Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: mingosmPS: estava por exemplo ontem à noite a ler aqui um tópico em que se referia que um servente não ganhava menos de 70€/dia se não me engano.

Não ganham 70€ por dia, mas custam 70€ por dia, o que é muito diferente.
  2.  # 42

Picareta
    Não ganham 70€ por dia, mas custam 70€ por dia, o que é muito diferente.

O que dá a módica quantia de 1400€ por mês e ainda ficam com oito dias livres para fazerem umas »bricolas«, por fora. Estes (os tais serventes) não precisam de emigrar nem têm que se preocupar se »1000€ dão para viver em Portugal«. Espero arranjar serventes mais em conta! Não acredito que estes valores se pratiquem em todo o país. Irra... ainda dizem que os »especuladores« foram todos para o governo! Por favor... não digam que a construção civil está »às moscas«, ou em crise! Ou é como diz o ditado(?): Em terra de cego quem tem olho é rei!
    Concordam com este comentário: mmoloch
  3.  # 43

Um servente ganha 1400 euros limpos por mês? Acho muito bem. O trabalho é durissimo.
    Concordam com este comentário: Casa1980, Jota5
  4.  # 44

Colocado por: maria rodriguesO que dá a módica quantia de 1400€ por mês

Não percebeu o que eu disse. Eu disse que um servente custa 1400€/mês (ou mais), mas ganha menos de metade.

Se eu tiver um servente que ganha 700€/mês, custa à minha empresa 1400€ (regra geral é um pouco mais do dobro), pelo que teria que cobrar mais de 1500€ por mês a um cliente pelo serviço efectuado pelo servente....há quem chame a isto ganância !!!!
  5.  # 45

Italiano
    (...) O trabalho é durissimo.

O trabalho era duríssimo!... Hoje já se compra quase tudo »feito e à medida«. As máquinas fazem muita coisa, já lá vai o tempo em que tudo era »feito à unha«!... Já nem a estiva é um trabalho duríssimo, como era antigamente. Ressalvo que depende do ponto de vista de cada um, obviamente!
  6.  # 46

O trabalho era duríssimo!... Hoje já se compra quase tudo »feito e à medida«. As máquinas fazem muita coisa

Bem se vê que não faz ideia da dureza do trabalho de um pedreiro - ou de um servente de pedreiro, ainda mais duro. Seja nos dias invernais de geada ou no verão, o trabalho é duríssimo e desafio qualquer um que diga o contrário a passar um dia num obra
    Concordam com este comentário: toragrossa, Jota5
  7.  # 47

Picareta
    (...) mas ganha menos de metade. (...)

Bom Picareta, fico confusa... Porque recebe menos de metade? São os impostos? Na minha zona um pedreiro, já reformado, ganha entre os 8 e os 10€ à hora; recebe pela »porta do cavalo«(?), digo eu! Mas é o »artista«, o responsável pela obra, (de pequenas dimensões) e não o servente... que penso que não passa dos 6€ à hora e já é muito dinheiro. Toda a gente se queixa de crise na construção civil, mas pelos meus lados (na minha região), as pessoas não conseguem, facilmente, arranjar um pedreiro ou um servente, porque estão todos cheios de trabalho! E mais... só fazem as pequenas obras (»bricolas«) ao sábado. E, no verão, depois de saírem das obras ainda vão ganhar meio-dia, durante a semana!
  8.  # 48

Colocado por: maria rodriguesBom Picareta, fico confusa...

Vou ter que fazer um desenho ;))

Os custos que uma empresa de construção tem com um funcionário, são o dobro do ordenado do funcionário (mais coisa menos coisa).

Ao ordenado do funcionário a empresa tem que acrescentar: TSU, seguros, medicina no trabalho, custos indirectos (contabilista, administrativos, ornamentista, gerência), e mais alguns que agora não me recorda, o que perfaz o dobro do ordenado (eu já fiz essas contas e dava um bocadinho mais do dobro).

Se um servente ganha 700€, a empresa onde ele trabalha, ao fim do mês tem um custo com esse funcionário de 1400€ .

Colocado por: maria rodriguesNa minha zona umpedreiro, já reformado, ganha entre os 8 e os 10€ à hora; recebe pela »porta do cavalo«(?)

Pensei que estivéssemos a falar de situações legais.
  9.  # 49

j cardoso
    Bem se vê que não faz ideia da dureza do trabalho de um pedreiro - ou de um servente de pedreiro, ainda mais duro. Seja nos dias invernais de geada ou no verão, o trabalho é duríssimo e desafio qualquer um que diga o contrário a passar um dia num obra

Desculpe contrariá-lo, mas faço ideia, sim senhor! Acredite se quiser: dei muitas vezes serventia a pedreiros. Noutros tempos, os nossos pais quando não tinham filho homem, obrigavam as filhas a fazer esses trabalhos duros, quando era preciso. E mesmo hoje, que já não sou uma jovem, se não fossem as mazelas desses tempos idos, ainda daria o meu contributo dentro das minhas possibilidades físicas. E quanto a frio quando eu protestava, o meu pai respondia-me: »quem trabalha, não tem frio«. E olhe que é verdade! Falta dizer que as gerações mais velhas, na sua grande maioria, tiveram vidas muito duras, difíceis!
  10.  # 50

Se faz ideia então devia saber que ainda hoje nem tudo é feito à máquina e que há seviços bem duros nesse trabalho.
    Também na novas gerações há quem tenha trabalho e vida bem dura, pode acreditar. Não dogo isto por dizer, também sou de outra geração
  11.  # 51

Colocado por: maria rodriguesDesculpe contrariá-lo, mas faço ideia

voce não faz ideia o que é a construção minha senhora, pensa por ajudar uns meses já sabe o que é trabalhar na construção??

um medico tem direito de ganhar 80 euros em 15 min, um empregada de limpeza 6 euros/hora, um mecanico 17 euros hora, e um pedreiro 6 euros e apanha uma vida de mouro, lá sabe voce o que é a construção..
    Concordam com este comentário: Jota5
  12.  # 52

lá sabe voce quanto custa uma maquina que está há sua frente...e se estourar na sua obra uma maquina quem paga? não me diga que sabe o que é construção
  13.  # 53

Picareta
    Vou ter que fazer um desenho ;))(...)

Obrigada pela gargalhada que me arrancou! Brincadeira..., só pode! Quanto a contabilidades, como dona de casa ainda sei fazer umas contas, sem contar pelos dedos!
    Pensei que estivéssemos a falar de situações legais.

Não me obrigue a pensar que, ingenuamente, nunca ouviu falar em economia paralela!... Acha que não passa de uma fantasia? Digamos que num Fórum ninguém vai assumir que conhece, já ouviu falar, etc., etc., etc.! Quando lhe falo de »bricolas« acha que alguém vai pedir um recibo verde ou uma factura, ao servente ou ao pedreiro? Claro, que sim! Somos todos muito responsáveis e amigos do Fisco! E não, não vamos perpetuar este discurso, somos todos pessoas bem intencionadas, é um facto!
  14.  # 54

ins.Bruno
    (...) voce não faz ideia o que é a construção minha senhora, pensa por ajudar uns meses já sabe o que é trabalhar na construção??(...)

Acredite se quiser. Não tenho que demonstrar nada! E nem lhe vou explicar como eram feitos os adobes em cimento (hoje blocos), feitos pelo meu pai, com a minha ajuda. A casa de família teve muito do meu contributo porque os tais adobes, foram todos feitos, artesanalmente, pelo meu pai, porque, já naquele tempo, eram caríssimos. C'est la vie... nem todos nasciam em berços de ouro!
  15.  # 55

Devo ser dos poucos em Portugal que não ganha estes ordenados magníficos que por aqui se fala.

Devia ter ido escolhido uma profissão meramente física (ainda estou para ver em que é especializado um servente para justificar 70€/dia, não falo de trolhas e pedreiros, atenção) em vez de queimar pestanas horas a fio para ser mal pago...

E essa coisa de um funcionário custar o dobro do seu salário, mesmo não sendo contabilista, faz-me muita confusão. Mas, quem souber que esclareça. Não me atrevo a contradizer pois não sei. Mas, que desconfio que não sejua bem assim, desconfio.

A realidade é esta, há demasiada especulação no mercado e os valores que se cobram para construir são uma aberração. Como é possível no meu caso ter 3 orçamentos (para uma casa barata), sempre com os mesmo materiais, em que os valores são:

- orçamento 1: 600€/m2
    - orçamento 2: 630€/m2
    - orçamento 3: 710€/m2

Olhando para os 3 orçamentos, a única diferença é... a construtora e a margem de lucro de cada uma. Ora fazendo umas contas rápidas em cima do joelho, entre o orçamento mais barato (que já inclui o lucro da empresa que repito todos têm direito, não é isso que está em causa, mas sim os abusos), bom repetindo, entre o orçamento mais baixo e o mais elevado há 110€/m2 de diferença, o que numa casa de +- 150m2 resultaria numa margem adicional de 16.500€...

Dá que pensar.

PS: Os construtores em grande parte estão a ir à falência porque não há quem compre casas pois o financiamento já não é o que era. E desconfio que o outro motivo se chama ganância. Ainda não vi um construtor pobre. Querem ganhá-lo todo e depois ficam com as casas às moscas sem que ninguém lhes pegue, até começarem a ter problemas em pagar as suas próprias contas. E mesmo assim, vão orgulhosamente ao fundo mas a preços mais baixos não vendem... Incompreensível.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, mmoloch
  16.  # 56

sr mingosm, voce não percebe como muita gente aqui que um operário recebe 700 euros/mes, porque só olham ao que ganham ao dia, e pegam numa calculadora e 70X20 igual a 1400, epá isto é ganhar, então qual a parte que voce não percebe que 200 euros mes é para a caixa, um mes o trabalhador não trabalha, ferias claro, seguro tem se pagar como a despesas das maquinas tambem, imagine se tiver de pagar 13 mes e de ferias? quem paga esta despesa??

um patrão tem de ter lucro sobre o empregado, ou o seu patrão não ganha com o seu trabalho??

Colocado por: mingosmOlhando para os 3 orçamentos, a única diferença é... a construtora e a margem de lucro de cada uma. Ora fazendo umas contas rápidas em cima do joelho, entre o orçamento mais barato (que já inclui o lucro da empresa que repito todos têm direito, não é isso que está em causa, mas sim os abusos), bom repetindo, entre o orçamento mais baixo e o mais elevado há 110€/m2 de diferença, o que numa casa de +- 150m2 resultaria numa margem adicional de 16.500€...

Dá que pensar

é bom que perceba bem de construção para chegar a essa conclusão, porque existe betão e betão......
  17.  # 57

j cardoso
    Se faz ideia então devia saber que ainda hoje nem tudo é feito à máquina e que há seviços bem duros nesse trabalho.
    Também na novas gerações há quem tenha trabalho e vida bem dura, pode acreditar. Não dogo isto por dizer, também sou de outra geração

Claro que sim, j cardoso, não generalizemos! Quando vejo um pedreiro ou um servente empoleirado num telhado; a manusear os materiais de um lado para o outro; a erguer uma parede, etc., sei que são tarefas duras e arriscadas! Mais arriscadas (às vezes), do que duras. Hoje ninguém (salvo raras excepções) carrega baldes de cimento, lá para o alto, descarrega tijolos ou telhas, a braço, faz passar as telhas de uns para outros (cá de baixo para cima...) quando é para telhar a casa, carrega ou descarrega a areia para a obra, faz massa manualmente, etc., etc., etc. Até o cimento (betonilha?) para as lajes, já vem feito e pronto a colocar no lugar, basta guiar as mangueiras! Resumindo: pode ser tão difícil como cavar terra seca, plantar bacelo, ou desmatar os pinhais, hoje! As máquinas fazem quase tudo! Embora ache muito duro desmatar, mesmo com o auxílio das roçadoiras . Portanto o que digo é que há profissões muito bem pagas, umas mais do que outras, e a dureza do ofício não suplanta umas mais do que outras.
  18.  # 58

Não me atrevo a contradizer pois não sei. Mas, que desconfio que não sejua bem assim, desconfio.

Pois pode acreditar que é verdade. Um servente não ganha 70 € por dia mas custa à entidade patronal esse valor. Que não queira acreditar já é outra coisa, cada um acredita no que quer.
    Aliás a sua intervenção enferma de outras confusões. Uma delas é a confusão que faz entre quem constrói - os empreiteiros - e quem vende - o promotor imobliário. a maioria das vezes o empreiteiro limita-se a prestar um serviço - o de construir - a outra entidade - o promotor. Esse sim, é quem vende e quem define o valor de venda, o empreiteiro não tem nada que ver com isso.
    Agora vamos aos seus orçamentos. Vou admitir que é como diz e que se referem exactamente aos mesmos materiais. Quem fez o mapa de quantidades? Entre os 2 orçamentos mais baixos há uma diferença de 5%. Várias hipóteses se abrem: pode realmente ser um caso em que um dos proponentes pretenda uma margem de lucro maior mas há também a considerar os preços a que conseguem os materias. Acredite que nem todos conseguem comprar ao mesmo preço pelo que lhes fica mais caro construir, daí a diferença. Tudo isto para dizer que acho compreensível uma diferença de 5%, já acho mais difícil de aceitar uma diferença de 18%.
    Mas atenção, isto não garante que o preço mais correcto seja o mais baixo ou sequer que seja algum desses. Na verdade o que a minha experiência me diz é que geralmente os orçamentos mais baixos, quase milagrosos, são o maior perigo para quem quer construir. Também me diz que isto que eu disse não adianta nada porque a maioria dos clientes acredita que o caso deles vai ser diferente e que vão conseguir um milagre com aquele construtor que apresenta um preço tão abaixo dos outros.

PS1: não sou construtor nem ganho dinheiro com eles, os meus clientes são o consumidor final e os promotores - os tais, os que levam a "massa" que muitos acham que vai para os bolsos dos empreiteiros.

PS2:
    Ainda não vi um construtor pobre.

Se não vê os só pode andar a dormir, o que não faltam é empreiteiros falidos
    Concordam com este comentário: Picareta, ins.Bruno
  19.  # 59

Colocado por: j cardosoAinda não vi um construtor pobre

olhe que ainda esta semana vai dar uma reportagem sobre empreiteiros que ficaram sem nada. na sic ,sexta feira
    • mog
    • 4 junho 2014 editado

# 60

Colocado por: mingosm

E essa coisa de um funcionário custar o dobro do seu salário, mesmo não sendo contabilista, faz-me muita confusão. Mas, quem souber que esclareça. Não me atrevo a contradizer pois não sei. Mas, que desconfio que não sejua bem assim, desconfio.

Permita-me contas rápidas de merceeiro:

Salário base (anual): 700 euros x 14 = 9800
    Sub Alimentação: 5 euros x 20 dias x 11 meses = 1100
    Seg. Social: +- 2300 euros
    total: 13200 euros / 12 meses = 1100 euros

Falta: seguro de acidentes de trabalho; medicina no trabalho; formação profissional.Não sei quanto custa isto.

Claro que faltam os restantes custos de estrutura que o Picareta referiu, e que têm de ser imputados ao custo horário, mas já nem vou por aí... e que o trabalhador só deverá trabalhar, em princípio, 11 meses
    Concordam com este comentário: Picareta, jorgealves, Dj_C, joao_n

0.0348 seg. NEW