Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Cozinhar SEM gás não é mais dificil que cozinhar com gás.... Puro engano..é rapido e uma facilidade na limpeza...
    Muito satisfeito!!!! melhor ainda para quem tenha placas de indução ( eu não tenho, sãodo tipo hi-light)
  2.  # 22

Não é que se torne difícil, mas não é tão versátil.

Experimenta baixar a fervura numa vitrocerâmica e num bico de gás. No gás é imediato e na placa tens de vencer a inércia térmica (fica a ferver mais do que é suposto).
  3.  # 23

Só tenho gás em casa por causa dos banhos, pois tenho indução para cozinhar.

Nunca mudei para Termoacumulador por ter algum receio de misturar água e electricidade. Provavelmente é completamente infundado...
    Além disso parece ser opinião generalizada que fica mais caro, e se por alguma razão é preciso um banho fora do período matinal, não há água quente.

Mas volta e meia penso em acabar com o gás, chateia-me pagar um contador só por causa do esquentador.

O ideal era mesmo conseguir ter paineis solares, mas num apartamento fica complicado.
  4.  # 24

Paineis solares com resistência eléctrica parece-vos boa ideia para uma casa com 3 pessoas ?

O gás apenas necessitaria para suplemento ao AQS produzidos pelos paineis, no caso de instalar esquentador, uma vez que instalarei uma placa de indução.

Disseram-me que os consumos da resistência eléctrica num termossifão de 200lts para o caso em apreço é benéfica em relação à instalção de gás apenas para dar suporte ao AQS fornecido pelo painel solar...
    • mafgod
    • 19 junho 2014 editado

# 25

Colocado por: squallPaineis solares com resistência eléctrica parece-vos boa ideia para uma casa com 3 pessoas ?
    Tenho TS de 300L com apoio de resistência.
    Havendo sol, há água quente de borla.
    Para garantir água quente sempre que preciso (inicio de manhã e fim do dia) quando não há sol por vários dias, tenho um programador que liga entre as 04:00 e as 07:00 e das 16:00 e as 19:00 para garantir no mínimo 40ºC...
    É o que tenho programado e funcionou no inverno último.

Edit: somos 4 e um deles, demora muito tempo a tomar banho :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: squall
  5.  # 26

Colocado por: Silver WolfSó tenho gás em casa por causa dos banhos, pois tenho indução para cozinhar.

Nunca mudei para Termoacumulador por ter algum receio de misturar água e electricidade. Provavelmente é completamente infundado...
    Além disso parece ser opinião generalizada que fica mais caro, e se por alguma razão é preciso um banho fora do período matinal, não há água quente.

Mas volta e meia penso em acabar com o gás, chateia-me pagar um contador só por causa do esquentador.

O ideal era mesmo conseguir ter paineis solares, mas num apartamento fica complicado.

Se houver vontade dos vizinhos vale a pena. O meu prédio é pós-2011, portanto já tem 16 painéis no telhado.

Com painéis solares o período matinal é, em teoria, o pior período para se tomar banho pois há perdas nocturnas (nada de mais). Com resistência em 15-20min tenho água para um banho, portanto também é algo que não me preocupa muito. Só é mau em bi-horário, pois consome-se em ponta.

Tenho a resistência desligada há várias semanas. Mesmo não tendo havido sol ontem foi suficiente para aquecer os 2 depósitos a 50º.

Colocado por: squallPaineis solares com resistência eléctrica parece-vos boa ideia para uma casa com 3 pessoas ?

O gás apenas necessitaria para suplemento ao AQS produzidos pelos paineis, no caso de instalar esquentador, uma vez que instalarei uma placa de indução.

Disseram-me que os consumos da resistência eléctrica num termossifão de 200lts para o caso em apreço é benéfica em relação à instalção de gás apenas para dar suporte ao AQS fornecido pelo painel solar...

Tenho 2x100L para 2 pessoas e é suficiente. No entanto para uma pessoa extra, provavelmente uma criança, optava por um pouco mais de capacidade.

Colocado por: mafgod

Só gasta a electricidade da circulação das bombas. :P
  6.  # 27

Caro tostex, o que diz é verdade para uma vitrocerâmica tradicional. Mas se for de indução, a rapidez de reação é próxima à do gás, no seu exemplo, é muito rápido baixar a fervura.

Ainda ontem um familiar em minha casa diz que a minha placa de indução é mais rápida do que o seu fogão a gás, nomeadamente para ferver água.
  7.  # 28

Colocado por: mafgodTenho TS de 300L com apoio de resistência.

Colocado por: tostexSó gasta a electricidade da circulação das bombas. :P
    NOPE, TermoSifão não é circulação forçada :-)
  8.  # 29

eu nao tenho gas e nao me arrependo.

Tenho indução e nunca se queimou nada aqui por casa.

Não tenho gás pq já apanhei um susto valente com ele e enquanto me lembrar não pretendo usar
  9.  # 30

boa tarde, a casa que fui ver tem um termoacumulardor com apenas 11 litros de capacidade. Isto é critico, por exemplo para 2 pessoas tomarem banho?! nunca usei este tipo de sistema e estou em dúvidas.

Obrigado
    •  
      FD
    • 19 junho 2014

# 31

Não pode... 11l deve servir para lavar a loiça, as mãos e pouco mais.
    Não tem outro sistema de aquecimento das águas, de certeza? Ou então, não deve ser essa a capacidade...
    •  
      damned
    • 19 junho 2014 editado

# 32

11l? Isso de certo é um esquentador.

Termoacumulador de 11l nunca vi nem creio fazer muito sentido. Nem para um banho dá.. Banheira então era para esquecer mesmo.

Veja lá isso bem.
  10.  # 33

eu perguntei à mulher da imobiliária e ela falou-me em 11 litros.. não sei sinceramente se tem outro sistema..
  11.  # 34

Colocado por: damned11l? Isso de certo é um esquentador.

Termoacumulador de 11l nunca vi nem creio fazer muito sentido. Nem para um banho dá.. Banheira então era para esquecer mesmo.

esquentador não é porque a casa é por cima de um banco que mandou tirar toda a infraestrutura de gas do edificio,...
  12.  # 35

Colocado por: dinisticeu perguntei à mulher da imobiliária e ela falou-me em 11 litros.. não sei sinceramente se tem outro sistema..

Peça para ela ver isso bem, termoacumulador dessa capacidade não faz qualquer sentido ela está enganada.
    •  
      FD
    • 19 junho 2014

# 36

E já o viu? É que o que há são esquentadores de 11l, ou seja, com um caudal de 11l por minuto.
  13.  # 37

Colocado por: dinisticesquentador não é porque a casa é por cima de um banco que mandou tirar toda a infraestrutura de gas do edificio,...

O que não implica que no interior do apartamento não se esteja a utilizar gaz de garrafa e daí a designação de 11L para o esquentador utilizado.
    Concordam com este comentário: damned
  14.  # 38

bem, vou ter de ligar à mulher da imobiliária. depois digo-vos como foi. obrigado
  15.  # 39

Colocado por: mafgodTenho TS de 300L com apoio de resistência.
    Para garantir água quente sempre que preciso (inicio de manhã e fim do dia) quando não há sol por vários dias, tenho um programador que liga entre as 04:00 e as 07:00 e das 16:00 e as 19:00 para garantir no mínimo 40ºC...
    É o que tenho programado e funcionou no inverno último.

Edit: somos 4 e um deles, demora muito tempo a tomar banho :-)

E quanto a consumos de electricidade? Nada de assustador?
  16.  # 40

Não acredito que num edificio em todas as fracções seja usada electricidade para aquecimento de águas.
    Mas se me dissessem que num edificio "um banco que mandou tirar toda a infraestrutura de gas do edificio" também não acreditava. Mas afinal o edificio é pertença do banco ou isso agora funciona assim? Ah e tal, nós vamos abrir um banco aqui em baixo e agora vocês ficam todos sem gás porque nos apetece...

0.0228 seg. NEW