Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Apresento um termossifão da Baxiroca 300 litros instalado há cerca de 2 anos!Até ao momento encontra-se a funcionar bem!
    Na altura da instalação foi colocado tubo multicamada da Zantia 20*2 mm, 0º a 95º C até 10 Bar (é o que está inscrito na tubagem) em toda a tubagem da instalação do sistema solar, e na altura quando reparei nisso questionei quem instalou se na tubagem de agua quente que vem do termossifão até a valvula misturadora termostatica não se deveria ter colocado um tubo mais resistente por causa da temperatura (tubo cobre?!?) , ao que o individuo me repondeu que não, pois o tubo multicamada resistia muito bem e que sempre instalou assim sem problemas até hoje!Na altura fiquei mais tranquilo, no entanto a pouco tempo estava a falar com um colega que também lhe instalaram um termossifão e este referiu que o mesmo levava tubo de cobre na zona de agua quente do termossifão até a valvula misturadora!pelo que fquei outra vez com duvidas e com algum receio que aquilo me venha dar problemas, ainda mais agora com os dias quentes!
    Agaradecia quem percebe destas matérias me pudesse der uma opinião acerca do mesmo!
    Cumps
  2.  # 2

    Naturalmente que está ai uma asneira da grossa!

    Entre o termossifão e válvula termostática que é onde consegue regular a termperatura poderá existir temperaturas acima dos 100 graus, portanto tem que urgentemente substituir esse troço de tubagem por cobre ou inox corrugado por ex.
    corre o risco que rebentam,ento e se o tubo passa por uma zona de sotão p+or ex. pode romper-se e criar inundações.
  3.  # 3

    Deram-me um contacto de um individuo que faz instalações solares aqui da zona e liguei-lhe e expliquei a situação no sentido de aproveitar para fazer a manutenção dos paineis!Ele disse-me que comprendia a ideia de trocar o tubo entre o acumulador e a valvula termostatica, aconselhando colocar tubo inox, no entanto referiu também que não considera um erro absoluto a colocação do tubo multicamada, visto que se tiver um uso regular termossifão as temperaturas serão em principio aceitaveis, referindo que há muita gente que coloca multicamada!Mas dei-lhe a entender que preferia jogar pelo seguro!Ficou de se marcar posteriormente uma vinda para me fazer a manutenção anual do termossifão e ver a situação do tubo!
    Já agora acabamos por nem falar em preços, e como é a primeira vez que vou fazer a manutenção do termossifão, sabem-me dizer qual o valor médio da mesma mais ou menos?
    Cumps
  4.  # 4

    Colocado por: Ricardo82sabem-me dizer qual o valor médio da mesma mais


    Depende muito do critério do instalador na avaliação da manutenção, se tiver que cosubstituir liquido medindo o valor de PH; substituir alguma válvula de segurança; verificar fugas; limpar os painéis pode contar com cerca de 120/150 euros.

    Agora se der uma vista de olhos e por deliberadamente um pouco de liquido e só justificar a ida conte para ai de 60/70 euros.
  5.  # 5

    Olá Ricardo82

    Tenho um problema parecido
    Gastei 3500€ numa instalação da Solahart e decidiram poupar uns trocos no tubo.
    Pode dar feedback?
  6.  # 6

    Entre o painel solar e a válvula tem que ser em cobre ou inox corrugado/rigido o multicamada o limite é de 90o e exposto aos raios UV acaba por se deteriorar.

    Se tiver algum problema com o sistema o representante declina qualquer responsabilidade em termos de garantia ppela má instalação.

    Aconselho a falar com a Digal e expor esse assunto.
  7.  # 7

    Foi a Digal que fez a instalação
    Isto e ter posto tubo isolante de 9mm de espessura nos tubos entre o painel e a ligação de água... Em que só após insistência minha muito comprar a correr tubo isolante de 19mm de espessura...
    Posso dizer que não estou nada satisfeito
  8.  # 8

    Onde me posso basear para exigir a correção dos tubos?
  9.  # 9

    A durabilidade de um tubo tem em consideração a temperatura de serviço e a pressão, qualquer tubagem resiste a temp de 100°C mas em permanência geralmente somente as tubagens metálicas suportam sem redução significativa da vida útil da mesma, em resumo uma tubagem MK premium resiste perfeitamente a picos de temp acima dos 100°C mas vai degradar-se prematuramente, daí a não ser o material indicado para ligaçoes onde essa temperatura seja habitual.
 
0.0115 seg. NEW