Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia estou com um problema resido em franca depois de 2006 tive um carro com placa portuguesa até 2013 ,nao tenho morada em portugal .
    minha residencia fiscal é aqui em franca .
    venho de receber uma carta registada de portugal onde me exigem um pagamento de 2013/2014 do imposto de circulacao 113,59€ .
    esta viatura é do ano de 1998 teve um acidente em julho do ano passado ,como ja tinha muitos anos nao valia a reparacao ,pedi a um sucateiro que o levasse para a sucata .
    assim foi ele o levou mas com os documentos da viatura ,tudo foi destruido carro e documentos !
    hoje me encontro com um problema bem serio porque nem viatura nem documentos para dar baixa do carro em portugal e o imposto de circulacao me chegara todos os anos para pagar de uma coisa que depois de 2006 sempre circulou em franca .
    peço ajuda por favor se alguem me souber informar que formas legais devo tomar obrigado e um bom dia.
    • Serge
    • 10 junho 2014 editado

# 2

Para já tem que pagar.
    O passo seguinte, para deixar de lhe "faturarem" o IUC nos próximos anos é anular a matrícula. Se o carro tivesse ido para um centro de abate (sucata) cá em Portugal emitiam-lhe um certificado em como o veículo foi destruído e isso serviria para anular a matrícula. Não sei se aí em França, fornecem tal documento.
    Caso não tenha esse certificado é um pouco mais complicado e salvo erro o processo passa por ir à polícia aqui em Portugal e solicitar que lhe apreendam o veículo (diga que vendeu o veículo a desconhecidos e que não tem os dados dos mesmos), passados 6 meses do pedido de apreensão pode anular a matrícula junto do Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisa70
  2.  # 3

É como o post anterior lhe diz...
    Primeiro tem de pagar todos os impostos até ao dia de hoje.
    O estado Portugues nao sabe o que andou a fazer ao seu carro porque você nunca o informou.
    Quando saiu do país com o carro deveria ter registado o mesmo em França pois nao pode circular com um carro estrangeiro por muito tempo. Nao o tendo feito tem de pagar os impostos devidos em Portugal.
    Em segundo lugar, depois d eter os impostos pagos deve informar as autoridades que o carro já nao circula.
  3.  # 4

Pois, se calhar a forma mais barata de resolver o problema é pagar os IUC's em falta e contratar um solicitador em Portugal para anular a matricula, que dá uma trabalheira enorme.
    • smst
    • 10 junho 2014

# 5

A solução passará por pagar o IUC em divida às finanças e depois ao contrário do que foi dito num dos comentários anteriores é ir ao IMT, entregar o modelo 13 assinado por si a solicitar a apreensão da viatura, quando passarem 6 meses após a data do pedido no IMT, ir novamente ao IMT e pedir o cancelamento da matricula da viatura que não apareceu durante esse tempo (nem podia porque o senhor disse que foi para a sucata em França). Ter o cuidado de tratar de toda a papelada antes que chegue novamente ao mês da matricula do carro, senão toca a pagar mais o IUC do próximo ano.
    Concordam com este comentário: Mack
    • Mack
    • 10 junho 2014

# 6

Colocado por: smstA solução passará por pagar o IUC em divida às finanças e depois ao contrário do que foi dito num dos comentários anteriores é ir ao IMT, entregar o modelo 13 assinado por si a solicitar a apreensão da viatura, quando passarem 6 meses após a data do pedido no IMT, ir novamente ao IMT e pedir o cancelamento da matricula da viatura que não apareceu durante esse tempo (nem podia porque o senhor disse que foi para a sucata em França). Ter o cuidado de tratar de toda a papelada antes que chegue novamente ao mês da matricula do carro, senão toca a pagar mais o IUC do próximo ano.
    Concordam com este comentário:Mack

Foi exactamente isso que tive que fazer....
    Concordam com este comentário: luisa70
  4.  # 7

boa noite a vcs todos um muito obrigado pelo esclarecimento que aqui obtive ,foram bem precisos nos comentarios .
    ogrigado a todos foram esxcelentes .
  5.  # 8

Colocado por: smstA solução passará por pagar o IUC em divida às finanças e depois ao contrário do que foi dito num dos comentários anteriores é ir ao IMT, entregar o modelo 13 assinado por si a solicitar a apreensão da viatura, quando passarem 6 meses após a data do pedido no IMT, ir novamente ao IMT e pedir o cancelamento da matricula da viatura que não apareceu durante esse tempo (nem podia porque o senhor disse que foi para a sucata em França). Ter o cuidado de tratar de toda a papelada antes que chegue novamente ao mês da matricula do carro, senão toca a pagar mais o IUC do próximo ano.

Falta aí um passo. Terá que se deslocar a um posto policial para obter uma declaração em como a viatura que constava para apreender, não foi localizada. Só depois disso e de passar os 6 meses é que consegue anular a matrícula.

Se tivesse algum comprovativo em como a viatura foi desmantelada, seria mais rápido...
    • smst
    • 12 junho 2014

# 9

Colocado por: nandogonca
    Falta aí um passo. Terá que se deslocar a um posto policial para obter uma declaração em como a viatura que constava para apreender, não foi localizada. Só depois disso e de passar os 6 meses é que consegue anular a matrícula.

A declaração emitida pela PSP deixou de ser necessária desde o inicio deste ano...
  6.  # 10

Colocado por: smstA declaração emitida pela PSP deixou de ser necessária desde o inicio deste ano

Como vai saber o IMT que a viatura não foi entretanto recuperada/encontrada?
  7.  # 11

Colocado por: nandogonca
    1. Como vai saber o IMT que a viatura não foi entretanto recuperada/encontrada?

É mais ou menos irrelevante. Se for não está matriculada ou legalizada pelo que não pode circular e teria que ser matriculada de novo.
  8.  # 12

uma boa noite a todos como vcs me dizem de prenxer o modelo 13 ja o fiz imprimir mas o problema é que ele tem de ser entregue em maos ,ou seja eu mesma a entregalo mas para isso teria eu que me deslocar a portugal de preposito !porque apresentar queixa em como foi roubado tbm ja pensei nisso so nao sei é como é o prossesso depois como se vai passar para resolver em portugal !
  9.  # 13

Faça como lhe disse - contrate uma agencia de documentação para tratar disso. Gasta um pouco mais agora mas vai poupar muito no futuro.
  10.  # 14

conhece alguma ?
  11.  # 15

vou pesquisar na net se encontro alguma agencia como diz ,talvez seja mesmo uma boa idea. obg (carvai)
  12.  # 16

Procure na net. Aqui há uns anos esta agencia tratou-me de uma mudança de matricula estrangeira.
    http://www.autodoc.pt/servicos.html
  13.  # 17

ok vou ligar para eles amanha obrigado por tudo
  14.  # 18

Amanhã são capazes de estarem fechados porque é feriado em Lisboa.
  15.  # 19

ok nem sabia que ai era feriado obg
  16.  # 20

Oops

0.0145 seg. NEW