Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    visito frequentemente este blog, e escrevo vos com a esperança que me possam ajudar.
    Vou juntar-me com o meu namorado e decidimos comprar casa,ate aqui tudo muito bem, escolhemos a casa numa imobiliaria e a senhora pediu nos a papelada toda nossa e dos fiadores(que sao os meus pais),entregamos lhe tudo e quando demos por nós tinhamos o credito aprovado. nunca fomos consultados para dizer as nossas preferencias a nivel do emprestimo, por exemplo se queriamos taxa fixa ou variavel e essas pequenas questoes... é a primeira casa e nao percebemos nada do assunto... achámos que seria normal tratarem nos de tudo... neste momento arrependo me muito de nao ter sido mais persistente... mas nao é isto que me esta a por doida...
    quando entregámos toda a papelada, a senhora da imobiliaria disse que ja tinham feito a simulaçao e que nos pre aprovaram o credito devido ao fiador meu pai, e para ficarmos descansados que a imobiliaria tratava de tudo,nao precisavamos de andar de banco em banco que eles proprios negociavam, bem, o certo é que mais tarde a senhora veio dizer nos que iria um avaliador á casa, mas para nao nos preocuparmos porque nos davam o emprestimo, ate porque tinhamos pedido unicamente ao banco o dinheiro que estavam a pedir pla casa, e pagariamos as escrituras do nosso bolso com dinheiro que tinhamos junto.
    Na semana passada foi o avaliador ver a casa e avaliou por 73500euros (menos 1000 euros do que pedimos); hoje de manha recebo um telefonema da imobiliaria a dizer que devido á avaliaçao o banco so nos vai emprestar 63000euros...
    o dono da casa nao quer baixar mais a casa, e nos tambem nao temos tanto dinheiro assim para completar o valor que nos é pedido.
    nao assinamos contrato de compra e venda,
    o que pergunto é, se desistirmos da casa, uma vez que nao temos dinheiro para compra-la, devolvem nos o dinheiro das despesas de processo? e do avalista? uma vez que nao nos emprestam a totalidade do dinheiro...
    sinto me um pouco indefesa por nao perceber nada do assunto, e sinto que houve muita falta de informaçao por parte da imobiliaria, porque nunca nos foi posta esta hipotese, apenas nos disseram que aceitavam de certesa o credito, claro que, realmente aceitaram, mas nao nos emprestaram o dinheiro todo que precisamos.
    propus á imobiliaria que o senhor baixa se a casa ate aos 70000euros, e que lhe pagariamos o resto ate ao final do ano em dinheiro, que assinariamos um papel/acordo, caso contrario teriamos que desistir.
    Ainda nao obtive resposta, e queria saber o que tenho a perder na desistencia do emprestimo.
    Muito obrigado.
  2.  # 2

    E claro, se tenho que indeminizar o banco ou o vendedor... ?
    ajudem me!
    Obrigado
  3.  # 3

    Se não assinou CPCV pode desistir da compra, o valor da avaliação é que já está perdido e tem de o pagar.

    Julgo ser isto.

    Cumps
    •  
      FD
    • 3 março 2009

     # 4

    Colocado por: mimi123o que pergunto é, se desistirmos da casa, uma vez que nao temos dinheiro para compra-la, devolvem nos o dinheiro das despesas de processo? e do avalista? uma vez que nao nos emprestam a totalidade do dinheiro...

    Não. Não tem direito a nada. Foi prestado um serviço e foi pago. Tão simples quanto isso.

    Sabe porque é que a imobiliária se prontificou a tratar de tudo?
    Porque é a vossa primeira casa e se calhar a vossa inexperiência e desconhecimento foi tão clara para o vendedor/a que ele/a aproveitou para fazer as coisas à maneira dele/a. E a maneira dele/a inclui tratar do processo de empréstimo junto do banco porque ganham uma comissão (dinheiro) quando o fazem.

    Esta é a primeira lição de todas, seja a comprar casa, seja no que for: antes do negócio concretizado são só facilidades. Depois... já nada é fácil.
    Eu já fui vendedor e por vezes percebo o porquê das coisas assim acontecerem. Muitas pessoas não querem coisas complicadas ou conhecer as possibilidades de as coisas correrem mal, não querem ser avisadas, as pessoas querem simplicidade e certezas. Como há boas hipóteses de as coisas correrem bem, os vendedores raramente dizem o que devem porque sabem que podem estar a afastar o cliente. O problema é quando as coisas correm mal... Muitas vezes, se o vendedor apresentar dificuldades, ou disser toda a verdade, é o próprio cliente que pensa que ele o está a enganar... irónico não é? Se um vendedor disser a verdade, pode perder o negócio porque assusta o cliente, mas se disser mentiras ou omitir os "pormaiores", o negócio é quase garantido...

    Desabafos à parte, um conselho para o futuro, apesar de ter sensação que já o perceberam: são vocês que dirigem, nunca a outra parte. São vocês que tomam as decisões e que decidem o caminho a tomar.

    Se tiverem mais dúvidas, perguntem, mas não se deixem enganar mais nenhuma vez. :)
    Eu, por mim, e só por causa dessa conversa do/a vendedor/a, esquecia essa imobiliária de vez.
  4.  # 5

    Mas há aqui uma coisa estranha nesta história. Com que direito a imobiliária manda fazer uma avaliação do imovel em vosso nome? Voces assinaram alguma coisa? Abriram algum processo no Banco? Cá para mim é da responsabilidade da imobiliária os custos do avaliador!
  5.  # 6

    Essa da "conversa de vendedor" (evitando falar de aspectos negativos) faz-me lembrar que eu, como director de obra, também andei a mostrar apartamentos dos prédios que construi a potenciais clientes (porque os vendedores da mediadora nem sempre estavam presentes quando eram necessários, ou não tinham mãos a medir com as pessoas a fazer fila à porta do prédio).

    Em 1986 eu fazia prédios com detectores de fumo/fogo (cozinha e sala, por causa das lareiras), de inundação (cozinha e casas de banho), de fuga de gás (cozinha), e intrusão com botão de pânico. Para além disto, havia detectores de presença em tudo quanto era zona comum, e detectores de abertura de TODAS as portas que davam para as zonas comuns que accionavam a iluminação - ao mesmo tempo que assinalavam a presença de movimento (incluindo os elevadores) num quadro sinóptico na Portaria do prédio.
    Nada de extraordinário. O que era invulgar era tratar-se de muitos apartamentos e de haver repetidores de todos estes detectores, aberturas de portas e luzes acesas na Portaria.

    Ora eu EVITAVA sempre falar nos detectores de fugas de gás e de fogo! :-)
    É que eu já estava a ver os potenciais compradores a imaginarem-se gaseados durante o sono, ou a saltarem dum 14.º andar com os cabelos a arder!
    Se fosse hoje, nem falaria no detector de inundação, não fossem eles por-se a imaginar uma ruptura na piscina (no terraço da cobertura) e a água varresse os apartamentos como um tsunami!
  6.  # 7

    Boa noite,

    agradeço muito a vossa ajuda, realmente é me muito util ouvi, neste caso ler, varias opinioes.
    Agora deparo-me com uma nova situação, uma vez que o banco nao nos dá o dinheiro todo, e nos temos umas poupanças, face a minha proposta ao senhor, ele aceitou, mas com a condiçao de eu lhe passar cheques pre datados e de assinar uma declaraçao junto ao notario para reconhecer as assinaturas. Pergunto qual é os valores desta operação e se corro algum tipo de risco.
    A senhora da imobiliaria perguntou me se eu queria fazer as escrituras atraves da CASA PRONTA ou fazer da outra maneira,que é ir ao notario e aos outros sitios que nem sei como isso funciona... pergunto se compensa ir á CASA PRONTA, uma vez que ela me disse que na C P, so me davam um papel, e se fosse da maneira normal ficava mais salvaguardada. Gostaria que me dissessem se estou novamente a ser "abusada", ou se ela tem razao e realmente fico mais salvaguardada na maneira normal.

    Mais uma vez muito obrigado pela vossa ajuda.
  7.  # 8

    Cheque pré-datado é um perigo.
    NADA impede o vendedor de os depositar imediatamente após a escritura. Informe-se junto do seu banco.

    VOCÊ também vai necessitar de uma declaração assinada pelo vendedor em que ele se compromete a não levantar esses cheques antes da data acordada (/assinalada em cada um dos cheques).

    E se avançar mesmo por essa via, é melhor abrir uma conta nova SÓ PARA ESSES CHEQUES PRÉ-DATADOS.
  8.  # 9

    Olá Luis,

    agradeço a breve resposta,
    peço desculpa pla minha ignorancia, mas os cheques pre datados nao podem so ser descontados na conta na data que esta marcada no propio cheque?
    e sim, estou a pensar traçar todos os cheques para obrigar o vendedor a depositar cada um deles.

    Obrigada mais uma vez
    • eu
    • 3 março 2009

     # 10

    Colocado por: mimi123mas os cheques pre datados nao podem so ser descontados na conta na data que esta marcada no propio cheque?
    NÃO! Podem ser levantados imediatamente.
  9.  # 11

    Cuidado.
    O meu primeiro empreiteiro pediu-me um cheque pré-datado como adiantamento. Confiei e passei-lho. Ele tinha muitas dívidas aos fornecedores e entregou o cheque (endossou?) a um fornecedor que não quis saber da data marcada no cheque, e o banco telefonou-me a visar que não havia dinheiro na conta. Por acaso tinha dinheiro disponível noutra conta, senão era um sariho. Por isso não confie...é um grande risco que só corre quem quer ou é inocente (como eu já fui).
    Cumps
  10.  # 12

    uiii... pois isso nao sabia... ja ia dar outra cabeçada nesta historia... nesse caso, na declaraçao que eles querem que eu assine vou tambem acrescentar um ponto em que diz que o vendedor se compromete em nao depositar os cheques pre datados antes da data combinada, certo? e ja agora quem faz esta declaraçao? é o notario, o vendedor ou a imobiliaria??

    Muitissimo obrigado
  11.  # 13

    Faça dois documentos.
    No segundo, o vendedor compromete-se a não movimentar os referidos cheques datados antes da data neles estabelecida.
    Assim, se alguém tiver a tentação de os movimentar antes, você pode acusá-lo de burla, de má-fé, etc.
    MAS FALE COM UM ADVOGADO, que diabo! :-)
  12.  # 14

    Atencao:
    o casa pronta é mais barato do que fazer a escritura num notario!
    quanto à seguranca é tb melhor o casa pronta, pq os registos sao logo definitivos e nao existe a hipotese de fazerem alguma hipoteca ou marosca com a casa, no intervalo de tempo em que vai do notario à conservatoria do registo predial.
  13.  # 15

    mas, e a casa pronta é mesmo muito seguro?? é possivel alguem fazer coisas de má fé? é que a senhora da imobiliaria disse me que apenas me passavam um papel em como a casa tava em nosso nome.e que na maneira normal , era reconhecido por um notario...
    por favor ajudem-me...

    obrigado
  14.  # 16

    Mimi,
    na proxima semanaeu vou escriturar a minha casa e vou faze-lo pelo sistema casa pronta!
    O que pode ser mais seguro que a conservatoria do registo predial?
    ali é que nao pode haver enganos!! Vêm se a casa tem alguma hipoteca ou ónus, etc!
    É o estado afazer a escritura , enquanto de outra forma seriam os notarios. lamento, mas esses sim estao a perder algum ( muito) dinheirito com este novo sistema!
    com credito bancario no total sao 600 euros , sem recurso a credito 300. Mas se tiver conta poupanca habitacao ainda tem um abatimentozito.
    passe numa conservatoria e informe-se. Vai ver que vai valer a pena!!!!
  15.  # 17

    hum... ok, muito obrigado pela dica...
    ja agora aproveito para lhe perguntar como tenho acesso á planta da casa? é que sabe, no ano passado o dono fez obras no quintal, fechou o e construiu um quarto e por cima construiu uma varanda... tenho medo que esteja a ser enganada e que as obras estejam ilegais.
    obrigada
  16.  # 18

    Na camara
  17.  # 19

    shark74

    pois... vi agora no seu outro post... obrigado
    •  
      FD
    • 4 março 2009

     # 20

    Colocado por: mimi123é que a senhora da imobiliaria disse me que apenas me passavam um papel em como a casa tava em nosso nome.e que na maneira normal , era reconhecido por um notario...

    Quer-me parecer uma de duas coisas: ou a senhora não fala do que sabe ou também tem comissão num notário privado...
 
0.0245 seg. NEW