Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Gostaria de iniciar o processo de construção da minha moradia e tenho algumas dúvidas para as quais peço a vossa ajuda.

Possuo um terreno com cerca de 550m2 com 11m de frente e 50m de comprimento. O terreno é plano. A localização é Gondomar.

Algumas dúvidas:

- quanto tempo demora, em média o arquitecto a elaborar todo o projecto?

- quanto tempo demora a câmara a licenciar o projecto e autorizar a construção?

- quais os custos envolvidos, projectos, licenças e autorizações?

- qual o prazo que, após a autorização da câmara tenho para construir?

- conhecem algum arquitecto de confiança na zona de Gondomar?

Obrigado
    Zahir
    • alc
    • 3 junho 2014

# 2

Colocado por: ZahirBoa tarde.

Gostaria de iniciar o processo de construção da minha moradia e tenho algumas dúvidas para as quais peço a vossa ajuda.

Possuo um terreno com cerca de 550m2 com 11m de frente e 50m de comprimento. O terreno é plano. A localização é Gondomar.

Algumas dúvidas:

- quanto tempo demora, em média o arquitecto a elaborar todo o projecto?

- quanto tempo demora a câmara a licenciar o projecto e autorizar a construção?

- quais os custos envolvidos, projectos, licenças e autorizações?

- qual o prazo que, após a autorização da câmara tenho para construir?

- conhecem algum arquitecto de confiança na zona de Gondomar?

Obrigado
    Zahir

Pela experiência pessoal que tenho (tenho já o projeto aprovado) vou tentar ajuda-lo, dizendo quanto tempo demorou o processo:
    -Arquiteto +/- 6 meses;
    -Camara +/- 6 meses;
    -Quanto a custos depende do arquiteto, da zona, da Camara em questão, no meu caso, projeto com especialidades 4000€, licença 1850€;
    -Após o levantamento da licença penso que sejam 2 anos para a construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zahir
  2.  # 3

Boa tarde, Zahir

Nenhuma das questões que coloca é de resposta imediata. Tentarei responder de forma aproximada:

-O tempo que demora o arquitecto a elaborar o projecto depende de que projecto contratar e os elementos que irá receber. Por exemplo, se apenas pretender um projecto que cumpra os requisitos minimos para licenciar a obra ou se vai contratar projecto de execução, imagens 3d, etc. Dependendo da situação (cada caso é um caso) costumo demorar entre 1 mês e 1 mês e meio a realizar o estudo prévio e um mês mais para preparar o licenciamento. O projecto de execução de um mês e meio a dois meses.

-aqui também depende muito de câmara para câmara, da localização do terreno e das entidades externas que têm de ser consultadas. Na CM do Porto, tenho situações que me têm demorado mais de 6 meses e outras que me demoraram um mês. Essencial é ter um técnico (arquitecto) que vá fazendo um acompanhamento sistemático do processo na Câmara Municipal e resolva de forma expedita qualquer solicitação dos técnicos da autarquia para que o processo não fique em banho-maria...

-os custos dependem muito do que quer fazer. Uma casa de 50 m2 tem custos diferentes de uma casa de 300 m2, tanto nos projectos como nas licenças...

-os prazos são definidos pelo arquitecto quando faz a calendarização das obras.

-Não sendo de Gondomar, tenho trabalhado em várias zonas do país e tenho duas obras a decorrer no Porto, caso tenha interesse disponibilizo-me para marcarmos uma reunião sem nenhum tipo de compromisso para ver o seu terreno, falarmos sobre aquilo que pretende e explicar-lhe o meu processo de trabalho.

Os melhores cumprimentos

Rafael Fortes
    Arquitecto

963614228
    [email protected]
    www.facebook.com/lar.laboratoriodearquitectura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zahir
  3.  # 4

Em Gondomar as com comunicações prévias estão a demorar cerca de 30 dias. Se não for comunicação prévia pode contar com cerca de 3 meses, um pouco menos com alguma sorte e empenhamento do técnico. Também o valor da licença depende de ser ou não em loteamento, por exemplo
  4.  # 5

Colocado por: j cardosoEm Gondomar as com comunicações prévias estão a demorar cerca de 30 dias. Se não for comunicação prévia pode contar com cerca de 3 meses, um pouco menos com alguma sorte e empenhamento do técnico. Também o valor da licença depende de ser ou não em loteamento, por exemplo

Obrigado.

Não é um loteamento. É um terreno onde existe uma casa antiga que é para demolir e construir uma nova de raiz.

Qual é a diferença da comunicação prévia?

Tem ideia dos valores das taxas?

Cump
  5.  # 6

Se a rua já tiver infraestruturas as taxas não andam longe do valor já aqui apontado. Em que freguesia é?
  6.  # 7

Comunicação prévia pode entregar se fizer um pedido de informação prévio antes ou se for uma zona urbanizada.
    Confirma na câmara se pode ou não. Geralmente e bem mais rapido do que entregar licenciamento.

O meu arquitecto começou em fevereiro e entregou o licenciamento a semana passada.

Agora tempos de câmara e obra ja varia muito...

Cpts,
    http://valtores.wordpress.com
  7.  # 8

Zahir, caso a casa antiga tenha mais de 30 anos, pense bem antes de demolir, uma vez que pode ter muitas vantagens, ao abrigo da legislação recente sobre reabilitação, em reaproveitar o existente e fazer uma ampliação
  8.  # 9

Colocado por: Rafael FortesZahir, caso a casa antiga tenha mais de 30 anos, pense bem antes de demolir, uma vez que pode ter muitas vantagens, ao abrigo da legislação recente sobre reabilitação, em reaproveitar o existente e fazer uma ampliação

Mas o problema é que a casa está à face da estrada, é pequena (só de um piso) e da forma que está não tem espaço para a garagem visto que a casa está implantada no meio do terreno com cerca de 2 metros para cada lado dos vizinhos.

Eu estava a prever uma moradia um pouco mais recuada e com o acesso automovel de um dos lados.

Obrigado.
  9.  # 10

Colocado por: j cardosoSe a rua já tiver infraestruturas as taxas não andam longe do valor já aqui apontado. Em que freguesia é?

Foz do Sousa

Cump
  10.  # 11

Rafael Fortes
    (...) ao abrigo da legislação recente sobre reabilitação, em reaproveitar o existente e fazer uma ampliação (...)

Alguém do Fórum pode esmiuçar a »legislação recente« sobre reabilitação urbana? Dava uma grande ajuda e calculo que haja, por aqui, muitos interessados. Eu, um deles!
    Obrigada
  11.  # 12

Maria Rodrigues: pode encontrar aqui o diploma http://dre.pt/pdf1s/2014/04/06900/0233702340.pdf

Zahir: sem ver é complicado comentar...mas eventualmente até podia fazer a casa para trás e a casa existente ser conservada parcialmente e ser usada como garagem...mas é como lhe digo, sem ver é complicado...digo isto porque o enquadramento legislativo pode ser muito benéfico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Zahir
  12.  # 13

Pode contar com os 3 meses na câmara, talvez mais até
  13.  # 14

Estou a ver que desde o início de todo o processo até a moradia completa vão mais de dois anos!!!!

A correr bem!
  14.  # 15

2 anos.. ja ouvi esses prazos... mas depende de muita coisa.

eu comecei em fevereiro e já tenho o projecto na camara. Se daqui a 3 meses estiver aprovado, talvez sejam mais 10 meses para obra (os empreeiteiros falam em 7 ou 8 meses, mas já se sabe)... um ano e meio parece-me normal. 2 anos normal com alguma folga (ha muita gente que não tem pressa e deixa arrastar as coisas).

atençao que quando foi dito:
    arquitecto 6 meses
    camara 6 meses
    (etc)

não é bem a soma dos vários meses... porque o licenciamento é entregue na camara (e esse não demora os 6 meses), e depois as especialidades (mas para todos os efeitos ja esta a contar o tempo da camara). Portanto acabam por ser secalhar uns 8/9 meses o prazo de arquitecto + camara.

6 meses de trabalho de arquitecto inclui muita coisa, algumas partes ate depois de estar tudo entregue na camara (projecto de execuçao por exemplo).

cpts,
    http://valtores.wordpress.com/
    •  
      FD
    • 4 junho 2014 editado

# 16

Colocado por: ZahirEstou a ver que desde o início de todo o processo até a moradia completa vão mais de dois anos!!!!

Até mais! O membro LuisPereira aqui ao lado, já vai em 4 anos!
    Começou em Março de 2010 (se contarmos as fases anteriores começou em 2009): https://forumdacasa.com/discussion/10355/odisseia-2010-episodio-i/
    E há 7 dias, disse-nos que estava quase, quase: https://forumdacasa.com/discussion/16595/17/odisseia-201020112012-a-construcao-continua/#Comment_658130

:)
  15.  # 17

Isso depende muito.... Ha quem "va fazendo", ha quem tenha problemas fora do previsto, etc.
    Mas o normal será um prazo bem mais curto. Com alguma pressão de quem vai construir junto de câmara e construtor, parece-me que um ano e meio ou dois seja o normal...
  16.  # 18

Eu não tenho pressa. O ideal até era construir daqui a três anos para juntar mais uns €€€!!

Por isso perguntei para ver se era melhor começar já o processo.
  17.  # 19

Eu acho que é melhor começar o processo...até porque pode jogar com os vários prazos...pode negociar com o arquitecto um desenvolvimento do projecto mais dilatado no tempo, pode em vez de entregar as especialidades em 6 meses, pedir a prorrogação por mais 6 meses...e assim pelo menos no que toca à Arquitectura pode ter mais tempo para pensar se é exactamente aquilo que quer...
    Concordam com este comentário: xana

0.0221 seg. NEW