Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: pc ferreiraO microcimento absorve fissuras até quanto? 0,3mm?
    Qual o coeficiente de dilatação térmica linear?

Quando pergunta qual a espessura das fissuras que o microcimento absorve está a falar dos casos em que ja há fissuras na superficie?
    Nesse caso, se for aquelas fissuras pequenas que por vezes aparecem nas paredes basta cumprir o metodo de aplicação normalmente, se for naqueles casos tipo pavimentos em que as fissuras são maiores é preciso primeiro corrigir as fissuras e so depois fazer a aplicação.
  2.  # 22

A pergunta era quanto às duas questões.

Já agora além do coeficiente de dilatação térmica linear, diga-me onde se devem fazer juntas de fraccionamento.
  3.  # 23

Eu não poderia ter respondido as duas questões juntas porque são situações diferentes com soluções diferentes.
    Quanto ao coeficiente de dilatação térmica linear, neste momento não sei responder a essa questão.
    Não ha juntas de fraccionamento.
  4.  # 24

Colocado por: GravessenSerá mesmo necessário impermeabilizar quando o pavimento já se encarrega disso?

A que está a chamar pavimento ? Ao microcimento ? o microcimento é fraco, tão fraco que necessita de verniz por cima para ficar um "bom" trabalho.

Colocado por: GravessenO microcimento leva 2/3 camadas de base e uma rede de fibra de vidro sim.?

Pois, foi isso que eu vi fazer ... Ou seja leva uma base que não é microciemento com rede de fibra para evitar que o microcimento fissure porque só por si fissura ! ou não ?

Colocado por: Gravessen Depois de aplicar as camadas todas de microcimento é preciso selar o mesmo para o tornar impermeável.

Mas o que o torna impermeável não é a base onde o mesmo é aplicado ? Pensava que a base é que impermeabilizava o pavimento das humidades ascendentes .
    Então o que o torna impermeável é o verniz que aplica por cima ? ou a massa de baixo e o verniz por cima ?

Colocado por: GravessenSerá mesmo necessário impermeabilizar quando o pavimento já se encarrega disso? Que tipo de material recomenda para essa impermeabilização?

Boa pergunta ... Mostra que é inteligente e não como alguns que por aqui que me atiram pedras quando não gostam do que digo :-)
    Se o sr. diz que consegue isolar com as varias camadas e microcmento, pode ser uma boa solução pois fica bonito ! A nivel de custos não sei, mas mesmo se diz que pode ficar mais barato eu acredito, pois o sr. tem uma empresa que está aqui devidamente identificada
    o que a mim e aos outros foristas, dá alguma garantia !
    Pela minha parte até gosto de ser esclarecido por que trabalha na area dos microciemntos que sem duvida tem algum futuro. ( Se for bem feito )

A minha intenção ao ser chato, é perceber qual é componente que impermiabiliza e tentar distinguir os bons dos maus trabalhos.
    Gosto apenas de observar e de ver trabalhos bem feitos... Já vi que voçê usa varias camadas e a rede, e pelo que tinha visto é assim que se deve fazer, para não terem problemas !

Os dois últimos que eu vi aplicar aqui no Algarve, um dele levou verniz por cima e outro não, ambos levaram rede e não fissuraram ainda !
    O que ficou manchado foi devido a uma inundação por causa de uma torneira que de durante uma noite deixou passa agua numa wc e por "azar" na mesma obra tiveram (e nunca mais se vão livrar) infiltrações por baixo das soleiras ...
    Quem fez esta aplicação deveria ter avisado que iam ter problemas... Eu que nada percebo do assunto disse logo que ia dar barraca, pois sei muito bem quando vai entrar agua por baixo das soleiras... Mas o dono que se julga muito esperto ...
    e é daquele que absorve as asneiras dos foruns em vez de arrancar as caixilharia e colocar uma soleira impermiabilizadas por baixo não o fez ... Agora está um nojo em todas as portas.

Neste caso se o aplicador do microciemnto fosse honesto e percebesse algumas coisa de construção não o aplicava porque não ia ficar bom ...
    Note que a culpa neste caso não é do microcimento, mas que alguem lá for ver o trabalho não o vai querer em sua casa.
    Se o pavimento fosse em madeira ainda era pior obviamente .

Na outra aplicação que vi, que levou verniz por cima , até nos terraços exteriores levou microciemnto, mas em volta tem grelhas para drenagem e foi tudo bem selado por baixo ... Passou o inverno e está como novo mesmo na rua...
    Até eu fiquei impressionado, mesmo não sabendo a duração do verniz aos sol. Pelo menos a humidade nada afectou !
    Repare que o outro ficou manchado mesmo dentro de casa ...
    Uma coisa eu me atrevo a dizer ... O microcimento tem que se muito bem estudado e bem aplicado para não dar barraca ! Se calhar esta boa aplicação até foi voçê que veio cá fazer ... Esta até estava direito e tudo :-)
  5.  # 25

"Mas o que o torna impermeável não é a base onde o mesmo é aplicado ? Pensava que a base é que impermeabilizava o pavimento das humidades ascendentes .
    Então o que o torna impermeável é o verniz que aplica por cima ? ou a massa de baixo e o verniz por cima ?"
    - Vamos resumir isto muito facilmente, se houver agua na superficie onde se vai revestir vai dar garantidamente barracada pois o microcimento depois de seco aguenta bem com toda a humidade que lhe cai em cima. Ou seja, se houver humidade superior a 5% mais vale não fazer a aplicação e é menos uma obra, do que fazer a obra ao cliente e o mesmo vir a ter problemas no futuro.

"é perceber qual é componente que impermiabiliza e tentar distinguir os bons dos maus trabalhos. "
    - O microcimento tem várias etapas de aplicação e várias camadas, antes de levar a base tem ainda outro producto e a rede de fibra, depois da base ainda leva outro tipo de microcimento e depois ainda leva mais 1/2 productos (dependendo dos casos) para ficar um bom trabalho, se quiser terei todo o gosto em explicar-lhe todo o processo de aplicação, aliás, se quiser pode ate dizer-me por mensagem privada a sua localização e quando tiver uma aplicação na sua zona e desde que o cliente não se importe eu convido-o a vir assistir.

"Neste caso se o aplicador do microciemnto fosse honesto e percebesse algumas coisa de construção não o aplicava porque não ia ficar bom ..."
    - Ou antes de aplicar pedia para reparar o que não estava bem para conseguir aplicar o microcimento como deve ser.

"Passou o inverno e está como novo mesmo na rua..."
    "Repare que o outro ficou manchado mesmo dentro de casa ... "
    - É o resultado de fazer uma aplicação conforme mandam as recomendações da marca e fazer uma aplicação como fica mais barato/como da menos trabalho.

"O microcimento tem que se muito bem estudado"
    - Não é uma questão de estudo, é uma questão de ser honesto e ver quando não é possivel fazer uma aplicação para bem do cliente porque se forem cumpridas as normas de aplicação e estiverem reunidas todas as condições necessarias o cliente certamente ficara satisfeito com o trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  6.  # 26

Ok, obrigado fiquei esclarecido e concordo consigo a 100 %

Já percebi que quando se refere ao microcimento está a falar do conjunto dos materiais !
    No meu trabalho também prefiro não fazer a fazer mal... Trabalhos mal executados dão mau nome aos materiais e ás empresas !

Este que eu vi mal feito vai ter que arrancar toda a caixilharia ... É o que dá quando se metem com engenheiras que não percebem nada de construção ... Eu bem avisei !
    Mas aqui no forum também já vi coisas muito mal feitas em que os técnicos que andam por aqui ficam caladinhos pois não estão para se chatear e arranjar inimigos :- )

Quando vir até ao Algarve diga qualquer coisa, sou de Faro como meu nick indica :-)
    Já me têm perguntado quem faz bons trabalhos desses e depois de eu ver o seu posso até dar o seu contacto, mas só depois. eheheh

E olhe que até estou para fazer uma decoração em micro-cimento numa exposição. Quem sabe se ainda voçê trata disso a bom preço e cola na amostra ( 4 m/2) o seu cartão :-)
    Não tenho pressa !
  7.  # 27

"Já percebi que quando se refere ao microcimento está a falar do conjunto dos materiais !"
    - Certo, abocado esqueci-me de lhe dizer, mesmo a base é em microcimento, daí em ter Microcimento Base e Microcimento Fino (para acabamento), falo claro do material que uso, quanto aos outros não posso falar por eles.

" E olhe que até estou para fazer uma decoração em micro-cimento numa exposição. Quem sabe se ainda voçê trata disso a bom preço e cola na amostra ( 4 m/2) o seu cartão :-)
    Não tenho pressa ! "
    - Sem problema, é uma questão de conversar e ver o que o Sr. pretende :)
  8.  # 28

Bem, a aplicação do microcimento não é assim tão fácil como pensava ser... :) Afinal qual o produto que se deve aplicar antes da base em microcimento?
  9.  # 29

Colocado por: GravessenBem, a aplicação do microcimento não é assim tão fácil como pensava ser... :) Afinal qual o produto que se deve aplicar antes da base em microcimento?

O processo de aplicação não é assim tão simples de explicar, teria que lhe explicar o metodo, os tempos de secagem das camadas, a quantidade de resina usada para o microcimento base, a quantidade de resina usada para o microcimento fino, o rendimento dos productos que são aplicados no final.
    Tenho dois documentos em PDF que tem a forma como se aplica e todo o processo necessario para aplicar o microcimento, se quiser posso enviar-lhe esses dois documentos e caso tenha mais alguma duvida basta perguntar.
  10.  # 30

Não precisa de juntas de fraccionamento!!??
    Então quando estás existem como faz? Em betonilhas sobre isolamento (betonilhas flutuantes) estas deveriam existir.
  11.  # 31

como faço: aplica-se seguindo o metodo de aplicação normal.
    juntas de fraccionamento: como eu tinha dito, não se mete qualquer tipo de juntas nas aplicações de microcimento.
  12.  # 32

E se o suporte tiver juntas, não as respeita?
  13.  # 33

Não as respeito? como assim?
    eu ia dizer no meu comentario anterior mas acabei por me esquecer... o microcimento pode ser aplicado sobre qualquer superficie, menos flutuante ou soalho (com excepção do mobiliário), e seja a quantidade de m2 que for para revestir não tem juntas, daí uma das vantagens do microcimento ser: ausencia de juntas.

0.0194 seg. NEW