Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

venho por este meio pedir a vossa ajuda, caros seguidores deste blog, dando a vossa opiniao do seguinte:

tenho uma casa velhota na aldeia que queria remodelar, mas apenas no interior. queria fazer numa das paredes da casa uma porta de correr que da para o jardim.
    a minha questão é a seguinte. sera que tenho de pedir autorização á camara municipal para fazer a respectiva porta?
    será que voces sabem se se tiver de pagar algo, o quanto se paga?

nuno lopes
  2.  # 2

caro nuno lopes,
    essa questão tem várias saídas.
    Legalmente precisa de ter autorização da câmara para fazer a dita porta, trata-se de uma alteração de fachada e em todas as câmaras para isso exigem licenciamento.
    É um processo simples mas não se livra de papelada e de alguma despesa. Tem de ter a casa registada na conservatória, apresentar desenhos da fachada tal como está e como a pretende fazer, algum texto, etc, etc, etc...
    Algumas até para isso pedem o levantamento topográfico, e muito mais.
    No entanto, cada caso é um caso. Muita gente arrisca fazer estes pequenos trabalhos sem qualquer licenciamento e até se safa sem chatices. É uma questão de sorte.
    Veja qual é politica da câmara em causa, como é que a rapaziada da fiscalização actua. Pergunte por lá, normalmente as pessoas sabem quão exigentes são os fiscais.
    A fachada é muito exposta? Se for uma fachada pouco vizível arrisque. Não demore é muito tempo a fazer essa alteração.
    Cuidado com as obras que vai fazer no interior da casa, tem de fazer pelo menos a comunicação à câmara mesmo que sejam obras de conservação. Essas costumam dar problemas porque nunca ficam em simples obras de conservação, aparecem sempre umas lajes, umas janelas tapadas ou abertas, etc...

0.0076 seg. NEW