Iniciar sessão ou registar-se
    • krabby
    • 11 junho 2014 editado

# 1

Boa tarde a todos os foristas,

A minha casa está em fase de estuque. O estucador está prestes a terminar faltam apenas 1/2 divisões. (Apenas Paredes)

Estive a analisar o resultado e detectei vários locais nas paredes onde existe irregularidades (Pequenos buracos, riscos, etc.)

A minha questão é quem é de quem é a responsabilidade ou vá, quem é que costuma ficar com estes pincéis, que será lixar as paredes, reparar estes buracos, riscos, etc...??? O estucador ou o Pintor?

De certeza que já passaram por alguma situação deste tipo.

Cumprimentos,
    • jafn
    • 11 junho 2014

# 2

Boas, o estucador tem que deixar as paredes acabadas sem riscos e buracos e com o acabamento mais liso possível até ficar bom, a parte de lixar as paredes já pertence ao pintor que terá de lixar as mesmas tapar mais algum buraco ou risco que sempre acontece depois do estucador acabar o seu trabalho, dar uma demão de primário e a restantes demãos de tinta, até as paredes ficarem em condições.
  1.  # 3

Nós, já andamos a assinalar a maior parte dos sitios onde encontrámos pequenos defeitos mas com toda a certeza não encontramos tudo. O estucador prontamente se disponibilizou para a reparação.

Também percebo que por mais perfeito que fique vão sempre surgir pequenos defeitos a corrigir.

Vou tentar estar sempre atento na identificação de defeitos para o estucador corrigir...
    • jafn
    • 11 junho 2014

# 4

Quanto melhor ficar a parte do estuque, melhor ficará as pinturas finais e dará menos trabalho aos pintores.
  2.  # 5

Estou certo que sim, mas julgo que o estucador (se não formos nós a avisar e a assinalar) está mais numa de "Quem vier depois que feche a porta".

Quem já passou por isto que faça alguns comentários para também saber lidar melhor com a situação.

Também concordo que os pintores naturalmente que querem chegar e ter tudo a jeito para pintar sem ter necessidade desse trabalho...
    • jafn
    • 11 junho 2014

# 6

E o que faz a falta do brio profissional, se houver brio da parte dos intervenientes tanto estucadores como pintores, não era preciso o cliente andar a fazer marcações dos buracos e riscos das paredes, pois eles têm obrigação de os ver também, e rectificá-los antes do cliente.
    Concordam com este comentário: mmgreg, Anonimo16062021
  3.  # 7

Depende do nível de exigência de cada um, o que para um pode estar perfeito, para outro pode não estar em condições, todos sabemos que há pessoas muito picuinhas.
  4.  # 8

Eu não me considero picuinhas. Mas julgo que as coisas que vi e vejo, qualquer um que visse, identificava como defeito.

Agora, uma coisa também é certo... sou novato nisto. é a primeira casa que estou a acompanhar (por ser minha) na fase de estuque.

Não sei exactamente o que é mau, razoável ou bom.

Por não saber, os defeitos que encontro assinalo
    • VMC
    • 11 junho 2014

# 9

O estucador que faça o melhor possível. Se possível, veja as paredes com o Sol a incidir não directamente, de forma a poder ver melhor algumas possíveis irregularidades. Com uma lanterna ou gambiarra, vá passando junto às paredes para detectar irregularidades. Por vezes, por muito que se procure não se encontra, vendo mais tarde ou de outro ângulo há sempre alguma irregularidade.

Após a aplicação de primário poder-se-ão notar melhor algumas irregularidades.
  5.  # 10

Algumas fotos para apimentar o tópico. Obviamente que nestas fotos não são muito perceptíveis imperfeições.

Apenas ajudam a obter opiniões se é mais ou menos este o tipo de trabalho esperado...

Nota: Estas fotos foram no próprio dia em que estas paredes foram estucadas.
  6.  # 11

A ver as fotos que colocou parece um excelente estucador porque assim não se ve defeitos nenhuns nem da para avaliar nada com essas fotos!!
  7.  # 12

Conforme indiquei as fotos não tinham o objectivo de mostrar os defeitos detectados. Estas foram tiradas inicialmente apenas para registar o andamento da obra.

Mais tarde colocarei, se ficar algum perceptível, alguns defeitos encontrados.

obrigado
    • jafn
    • 11 junho 2014

# 13

Nas transições entre alvenaria e betão deve levar sempre rede, eu tenho como costume, salpicar todas as paredes com argamassa de areia lavada bem forte, há quem diga que não é necessário, mas nos meus trabalhos não passo sem o fazer, pode ser teimosia minha, mas...
    Concordam com este comentário: krabby
  8.  # 14

Colocado por: Anonimo16062021
    Era bom era,faça isso na pintura de um carro novo,tipo Mercedes ou Ferrari e diga o resultado.

Para mim,dá-me a parecer que,só foi aplicado o reboco grosso, ainda lhe falta dar o acabamento fino,estarei enganado?

[krabby] - Já foram passadas 3 camadas de mecafino (Pode é estar ainda fresco - Segundo li até as paredes adquirirem uma tonalidade branca homogénea pode demorar 3 semanas):

Nas fotos que o krabby aqui postou não da para ver se foi ou não aplicada a malha de fibra de vidro nas transições alvenaria e betão,eu costumo por norma aplicar (assim a que tem que ser) sempre na altura quando se esta a projectar (aplicar) o revestimento, seja ele revestimento em gesso ou monomassas.

[Krabby] - Não reparei em nenhuma rede/malha aplicada. Qual a vantagem?
    • VMC
    • 11 junho 2014

# 15

Entre a estrutura e as paredes deve ser aplicada rede para evitar a fissuração do reboco. Não protege a 100%, mas ajuda muito.
  9.  # 16

Passar uma régua horizontal numa parede e detectar alguns 3 ou 4 mm de diferença é "normal" nestes trabalhos? :S
  10.  # 17

Colocado por: krabbyPassar uma régua horizontal numa parede e detectar alguns 3 ou 4 mm de diferença é "normal" nestes trabalhos? :S

depende. a regua tem quantos metros? se tiver 2m é muito grave.
  11.  # 18

Colocado por: tiago_ecodepende. a regua tem quantos metros? se tiver 2m é muito grave.

E com 1 m, já não é grave?
    e com 3 m já não é grave?

Cá para mim depende da exigência de cada um, para mim 3 ou 4 mm é muito mau, independentemente do comprimento da régua, para outros desde que não consigam passar com o dedo indicador, por trás da régua está tudo bem!!
  12.  # 19

Colocado por: Picareta
    E com 1 m, já não é grave?
    e com 3 m já não é grave?

Cá para mim depende da exigência de cada um, para mim 3 ou 4 mm é muito mau, independentemente do comprimento da régua, para outros desde que não consigam passar com o dedo indicador, por trás da régua está tudo bem!!

3 mm com uma regua de 4m é quase aceitavel. mesmo a trabalhar com rigor ha sempre aquela margem....
  13.  # 20

No estuque, se se confirmar que há efectivamente diferenças significativas qual a forma de corrigir? É necessário picar a parede e voltar a estucar? ou com alguma massa de regularização consegue sobrepor à existente?

0.0226 seg. NEW