Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam,

Estava a pensar aplicar numa parede de casa de banho com montantes de 90, um espelho (não embutido) com fita led à volta, como agora é moda. Essa parede vai ser montada na próxima segunda-feira.

Acontece que o desgraçado do electricista nunca fez isso e não sabe se onde se aplica o transformador ou se é necessário transformador...

Alguma boa alma sabe-me explicar como é que isso se faz e se monta? Os espelhos já vêm com a fita ou é algo que se aplica à posteriori?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Paulomelo70Vivam,

Estava a pensar aplicar numa parede de casa de banho com montantes de 90, um espelho (não embutido) com fita led à volta, como agora é moda. Essa parede vai ser montada na próxima segunda-feira.

Acontece que o desgraçado do electricista nunca fez isso e não sabe se onde se aplica o transformador ou se é necessário transformador...

Alguma boa alma sabe-me explicar como é que isso se faz e se monta? Os espelhos já vêm com a fita ou é algo que se aplica à posteriori?

Obrigado

que tamanho vai ter o espelho?
    é só para fazer bonito ou é para dar luz?
  3.  # 3

Fiz isso em todos os meus espelhos de WC. Pedi ao vidraceiro o espelho com tipo uma calha em cima e em baixo e colei a fita de leds a essa calha (embutida cerca de 2-3cms da face do espelho).

É sempre necessário transformador para led's e devia ter previsto um sítio para o colocar. Se não previu... tem duas hipóteses: ou o esconde no tecto falso ou atrás do espelho sendo que, neste último, é possível que tenha que esburacar a parede para ele caber.
  4.  # 4

5.  # 5

Colocado por: carlosloque tamanho vai ter o espelho?
    é só para fazer bonito ou é para dar luz?

A dimensão do espelho ainda não considerei, mas há-de ser algo dentro do normal.

É para ser bonito e dar luz ambiente.

Colocado por: MikeMelgaFiz isso em todos os meus espelhos de WC. Pedi ao vidraceiro o espelho com tipo uma calha em cima e em baixo e colei a fita de leds a essa calha (embutida cerca de 2-3cms da face do espelho).

OK, portanto, a estrutura de montagem o vidraceiro fornece, correcto?

Colocado por: MikeMelgaÉ sempre necessário transformador para led's e devia ter previsto um sítio para o colocar. Se não previu... tem duas hipóteses: ou o esconde no tecto falso ou atrás do espelho sendo que, neste último, é possível que tenha que esburacar a parede para ele caber.

Ainda vou a tempo de prever esse sitio. Nem a tal parede nem os forros estão ainda montados. Qual o sitio ideal?

Colocado por: pc ferreiraVeja aqui, página 12:

PEnso que sejam os tais perfis que o MkeMelga referiu, correcto?
  6.  # 6

Colocado por: MikeMelga
    É sempre necessário transformador para led's e devia ter previsto um sítio para o colocar.

Olhe que não, eu tenho numa sanca +- 5 m a trabalhar a 220v, um espetáculo.
    Tinha previsto colocar lampadas t8, mas quando o electricista me mostro estes led's nem pensei duas x.
    JMaia
  7.  # 7

O fio de ligação para a sanca passa por um buraco por detrás do espelho, correcto?
  8.  # 8

Jmaia,

É sempre necessário transformador. O que pode é ter lampadas com transformador integrado. Não há leds de 220v :)
  9.  # 9

Paulomelo70,

A minha solução foi DIY. Na altura o pc ferreira ainda não tinha essas coisas.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  10.  # 10

Colocado por: MikeMelgaÉ sempre necessário transformador

já existem fitas led a 230Vac,

mas eu nunca colocaria uma, a origem daquilo é MIC e qualidade é coisa rara por aquelas paragens,

enquanto que numa fita normal se existir um defeito no silicone de enchimento, tem 12V ou 24V nas outras tem 230V e pode dar um valente choque,

então se for aplicado num espelho de uma casa de banho até dá uma coisinha má ao inspector da CERTIEL, é somente daquelas coisas que não passa pela cabeça de ninguém que existam.
  11.  # 11

Colocado por: Paulomelo70Acontece que o desgraçado do electricista nunca fez isso e não sabe se onde se aplica o transformador ou se é necessário transformador

pode sempre indicar ao electricista um site muito util:

www.certiel.pt

tem lá na area profissional restrita uns cadernos gratuitos que ensinam a fazer bem.
    Concordam com este comentário: r.v
  12.  # 12

Colocado por: MikeMelgaA minha solução foi DIY. Na altura o pc ferreira ainda não tinha essas coisas.

E o transformador coloco-o onde? O buraco para passar o cabo fica mais ou menos no centro do espelho?

Colocado por: jorgealvespode sempre indicar ao electricista um site muito util:

www.certiel.pt

tem lá na area profissional restrita uns cadernos gratuitos que ensinam a fazer bem.

Pois... O homem disse-me que já tinha aplicado fitas leds em sancas de tecto mas que as de espelho ou em casas de banho não. Já percebi há algum tempo que ele e os leds ainda não se "fundiram" muito bem...
  13.  # 13

Colocado por: Paulomelo70

E o transformador coloco-o onde? O buraco para passar o cabo fica mais ou menos no centro do espelho?

...

Se tiver a possibilidade de o colocar no tecto falso com acesso, muito bem, se não talvez numa corete.
  14.  # 14

Pode ficar no tecto falso. O problema é que vai ser aplicado isolamento e não acho boa ideia esse "aquecedor" ficar por ali com vigas de madeira ao lado.

É costume deixar isso dentro do próprio quadro eléctrico? Isto havendo espaço livre, claro.
  15.  # 15

Colocado por: Paulomelo70Pode ficar no tecto falso. O problema é que vai ser aplicado isolamento e não acho boa ideia esse "aquecedor" ficar por ali com vigas de madeira ao lado.

É costume deixar isso dentro do próprio quadro eléctrico? Isto havendo espaço livre, claro.

atenção que pode haver um limite maximo de cabo entre o transformador e a fita de LED, não sei que sistema vai utilizar.
  16.  # 16

Pois, nem eu... A fita led ainda não a escolhi, mas penso que seja uma para "outdoor".

Do quadro eléctrico ao ponto de luz, pelo tecto falso e paredes, devem distar uns 9-10 metros.
  17.  # 17

Paulomelo70,

Eu coloquei os transformadores das minhas ao lado do quadro eléctrico. A WC mais longe deve ter uns 10 metros de distância e funciona sem qualquer problema.
    Quanto ao buraco para o cabo... deixei-o atrás do espelho.

Junto duas fotos. Não sei se dá para ver bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
      fotografia 1.JPG
      fotografia 2.JPG
  18.  # 18

Pelo que vi, fez uma moldura para o assentamento do espelho também com pladur. É assim?
  19.  # 19

Pladur? Não há pladur nenhum. É uma calha em U colada ao espelho. É nessa calha que está a fita de leds colada.
    • pjf
    • 6 junho 2014

# 20

boas
      IMG_1798.JPG

0.0197 seg. NEW