Iniciar sessão ou registar-se
    • xana
    • 6 junho 2014 editado

# 1

Bom dia.
    Venho mais uma vez pedir a vossa opinião.
    No meu projecto tenho preconizado o seguinte para a impermeabilizaçao das varandas:

“Ecoplas30+EcoplasPY40T- Primário betuminoso Tecsol1 nas zonas de aderência. Membrana APP com 3,0kg/m2, armadura de fibra de vidro com 50gr/m2, acabamento em ambas as faces em polietileno. Membrana APP com 4,00kg/m2, armadura de poliester com 180gr/m2, acabamento em ambas as faces em polietileno.”

O empreiteiro está a sugerir alterar para um impermeabilizante com base cimenticia. Diz que é melhor para depois aplicar o cerâmico.

Obviamente que estou a pedir opinião aos meus projetista e fiscal. Mas enquanto aguardo pelas respostas deles peço aos membros do forum que me digam o que acham? Para as varandas qual a melhor forma de as impermeabilizar? Que cuidados devo ter para evitar ter infiltraçoes no futuro?

Muito obrigada pela vossa ajuda.
    Cumprimentos,
    Xana
  1.  # 2

Qualquer das soluções desde que bem aplicada, com produtos certificados, é funcional.

Se colocar a tela, tem da fazer uma betonilha sobre a tela para depois aplicar o cerâmico.

Se colocar o impermeabilizante cimenticio, pode colocar o mosaico sobre esse material, mas tem de colocar uma betonilha por baixo do impermeabilizante por causa das alturas.... Por isso vai dar ao mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xana
  2.  # 3

Colocado por: O.MartinsQualquer das soluções desde que bem aplicada, com produtos certificados, é funcional.

Se colocar a tela, tem da fazer uma betonilha sobre a tela para depois aplicar o cerâmico.

Se colocar o impermeabilizante cimenticio, pode colocar o mosaico sobre esse material, mas tem de colocar uma betonilha por baixo do impermeabilizante por causa das alturas.... Por isso vai dar ao mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xana

A questão é que não há nenhuma argamassa cimenticio certificada (com aprovação técnica europeia).
  3.  # 4

A questão é que não há nenhuma argamassa cimenticio certificada (com aprovação técnica europeia).

A da Mapei não é certificada?
  4.  # 5

Colocado por: xana

A da Mapei não é certificada?

É...para betão à vista...
  5.  # 6

Dias a en 13813 é a norma que dá origem à marcação CE para argamassas prontas para betonilhas de pavimento.
  6.  # 7

Mas o que estavam a questionar era se a argamassa pré feita por exemplo da Mapei, que tem a marcação ce para a protecção superficial de betão, tinha certificação enquanto impermeabilização de varandas.

0.0120 seg. NEW