Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, preciso de opiniões, num prédio pequeno com 6 condóminos e sem condomínio organizado mas que precisa de obras urgentes, será que o "administrador" de gestão ( aquele que segundo a lei é o proprietário da fracão com maior permilagem, com a primeira letra das frações no condomínio) pode ser "ameaçado" e intimado a avançar para a convocação de uma Assembleia e para organização legal do condomínio e eleição de uma administração efectiva, sendo que se não o fizer poderá ser responsabilizado pelos danos nas partes comuns por falta das obras?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Boa tarde,

    O Condomínio está legalmente constituído (mesmo que faltem passos para a sua formalização) a partir da escritura da propriedade horizontal (ou do documento que lhe deu origem quando seja diferente). Assim sendo, se existirem problemas nas partes comuns, pagam todos, nas devidas proporções sendo que para responsabilizar esse com maior premilagem era preciso muita ginástica.
  3.  # 3

    Cara Princesa, de acordo, mas para se fazerem obras é preciso que alguém as contrate e supervisione, ora esse alguem não poderá ser um simples condómino, mas creio que terá de ser ou o administrador efectivo do condomínio ou o tal "administrador de gestão" na falta deste.

    Colocado por: Princesa_Boa tarde,

    O Condomínio está legalmente constituído (mesmo que faltem passos para a sua formalização) a partir da escritura da propriedade horizontal (ou do documento que lhe deu origem quando seja diferente). Assim sendo, se existirem problemas nas partes comuns, pagam todos, nas devidas proporções sendo que para responsabilizar esse com maior premilagem era preciso muita ginástica.
  4.  # 4

    O que se deve fazer é: Convocar Assembleia de condóminos nos termos da lei e aí, através do processo normal constante do código civil, devem deliberar-se o orçamento e as obras. O Administrador de gestão, como lhe chama, não pode sozinho, contratar nada. Deve é tentar convocar a Assembleia para que esse órgão delibere.

    Quando eu digo "pagam todos" o que quero dizer é, se por falta das obras houver prejuízo, são todos demandados e paga todos na proporção das quotas, os prejuízos que a falta de obras possa ter originado...
    •  
      FD
    • 9 junho 2014

     # 5

    Colocado por: Princesa_O que se deve fazer é: Convocar Assembleia de condóminos nos termos da lei e aí, através do processo normal constante do código civil, devem deliberar-se o orçamento e as obras.

    Ou seja, o próprio carlosj39 com o acordo de 25% do capital, pode convocar uma assembleia para discutir/resolver esse problema.
    Tem que ir tocar às campaínhas dos seus vizinhos e conseguir a assinatura deles para convocar a assembleia...
  5.  # 6

    Como comprei essa casa há poucos anos como investimento (para revenda) e não moro lá, não me queria estar a chatear muito e a meter muito ao barulho no meio de velhotes resmungões, avarentos e invejosos, mas o certo é que a fachada do prédio por ex. está uma vergonha, e a casa assim com o prédio a precisar de obras se calhar terei de a vender por bastante menos do que caso as obras pelo menos já estivessem acordadas e estipuladas...

    Colocado por: FD
    Ou seja, o próprio carlosj39 com o acordo de 25% do capital, pode convocar uma assembleia para discutir/resolver esse problema.
    Tem que ir tocar às campaínhas dos seus vizinhos e conseguir a assinatura deles para convocar a assembleia...
  6.  # 7

    Não haverá por aqui ninguém entendido nestas questões do condomínio que me saiba dizer se posso "apertar" com o "administrador de gestão" nos termos da lei que diz que é o condómino com a primeira letra das fraçoes com maior permilagem que - na falta de adminstrador efectivo - assume o papel de administrador de gestão?


    Colocado por: Princesa_O que se deve fazer é: Convocar Assembleia de condóminos nos termos da lei e aí, através do processo normal constante do código civil, devem deliberar-se o orçamento e as obras. O Administrador de gestão, como lhe chama, não pode sozinho, contratar nada. Deve é tentar convocar a Assembleia para que esse órgão delibere.

    Quando eu digo "pagam todos" o que quero dizer é, se por falta das obras houver prejuízo, são todos demandados e paga todos na proporção das quotas, os prejuízos que a falta de obras possa ter originado...
    • pom
    • 18 junho 2014

     # 8

    A Lei obriga a obras de manutenção...

    Em vez de querer apertar com alguém vá à CM e...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
    • size
    • 18 junho 2014 editado

     # 9

    Colocado por: carlosj39Não haverá por aqui ninguém entendido nestas questões do condomínio que me saiba dizer se posso "apertar" com o "administrador de gestão" nos termos da lei que diz que é o condómino com a primeira letra das fraçoes com maior permilagem que - na falta de adminstrador efectivo - assume o papel de administrador de gestão?



    E será esse, hipotético, Administrador de Gestão, (forçado) um dos tais velhos resmungões ? Logo, talvez incapacidade ...

    Não existe essa figura de " Administrador de Gestão" no condomínio.

    Quando muito, poderia ser um Administrador Provisório, repito Provisório, o qual só pode surgir da circunstância de em assembleia não se conseguir eleger o administrador efectivo.

    Foi o que se passou ? Houve assembleia e não se concretizou uma eleição ? Ficou determinado nessa assembleia, o recurso ao Administrador Provisório ?

    Depois, como o provisório não pode ficar numa eternidade, se a assembleia não eleger o Administrador efectivo, deve o mesmo ser nomeado pelo Tribunal, a requerimento de qualquer condómino, recaindo, normalmente, numa Empresa de Gestão.

    Faça isto, e deixe os velhos em paz. ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  7.  # 10

    Já tive essa ideia, mas depois as obras coercivas da parte da Cãmara (q pertence ao distrito de Lisboa) como é que isso se processaria, não será isso muito moroso? Alguém já passou por uma experiência dessas?



    Colocado por: pomA Lei obriga a obras de manutenção...

    Em vez de querer apertar com alguém vá à CM e...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:carlosj39
 
0.0172 seg. NEW