Iniciar sessão ou registar-se
    • RPG
    • 16 junho 2014 editado

# 1

Boa noite.
    Antes mais, acho que devo expor o meu caso.
    A minha casa, que faz parte de um edifício de 1º andar, em vez de telhado tem placa incidente.
    E como não compreendia o porquê de uma casa com 4 anos de construção ser absurdamente quente, somente pelas janelas que tenho (apesar de terem 2,40m de largura), e ao colocar a mão na placa dentro de casa, resolvi levantar o projecto na câmara.
    No projecto de especialidades, menciona no calculo térmico uma espessura de isolamento na placa de 6cm, mas na pratica só lá tem 3cms (abri um pequeno furo na placa e comprovei isso).
    Claro está que depois todos os moradores fizeram "pressão" no construtor, ele la se resolveu a colocar um reforço desse isolamento.
    E de há um ano para cá, só comprou as placas (que por acaso até são de 6cm!), e que será feito por cima da tela com que está de acabamento actual, que é preta.
    Como estou numa situação muito difícil de suportar agora no verão (por ter crianças pequenas em casa), terei de fazer as coisas acontecerem, pelo menos na minha fracção.
    As questões que tenho são no sentido de como serei eu a fazer, serem na forma mais simples, mas também que optimize o melhor possível:
    1 - Será que esta nova camada não deveria ser colocada logo acima da que já la está? (Implicaria andar a partir parte do que está feito até la chegar...)
    2 - Esta camada de 6cms fará algum trabalho conjunto com a existente, mesmo havendo entre elas uma camada de betomilha e tela? (Pergunto isto porque caso não seja suficiente, até estou na disponibilidade de acrescentar do meu bolso mais alguma altura desse isolamento... tipo + 3cm ou mais...)
    3 - Formas de fixar as placas sobre a tela? (Tenho visto pelo forum alguns exemplos. Umas buchas parecem-me simples e rápidas. Estarei enganado?)
    4 - Camada superior ao isolamento, que tipo de material poderia colocar? (Gostaria de realçar aqui que não queria incrementar muito no peso porque não sei para o quanto a placa está dimensionada para aguentar, porque não me parece que tenha sido feita para andar lá em cima todos os dias...)
    5 - Por cima dessa camada, colocaria tela como lá está (mas nunca na cor preta), ou alguma tinta daquela que a Sika vende e que já faz o acabamento final meio emborrachado e também de isolamento térmico?

Cumprimentos a todos e desde já os meus parabéns pelo forum, que não conhecia.
    • RPG
    • 16 junho 2014

# 2

Bem, de acordo com alguma pesquisa, queria colocar mais 1 questão:

- Poderia utilizar o conjunto XPS com lã de rocha?
  1.  # 3

Indo por partes:
    a tela está à vista? não levou nada por cima?
    se já está impermeabilizado, vai impermeabilizar outra vez?
    umas fotos eram bem vindas
    meter buchas vai furar a tela. não se meta nisso.
    era preferivel meter lajeta térmica tipo Grisol.
    • RPG
    • 17 junho 2014

# 4

Sim, a tela está à vista, e na cor preta! E está como acabamento final.
    Em relação às buchas eu pensava depois do isolamento colocar alguma tinta isolante com componente térmica (cheguei a ver uma da sika, mas sei que há outras...).
    Mas posso também colocar alguma cola entre a tela e as placa de XPS. O problema é que o construtor começou com esse método. Fez uns 10m2 numa das fracções do prédio e parou até então. E há uns meses que o vento já arrancou tudo... pois so as fixou mas deixou aquilo à vista do sol. Por isso é que pus de parte essa opção.
    As lajetas tb ja ouvi falar (e até foi uma das opções que o construtor considerou, mas desistiu devido ao preço), mas a utilização do espaço é meramente para a manutenção dos painéis solares das aguas sanitárias. Não se tem acesso lá. Eu é que tenho montado 2 andaimes para la conseguir ir acima.
    A minha opção em betonilha ou algum outro material mais leve por cima da camada de isolamento térmico, seria para refazer as pendentes, porque nos meses de chuva tenho poças lá em cima e assim também me livrava dessa situação.
    Amanha tiro fotografias para dar uma melhor ideia.
  2.  # 5

Colocado por: RPGSim, a tela está à vista, e na cor preta! E está como acabamento final.
    Em relação às buchas eu pensava depois do isolamento colocar alguma tinta isolante com componente térmica (cheguei a ver uma da sika, mas sei que há outras...).
    Mas posso também colocar alguma cola entre a tela e as placa de XPS. O problema é que o construtor começou com esse método. Fez uns 10m2 numa das fracções do prédio e parou até então. E há uns meses que o vento já arrancou tudo... pois so as fixou mas deixou aquilo à vista do sol. Por isso é que pus de parte essa opção.
    As lajetas tb ja ouvi falar (e até foi uma das opções que o construtor considerou, mas desistiu devido ao preço), mas a utilização do espaço é meramente para a manutenção dos painéis solares das aguas sanitárias. Não se tem acesso lá. Eu é que tenho montado 2 andaimes para la conseguir ir acima.
    A minha opção em betonilha ou algum outro material mais leve por cima da camada de isolamento térmico, seria para refazer as pendentes, porque nos meses de chuva tenho poças lá em cima e assim também me livrava dessa situação.
    Amanha tiro fotografias para dar uma melhor ideia.

as pendentes são antes das telas...

0.0117 seg. NEW