Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estamos num momento de escolha de tintas para pintar a moradia que estamos a construir. Já penso na questão das tintas desde sempre, ainda não estava o primeiro tijolo na obra :p

    Viemos de um apartamento em que as paredes eram pintadas com tintas mate . Paredes de gesso até ao tijolo. Foi o trauma. Bem sei que existem diferentes qualidades de tintas mate, de várias marcas. Mas ficámos tão desgostosos com a experiência que desde logo colocámos de parte a possibilidade de colocar mate na vivenda.

    As paredes da nova casa foram rebocadas a cimento e depois afagadas/estanhadas com 2 ou 3 massas de acabamento. A última camada, bastante fina, é também gesso ou à base de gesso, mas as paredes têm um comportamento completamente diferente do que se obtém quando se opta pelo gesso, ou plátano ou lá como se chama, até ao tijolo.

    Devido à má experiência que tivemos com as tintas mate e depois de ter ouvido tantos casais de amigos queixaram-se do mesmo, foi logo ponto assente que iríamos apostar em tintas de elevada qualidade. Um lado já conhecíamos, agora queríamos testar o outro. As queixas relativamente às tintas mate comum (aquosas) são sempre as mesmas: a extrema facilidade com que se sujam (basta, por vezes, o toque de uma mão) e as miseráveis condições de limpeza que apresentam, seja a seco ou com pano ligeiramente humedecido, o preço a pagar é sempre o mesmo... sai a sujidade e fica o horroroso polimento, por vezes mais feio, mais evidente, mais escuro e maior do que a sujidade inicial que pretendíamos limpar. A sujidade sai, é verdade, mas o preço é demasiado alto... :(

    A nossa eleição foi para as tintas CIN, apesar de sabermos que há muitas outras também de qualidade, nem se discute essa questão. Agora, a questão que se coloca é outra... Das várias pesquisas que fiz na Internet, fiquei logo com interesse vincado na Vinylsilk. Excelente resistência à sujidade e facilidade de limpeza; Excelente resistência aos polimentos húmido e seco; Película com excelente resistência ao desenvolvimento de fungos. Preço a pagar: não é mate, é acetinada, tendo um ligeiro brilho. Já sabemos a desvantagens desse brilho, mas esteticamente, não nos incomoda nada o brilho, além de que prefiro ver as pequenas imperfeições da parede (sim, já lá andei com um holofote, elas estão boas, foi algo a que tivemos muita atenção e contratámos uma equipa de profissionais a sério no momento do reboco das paredes), do que ver uma parede de aspecto todo surrento (desculpem o termo).

    Mas entretanto, nas visitas que fizemos à loja e também nas pesquisas on-line, confrontaram-nos com a CinaCryl que existe em opção mate, acetinada e brilhante, uma tinta acrílica. Esta gama, mesmo em mate, também tem um brilho, idêntico ao da acetinada vinylsilk, mas dizem que esta é topo de gama, que é uma tinta excelente, superior à vynilsilk e que mesmo em mate (sublinho, é um mate mas não tem aquele aspecto mate a que estamos habituados, para quem gosta mm do aspecto mate, não vai querer esta tinta) é super lavável, mesmo com detergente e, segundo o técnico na loja, também não causa polimento ao limpar.

    Queria saber se alguém tem experiência com esta tinta, versão mate (as outras já ficam mesmo mt mt brilhantes) e qual o feedback que tem. É uma tinta acrílica que exige maior cuidado e técnica na aplicação. Mesmo em versão mate, é verdade que podemos lavar sem o horroroso polimento?

    Um abraço!
    • eu
    • 7 junho 2014

     # 2

    Eu acho que o seu trauma se deve acima de tudo a uma tinta de muito baixa qualidade no seu apartamento.

    Na minha casa tenho as paredes interiores pintadas com Vinylsilk e recomendo vivamente. Suja-se muito pouco e é lavável... claro que não pode ser com nada abrasivo.

    Avance sem qualquer tipo de receios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mm85
    • Ge@
    • 7 junho 2014

     # 3

    Boa tarde

    O cinacryl é bom esmalte aquoso. A qualidade e o preço são superiores. Ou seja, normalmente apenas são utilizadas em locais onde existem maior desgaste e necessidade de limpezas constantes como é o caso de cozinhas ou casas de banho. As outras divisões não carecem de produto tão resistente, e provavelmente a carteira da maioria das pessoas também não (o que não quer dizer que não fique extremamente bem servida se aplicar nas paredes de outras divisões).

    Quanto ao nível de brilho, aconselho-a acetinado como por exemplo cinacryl acetinado ou mesmo vinylsoft. O vinylsilk é brilhante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar, mm85
  2.  # 4

    Colocado por: euEu acho que o seu trauma se deve acima de tudo a uma tinta de muito baixa qualidade no seu apartamento.

    Na minha casa tenho as paredes interiores pintadas com Vinylsilk e recomendo vivamente. Suja-se muito pouco e é lavável... claro que não pode ser com nada abrasivo.

    Avance sem qualquer tipo de receios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mm85


    Boa noite,

    A vinylsilk que menciona é precisamente uma das que estamos agora a considerar, conforme expliquei. Trata-se de uma tinta acetinada e não mate. As mate, mesmo na loja da cin assim o afirmam, vão sempre sofrer o tal efeito polimento, mm que com uma limpeza mt mt suave, mesmo que se passe um pano ligeiramente humedecido e sem esfregar, marca logo. A vinylsilk não é um exemplo disso, é uma acetinada.
  3.  # 5

    Eu tenho tintas mate na casa toda e lavo as paredes todos os anos devido a manchas amareladas provenientes de bolores, só sai com lixívia pura e mesmo em cima de cores ainda nenhuma manchou nem se nota nada depois de seco.
    Estou a pensar pintar tudo brevemente com tintas boas anti fungos mas vou deixar mate na mesma. Não gosto do efeito brilhante nas paredes, faz-me parecer um hospital.
  4.  # 6

    Colocado por: BricoleiroEu tenho tintas mate na casa toda e lavo as paredes todos os anos devido a manchas amareladas provenientes de bolores, só sai com lixívia pura e mesmo em cima de cores ainda nenhuma manchou nem se nota nada depois de seco.
    Estou a pensar pintar tudo brevemente com tintas boas anti fungos mas vou deixar mate na mesma. Não gosto do efeito brilhante nas paredes, faz-me parecer um hospital.


    Não é esse alto brilho que está a pensar ;)
    Já agora, que tipo de paredes tem em casa: são de reboco areado ou de acabamento completamente liso ao toque (gesso, reboco afagado, etc) ?
  5.  # 7

    Colocado por: mm85

    Não é esse alto brilho que está a pensar ;)
    Já agora, que tipo de paredes tem em casa: são de reboco areado ou de acabamento completamente liso ao toque (gesso, reboco afagado, etc) ?


    Bom dia amigo, a base que pega ao tijolo não sei o que é mas o acabamento é tudo estuque liso.
  6.  # 8

    Bom dia,

    Encontrei este tópico quando estava precisamente a tentar perceber como posso limpar a parede sem deixar esse efeito de polimento.

    A minha casa foi pintada com Cin vinyl clean Branco, e tanto com o esfregão mágico como com cif branco o efeito de polido quando se reflete a luz acontece, começo também a ficar traumatizado com paredes tão brancas e com estas tintas.

    Mesmo a sujidade do pó dos quadros que não sai com um pano húmido me obriga a uma limpeza com algo mais forte e deixa marcas!

    Alguma dica?

    Obrigado
    • eu
    • 15 julho 2020

     # 9

    Colocado por: tonidastrevase tanto com o esfregão mágico como com cif branco

    Mas porque lavam as paredes com abrasivos?
  7.  # 10

    Colocado por: tonidastrevasA minha casa foi pintada com Cin vinyl clean Branco, e tanto com o esfregão mágico como com cif branco o efeito de polido quando se reflete a luz acontece, começo também a ficar traumatizado com paredes tão brancas e com estas tintas.

    Mesmo a sujidade do pó dos quadros que não sai com um pano húmido me obriga a uma limpeza com algo mais forte e deixa marcas!

    Alguma dica?

    Limpar com CIF!? paredes!?

    amigo isso é com um detergente neutro e um pano húmido. A menos que tenha TOC...Mas isso já é outra his´toria...
    o mesmo conselho, para com a sujidade nas molduras.

    A menos que as actividades realizadas dentro desses compartimentos seja muito "polunetes" e agressivas, não vejo qq tipo de razão para utilizar produtos agressivos.

    Pode usar. vinagre de limpeza diluido. pode usar liquido multi-superficies ( atenção que alguns, o cornate do liquido fica nas paredes pintadas),
  8.  # 11

    Malta como posso tirar manchas de café da parede? Eu assim que caiu fui passar logo com o pano, meti CIF esfreguei um bocado, mas ficaram umas manchas leves. Não está gritante, mas com luzes acesas e um olhar atento (o meu lol) nota-se...
    • eu
    • 15 julho 2020

     # 12

    Outra a usar CIF nas paredes ?!!?!?!

    Também lavam o carro com CIF?
  9.  # 13

    Colocado por: euOutra a usar CIF nas paredes ?!!?!?!

    Também lavam o carro com CIF?


    Sim
  10.  # 14

    E tomo banho com CIF também. Se me puder dar umas dicas de como posso tirar as manchas do café da parede agradecia, só fui lá com o Cif pq pensei que ajudava, mas não fez nada.
  11.  # 15

    Ontem experimentei no teto tirar mancha de mãos (gordura), que ficou quando se pendurou um candeeiro, com um pano húmido e voltou a ficar com reflexo ainda maior do que estava da gordura...

    Ou simplesmente espalhou e dá para tirar, vou experimentar um limpa tudo neutro com esponja macia, ou então voltou a acontecer o mesmo

    Já agora, e onde a asneira já foi feita, há como resolver?
  12.  # 16

    com um pano / papel de cozinha humido e Detergente a loiça... depois enxaguar com agua limpa.
    Ou com o vinagre de limpeza.
    Colocado por: tonidastrevasOntem experimentei no teto tirar mancha de mãos (gordura), que ficou quando se pendurou um candeeiro, com um pano húmido e voltou a ficar com reflexo ainda maior do que estava da gordura...
  13.  # 17

    Vou experimentar, obrigado!

    Já agora, e onde a asneira já foi feita, há como resolver?
  14.  # 18

    Colocado por: tonidastrevasJá agora, e onde a asneira já foi feita, há como resolver?

    só repintando.

    PS: também tenho dessas...asneiras. Mas não foi com CIF, numas paredes com vinyl mat.
    • eu
    • 15 julho 2020 editado

     # 19

    Colocado por: desofiapedroE tomo banho com CIF também.

    Por isso é que é tão polida.

    Colocado por: desofiapedroSe me puder dar umas dicas de como posso tirar as manchas do café da parede agradecia,

    Comece com detergente da loiça e um pano suave húmido. Se não sair, experimente com um pouco de lixívia pura num pano suave.

    Se mesmo assim não sair, tem que pintar a parede toda.
  15.  # 20

    Colocado por: eu
    Por isso é que é tão polida.


    Comece com detergente da loiça e um pano suave húmido. Se não sair, experimente com um pouco de lixívia pura num pano suave.

    Se mesmo assim não sair, tem que pintar a parede toda.


    Ok vou experimentar
 
0.0218 seg. NEW