quero deixar no tecto de uma sala umas tomadas para instalação de um projector, que tomadas é que tenho que colocar? disse ao eletricista para colocar uma elétrica e uma das que tem ligação para TV/SAT. tenho que deixar mais alguma? é que de momento não estou mesmo a ver o que é preciso é preciso tomada HDMI, tipo isto?
irá ligar a uma box de operador por cabo, ou um pc ou uma Apple TV, etc
acho que ja armei uma solução barata para o hdmi. coloco um espelho destes numa caixa no tecto e outra ao pé da box
ligo um adaptador destes a cada um dos espelhos e deixo dentro da caixa e ligo de um ao outro com normal cabo de rede. dá até 30 metros, e fico com um cabo hdmi da zona da box até ao tecto. estes adaptadores hdmi para rj45 tenho-os ca em casa, funcionam lindamente
deixe um tubo de 25, porque a nivel tecnológico as coisas envoluem rapidamente. No futuro podem existir outras coisas para alem do HDMI e assim fica com tubo para passar esses "futuros" cabos.
Mas tem noção que para comprimentos desta ordem há perdas significativas por cada ligação (chicote) que haja no percurso do sinal, especialmente se o projector for full HD.
Se vai utilizar a transmissão se sinal HDMI via Ethernet (acho que fica mais caro e comigo não funcionou bem), então deve deixar uma tomada de alimentação 230V, e uma tomada rj45 (uma junto do projector e outra junto da fonte de sinal), de onde saem chicotes que ligma aos conversores Ethernet/HDMI. Para ficar durante mais tempo actualizado para full HD e 3D e Ultra HDTV, utilize o cabo Ethernet Cat.7. Se pretender ver no projector mais do que uma fonte de sinal, por exemplo box, leitor de dvd/bluray ou PC, terá que prever um spliter com selector da fonte ou um receiver de cinema em casa.