Alguém sabe onde se vendem este tipo de equipamentos? Dava preferência a uma loja física, pois online tenho medo que páre na alfândega ou simplesmente dê para o torto.
Pelo que tive a ver a Flir tem coisas melhores que a Fluke e portanto estava inclinado para uma Flir E5.
Um leigo conseguirá usar uma máquina destas? É fácil de aprender? Agradeço dicas.
Pelo preço que custam.. não sei para que quer um "leigo" adquiri uma máquina destas ;) ( eu gostava muito de ter uma... mas não posso) Existem diversos modelos, com características diversas. Mas se tem >3500€ para dispensar por uma... força nisso. Qq pessoa aprende a mexer naquilo, a maior dificuldade será a interpretação de dados e efectuar os relatórios conexos.
Se tem problemas, é mais barato contratar uma empresa de diagnósticos
Eu estava a pensar na Flir E5 cujo preço online ronda os 1300€, logo o investimento não seria assim tão puxado.
Queria porque tenho enorme interesse por eficiência energética e penso que uma ferramenta destas seria um entretém (embora caro) muito interessante. Tenho uma instalação térmica com alguma dimensão (3 caldeiras, 3 depósitos de 4000L, painéis solares, várias bombas, etc) e portanto esta ferramenta daria para captar perdas que os olhos não captam mas suspeitam.
Esses medidores medem pontos no momento t e não áreas em determinado intervalo de tempo. É essa a grande diferença, que justifica a diferença de preço. ;)