Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 12 junho 2014 editado

# 1

Estou a recolher os vários documentos solicitados pela Câmara de Vila do Conde para fazer o levantamento da licença para a construção da minha casa. Já tenho todos exepto os seguintes:

1-Termo de Responsabilidade assinado pelo técnico responsavel pela direção de fiscalização da obra;
    2-Plano de Segurança e saude.

Quem me passa estes dois documentos?
  1.  # 2

O termo pela fiscalização é o técnico que a assumir
    O Plano de segurança e saude é por norma executado pelo técnico que assume a Coordenação de segurança
  2.  # 3

Ou seja, tem de arranjar um técnico habilitado para tal para dar a cara e assinar a papelada.
    Idealmente, deveria também de acompanhar a obra durante o período de construção e ser o seu fiscal de que tudo está a ser feito como o planeado.

Tem também de arranjar um técnico que elabore o Plano de Segurança e Saúde (papelada) e que dê a cara e assine a papelada.
    Idealmente, deveria também de acompanhar a obra durante o período de construção e verificar se o que está no plano está a ser cumprido.
  3.  # 4

Isso não só documentos, é um serviço que vai contratar, ou seja alguém que lhe vai fiscalizar a Obra e coordene a segurança e higiene em Obra, normalmente é uma avença mensal que vai pagar a um técnico.

Pode ser qualquer técnico com habilitações para fazer esse serviço, Arquiteto ou Engenheiro.

Se quiser podemos dar-lhe cotação para esse serviço, mande-nos mensagem privada com o seu contato.

Seja como for leve essa contratação a sério, afinal é a fiscalização da sua futura casa.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    • alc
    • 12 junho 2014

# 5

Pode ser o mesmo técnico que assinou o "Termo de responsabilidade pela direção da obra" ?
  4.  # 6

Colocado por: doisarquitectos
    Pode ser qualquer técnico com habilitações para fazer esse serviço, Arquiteto ou Engenheiro.

Ou então nenhum dos dois.
    :)))
    • mafgod
    • 12 junho 2014 editado

# 7

Se tiver habilitações para tal, sim.
    Edit: Presumi erradamente se o Fiscal e o de Segurança podiam ser o mesmo.
  5.  # 8

Colocado por: alcPode ser o mesmo técnico que assinou o "Termo de responsabilidade pela direção da obra" ?

Não!
  6.  # 9

Colocado por: mafgodSe tiver habilitações para tal, sim.

Mesmo que tenha habilitação existe incompatibilidade de funções.
    • alc
    • 12 junho 2014

# 10

Colocado por: zedasilva

Não!

Podia ser mais especifico?
  7.  # 11

Colocado por: alcEstou a recolher os vários documentos solicitados pela Câmara de Vila do Conde para fazer o levantamento da licença para a construção da minha casa. Já tenho todos exepto os seguintes:

1-Termo de Responsabilidade assinado pelo técnico responsavel pela direção de fiscalização da obra;
    2-Plano de Segurança e saude.

Quem me passa estes dois documentos?

Não sei que serviço / gabinete / técnico contratou para lhe licenciar a obra, que não lhe trata desses dois elemento. São elementares. Chegou a pedir aos respectivos ?
  8.  # 12

Colocado por: alc

Podia ser mais especifico?

nº 6 do artgº 9 do DL 273/2003
    • alc
    • 12 junho 2014

# 13

Colocado por: brunomrosa

Não sei que serviço / gabinete / técnico contratou para lhe licenciar a obra, que não lhe trata desses dois elemento. São elementares. Chegou a pedir aos respectivos ?

Como assim?

Eu pedi a um arquitecto para me fazer um projeto, ele fez o trabalho dele, e entregou as especialidades a um gabinete de engenharia.
    Neste momento tenho o projeto aprovado e a licença para lenvantar na Câmara!!
  9.  # 14

Colocado por: alcEu pedi a um arquitecto para me fazer um projeto, ele fez o trabalho dele, e entregou as especialidades a um gabinete de engenharia.
    Ele, deveria de o ter informado de que era necessário:
    1-Termo de Responsabilidade assinado pelo técnico responsável pela direção de fiscalização da obra;
    2- Plano de Segurança e saúde.

Já perguntou-lhe se ele pode/está interessado em ser o seu diretor fiscal e o responsável pela segurança e higiene?
    • P+V
    • 12 junho 2014 editado

# 15

Colocado por: alceu pedi a um arquitecto para me fazer um projeto, ele fez o trabalho dele, e entregou as especialidades a um gabinete de engenharia.

Pois, mas o arq. ou o eng. a quem foram entregue os projectos de especialidades deveriam te-lo alertado acerca da necessidade de elaborar o P.S.S. e de contratar o serviço de fiscalização da sua obra.
  10.  # 16

Colocado por: mafgod
    Já perguntou-lhe se ele pode/está interessado em ser o seu diretor fiscal e o responsável pela segurança e higiene?

Se puder contrate uma entidade externa aos projetos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, P+V
    • P+V
    • 12 junho 2014 editado

# 17

Colocado por: zedasilvaSe puder contrate uma entidade externa aos projetos

Eu nunca fiscalizei os meus projectos, mas em mais de uma obra fiquei com a sensação de que o fiscal deveria era de me entregar metade do que ganhava, pois se não fosse eu a chamá-lo a atenção, muitas asneiras do empreiteiro teriam passado despercebidas...
  11.  # 18

Colocado por: alcComo assim?

Eu pedi a um arquitecto para me fazer um projeto, ele fez o trabalho dele, e entregou as especialidades a um gabinete de engenharia.

Esses dois elementos não são "especialidades", e trabalho bem feito é garantir ao cliente final que tem o licenciamento aprovado e licença na mão, pelo menos é assim que estou habituado a lidar com os processos. Normalmente eu "vendo" assim aos meus clientes.

Mas pode sempre contratar outra entidade como sugere o zedasilva.

0.0198 seg. NEW