perfeitamente idiota.
  3.  # 403

Colocado por: Picaretaé uma comparação perfeitamente idiota.
    É uma comparação idiota, mas prova que, se houver vontade e dedicação é perfeitamente possível construir por 300€/m2.
  4.  # 404

Colocado por: McArthurÉ uma comparação idiota, mas prova que, se houver vontade e dedicação é perfeitamente possível construir por 300€/m2.

Isso toda a gente sabe, e não tem nada de extraordinário. O que o autor do tópico pretendia saber e discutir é se é possível construir por 300€/m2, de forma legal, sem utilizar a economia paralela!!
    Concordam com este comentário: treker666, jorgealves, ins.Bruno
  5.  # 405

Colocado por: mingosmPS: Uma ideia: casas com estrutura de aço. Para mim já é tarde demais, mas pode ser uma alternativa para embaratecer uma casa. Alguém tem dados acerca disto, pode sempre servir a quem for ler o tópico posteriormente.

não sei por diz que ficam mais baratas? as que têm aparecido por aqui ficam ela por ela.
  6.  # 406

Colocado por: Picareta
    Eu diria que ele não sabe ler, ou melhor leu apenas 15% e não percebeu, pois não eram exemplos desses que estávamos a discutir.

Estar a comparar o custo de um dia de trabalho de um pedreiro, com o custo caso fosse eu a executar o trabalho, e considerando que o meu custo é zero, é uma comparação perfeitamente idiota.

Idiota é você ler o que lhe interessa e comentar de forma despropositada algo que nem sequer lhe é dirigido e motivar mais meia duzia de comentários que francamente e no seu caso nada mais são que perda de tempo e em nada ajudam quem iniciou o tópico
    É a primeira e a unica vez que vou responder a comentários "inteligentes" como o seu você fala num item e ignora os restantes que são tão ou mais importantes que ser ou não facturado.

De construção pouco percebo mas pode ser que encontre aqui algo interessante se você for pouco idiota talvez entenda o significado desta frase

Todos os materiais foram facturados apenas a mão de obra não foi

Mais importante que facturar ou não é controlar os horários e produtividade

Entre outras coisas

Se eu vou pagar a alguem "inteligente" que apenas vai "organizar" a obra e coloca 3,4 homens a trabalhar e paga-lhes 5 euros ficando com 5 para ele por cada hora de trabalho vou pagar muito mais do que se eu contratar um tipo que trabalhe ele no terreno e ao mesmo tempo organize e equipa se eu puder trabalhar ao lado deles vou poupar de 2 formas pois vou controlar e baixar significativamente os custos de mão de obra FACTURADO OU NÃO!

-----

Conclusão se quiser poupar tem que controlar (além de outras coisas) meticulosamente a mão de obra , não só valores iniciais como horários e produtividade
    é algo relativamente simples se estiver ao lado deles ou alguém da sua total confiança mas é algo completamente impossivel de fazer se não poder estar perto

Numa obra grande como uma moradia os valores de poupança chegam aos milhares de euros seguramente embora não saiba quantificar mesmo os mais sérios irão sempre arredondar meia hora e 45 minutos ali no fim do mês .... não se esqueça
    obviamente isto é transversal a todos os ramos , acontece em oficinas de automovel frequentemente por exemplo

----

Não comento mais posts a não ser de quem pediu ajuda ou se forem posts minimamente decentes e educados e acima de tudo pouco idiotas que saibam entender tudo e não apenas o que lhes convém

Já entendi porque esta thread está cheia de palha e de coisas completamente ridiculas que em nada ajudam quem a iniciou por isso mesmo não vou responder mais a estes brilhantismos .
  7.  # 407

Colocado por: AntonioKhalvocê fala num item e ignora os restantes que são tão ou mais importantes que ser ou não facturado.

Colocado por: AntonioKhalTodos os materiais foram facturados apenas a mão de obra não foi

Já vi que para si, construir de forma legal é passar a respectiva factura. Volte ao principio do tópico e leia os posts todos, 15% não chega para perceber.

Colocado por: AntonioKhalSe eu vou pagar a alguem "inteligente" que apenas vai "organizar" a obra e coloca 3,4 homens a trabalhar e paga-lhes 5 euros ficando com 5 para ele por cada hora de trabalho vou pagar muito mais do que se eu contratar um tipo que trabalhe ele no terreno e ao mesmo tempo organize e equipa se eu puder trabalhar ao lado deles vou poupar de 2 formas pois vou controlar e baixar significativamente os custos de mão de obra FACTURADO OU NÃO!

Óh homem, leia o tópico todo, que está lá tudo bem explicado, e evitava de mandar estas calinadas.

Construir de forma legal, não é passar a factura, é muito mais do que isso, isso está mais que discutido, neste forum e também nesta discussão, mas quem não quer aprender, vai continuar na ignorância.
  8.  # 408

Colocado por: McArthurEu diria... saber viver.

Pois claro. Eu não teria nada conta não fossem as pessoas que se orgulham de fazer tudo no mercado paralelo as primeiras a reivindicar um estado social forte e coiso e tal. Se toda a gente fizesse a mesma **** queria ver onde é que parava o dinheiro para pagar esta **** toda. Os outros que paguem a conta.

Entretanto ali ao lado acha-se que o dever cívico é ir votar, e pronto. É claro que no restantes 1800 dias o que interessa é arranjar maneira de subverter o sistema, porque o estado (já não democrático) é um ladrão e cenas assim.
    Concordam com este comentário: treker666, Picareta, tostex
  9.  # 409

Colocado por: AntonioKhalMeu caro

Li 15% do tópico e tenho que dizer-lhe mas que bela confusão e divagação geral. )

Vou tentar resumir uma experiência pessoal com 8 anos . De construção pouco percebo mas pode ser que encontre aqui algo interessante.

Decidimos construir um anexo com 50 m2 para servir de escritório , contratamos um "trolha" de 1a e compramos directamente (como tinhamos empresa e eramos cliente de varias casas que vendiam materiais de construçao etc) tudo (cimento,telhas,ferro)
    a empresa de materiais de construçao ficava a 2 km e entregava tudo em carrinha.
    Eu na altura no pico da forma e no ginásio trabalhei ao lado dele durante 80% do tempo

Não levou canalizaçao nenhuma , a construçao levou obv vigas,betao,tijolo , placa com 4c de espessura e telhas

Curiosidade : O local onde foi construido o anexo ficava a 45 metros dos materiais e foi tudo levado para o local em "carrinho" ferro , cimento , sacos
    as vigas foram carregadas em ombros por 5 homens durante 60 metros um peso brutal

Durante quase todos os dias estiveram 3 pessoas a trabalhar contando comigo , nalguns dias só eu e o trolha 1a

O preço final foram 4500€ o que dá creio 90€ o metro , pavimento flutuante já tinhamos e foi colocado por nós e a paredes pintadas por nós (não conta nos 4500)

O anexo tem 8 anos está impecavel e levou muito cimento foi tambem feito um chao com 10 m2 á frente do anexo (malha sol , cimento etc)

Motivos de ter ficado barato

1- Tudo por "fora"

2 -Eu ajudei e tão importante como poupar um salario foi o facto de controlar o que todos faziam

hora de entrada e saida

Produtividade (Em 3 situaçoes foram despedidos trolhas num deles foi logo ao fim da manha quando eu levei mais 9 carrinhos de cascalho no mesmo periodo de tempo )

O trolha de 1a ganhava creio 7€ á hora e disse que cada homem que trazia era pago a 7 euros sendo 4 para o servente e 3 para ele , negociamos e pagamos a 6 euros , 2 para ele 4 para o servente

Conclusão se quiser poupar tem que controlar (além de outras coisas) meticulosamente a mão de obra , não só valores iniciais comohorários e produtividade
    é algo relativamente simples se estiver ao lado deles ou alguém da sua total confiança mas é algo completamente impossivel de fazer se não poder estar perto

Numa obra grande como uma moradia os valores de poupança chegam aos milhares de euros seguramente embora não saiba quantificar mesmo os mais sérios irão sempre arredondar meia hora e 45 minutos ali no fim do mês .... não se esqueça
    obviamente isto é transversal a todos os ramos , acontece em oficinas de automovel frequentemente por exemplo

boa sorte

(caso tenha questões diga posso ter me esquecido de algo mas o essencial espero que entenda)

só nao percebi quanto é que pagou de licença e projectos.... pode por favor esclarecer?

Obrigado
  10.  # 410

Colocado por: loverscout

só nao percebi quanto é que pagou de licença e projectos.... pode por favor esclarecer?

Obrigado

0

Sugiro que tenha em conta :

São 90€ m2

Não levou canalização mas as toneladas de material ficaram a 45 m da obra o que aumentou e muito o trabalho

se quiser poupar tem que controlar (além de outras coisas) meticulosamente a mão de obra , não só valores iniciais comohorários e produtividade

Agora transfira 90€ o m2 para uma vivenda de 250 m2 (embora logicamente existam detalhes de construção (cave etc ) que poderão ficar mais caros some o preço das licenças etc e veja quanto fica o m2

Podia mostrar lhe uma vivenda de luxo com 200 m2 feita por 50000 euros mas se quer que lhe diga como nem sei se está legalizada é melhor não. Foi feita num terreno privado com muros altos e onde já existia uma construçao de habitaçao
    neste caso é de um familiar de notar que ele tem uma empresa que está ligada ao ramo e provavelmente os contactos e conhecimentos que tem permitiram lhe poupar muito em materiais embora tenha optado sempre por coisas muito caras.

Aliás conto lhe algo engraçado no terreno onde foi feito o anexo (bastt grande) decidimos passados 5 anos fazer um armazem (ja tinhamos lá varios) e esse sim teve que ser aprovado pois tinha dimensoes em altura consideraveis quando foram inspeccionar já as vigas estavam no local e foi tudo aprovado até viram esse anexo mas fecharam os olhos

Logicamente para lidar com o estado basta olhar para a MOTA ENGIL e saber como se faz (Eles têm tudo licenciado ganharam centenas de milhões de euros "legalmente" que nós pagamos com obras a situações verdadeiramente criminosas e lesa estado

1-?
    2-Conhecer as pessoas certas
    3-Teoria é uma coisa prática outra

Não existem países sem falhas mas entre muitos outros videos sugiro a todos aqueles que se preocupam muito com a "legalidade" das coisas que vejam estes

http://www.youtube.com/watch?v=XVJfnZxDj3k

http://www.youtube.com/watch?v=rZXZ7OZeypw&list=UUakSi4_ei0aVffdQ4GzdYuA

http://www.youtube.com/watch?v=AyRGCzYQJnk&list=TLBmMVq5WAtk0sncC92PJN2_V90Gu1tqp7

e podia estar aqui a tarde toda a colocar links

Existe um ditado , ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão.
    Em teoria é algo horrivel não pedir facturas , fugir ás obrigações mas na prática e por mais estranho que pareça olhando para um estado parasita , corrupto e sem vergonha é a unica forma de reduzir o volume de parasitas pois sem dinheiro não se alimentam
  11.  # 411

ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão

... mas não deixa de ser ladrão
  12.  # 412

É caso para perguntar:
    Mas afinal quem é o estado?
  13.  # 413

Este homem só anda a pé para nao usar estradas feitas com dinheiro de impostos e nao alimentar os parasitas!
    Este homem nao paga taxas moderadoras... só usa médicos e hospitais privados para assim nao alimentar os parasitas!
    Este homem nunca foi á escola para nao alimentar os parasitas!
    Este homem nao tem os filhos na escola para nao alimentar os parasitas!
    Este homem nao utiliza saneamento publico... é tudo a céu aberto!
    Este homem nao vê TV publica, não vá estar a dar dinheiro aos parasitas!
    Este homem nao vota... nao gosta de parasitas!
    Este homem nao paga IMI para nao alimentar parasitas!
    Este homem nao faz lixo nem precisa que recolham o lixo para nao alimentar parasitas!
  14.  # 414

eu tenho um amigo que nao trabalha, fez a construção da sua mansão, anda de porsche e quando se cansa usa um hummer.....

agora nao me venham dizer que nao se consegue construir por menos de 500 eur/m2

PS: nao tem a ver... foi uma mera comparação que fiz! assim parece este topico!
  15.  # 415

Como no infantário parece que é preciso dizer b-a ba

Pagar para usarem o $ correctamente é uma coisa pagar

ppps

http://www.youtube.com/playlist?list=PLPAKyd_5x-2sa9TtHtKK-8hOSvsUPWBl0

escolas privadas

http://www.youtube.com/watch?v=_9vgmMwLXkU&feature=youtu.be

Não me façam ir a procura de links sobre a tv publica algo que já deveria ter encerrado pois é um foco de parasitismo grosseiro com prejuizos brutais

A Saude é outra área pessimamente gerida com buracos orçamentais incomportaveis e insustentáveis mas curiosamente alguns têm enriquecido rapidamente .

------------

Pagar a parasitas nunca , paga quem não pode fazer outra coisa , custa ler ?

Imagino então se estiverem na classe de quem trab por conta de outrem e não tenha remédio é triste sem duvida quase todas as empresas Portuguesas sem excepção usam todos os subterfugios possiveis e imaginarios para pagar o menos possivel
    e algumas empresas com praticamente monopólios de mercado ou grandes fatias percentuais como JM , Sonae etcetc

Que mundo bonito em que alguns vivem .

Não acordem
  16.  # 416

Só gostaria de relembrar que o post nunca refere que pretendo construir de forma ilegal, sem licenciamentos, ou usando outros métodos para embaratecer a coisa. É uma casa para a família e não vou enterrar dinheiro para depois arranjar problemas. Para isso mais vale estar quieto.

Concordo com o AntonioKhal que Portugal é um país repleto de ilegalidades e gatunos, mas não é sendo iguais a eles que mudamos alguma coisa, isso é perpetuar o estado de ladroagem e a vigarice. E em última instância acabamos por pagar todos essa factura, podem ter a certeza (por uns não pagarem impostos, os que os pagam, pagam muito mais, é certinho).

Adiante, o Antonio acaba por dar dicas que podem ser usadas para embaratecer uma casa e isso é o que aqui importa:

- comprar o material negociando nós a matéria prima
    - contratar com parcimónia e não ter medo de mandar embora quem trabalhe mal
    - controlar intensivamente os horários de quem trabalha para nós
    - manter os materiais de construção perto da obra para baixar custos de transporte (e até para evitar roubos)

Pontos positivos que lhe agradeço e que se aplicam apenas a um modelo de contratação de mão-de-obra (pagos ao dia).

Ninguém aqui neste tópico vai mudar Portugal, nem o quer fazer. Mantenhamo-nos no tema.
  17.  # 417

Desejo-lhe toda a sorte. Mas olhe que isso não é assim tão linear como falar:

Colocado por: mingosm- comprar o material negociando nós a matéria prima

os empreeiteiros por vezes conseguem descontos (sei de casos que conheço na ordem dos 55%), por isso provavelmente fica mais barato deixar "isso" com eles.

Colocado por: mingosm- contratar com parcimónia e não ter medo de mandar embora quem trabalhe mal

isto às vezes sai caro porque já pagou aquela tranche, e a nova empresa vai exigir que seja paga tambem. Aconteceu-me igual com um arquitecto com que deixei de trabalhar. Mas o dinheiro ficou lá com ele.

Colocado por: mingosm- controlar intensivamente os horários de quem trabalha para nós

boa sorte.

Colocado por: mingosm- manter os materiais de construção perto da obra para baixar custos de transporte (e até para evitar roubos)

é preciso que na zona haja bons fornecedores e armazéns.

ainda assim, que tudo corra melhor, e que consiga. Com tanto esforço é bom que valha a pena.
    Concordam com este comentário: alc
  18.  # 418

Valtores, ao contratar e pagar ao dia, o que o AntonioKhal refere acerca da mão-de-obra para mim faz sentido.

Obviamente não se aplica nem faz sentido noutros modelos de contratação.
    Concordam com este comentário: valtores
  19.  # 419

Colocado por: mingosmValtores, ao contratar e pagar ao dia, o que o AntonioKhal refere acerca da mão-de-obra para mim faz sentido.

Obviamente não se aplica nem faz sentido noutros modelos de contratação.
    Concordam com este comentário:valtores

não conheço a sua realidade, mas numa realidade "normal" é quase impossivel haver esse controlo rigoroso (e até encontrar quem esteja disposto a isso).
    Mas mais uma vez, que tudo corra pelo melhor, e se tem capacidades para esse controlo tão apertado, então força!
  20.  # 420

Colocado por: mingosmSó gostaria de relembrar que o post nunca refere que pretendo construir de forma ilegal, sem licenciamentos, ou usando outros métodos para embaratecer a coisa. É uma casa para a família e não vou enterrar dinheiro para depois arranjar problemas. Para isso mais vale estar quieto.

Concordo com o AntonioKhal quePortugal é um país repleto de ilegalidades e gatunos, mas não é sendo iguais a eles que mudamos alguma coisa, isso é perpetuar o estado de ladroagem e a vigarice. E em última instância acabamos por pagar todos essa factura, podem ter a certeza (por uns não pagarem impostos, os que os pagam, pagam muito mais, é certinho).

Adiante, o Antonio acaba por dar dicas que podem ser usadas para embaratecer uma casa e isso é o que aqui importa:

- comprar o material negociando nós a matéria prima
    - contratar com parcimónia e não ter medo de mandar embora quem trabalhe mal
    - controlar intensivamente os horários de quem trabalha para nós
    - manter os materiais de construção perto da obra para baixar custos de transporte (e até para evitar roubos)

Pontos positivos que lhe agradeço e que se aplicam apenas a um modelo de contratação de mão-de-obra (pagos ao dia).

Ninguém aqui neste tópico vai mudar Portugal, nem o quer fazer. Mantenhamo-nos no tema.

O que escrevi foi para que retire o que lhe parecer util sabendo que cada caso é diferente.
    A que se refere com isto ?

que se aplicam apenas a um modelo de contratação de mão-de-obra

É que se alguem lhe der um orçamento essa pessoa tem que fazer contas e nessas contas irá estar a mão de obra

certo ? Basta lhe isso para ter uma ideia , pois das duas uma ou lhe dão um orçamento em que atiram os preços para o ar
    e inflaccionam o preço para eventuais contrariedades ou fazem as contas muito bem feitas e ai o Sr tem que ver

quantidade mao de obra , pessoal hora vezes x horas , cimento , ferro , tijolos , mao de obra etc

Logicamente numa situação destas é impossivel dar um preço certo mas com estimativas bem feitas pode rapidamente ver o que lhe cobram por cada item

Existem 2 problemas um o conhecimento sobre a área se não tiver não sabe em quanto tempo se areia uma parede 10 m2 etcetc outro para controlar a mão de obra sem estar alguem da sua confiança no local esqueça

boa sorte.

0.0359 seg. NEW