Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ins.Bruno
    (...) mas afinal quantas horas de trabalho são?? (...)

    É só fazer as contas: das oito horas da manhã (com uma hora para almoço) até às dezassete- de segunda a sexta-. No verão, entre as dezassete e trinta e as vinte horas, ainda é de dia. São pelo menos duas horas e meia por dia, vezes cinco dias por semana, igual a doze horas e meia; mais quatro ou oito horas ao sábado, conforme a vontade ou o interesse. E mais tenho para dizer: o encarregado era o primeiro a fazer »sinal« aos serventes (tipo a apontar para o relógio, antes das cinco da tarde) e ala que se faz tarde! Pulavam para a camioneta, e às cinco horas e cinco minutos já iam longe. Escusado será dizer que a obra não era nossa, era apenas coincidência andarmos ocupados, no nosso trabalho, mesmo próximo dos profissionais. Não estou a generalizar, porque só posso falar do que vejo e do que oiço. Sim, porque há outros »patrões« (donos de obra), nossos conhecidos, que também reclamam do que pagam, e ainda desabafam que querem um pedreiro (não sei qual é a diferença entre este e um trolha) e não o encontram. Agora que há profissões bem pagas, lá isso há!... E continuo a afirmar: Em terra de cego, quem tem olho é rei! Trocado em miúdos, quem não souber nada de construção civil, tem mesmo que se sujeitar a pagar o que lhe exigirem.
    Concordam com este comentário: mmoloch
  2.  # 2

    Colocado por: simples

    Se lhe dão orçamentos diferentes para os mesmos trabalhos, com os mesmos materiais, com a mesma qualidade, com o mesmo prazo de execução, com as mesmas garantias, com as mesmas condições laborais, com a mesma maquinaria, com o mesmo tempo de deslocação para a obra, etc., etc., etc., resumindo, se tudo for igual então sim está a ser enganado e mesmo assim é livre de optar pelo orçamento que mais lhe agradar. Ninguém lhe vai apontar uma pistola para aceitar o orçamento mais caro. No entanto pelo que referi anteriormente já deve ter percebido que os pressupostos de um orçamento raramente são iguais.


    Eu sei que os pressupostos de um orçamento raramente são iguais e que a qualidade do trabalho, dos materiais e dos acabamentos também se paga... mas não podem querer justificar todas as diferenças astronómicas entre orçamentos com esses pressupostos, existem diferenças que são injustificáveis e vocês, que são profissionais da área mais que ninguém deviam assumir que existem empreiteiros que são intrujas, outros que são gananciosos... existem maus profissionais em todas as áreas de trabalho e estes não merecem ser defendidos por ninguém!... são os maus profissionais que dão má fama aos empreiteiros em geral e custa-me ver outros empreiteiros a defender os maus profissionais que dão má fama a construção civil, a tentarem justificar o injustificável muitas vezes com argumentos ridículos e irracionais... é isso que eu não entendo... o que leva um profissional de uma área a defender outro profissional que não conhece de lado nenhum?... o que leva um profissional da área a tentar justificar o injustificável?

    Na experiência que passei apenas o empreiteiro do orçamento mais baixo informou-me que não queria fazer o trabalho sem iva!... dos 6 orçamentos que recebi só em 2 dos mais baratos é que recebi informações legais sobre a empresa dos empreiteiros (Nº contribuinte, Nº Alvarás e Nº da apólice de seguro). Recebi um orçamento de 5000€, dois orçamentos de 5500€, um de 6500€, um de 7750€ e um de 12750€... neste forum quase que me tentaram convencer que os cinco primeiros orçamentos é que estavam errados e o orçamento de 12750€ é que estava correcto, que este empreiteiro é que tinha uma empresa totalmente legal justificando assim os 12.750€, estranhamente este empreiteiro não me deu nenhuma informação legal sobre a sua empresa, essa informação só veio incluída no orçamento de 5000€ e num de 5500€... mas mesmo assim ainda tentaram justificar uma diferença de mais de 110%... não seria mais fácil assumir que até existem alguns empreiteiros que são intrujas?

    Isto é tudo muito bonito porque estamos a falar de construção civil mas e se falarmos de outra coisa qualquer?... ali o senhor empreiteiro foi dar um passeio de fim de semana com o seu automóvel e teve um acidente, pega no seu automóvel e leva-o a uma oficina e apresentam-lhe um orçamento de 12.000€, depois repara que existe outra oficina no fundo da rua e para o mesmo arranjo do automóvel apresentam um orçamento de 5000€... o que é que o senhor empreiteiro vai pensar?... vai pensar exactamente o mesmo que os clientes de alguns empreiteiros pensam, estão a tentar enganar-me, os "gajos" daquela oficina são intrujas e gananciosos...

    Eu, enquanto cliente, registei-me neste forum para obter ajudas, opiniões, etc etc, para que a remodelação do meu T4 decorresse sem problemas e por um preço justo para ambas as partes... é para isso que este forum existe mas parece que andam por aqui alguns iluminados que não têm vontade nenhuma de ajudar o próximo, de aconselhar o próximo... só tentam justificar o injustificável recorrendo por vezes a argumentos ridículos e irracionais, se calhar até o fazem inconscientemente mas a imagem que passam para pessoas que estão na posição de clientes é que só estão aqui para defender margens de lucro astronómicas em vez de aconselharem e ajudarem o próximo, felizmente são uma minoria e a maioria esta cá para ajudar e aconselhar o próximo.
  3.  # 3

    Colocado por: mmolochEu sei que os pressupostos de um orçamento raramente são iguais e que a qualidade do trabalho, dos materiais e dos acabamentos também se paga... mas não podem querer justificar todas as diferenças astronómicas entre orçamentos com esses pressupostos, existem diferenças que são injustificáveis

    Todas as diferenças são justificáveis, mesmo a diferença na margem de lucro.

    Colocado por: mmolochexistem empreiteiros que são intrujas, outros que são gananciosos...

    Qual é o problema de um empreiteiro querer 50% de lucro ? Se apresenta orçamentos com 50% de lucro e continua a ter clientes, o problema não é do empreiteiro é dos clientes.

    Colocado por: mmolocho que leva um profissional de uma área a defender outro profissional que não conhece de lado nenhum?

    Eu não defendo ninguém, mas se alguém apresenta um orçamento com uma margem de 50% e o cliente aceita, o problema não é de quem apresenta o orçamento, mas sim de quem o aceita, isto independentemente da actividade.

    Colocado por: mmolochNa experiência que passei apenas o empreiteiro do orçamento mais baixo informou-me que não queria fazer o trabalho sem iva!...

    hehehe...está a gozar, não?..você é que paga o iva, não é o empreiteiro, nenhum empreiteiro se nega a facturar os trabalhos que executa, os clientes é que não querem pagar o iva!!!

    Colocado por: mmolochdos 6 orçamentos que recebi só em 2 dos mais baratos é que recebi informações legais sobre a empresa dos empreiteiros (Nº contribuinte, Nº Alvarás e Nº da apólice de seguro).

    E qual é o problema, não sabe pergunta !!

    Colocado por: mmolochRecebi um orçamento de 5000€, dois orçamentos de 5500€, um de 6500€, um de 7750€ e um de 12750€... neste forum quase que me tentaram convencer que os cinco primeiros orçamentos é que estavam errados e o orçamento de 12750€ é que estava correcto,

    fala, fala, mas não mostra os orçamentos...mostre.

    Colocado por: mmolochestranhamente este empreiteiro não me deu nenhuma informação legal sobre a sua empresa,

    Pediu?
    Você fala muito, mas não mostra nada, enquanto não mostrar os orçamentos vou continuar a achar que

    Colocado por: mmolochEu, enquanto cliente, registei-me neste forum para obter ajudas, opiniões, etc etc, para que a remodelação do meu T4 decorresse sem problemas e por um preço justo para ambas as partes...

    Você fala muito, mas não mostra nada, enquanto não mostrar os orçamentos não vou acreditar em nada do que diz.
    Increveu-se para obter ajudas (receber informação), mas não disponibiliza nenhuma informação.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaTodas as diferenças são justificáveis, mesmo a diferença na margem de lucro.


    Todos nós enquanto clientes sabemos qual é o sinonimo da sua afirmação.


    Colocado por: PicaretaQual é o problema de um empreiteiro querer 50% de lucro ? Se apresenta orçamentos com 50% de lucro e continua a ter clientes, o problema não é do empreiteiro é dos clientes.


    Muito obrigado por ter informado os utilizadores do forum das práticas imorais e desonestas de alguns empreiteiros... o problema não é do empreiteiro é dos clientes?.. o senhor picareta já ouviu falar de palavras tipo Justo, Honesto, Moral, Ética?... e do seu significado?... não do seu significado no papel mas do seu significado numa civilização!


    Colocado por: PicaretaEu não defendo ninguém, mas se alguém apresenta um orçamento com uma margem de 50% e o cliente aceita, o problema não é de quem apresenta o orçamento, mas sim de quem o aceita, isto independentemente da actividade.


    Mais uma vez, muito obrigado por ter informado os utilizadores do forum das práticas imorais e desonestas de alguns empreiteiros... mais uma vez, o problema não é do empreiteiro é dos clientes?.. o senhor picareta já ouviu falar de palavras tipo Justo, Honesto, Moral, Ética?... e do seu significado?... não do seu significado no papel mas do seu significado numa civilização!


    Colocado por: Picaretahehehe...está a gozar, não?..você é que paga o iva, não é o empreiteiro, nenhum empreiteiro se nega a facturar os trabalhos que executa, os clientes é que não querem pagar o iva!!!


    Quando lemos algo temos de saber interpretar o que acabamos de ler... "Na experiência que passei apenas o empreiteiro do orçamento mais baixo informou-me que não queria fazer o trabalho sem iva!"... ou seja, o empreiteiro queria que todo o trabalho fosse facturado. Ponto, não faça mais filmes, já reli a frase que escrevi e não consigo perceber onde foi buscar a ideia que o empreiteiro é que pagava o iva, etc etc. É uma frase simples e de fácil interpretação, o empreiteiro queria que todo o trabalho fosse facturado porque quase todos os seus clientes pediam para não ser facturado mas ele, o empreiteiro, tinha de facturar o máximo de trabalhos para as Finanças não lhe caírem em cima mas era complicado porque quase todos os clientes pediam para não pagar iva e se ele, o empreiteiro, se não aceita perde os clientes.


    Colocado por: PicaretaE qual é o problema, não sabe pergunta !!


    Correndo o risco de estar errado... os empreiteiros não têm o dever de fornecer essa informação?... pelos menos, moralmente têm, é por isso que essa informação foi incluída em dois dos orçamentos recebidos.


    Colocado por: Picaretafala, fala, mas não mostra os orçamentos...mostre.

    Você fala muito, mas não mostra nada, enquanto não mostrar os orçamentos vou continuar a achar que

    Pediu?
    Você fala muito, mas não mostra nada, enquanto não mostrar os orçamentos vou continuar a achar que

    Increveu-se para obter ajudas (receber informação), mas não disponibiliza nenhuma informação.



    O que o senhor picareta acha ou deixa de achar é-me completamente indiferente, as suas afirmações falam por si. Não tenho nenhum problema em digitalizar os orçamentos se achar que isso é benéfico para mim enquanto cliente mas o senhor Picareta só quer ver os orçamentos para conseguir inventar mais argumentos que protejam as tais margens astronómicas, as tais margens acima de 50% a comparar com a média do mercado nacional, se o senhor Picareta tivesse mostrado interesse genuíno em ajudar-me na remodelação e na escolha de um empreiteiro não tinha nenhum problema em digitalizar os orçamentos e continuo a não ter problema nenhum em digitalizar os orçamentos se achar que isso é benéfico para a remodelação, até porque a remodelação só vai começar na próxima semana, na quarta-feira, espero eu. É-me completamente indiferente o que o senhor Picareta acredita ou deixa de acreditar, se o senhor Picareta acredita que eu me registei neste forum para andar a inventar valores de orçamentos esta no seu pleno direito por mais irracional que isso seja.

    Seria interessante que outros profissionais da área respondessem ás afirmações do senhor Picareta e se concordam com as mesmas.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  5.  # 5

    Eu acho que ao cliente, interessa o trabalho bem feito e o preço. Estranho um pouco o facto de, perante uma diferença tão grande entre o orçamento mais baixo e o orçamento mais alto, a justificação seja de que, o empreiteiro que apresenta o orçamento mais baixo, não tem os custos do empreiteiro mais carote, ou porque tem uma pequena estrutura ou porque paga menos aos seus trabalhadores ,ou porque não tem seguro ou porque... enquanto o outro tem uma estrutura maior, e tem maquinaria, e tem seguros e almoça todos os dias no restaurante e... portanto tem um custo que se deve reflectir no orçamento apresentado. Ora o dono da obra não quer saber disto para nada, quer é preço e trabalho bem executado, se há um empreiteiro que apresenta um orçamento muito mais baixo que outro, das duas uma, ou é uma pessoa que sabe gerir muito bem a sua empresa e portanto muito mais eficiente que os outros, ou então contenta-se em ter trabalho e com isso tirar um ordenado e talvez 2 ou 3% de lucro. Agora o mercado é isto mesmo, nestes últimos 5 anos as coisas mudaram radicalmente, o que interessa é o preço, mas é em tudo, até nas compras diárias que fazemos no supermercado. Portanto, eu não posso deixar de concordar com o sr. mmoloch, se há um empreiteiro que consegue, os outros também tem que fazer um esforço por conseguir, caso contrario...
    Concordam com este comentário: Casa1980
  6.  # 6

    Colocado por: SirSilvaEu acho que ao cliente, interessa o trabalho bem feito e o preço. Estranho um pouco o facto de, perante uma diferença tão grande entre o orçamento mais baixo e o orçamento mais alto, a justificação seja de que, o empreiteiro que apresenta o orçamento mais baixo, não tem os custos do empreiteiro mais carote, ou porque tem uma pequena estrutura ou porque paga menos aos seus trabalhadores ,ou porque não tem seguro ou porque... enquanto o outro tem uma estrutura maior, e tem maquinaria, e tem seguros e almoça todos os dias no restaurante e... portanto tem um custo que se deve reflectir no orçamento apresentado. Ora o dono da obra não quer saber disto para nada, quer é preço e trabalho bem executado, se há um empreiteiro que apresenta um orçamento muito mais baixo que outro, das duas uma, ou é uma pessoa que sabe gerir muito bem a sua empresa e portanto muito mais eficiente que os outros, ou então contenta-se em ter trabalho e com isso tirar um ordenado e talvez 2 ou 3% de lucro. Agora o mercado é isto mesmo, nestes últimos 5 anos as coisas mudaram radicalmente, o que interessa é o preço, mas é em tudo, até nas compras diárias que fazemos no supermercado. Portanto, eu não posso deixar de concordar com o sr. mmoloch, se há um empreiteiro que consegue, os outros também tem que fazer um esforço por conseguir, caso contrario...



    Quando diz "o que interessa é o preço" diz isto mesmo que os materiais usados pelos empreiteiros sejam diferentes ou diz isto caso os materiais sejam os mesmos?
  7.  # 7

    Colocado por: SirSilvao que interessa é o preço, mas é em tudo, até nas compras diárias que fazemos no supermercado.

    Está completamente errado....se comprar um qualquer produto num supermercado, pode escolher o mais barato que não está a infringir nenhuma lei, mas ao escolher um empreiteiro é obrigado a certificar-se que ele possui toda a documentação necessária para exercer essa actividade, não basta escolher o mais barato. Regra geral se o cliente exigisse ao empreiteiro toda documentação necessária, nunca era o mais barato que executava a obra.

    Continuam a existir muitos empreiteiros a trabalhar à margem da lei, porque infelizmente o cliente quer o mais barato.
  8.  # 8

    Acho que o pessoal está a concentrar-se nos temas errados. E que tal debaterem as soluções técnicas que podem ou não reduzir o preço final de uma moradia.

    Fundações - aligeiradas (?)

    Paredes exteriores- Tijolo tradicional, tijolo térmico, bloco térmico, etc.

    Paredes interiores - tijolo 11, ytong, gesso cartonado, etc.

    Telhado - telhado inclinado, telhado plano, etc.

    Argamassa - ...
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues, 1976, Goiva, joao_n, mingosm
  9.  # 9

    Colocado por: Anonimo16062021
    O problema aqui (está mais que visto) é que o mingosm quer construir uma casa com empreiteiros que trabalhem o negro paras poder meter uns trocos o bolso..


    O mau é o mingosm que quer poupar dinheiro. Não se faz.

    (não acho que fazer juízos de valor sobre a minha pessoa ou sobre a minha hipotética actuação possa ser útil a este post)


    Mantenha-mo-nos no essencial. Há dicas muito válidas neste post, até em relação à forma como se contrata um profissional para uma obra.


    PS: A melhor de hoje foi a de que a culpa dos roubos, não é de quem rouba, mas sim de quem se deixa roubar... Fantástico.
    Concordam com este comentário: mmoloch
  10.  # 10

    Eu não digo nem que sim, nem que não, mas acho que há alguns tópicos que são mais importantes que o autor em si. Portugal tem uma população empobrecida e com um banca que está a emprestar pouco e caro, por isso acho que era interessante um tópico onde se possa debater soluções para uma casa low cost sem o tradicional "eu tenho um projecto revolucionário/publicidade", mas sim heis uma forma de se obter uma casa relativamente barata com soluções em conta, mas que não dê raia (desde que os materiais sejam devidamente aplicados).
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, mmoloch, CG., joao_n, mingosm
  11.  # 11

    Colocado por: branco.valterE que tal debaterem as soluções técnicas que podem ou não reduzir o preço final de uma moradia.

    Seria uma boa ideia, mas o problema é que o pessoal pensa que as diferenças estão nas margens de lucro.
  12.  # 12

    Colocado por: mingosmPS: A melhor de hoje foi a de que a culpa dos roubos, não é de quem rouba, mas sim de quem se deixa roubar... Fantástico.

    Pode crer que é verdade...se pede vários orçamentos e entrega a obra a alguém que tem um preço demasiado elevado, com o intuito de o roubar, a culpa é toda sua.
  13.  # 13

    Picareta
    Seria uma boa ideia, mas o problema é que o pessoal pensa que as diferenças estão nas margens de lucro.

    Se as diferenças não estão nas margens de lucro, será que há empreiteiros que só trabalham com aprendizes de serventes e aprendizes de pedreiros?
    E, por isso, pagam menos salário aos trabalhadores (ou será que estes são apenas assalariados?...) o que lhes permite apresentar orçamentos mais acessíveis? Que me perdoe quem me lê (alguns dos visados), mas alguém está a querer justificar o injustificável!...
    Concordam com este comentário: SirSilva
  14.  # 14

    a que saber que muitos patroes trabalham como um empregado,outros querem estar no escritoria a por a conversa em dia com a secretaria,os trabalhadores na obra a trabalhar para dois mais.
    depois as despesas nao sao iguais.
    ai muitos construtores com muitas menhas,e clientes a dormir
    Concordam com este comentário: Casa1980
  15.  # 15

    Orçamentos essa coisa fantástica... Os dois últimos que tive de pedir foram uma completa risota.

    1 - casa de banho a verter água para o vizinho por causa de um cano da banheira "roto"
    Trabalho: partir algum azulejo, reparar cano e substituir azulejos em falta por uma chapa de zinco
    Orçamentos: 450€ e 600€! Resultado, fiz eu o trabalho, gastei um dia e 40€.

    2 - deitar abaixo uma cozinha de móveis antigos de tijolo e cimento
    Trabalho: eliminar os móveis, regularizar paredes e chão e por fim pintar a cozinha de 10m2
    Orçamentos: 1700€, 2300€. Resultado, fiz eu o trabalho em 3 tardes de sábado (talvez 16 horas de trabalho), gastei 50€ num martelo pneumático novo, 20€ de tinta e 150€ entre cimento e areias.

    A diferença nos orçamentos é que há pessoas a querer ganhar pelo seu trabalho, pelo dos empregados, pelo material que compram para a obra e depois aínda acham isso justo. Repito, que cada um ganhe o seu dinheiro, é mais que justo, agora abusos? Isso é que era bom.

    No caso da minha casa, não terei problemas em borrar as mãos de cimento e meter as mãos na massa se com isso puder poupar dinheiro e fazer o trabalho que tiver de ser feito. Não sou nenhum tapadinho que não sabe fazer nada e a quem impingem o que lhes apetece. Que é como alguns intervenientes neste sector tratam o consumidor final, como um idiota de bolsos fundos.
    Concordam com este comentário: mmoloch, SirSilva
  16.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Está completamente errado....se comprar um qualquer produto num supermercado, pode escolher o mais barato que não está a infringir nenhuma lei, mas ao escolher um empreiteiro é obrigado a certificar-se que ele possui toda a documentação necessária para exercer essa actividade, não basta escolher o mais barato. Regra geral se o cliente exigisse ao empreiteiro toda documentação necessária, nunca era o mais barato que executava a obra.

    Continuam a existir muitos empreiteiros a trabalhar à margem da lei, porque infelizmente o cliente quer o mais barato.



    É verdade, existem muitos empreiteiros que trabalham ilegalmente porque o cliente quer barato por vários motivos, ninguém esta a por isso em causa e todos nós sabemos que isso acontece em todas as actividades mas cobrar muito nunca foi sinonimo de legalidade, não é por aquele empreiteiro ter preços competitivos que vamos assumir que esta a trabalhar ilegalmente nem podemos assumir que quem cobra muito acima da média nacional esta a trabalhar 100% legalmente.

    Nós enquanto clientes temos a obrigação de pedir toda a documentação legal ou é o empreiteiro que tem o dever de fornecer essa informação?

    Ali no mercado da esquina vendem o leite mimosa a 0,98€ mas no outro ao lado vendem a 1,20€ e isso é perfeitamente normal o problema é quando tentam vender esse mesmo pacote de leite por 5 euros a um "estrangeiro" que não esta dentro dos preços praticados...
    Concordam com este comentário: Casa1980
  17.  # 17

    Colocado por: mmolochNós enquanto clientes temos a obrigação de pedir toda a documentação legal ou é o empreiteiro que tem o dever de fornecer essa informação?

    Se alguém faz um contrato de empreitada com alguma empresa, tem a obrigação de se assegurar de que a empresa está habilitada com alvará e restantes documentos necessários. Se uma obra for fiscalizada pelo INCI ou pela ACT, as multas são aplicadas aos dois.
  18.  # 18

    Colocado por: mingosmA diferença nos orçamentos é que há pessoas a querer ganhar pelo seu trabalho

    E fazem muito bem, ninguém deve trabalhar de borla.

    Colocado por: mingosmpelo dos empregados,

    Como é evidente, se alguém contrata pessoal e assume a responsabilidade de lhe pagar um ordenado e pagar os custos inerentes com SS, seguros etc, tem todo o direito de quer ter algum lucro com isso.

    Colocado por: mingosmpelo material que compram para a obra

    Deve estar a gozar, então o empreiteiro compra materiais, muitas vezes a pronto e depois deveria vender pelo preço que comprou ??!!!

    Colocado por: mingosma e depois aínda acham isso justo.

    Vá lá tomar o comprimido...
  19.  # 19

    Se não tem educação e não tem nada a acrescentar, isente-se de comentar.

    Edição:

    A si em especial sr. picareta, que já se percebeu por que critérios se move, apenas repito isto:

    Não sou nenhum tapadinho que não sabe fazer nada e a quem impingem o que lhes apetece. Que é como alguns intervenientes neste sector tratam o consumidor final, como um idiota de bolsos fundos.
  20.  # 20

    O senhor Picareta passou o tópico todo a falar de supostas ilegalidades em orçamentos competitivos, encheu o meu tópico a falar de supostas ilegalidades em orçamentos competitivos e agora saísse com uma destas?

    Colocado por: Picareta
    Deve estar a gozar, então o empreiteiro compra materiais, muitas vezes a pronto e depois deveria vender pelo preço que comprou ??!!!



    Então os clientes não podem escolher um orçamento competitivo porque segundo você algum coisa esta ilegal mas para si os empreiteiros podem revender o material aos seus clientes que logicamente é totalmente (i)legal... é uma boa moral de vida senhor Picareta, se for para ganhar ainda mais dinheiro não importa cometer algumas ilegalidades e revender material.

    Então a conversa no meu tópico que os empreiteiros tinham descontos e que o cliente é que beneficiava por ser o empreiteiro a fornecer o material porque este era comprado com descontos foi só para encher chouriço, parece que afinal alguns empreiteiros querem é fornecer o material todo para ainda conseguir sacar mais uns euros, ilegalmente.

    Com que então os empreiteiros compram material a pronto com o seu dinheiro próprio, então os 40 ou 50% do valor final pedidos pelos empreiteiros antes do inicio dos trabalhos são para que?... como é lógico esses 40 ou 50% são para comprar os materiais a pronto com o dinheiro dos clientes.

    Mais uma vez, muito obrigado senhor Picareta, muitos de nós, clientes, ficamos claramente esclarecidos das práticas ilegais, desonestas, imorais, etc etc de alguns empreiteiros deste nosso pais, mais uma vez gostaria que outros profissionais da área comentassem as afirmações do senhor Picareta e se concordam com as mesmas
    Concordam com este comentário: Casa1980
 
0.0454 seg. NEW