Iniciar sessão ou registar-se
    • pced
    • 2 março 2009 editado

     # 1

    Os meus pais têm um terreno que me querem oferecer para eu construir uma moradia.
    Tenho que fazer uma escritura.
    Qual é a melhor forma: Doacção ou venda?
    Tem-se de pagar alguns impostos? Quanto??

    Cumps
  1.  # 2

    Doação é o mais indicado para familiares directos, os únicos imposto que irá pagar são o imposto de selo e imt, em relação ao quanto tudo vai depender do valor do terreno.
  2.  # 3

    caro PCED, tratando-se de uma doação de pais para filhos não´à lugar ao pagamento de qualquer imposto, está isento. Tratando-se de uma venda terá que pagar IMT. Atenção: se tiver irmão haverá 2 opções: ou eles consentem a doação e sendo assim, após o falecimento dos pais, nas partilhas ter.se-à em conta a doação; ou os pais pretendem beneficia-lo e fazem doação por conta da quota disponível: nas partilhas a doação não será tida em conta desde que o valor do bem doado não ultraasse os 125% do valor do património dos pais.
    é um pouco confuso, mas se precisar de mais esclarecimentos disponha...
  3.  # 4

    ~erro de escrita acima: o valor do bem doado não pode ultrapassar 25% e não 125% conforme referido...
    • pced
    • 8 março 2009

     # 5

    Colocado por: sandravieiracaro PCED, tratando-se de uma doação de pais para filhos não´à lugar ao pagamento de qualquer imposto, está isento. Tratando-se de uma venda terá que pagar IMT. Atenção: se tiver irmão haverá 2 opções: ou eles consentem a doação e sendo assim, após o falecimento dos pais, nas partilhas ter.se-à em conta a doação; ou os pais pretendem beneficia-lo e fazem doação por conta da quota disponível: nas partilhas a doação não será tida em conta desde que o valor do bem doado não ultraasse os 125% do valor do património dos pais.
    é um pouco confuso, mas se precisar de mais esclarecimentos disponha...


    Se optar pela 1ª alternativa (doacção com consentimento d irmao), o que terei de pagar?
 
0.0107 seg. NEW