Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: mmolochEu peço um empreiteiro para ir ver o local que quero remodelar, o empreiteiro mede tudo e o mapa de medições fica concluído.

    O empreiteiro passado uns dias entrega-me o orçamento, os orçamentos que eu recebi explicam todos os trabalhos que vão ser feitos na remodelação, ou seja, é o caderno de encargos.

    O mapa de quantidades logicamente é calculado de acordo com as medições tiradas pelo empreiteiro, se do quadro da agua até ao local onde fica o quadro interior com torneiras de segurança são 10 metros o empreiteiro sabe que esta linha vai só vai levar uns 15 metros de tubo no máximo

    se o 1º empreiteiro lhe orçamentar tubo de 12mm e o segundo tubo de 20mm e o ultimo for consciencioso e lhe orçamentar tubo de acordo com os caudais e com secções diferentes em todos os ramais (isto obedece a calculo e projecto), este vai ser orçamento mais caro mas é o único que serve os sues interesses,

    e quem diz canalização diz todos os restantes trabalhos, desde a argamassa que tanto pode ser 3 por 1 ou 4 de areia e 1\2 de cimento, você nunca saberá a diferença até começar a ter problemas, e não existir solução,

    a maioria dos comentadores são profissionais e não são parte interessada na sua construção, no entanto já viram este filme centenas de vezes.

    perdoe-me a expressão mas você esta-se a por mesmo a jeito para os chicos espertos que fazem tudo e mais um par de botas por tuta e meia, e que trocam de numero de telemóvel mais vezes do que eu troco de camisa.
  2.  # 2

    Colocado por: mmolochEu peço um empreiteiro para ir ver o local que quero remodelar, o empreiteiro mede tudo e o mapa de medições fica concluído.

    O empreiteiro passado uns dias entrega-me o orçamento, os orçamentos que eu recebi explicam todos os trabalhos que vão ser feitos na remodelação, ou seja, é o caderno de encargos.


    Bem, nao estava mesmo a perceber como era possivel tal diferenca nos valores mas agora ja percebo. E por alguma razao nao apresentou a informacao pedida pelos foristas pois no fim...nao a tem!

    Quando pede varios orcamentos, so poderao ser comparaveis se for VOCE a entregar a indicacao dos materiais a levar, e respectivas quantidades e respectivos servicos prestados.



    Colocado por: jorgealvesperdoe-me a expressão mas você esta-se a por mesmo a jeito para os chicos espertos


    Se estava indeciso na minha analise relativamente ao que era discutido neste post, agora terei de passar a concordar com o que esta descrito atras. E nem vale a pena continuar com a discussao. Sera um pouco como tentar comparar as cores azul, verde e branco...qual delas a mais vermelha.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesa maioria dos comentadores são profissionais e não são parte interessada na sua construção, no entanto já viram este filme centenas de vezes.


    ainda na sexta feira troquei uma bomba de furo porque a pessoa foi ao mais barato, e o que fez o instalador??? em vez de fio de 4 fios, usou um de 3, o terra nem usou o fino, para poupar.

    conclusao, estourou a bomba ao fim de 4 anos, garantia??? vai meter outra nova, mais uns meros 1000 e tal euros......quis poupar 150 euros é no que dá...

    agora chamou-me porque o outro instalador nao aparece, e ainda diz, "voce deu-me o orçamento, e eu fui um burro ao ir para o barato"
  4.  # 4

    Colocado por: SirSilvaNão construiu nada para nenhum membro deste fórum ? Deveria rever a sua política de preços, caro Picareta, parece que sua filosofia de preços altos não funciona.

    Conhece os meus orçamentos? eu sei que não, portanto não diga disparates e não fale do que não sabe.
  5.  # 5

    Colocado por: mmolochComo é que 3, 6 ou 10 empreiteiros que tiram as mesmas medidas ao mesmo local podem acabar com um mapa de medições diferente?... logicamente não podem.

    E você não sabe medir? se não souber pague a quem saiba. Não tem uma fita métrica? se não tem compre uma e faça você as medições e entregue o mapa de quantidade aos empreiteiros, vai ver que todos dão preço para as mesmas quantidades, e aí os preços vão ser mais aproximados.

    Colocado por: mmolochO mapa de quantidades logicamente é calculado de acordo com as medições tiradas pelo empreiteiro, se do quadro da agua até ao local onde fica o quadro interior com torneiras de segurança são 10 metros o empreiteiro sabe que esta linha vai só vai levar uns 15 metros de tubo no máximo...

    Experimente a medir você o tubo, diga qual o diâmetro e o material que pretende, e se quiser ser mais rigoroso exija uma determinada marca, vai ver que as diferenças de preço serão muito menores.
  6.  # 6

    Colocado por: PicaretaExperimente a medir você o tubo, diga qual o diâmetro e o material que pretende, e se quiser ser mais rigoroso exija uma determinada marca, vai ver que as diferenças de preço serão muito menores.


    só sabem dizer PPR, multicamada ou pex, mas alguns não sabem que um multicamada 20mm pode custar 0,80 ou 1,90 euros o metro
  7.  # 7

    hoje vi esta foto...e lembrei-me deste post e nao resisti! Talvez a melhor prova que existe sempre quem faça mais barato! Depois nao se queixem!
    Concordam com este comentário: PMMA
      o barato e o caro.jpg
  8.  # 8

    Gostaria que nos mantivéssemos no tópico,pois discussões acessórias em nada ajudam a debater "como construir mais barato".

    Para dar uma direcção ligeiramente diferente ao artigo, em vez de discutir no que poupar poderíamos também discutir, o que é dispensável numa casa. Isto porque no meu caso, irei de certeza ter de fazer concessões.

    Por exemplo, será para esquecer piso radiante, aquecimento central, lareira (recordo que a moradia será construída no concelho de Cascais), domótica...

    Em que mais itens podemos poupar, até ao limite de termos uma casa minimamente habitável e aceitável?


    PS: Nem tudo o que é barato é mau Lovescout.
  9.  # 9

    Colocado por: mingosm
    Por exemplo, será para esquecer piso radiante, aquecimento central, lareira (recordo que a moradia será construída no concelho de Cascais), domótica...

    Em que mais itens podemos poupar, até ao limite de termos uma casa minimamente habitável e aceitável?


    PS: Nem tudo o que é barato é mau Lovescout.


    mas eu nao disse que tudo o que era barato era mau..... comparativamente o barato sai caro! temos aqui a mesma historia das lojas do chineses! é barato? nao sei... tem qualidade? nao...mas as pessoas continuam comprar, chegam a casa utlizam estragaram...vão a uma loja da especialidade comprar.... ou seja gastaram dinheiro das vezes! foi mais barato? nao me parece!


    Voltando ao seu assunto, para ter a casa minimamente habitavel para mim é completamente imprescindivel o conforto termico! logo nao ter lareira e/ou outro tipo aquecimento, para mim está fora de questão! isso nao é uma poupança, pelo contrario é um estoirar de dinheiro! EDit: poupa na lareira, gasta nos aquecedores e na luz. (mero exemplo, quem diz lareira diz piso radiante ou outtra coisa qualquer)

    Logo aqui começam as diferenças, e dizer-se que se é capaz de construir barato fazendo menos, é uma pura mentira! as barracas sao minimamente habitaveis e custam 1/200 de uma casa!
    voce tem que comparar o comparavel.... se para si minimamente habitavel é nao ter qualquer tipo de aquecimento em casa para outros isso ja nao é.
    e volto-lhe a dizer eu nao estou ligado a qualquer ramo da construção, falo-lhe enquanto dono de obra!
  10.  # 10

    atenção que quando digo comparativamente o barato sai caro, temos que comparar duas coisas exatamente iguais....
    •  
      bcool
    • 9 junho 2014 editado

     # 11

    Colocado por: mingosmserá para esquecer lareira

    Já um negativo, caso queira mais tarde instalar uma salamandra, não custa nada! :)
    Bc
  11.  # 12

    Caro mingosm,

    Para construir barato ( mas dentro da legalidade ) pode-se por exemplo:

    - Reduzir a área de construção para os mínimos impostos pelo RGEU para cada tipologia.
    - Reduzir o nº de pisos e evitar caves
    - Reduzir o nº de águas da cobertura
    - Reduzir a quantidade e escolher criteriosamente a localização dos vãos envidraçados por forma a mesmo assim cumprir com os regulamentos.
    - Dispensar a laje do desvão sanitário.
    - Comprar materiais ( pavimentos, cozinhas, sanitários, etc ) em promoções e acordar a sua colocação e ligação às redes pelo empreiteiro.

    Aceitar que se paga para ter um Trabant não vai poder depois pedir as prestações de um Porsche 911 e que o barato hoje pode-lhe sair caro amanhã. Não o aconselho nada a poupar em questões de impermeabilização pois depois é muito difícil de corrigir essas patologias. A laje do desvão sanitário é aconselhada também.

    A nível de projetos, para o que pagou, depois da moradia construída veja lá se valeu a pena essa poupança inicial ...

    www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: PMMA
    • eu
    • 9 junho 2014

     # 13

    Colocado por: Gabinete OP- Dispensar a laje do desvão sanitário.

    É melhor não...
  12.  # 14

    Eu às vezes tenho a sensação que em Portugal todos vivem em casas/apartamentos de topo. Tudo com todos os luxos e mais alguns.

    Como já disse, vivo num apartamento, este não tem aquecimento central, tem janelas de alumínio (ai corte térmico....ahahah) de vidro simples, lareira básica sem recuperador de calor, não tenho piso radiante, não tenho ar-condicionado, não tenho domótica, não tenho video-porteiro (a campainha serve muito bem), o chão da sala e corredores é tudo tijoleira (antiga e algo irregular até, o que para alguns deve ser um crime), tinha alcatifa que tirei para meter flutuante AC4 de 10€/m2 do AKI que fui eu que meti (que é um luxo em durabilidade, insonorização e aspecto), portas é tudo simples (são mesmo daquelas mais baratas tipo platex ou lá como se chama aquilo de 30€ à venda tb nessas superfícies), tenho 3 casas de banho sem mordomias tipo torneiras de 20 contos, ou banheiras de hidromassagem.

    E querem saber o que mais? Só a vista que tenho e o espaço disponível, já me satisfazem. E toda a minha família vive bem e com muita dignidade. E mais, nunca nenhum se queixou de barulho, frio, infiltrações... nada.

    E para contradizer muita gente, este apartamento está numa zona do país que é fria como um raio no Inverno e quente como a potassa no Verão e espantem-se... o que gasto de energia em aquecedores a óleo, lenha e afins nunca ultrapassa 400€/ano.

    Vivo bem com isto e chega-me uma casa assim, simples sem grandes luxos.

    Deixe-mo-nos de fingir que somos todos ricos, de viver como ricos, de ter casas de ricos, quando somos um país de gente pobre. Mania de viver de aparências...

    Tem de ser possível poupar, vai ser possível poupar e tenho a certeza que viverei condignamente na mesma (muito mais que se calhar a maioria de Portugal).


    (enquanto eu terei menos luxos, terei algo muito importante, paz de espírito por ter uma casa realmente minha e não viver numa casa que é de um banco e que caso eu falhe umas prestações me fica com ela)
    Concordam com este comentário: LuisPereira, mhpinto, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A. Madeira
  13.  # 15

    Colocado por: eu
    É melhor não...


    Se reparar no fim escrevi:

    A laje do desvão sanitário é aconselhada também.

    Ela é recomendável mas pode poupar aí ainda uns milhares de euros, dependendo da área do pavimento térreo.

    www.gabineteop.com
  14.  # 16

    Colocado por: treker666

    Bem, nao estava mesmo a perceber como era possivel tal diferenca nos valores mas agora ja percebo. E por alguma razao nao apresentou a informacao pedida pelos foristas pois no fim...nao a tem!

    Quando pede varios orcamentos, so poderao ser comparaveis se for VOCE a entregar a indicacao dos materiais a levar, e respectivas quantidades e respectivos servicos prestados.





    Se estava indeciso na minha analise relativamente ao que era discutido neste post, agora terei de passar a concordar com o que esta descrito atras. E nem vale a pena continuar com a discussao. Sera um pouco como tentar comparar as cores azul, verde e branco...qual delas a mais vermelha.



    Quase toda a informação esta no meu tópico, não estamos a falar de diferenças residuais, estamos a falar de diferenças que ultrapassam os 110%. Estamos a falar de profissionais da área que neste mesmo tópico afirmaram que a culpa é dos clientes porque aceitam orçamentos com valores astronómicos, é a tal história dos violadores "mas ela tinha mini saia por isso a culpa é dela porque me provocou", estamos a falar de profissionais da área que afirmam que devem de revender o material ao cliente quando este material é comprado com o dinheiro do cliente, estamos a falar de profissionais da área que utilizam argumentos como "vá tomar comprimidos", "Esperamos que se enterre" etc etc, estamos a falar dos profissionais da área que não condenaram estas práticas ilícitas, injustas, desonestas e imorais, é a tal historia do "quem cala consente", se é com isto que concorda esta no seu pleno direito.

    Mas que credibilidade têm os profissionais da área que compactuam com tais práticas para avaliar os orçamentos que eu recebi ou que outros membros do forum recebem?... mas têm noção do quão ridículo e irracional é acharem que as pessoas vêm para aqui inventar orçamentos e inventar valores para orçamentos, sejamos sérios meus senhores, estamos aqui para ajudar, ser ajudados e ter uns debates saudáveis com argumentos válidos.

    Eu não tenho nada contra empreiteiros, tenho contra intrujas e destes existem em todas as áreas de trabalho, ninguém esta aqui em "guerra" com os empreiteiros, não é novidade nenhuma para ninguém a má fama que área da construção civil sempre teve e quando os próprios profissionais da área não condenam estas práticas algo esta errado, os profissionais deviam de ser os primeiros a condenar certas práticas de alguns empreiteiros, só assim conseguem que a área ganhe alguma credibilidade mas parece que só condenam os estrangeiros, se for estrangeiro assumem que é intruja, se for Português e tiver um orçamento competitivo assumem que algo esta ilegal.

    Então eu chamo 6 empreiteiros que tiram todos as mesmas medidas que são indispensáveis para poderem calcular os materiais todos para apresentarem um orçamento com pés, meio e cabeça mas o senhor Picareta acha que o cliente que está a pagar ao empreiteiro é que têm de fazer esse trabalho, se o senhor Picareta não tira medidas nos seus clientes ou só tira medidas para encher olho esta no seu pleno direito a verdade é que existem bons profissionais, pessoas sérias, honestas e competentes que tiram as medidas para assim conseguirem calcular o orçamento, só assim é possível fazer um orçamento com pés, meio e cabeça, eu enquanto cliente nunca iria pagar a um empreiteiro que não me apresentasse um orçamento nestes modos.

    Senhor jorgealves eu não discordo de si, se eu tivesse recebido um orçamento de 5500 euros e cinco orçamentos acima dos 10000 euros é lógico que algo estava errado, o problema é que recebi um orçamento pelo menos 75% mais alto que um e noutros chega aos 110% de diferença entre orçamentos... não existe argumento que justifique tais diferenças, se recebi cinco orçamentos muito equiparados no valor só posso partir do principio que estes cinco empreiteiros praticam os preços da média nacional e como mediram todo o local fizeram todos os mesmos cálculos das quantidades de material para poderem entregar um orçamento com pés, meio e cabeça, as pequenas diferenças de valor que existem entre estes orçamentos são facilmente justificáveis com a qualidade do material, com dimensões de tubagem, etc etc... mas as quantidades nunca podem váriar muito entre orçamentos, se entre o ponto A e o ponto B temos 10 metros, vamos sempre ter 10 metros seja tubo de 1/4, de 1/2, de 5/8, etc etc, vamos sempre ter 10 metros seja tubo pvc, pex, multi-camadas, etc etc.

    Quando profissionais da área me tentam convencer que estes cinco orçamentos equiparados têm algum problema de legalidades ou de qualidade e competência de trabalho e que o orçamento 110% mais alto é que esta certo, é que é 100% legal eu fico chocado por não chegarem a mesma conclusão que eu cheguei, é intruja e faz os profissionais competentes da área perder a pouca credibilidade que ainda têm.

    Peço desculpa pela "invasão" do seu tópico @ mingosm :)

    Hoje informaram-me de algo que pode explicar algumas coisas, com a nova lei de arrendamentos e com os vistos gold parece que têm havido muita procura de profissionais da área e que os preços estão inflacionados, principalmente na zona onde irá construir e que a solução poderia passar pela contratação de empreiteiros de fora da zona da grande Lisboa que mantêm os preços da média nacional.
    • eu
    • 9 junho 2014

     # 17

    Colocado por: mingosmE querem saber o que mais? Só a vista que tenho e o espaço disponível, já me satisfazem. E toda a minha família vive bem e com muita dignidade. E mais, nunca nenhum se queixou de barulho, frio, infiltrações... nada.

    Então é caso para perguntar: afinal, porque pretende construir uma vivenda?
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves, Pesalgado, pacel
  15.  # 18

    colocado por mmoloch:

    estamos a falar de profissionais da área que utilizam argumentos como ... "Esperamos que se enterre"

    Não sei onde viu esse argumento mas não foi aqui de certeza.

    Então eu chamo 6 empreiteiros que tiram todos as mesmas medidas que são indispensáveis para poderem calcular os materiais todos para apresentarem um orçamento com pés, meio e cabeça mas o senhor Picareta acha que o cliente que está a pagar ao empreiteiro é que têm de fazer esse trabalho

    Acha o Picareta, acho eu e acha muita gente que percebe que deixar isso na mão do empreiteiro é dar um tiro no pé. Se tiver interesse em perceber porquê basta pesquisar por aqui.
  16.  # 19

    sr MMOLOCH eu sou Profissional na area de canalização, climatização e solar termico, e gostava de entender qual a diferença entre orçamentos.

    eu posso lhe dar uma opinião do que se passou, opinião repito.

    1º orçamentos 10 metros de multicamada para 3 pontos de agua
    2º orçamentos 20 metros de multicamada para 3 pontos de agua

    minha opinião, ambos são possiveis para a mesma obra, o 1º orçamento apenas usa 1 linha de agua e usa Tes para os pontos, o 2º orçamento usa caixa de coletores.

    Voce entende este conceito???
    Concordam com este comentário: eu
  17.  # 20

    Colocado por: mingosmPara piorar a coisa e sem entrarem detalhes, digamos que tenho um ano para me fazer ao caminho e começar a construir.


    Talvez não tenha lido o que escrevi logo de início.
    Há questões pessoais bastante importantes por trás disto, não que ache isso importante para a discussão, mas terei de mudar de cidade, do interior do país para Cascais.
 
0.0408 seg. NEW