Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 461

Colocado por: nunogouveia. Aliás é o que pretendo fazer numa moradia que estou a projetar; claro que ainda não tenho preço do empreiteiro. Até lá são só intenções.

Nuno Gouveia, arquiteto e igualmente disponível para trabalhar neste caso.

http://arqui.planetaclix.pt

um conselho para esse projecto: não prescreva nada daquela empresa do pcferreira, aquilo é muito caro!
  2.  # 462

Colocado por: jorgferr
    É a mentalidade, preferem ter cá uma mansão de 380 m2 para virem cá um mês por ano e viverem lá muitas vezes em apartamentos ou studios com 60 ou 70 m2 (muitas vezes velhos) durante 11 meses por ano. Mas já dizia o meu pai: "há aqui aldeias ao despique para verem quem tem as maiores e mais luxuosas casas".

Uma nota, o senhor nunca disse como vivia lá! disse como eram as tipologias normais, tipo casal sem filhos t1, nascia um filho mudavam para um t2, etc...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • tope
    • 18 outubro 2014

# 463

Colocado por: Martins_31Bloco maciço de betão, estrutura metálica, Etics,lã de rocha e cortiça por dentro, paredes em gesso cartonado. Cozinha do ikea, chão flutuante e louças do aki. Telhado Sandwich com isolamento....pode ser que consiga os tais 300€ m2!!!!

Com estrutura em betão..... Tenho muitas duvidas!! Muitas!
    Concordam com este comentário:nunogouveia,tope

Caixilharia com medidas standard...
  3.  # 464

Colocado por: pc ferreira

Uma nota, o senhor nunca disse como vivia lá! disse como eram as tipologias normais, tipo casal sem filhos t1, nascia um filho mudavamene para um t2, etc...

Sim sim, eu estava a generalizar e acredito que nas novas gerações que emigram a coisa já seja bem diferente.
  4.  # 465

(...) Mas já dizia o meu pai: "há aqui aldeias ao despique para verem quem tem as maiores e mais luxuosas casas".

Caro jorgferr se estiver atento verá que aqui, pelo fórum, também há uma certa mentalidade de despique, na construção de moradias, com muitíssimos pormenores secundários - que é como quem diz perfeitamente dispensáveis-, a bem dizer. No meu lugarejo- outrora- era prática mostrar-se que se era rico e abastado dando as melhores "visitas" (prendas de casamento) aos afilhados. Os padrinhos podiam ser "ladrões" mas nunca pobres! Quantas vezes se endividavam para fazerem "figura" e o mesmo se passava com os convidados. Não é assim tão surpreendente!...
  5.  # 466

É a mentalidade, preferem ter cá uma mansão de 380 m2 para virem cá um mês por ano e viverem lá muitas vezes em apartamentos ou studios com 60 ou 70 m2 (muitas vezes velhos) durante 11 meses por ano. Mas já dizia o meu pai: "há aqui aldeias ao despique para verem quem tem as maiores e mais luxuosas casas".

60 ou 70m2?isso é luxo.
    é mais 20 ou 25m2
  6.  # 467

Colocado por: tiago_eco

60 ou 70m2?isso é luxo.
    é mais 20 ou 25m2

Não percebi bem, o luxo é fazerem em Portugal moradias com 380 m2 e não viverem lá fora em 60 ou 70 m2.
    • DR1982
    • 18 outubro 2014 editado

# 468

Não percebi bem, o luxo é fazerem em Portugal moradias com 380 m2 e não viverem lá fora em 60 ou 70 m2.

Penso que o que o Tiago_ eco quiz dizer que os ca ca vivem em apartamentos de 60 ou 70m2 isso e considerado luxo o "comum" e viver se em 20 ou 25 m2...
    E que muitos desses com moradias de 380 m2 em portugal ca vivem nesses mesmos 20 ou 25 m2

P.s eu então sou mesmo triste porque vivo num studio de 20 m2 e pago renda em portugal :(
  7.  # 469

Ainda estou para entender a necessidade de casas de 200, 300 e mais metros quadrados. Simplesmente não entendo, é que nem um investimento é, nos dias de hoje é muito parvo quem compra uma palácio destes. A manutenção, o IMI, o consumo energético a limpeza... deveria assustar qualquer um. Quer dizer entendo que uma pessoa com bons rendimentos e 2 ou 3 filhos necessite e possa suportar uma casa desta, agora a maior parte da nossa classe média... Mas parece que estes palacetes são o standard em Portugal. Vou ter que construir uma casa de 110 metros porque simplesmente no mercado não encontro casas desta dimensão. Não quero de forma alguma uma casa com uma área superior a 110/120 metros, mas não existem. Acho que o estado deveria agravar o IMI sobre as habitações com áreas superiores a 140 metros e baixar o IMI a habitações com áreas inferiores a esta. Quem quer grandezas deve pagar impostos de acordo com essas grandezas.
  8.  # 470

Colocado por: DelfimQuem quer grandezas deve pagar impostos de acordo com essas grandezas.

E é assim que funciona, quanto mais área mais IMI paga. Uma casa no centro de Lisboa paga mais do que outra com a mesma área na aldeia, se tem piscina paga mais, se tem garagem paga mais, ect.
    Concordam com este comentário: eu
  9.  # 471

Colocado por: DelfimAcho que o estado deveria agravar o IMI sobre as habitações com áreas superiores a 140 metros e baixar o IMI a habitações com áreas inferiores a esta.

Já é assim.
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 472

Se já é assim, optimo. Agora, porque não constroem os empreiteiros casas mais pequenas ? As famílias são cada vez mais pequenas, porque é que só vemos topologias T4 e T3, com áreas acima dos 200 metros ? Não é rentável construir mais pequeno ? Os tugas não querem ? Não há mercado ?
  11.  # 473

Colocado por: DelfimSe já é assim, optimo. Agora, porque não constroem os empreiteiros casas mais pequenas ? As famílias são cada vez mais pequenas, porque é que só vemos topologias T4 e T3, com áreas acima dos 200 metros ? Não é rentável construir mais pequeno ? Os tugas não querem ? Não há mercado ?

Pessoalmente, eu considero que é uma questão puramente cultural. Até a alguns anos a esta parte, em Portugal era muito ter fácil adquirir um financiamento para habitação. Então o pessoal metia-se a construir grandes palácios. Basicamente era "mais olhos que barriga".
    Agora as coisas estão muito diferentes e muito mais complicadas, então o pessoal tenta ser mais "modesto" e realmente construir de acordo com as suas necessidades.
    Mas é claro que ainda existe pessoal com dinheiro e que se pode permitir de construir grandes casas.

Mais uma vez realço a esta é apenas um opinião pessoal, sem qualquer tipo de ataques a ninguém.
    As coisas são como são e ponto final. E é sempre bom sinal que ainda haja pessoas com essas possibilidades...
  12.  # 474

Eu vejo os vários casos na minha familia.

Os meus avós sempre viveram em moradias pequenas, mas cabia toda a famelga nas almoçaradas e afins.

Tanto os meus pais como os meus tios têm moradias muito maiores do que realmente necessitam e acabam por não usar metade dos edificios.

Eu vivo num pequeno T2 com quase 100m2 em que cabe toda a famelga nas almoçaradas e afins.

A minha prima tem uma boa moradia, com divisões com boas dimensões e no entanto é bem mais pequena que as moradias acima referidas.

Acho que com as novas gerações vão ter mesmo que reduzir o tamanho das suas casas por vários factores (impostos, o dinheiroque é preciso para construir esses mamarrachos, o fim dos empréstimos fáceis, etc).
  13.  # 475

Sinceramente acho que uma moradia de tipologia t3 não e exagerada , basta ver uma família com um casal de filhos e está a casa cheia!
    Se calhar reduzir os custos com aspiração central, soalho em madeira xpto , cozinhas xyz , wc com peças de marca x desenhadas por y etc etc ,talvez esses tipos de " luxos" e que se poderá abdicar!
    Mas falo assim talvez porque tenho noção das minhas possibilidades, porque com uma carteira bem recheada certamente que pretendia uma grande mansão com tudo o que se pode querer...
  14.  # 476

Aqui no meu concelho há bastantes casas à venda, algumas são retomas do banco, algumas são novas, e já estão no mercado há bastante tempo, bem para cima de 24 meses. O problema é que são todas de topologia T4 com áreas enormes... e por conseguinte, parecem não interessar a ninguém, ora se fossem mais pequenas seriam por ventura mais baratas e talvez se vendessem melhor. Se calhar sou eu que penso demasiado nos custos de manutenção, do consumo energético dos impostos, do custo de mobilar toda essa área...
  15.  # 477

ainda não percebi o que são para voces casas grandes... são casas com 300 ou 400 m2 de area util? É que isso depende muito das necessidades de cada um. Se for uma familia cheia de filhos e netos e primos e tias, não vejo qual o inconveniente de uma casa grande. Se for para um casal com um filho, secalhar 150 ou 200 metros chega. Claro que quanto maior mais cara, mas isso é como os carros, ou como tudo na vida.. e há bolsos para tudo.
    Concordo que casas demasiado grandes se tornam sobretudo frias e divisões fechadas não é nada simpático de se ver. Mas acho que nos dias de hoje as pessoas já pensam quase todas assim e já fazem algo mais à medida das suas necessidades.
    Concordam com este comentário: Martins_31, DR1982
  16.  # 478

Concordo com o valtores,
    Acho que uma casa tem que ser adequada as necessidades e carteira de cada um, sou contra aquelas famílias que tem por exemplo duas cozinhas, embora compreenda a sua necessidade em alguns casos, sou contra quem tenha uma sala para utilizar na páscoa, sou contra quem faz anexos antes de construir casa para assim evitar pagar renda, constroi a casa e continua a viver nos anexos para manter a casa " nova" limpa e arrumada ( conheço casos destes)
    Agora não podemos e generalizar, cada caso e um caso, e as necessidades das famílias são diferentes assim como a sua forma de viver, espaço nunca e demais Quando não e em exagero, e muito sinceramente não me parece que sejam 20 ou 30 metros quadrados a mais ou a menos que influenciem assim tanto o custo de uma casa!
    Concordam com este comentário: Martins_31, valtores
  17.  # 479

Colocado por: DR1982Sinceramente acho que uma moradia de tipologia t3 não e exagerada , basta ver uma família com um casal de filhos e está a casa cheia!
    Se calhar reduzir os custos com aspiração central, soalho em madeira xpto , cozinhas xyz , wc com peças de marca x desenhadas por y etc etc ,talvez esses tipos de " luxos" e que se poderá abdicar!
    Mas falo assim talvez porque tenho noção das minhas possibilidades, porque com uma carteira bem recheada certamente que pretendia uma grande mansão com tudo o que se pode querer...

A questão é: uma moradia T3 pode ter 120 m2, 150, 180, etc m2 e a diferença de preço deve ser significativa...
    • DR1982
    • 18 outubro 2014 editado

# 480

La está tem de ser ajustadas as necessidades de cada um, e por vezes a diferença e mesmo da organização da casa e isso faz muita diferença, vê se casas muito grandes e com muita área desperdiçada, agora não acho que se deva recuar no tempo e ir buscar as casas do tempo dos avós em que se tinha uns quartos onde cabia uma cama e uma caixa de madeira!
    Uma casa t3 com 150 a 200 m2 acho normal e necessário
    Concordam com este comentário: Martins_31

0.0980 seg. NEW