Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

À uns meses atrás numa feira em Verona pude observar que o aquecimento se está a virar, para paredes radiantes que é uns sistema que eu sempre gostei e que na minha opinião tem inúmeras vantagens em relação aos pavimentos por piso radiante, embora também possa ter inconvenientes. Como no fórum só se fala em pisos radiantes, porque é o que se vende por aí... Decidi colocar algumas fotos, para que quem quiser investigue um pouco mais e quem sabe se atreva a usar.
    Notem que eu não comercializo paredes radiantes e marca alguma das que forem colocadas, não ando aqui para vender

Fotos que tirei na feira :

Fotos retiradas na net:

Sistema mais profissional:

Trabalhos mais arcaicos que parecem ser feitos amadoramente e com baixo custo:

Uma parede radiante numa divisão:

Como a minha intenção não é armar-me em bom com as fotos dos outros, fica aqui um link para o portofolio da empresa climate-wall.de ( A que estava na Feira) onde tem uma serie de exemplos e fotos.

Se procurarem bem vê blogues e imagens vêm centenas de trabalhos interessantes feitos pelos dono das casas e amigos, pois nesses paises "evolouidos" e ricos
    a entreajuda existe muito mais que por cá.
    Concordam com este comentário: João Paulo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bodrelhos
  2.  # 2

3.  # 3

Viva, gostei do tópico.

Em situações normais, refiro-me a construções de raiz, prefiro e acho mais adequado o piso radiante. Melhor distribuição do calor, ponte térmica única precisamente para o meio a aquecer, menores obstruções à radiação com a colocação de móveis, etc.

Para situações de restauro e/ou melhoramentos pontuais, parece-me que as paredes radiantes poderão ser uma boa solução.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, jorgealves
  4.  # 4

Tenho inclusive, uma situação em avaliação, da boa adequação ou não, de uma parede radiante.

Trata-se de uma parede na cozinha, que poderei vir a transformar numa parede radiante.

Contextualizando, em casa tenho radiadores de parede, que até estão bem dimensionados e quando o aquecimento está ligado a casa fica confortável.
    Pelo menos quando tinha o fogão, a casa aquecia bem. Agora que vou instalar um recuperador de calor a água espero que continue a ter o mesmo comportamento (ou melhor se possível). Mas como a casa está pouco isolada, esta arrefece rapidamente assim que o aquecimento se desliga.

De manhã quando acordamos a casa está fria. Onde este frio se sente mais é na cozinha, já que ali se passam uns 15/20 minutos sentados à mesa ao pequeno almoço.

Na cozinha foi erguida uma parede nova, de modo a criar a divisória "casa das máquinas"
    É a parede onde vai ser instalado o recuperador de calor.
    Ver parede nova

Essa parede foi já levantada em tijolo de 7. Vai agora ser isolada, pela parte da cozinha, e feita uma nova parede em tijolo de burro.
    Foi escolhido o tijolo de burro por razões estéticas mas também por ser um material com bastante capacidade de armazenamento térmico, esperando-se com isso conferir alguma inércia térmica à cozinha.

Se vier a efectuar a instalação de parede radiante, nesta parede, durante quanto tempo poderei sentir os efeitos desta inércia?

Estou seriamente a ponderar a instalação de parede radiante, com fim último de reforçar a inércia térmica da cozinha... mas gostaria de ter opiniões sobre o caso em apreço.
  5.  # 5

No caso do pavimento, por questões de saúde, há uma temperatura máxima de funcionamento, correcto?

E nas paredes, existe temperatura máxima de funcionamento?
  6.  # 6

Colocado por: JoseBlinoEstou seriamente a ponderar a instalação de parede radiante, com fim último de reforçar a inércia térmica da cozinha... mas gostaria de ter opiniões sobre o caso em apreço.

as paredes radiantes precisam para serem eficientes de area de permuta grande, pois por unidade de area têm pouca dissipação\absorção de energia,
    se colocar numa única parede pouco efeito terá no aquecimento ambiente,

as paredes radiantes são muito eficientes em arrefecimento.

No caso do pavimento, por questões de saúde, há uma temperatura máxima de funcionamento, correcto?

errado, não tem nada a ver com saúde, mas sim com eficiência da solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  7.  # 7

Colocado por: jorgealveserrado, não tem nada a ver com saúde, mas sim com eficiência da solução.

sempre ouvi dizer que a limitação de temperatura, claro que há o limite técnico, quer por eficiência, quer por limitações da própria tubagem, mas seria devido ao problema das varizes/tromboses nas pernas.

cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
    • eu
    • 13 novembro 2014

# 8

Colocado por: electraodas varizes/tromboses nas pernas

Isso é um mito...
    Concordam com este comentário: jorgealves, Anonimo18072022B
  8.  # 9

Colocado por: eu
    Isso é um mito...

pois,... estava à procura de algum documento na internet sobre isto, mas não é straightforward.

Embora lembro-me que quando procurei sobre este assunto, existiam alguns documentos das marcas de piso radiante que falavam discretamente sobre o tema e que referiam que, devido à limitação de temperatura da água que fluía na tubagem (max. 35ºC), esse problema já não se manifestava.

cumps
  9.  # 10

Isso é um mito...

Será?
  10.  # 11

Colocado por: jorgealvesas paredes radiantes precisam para serem eficientes de area de permuta grande, pois por unidade de area têm pouca dissipação\absorção de energia,

A parede em questão tem 7.5m2, 2,95 m de largo por 2.55m de altura.
    A distribuição que tenho de radiadores está razoávelmente bem dimensionada e é suficiente para aquecer a casa.

Ponto assente: Eu, de qualquer das formas, vou isolar esta parede, pelo lado da cozinha e erguer "nova parede" em tijolo de burro.

Dúvida: A dúvida é se instalo ou não parede radiante.

Se vier a instalar esta parede radiante é com a ideia de criar um bloco térmico de inércia.

Mas não tenho experiência para conseguir prever a inércia que uma parede de tijolo de burro cria.

O tijolo de burro (dimensões:0,23 x 0,11 x 0,07 m) assenta-se deitado, pelo que a parede terá 11cm de largura...

A necessidade da inércia prende-se com o nosso estilo de utilização do aquecimento: desligado assim que nos deitámos.
    E
    Colocado por: JoseBlinoDe manhã quando acordamos a casa está fria. Onde este frio se sente mais é na cozinha, já que ali se passam uns 15/20 minutos sentados à mesa ao pequeno almoço.
  11.  # 12

Colocado por: jorgealvesas paredes radiantes são muito eficientes em arrefecimento.

É coisa que a casa não precisa nem nos dias mais quentes de Verão. Vim-vindo ao Parque Natural do Alvão, Trás-os-Montes :).

Colocado por: Anonimo18072022Atemperaturas de pavimento muito altas ou muitos baixas causam desconforto. Segundo a ISO 7730 a temperatura máxima de pavimento deverá rondar os 28ºC.

Para os pavimentos há então, por questões de conforto, recomendações para a temperatura do pavimento.

E para as paredes, há alguma recomendação?
    Por exemplo, nos radiadores a água circula pelos 70º. Pode também numa parede a água circular a 70º?
  12.  # 13

Alguém?
  13.  # 14

Colocado por: JoseBlino
    É coisa que a casa não precisa nem nos dias mais quentes de Verão. Vim-vindo ao Parque Natural do Alvão, Trás-os-Montes :).

Para os pavimentos há então, por questões de conforto, recomendações para a temperatura do pavimento.

E para as paredes, há alguma recomendação?
    Por exemplo, nos radiadores a água circula pelos 70º. Pode também numa parede a água circular a 70º?

Na parede a água circula no máximo a 55ºC, mas como a área coberta é muito superior à de um radiador, a potência radiada será superior e o consumo energético menor.
    • eu
    • 13 novembro 2014

# 15

Colocado por: pc ferreiraSerá?

Se andar em cima de um piso a 30 graus provocasse varizes, andávamos todos cheios de varizes, pois no verão as ruas estão muito mais quentes que isso...
  14.  # 16

Colocado por: jorgealvesas paredes radiantes precisam para serem eficientes de area de permuta grande, pois por unidade de area têm pouca dissipação\absorção de energia,
    se colocar numa única parede pouco efeito terá no aquecimento ambiente,

as paredes radiantes são muito eficientes em arrefecimento.

as paredes radiante normalmente têm uma vantagem em relação ao chao e tecto radiante!
  15.  # 17

Colocado por: JoseBlinoPor exemplo, nos radiadores a água circula pelos 70º. Pode também numa parede a água circular a 70º?
    ha sistemas radiante que podem usar essa temperatura!!
  16.  # 18

Colocado por: Sergio Rodrigues
    1. ha sistemas radiante que podem usar essa temperatura!!

Mas então, tirando a questão do conforto, o que é que limita a variação da temperatura? O isolamento que aguenta um máximo de temperatura? A tubagem? o pavimento? outra coisa?
  17.  # 19

Se andar em cima de um piso a 30 graus provocasse varizes, andávamos todos cheios de varizes, pois no verão as ruas estão muito mais quentes que isso...

O limite máximo da temperatura da superfície, é mesmo esse.
  18.  # 20

Colocado por: marcoaraujo
    Na parede a água circula no máximo a 55ºC, mas como a área coberta é muito superior à de um radiador, a potência radiada será superior e o consumo energético menor.

Está aqui muita informação numa frase só. Pode desenvolver um pouco mais?

P.e. não percebi o que quis dizer com o consumo energético ser menor...
      Concordam com este comentário: pc ferreira

0.0259 seg. NEW