Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite.

    1- Alguém me pode indicar se a válvula que apresento na foto em anexo, além de segurança também atua como retenção (anti-retorno)?

    2- Outra questão é se o esgoto foi bem ligado à válvula de segurança, pois no manual do fabricante diz "a saída do grupo de segurança deve ser ligada obrigatoriamente a uma tubagem de esgoto, que tenha um diâmetro pelo menos igual ao da tubagem de ligação do termoacumulador, com uma inclinação constante e aberta à atmosfera, mantendo uma distância mínima de 20mm", o que depreendo que deveria haver uma abertura com uma distância de 20mm da saida do esgoto da válvula de segurança à tubagem de esgoto (que tb deverá então ter um diâmetro maior, certo?) ?

    Cmps
  2.  # 2

    Alguém me pode indicar se a válvula que apresento na foto em anexo, além de segurança também atua como retenção (anti-retorno)?

    sim, estes conjuntos já têm tudo incorporado.

    Outra questão é se o esgoto foi bem ligado à válvula de segurança,

    podia estar melhor, mas é aceitável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jplamas
  3.  # 3

    Colocado por: jplamas1- Alguém me pode indicar se a válvula que apresento na foto em anexo, além de segurança também atua como retenção (anti-retorno)?


    Exato também funciona como retenção.

    O resto está correto está bem ligado ao esgoto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jplamas
  4.  # 4

    Já agora acham que por segurança e de modo à instalação ficar regulamentar convém instalar um vaso de expansão a jusante da válvula de segurança?
  5.  # 5

    ficar regulamentar

    porque diz que não está regulamentar?
  6.  # 6

    o vaso de expansão nestes sistemas pequenos é dispensável.
  7.  # 7

    Pretendo passar para alojamento local e necessito de entregar um termo na câmara e queria ter tudo ok antes de virem cá passar-me isso.
  8.  # 8

    Colocado por: jplamasJá agora acham que por segurança e de modo à instalação ficar regulamentar convém instalar um vaso de expansão a jusante da válvula de segurança?


    Não necessita de vaso de expansão mas já agora se quer ser eximio nessa instalação então o que aconselho é substituir essa válvula de segurança reles por uma destas e neste caso dá-lhe mais segurança:
    Concordam com este comentário: jorgealves, ramos1999
      valvula_de_seguranca_termoacumulador.jpg
  9.  # 9

    Como se chama essa válvula?
  10.  # 10

    Colocado por: jplamasComo se chama essa válvula?


    É um grupo de segurança e pode também adquirir um copo sifonado que enrosca na parte de baixo para ligar ao esgoto.

    Essa válvula reles que tem ai avaria com facilidade tem a parte anti retorno em plástico e por vezes é uma dor de cabeça!
  11.  # 11

    Muito obrigado a todos pela ajuda!
  12.  # 12

    IMPORTANTE:
    Deve efectuar a manobra da patilha da purga da vávula de segurança frequentemente ( 1x mês), para não ficar comprometida com deposito de calcáreo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jplamas
  13.  # 13

    Caro Pedro Barradas, essa manobra é fácil de executar por uma pessoa normal ( sem ser entendido em canalização)? ; tenho um termo Fagor de 50 litros que tem água e há praticamente 6 meses que não o tenho usado.


    Colocado por: Pedro BarradasIMPORTANTE:
    Deve efectuar a manobra da patilha da purga da vávula de segurança frequentemente ( 1x mês), para não ficar comprometida com deposito de calcáreo.
  14.  # 14

    Ora, mais facil que abrir uma torneira.
    Remova a mangueira de ligação ao esgoto, meta um copo por baixo da purga da válvula de segurança.
    É só puxar a patilha/ alavanca preta da purga, para deixar sair um pouco de água, limpe o bocal.
    repita a manobra 2/3X.

    PS: Este procedimento normalmente está descrito no manual de utilização do TE.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  15.  # 15

    Colocado por: jplamasBoa Noite.

    1- Alguém me pode indicar se a válvula que apresento na foto em anexo, além de segurança também atua como retenção (anti-retorno)?

    2- Outra questão é se o esgoto foi bem ligado à válvula de segurança, pois no manual do fabricante diz "a saída do grupo de segurança deve ser ligada obrigatoriamente a uma tubagem de esgoto, que tenha um diâmetro pelo menos igual ao da tubagem de ligação do termoacumulador, com uma inclinação constante e aberta à atmosfera, mantendo uma distância mínima de 20mm", o que depreendo que deveria haver uma abertura com uma distância de 20mm da saida do esgoto da válvula de segurança à tubagem de esgoto (que tb deverá então ter um diâmetro maior, certo?) ?

    Cmps


    Com sitemas de seguranças como esses não me admira que exista ainda explosões nos termoacumulador nem sabia que existiam!ponha aquela que o costa53 pos na foto ;essa sim podera purgar com toda a segurança todas as vezes que quizer sem contar que o tubo de saida que tem é inadequado pois quando por alguma razão o cilindro decidir fazer uma purga a saida não tem uma abertura a atmosfera o que fara o tubo saltar fora com a pressão!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jplamas
  16.  # 16

    Ok. Muito obrigado a todos.
    • Motar
    • 11 abril 2015 editado

     # 17

    Viva
    Esta válvula pode ficar instalada na posição da foto "Horizontal" ou tem de ficar na vertical conforme ligam diretamente no acumulador ?
      Horizontal.JPG
 
0.0196 seg. NEW