Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde
    é a 1ª vez k participo neste fórum.
    Tenho uma situação de um terreno que é do meu pai, e eu vou construir nesse mesmo terreno, vou ficar com metade, quero fazer o destacamento e assim o meu pai passar essa parte para o meu nome... isto é simples?
  2.  # 2

    Sim é.
    Mas a sua equipa de projecto poderá elucida-la melhor sobre isso
  3.  # 3

    É um processo bastante simples e chama-se "destaque de parcela"
  4.  # 4

    Pode não ser um processo assim tão simples. Se o terreno na sua globalidade tiver alguma parte dentro da "zona agricola" há entraves ao destacamento. Veja na camara municipal. Lá é que o podem esclarecer. Estou na mesma situação que voçê e digo-lhe que se informe bem junto da camara, pois no meu caso tive várias opiniões (porque o terreno tinha parte na zona agricola) o que quase me levou a desistir desse processo. Mas é possivel de ser feito, tem é que se informar bem e com as pessoas certas.
  5.  # 5

    Sim, é bastante simples!
    Tem que ser apresentado na câmara um pedido de destaque com a implantação da habitação no terreno que pretende destacar e que se esteja implantado em zona de construção...

    Cumps.
  6.  # 6

    sim é bastante simples, eu fiz isso no final do ano passado tambem de pai para filho para eu puder construir em metado do tereno, mas cuidado que ha varios pormenores que sao de realçar do tipo se é filho unico como o meu caso e tambem se é casado em comunhao de adqueridos, isso ja tem mais alguma coisa que se lhe diga.
  7.  # 7

    obrigado pelos comentários, vou então tentar na câmara, é que eu quero entrar com o projecto em meu nome
  8.  # 8

    nao tenho a certeza se é mesmo assim, mas eu so pude fazer o destacamento de parcela depois de ter o projecto aprovado pela camara.
  9.  # 9

    Em linhas muito gerais para poder fazer um destaque os lotes resultantes tem que ficar os dois a confrontar com a via publica.
    Num dos lotes tem que haver já uma moradia ou então fazer aprovar um projecto para uma.
    Quando não existe nenhuma por norma entra o projecto do destaque junto com o da moradia.
  10.  # 10

    os lotes vão ficar a confrontar com a via publica, mas então o projecto da habitação não pode entrar com meu nome, o terreno é do meu pai...
  11.  # 11

    Pode. Desde que o seu pai assine uma declaração em como autoriza que construa naquele terreno que para os efeitos ainda é dele
  12.  # 12

    nao sei como se passa, o meu entrou no nome do meu pai e depois de aprovado é que passei o projecto para meu nome e para isso nao paguei nada, mitrazia tenha cuidado é com os valores de escritura que vai ter que pagar, ainda é alguma coisa.
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilva.....
    Num dos lotes tem que haver já uma moradia ou então fazer aprovar um projecto para uma.
    Quando não existe nenhuma por norma entra o projecto do destaque junto com o da moradia.


    zedasilva

    sabe qual é a legislação que diz isso?

    mitrazia,

    o projecto entrar em nome do seu pai não tem qq problema pois penso que pode fazer na camara o averbamento para o seu nome posteriormente.
  14.  # 14

    pode sim senhor fazer o averbamento a posterior eu fiz e nao paguei nada por isso, outra coisa que tem que ter em atençao é a area total do tereno, pois so sera aceito o destacamento a partir duma certa area.
  15.  # 15

    o terreno tem perto de 1300 mt2 ... falei com um advogado amigo e ele confirmou que não é difícil... entra tudo em nome do meu pai e depois de ser feito o destacamento dá para trocar.
 
0.0188 seg. NEW