Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde
    os meus sogros deram à minha cunhada um terreno com 2400m mas a doação foi mal feita porque deveria ser metade para a minha esposa e metade para a cunhada
    Agora a minha cunhada diz que nos faz o destaque de 1200 e doa à irmã (minha mulher)
    quais os procedimento que ela tem de fazer para isso ficar mais barato para todos.
    depois tem outra questão esses 1200m estão em zona agrícola será que depois poderei construir casa lá? Pois é essa a intensão
    obrigado
  2.  # 2

o terreno está vazio?'
    qual a dimensão que confronta com a via publica?
    qualquer destaque terá sempre que ficar garantido o acesso á via publica
    isso fica barato, terá que contactar um topografo e depois meter na camara e apos deferimento ser registrado na conservatória do registo predial, penso que a doação pode ser feita simultaneamente.
  3.  # 3

já tem uma casa construída na parte que não era agricola.
    total 2400m
    tem duas vias fazendo o destaque fica com acesso a uma estrada municipal.
    como a minha cunhada fez a casa tem todas as plantas que pedem
    junto envio foto da área
    o verde é a casa que fez o que está dentro do amarelo é o resto do terreno
    a camada dando autorização depois ao registar é feito logo a doação certo?
    será que alegando que não tenho mais nenhum terreno consigo construir em zona agricola?
      Sem Título2.png
  4.  # 4

não sei se já percebeu que os 1200 da sua cunhada tem muito valor que os seus 1200 apos o destaque, pois esses seus 1200 ficam inteiramente dentro da zona agricola.
    antes de tudo o que eu lhe aconselharia a fazer era pegar nesta planta e marcar um reunião na camara ( é grátis) e tirar a limpo a que pode fazer nessa futura parcela em solo agricola mas servida por um caminho municipal ou rua, pois nestes casos pode ser que haja outras regras e até serem consideradas áreas de expansão futuramente.
    enfim antes das decisões deve informar-se muito bem de todas as incidências.
  5.  # 5

Caro nelson_ricardo
    Aconselho ainda a sua cunhada a verificar quanto lhe irá custar "doar" o terreno à irmã... Não é "pêra doce" oferecer um terreno.
    Boa sorte
  6.  # 6

boa tarde
    não esta assim tão fácil.
    fui à camara disseram-me para ir à ran visto que o terreno está ate ao limite da casa da minha cunhada e não ter 5m em zona de construção para alem da casa porque tem janelas, fui à ran disseram que com aquela área não consigo fazer destaque porque o restante tem que ter no mínimo 5000m e que só numa revisão do pdm do conselho é que a camara poderá sugerir à ran para aquela zona passe para zona de construção para poder fazer o destaque da casa que já existe e para que a outra metade seja doada à irmã para que depois possa construir.
    ao registar o destaque era logo feita a doação ou compra/venda depois vesses a melhor opção para as duas partes.
    o principal seria dividir
  7.  # 7

nelson__ricardo
    não esta assim tão fácil.(...)

Atrevo-me a sugerir-lhe que contrate um advogado, ou um solicitador, especializados em partilhas, delimitações e quejandos. Estes últimos circulam muito bem nos »corredores« de certas instituições (falo por experiência própria que, no nosso caso, não ficámos clientes por motivos que não vêm ao caso), onde se movimentam como «piolho pela costura«.
    Se acertar... convém ter boas referências da parte de outros clientes (é bom saber os honorários e respectivos custos) vai ver que consegue resolver, sem essas burocracias de Câmara e RAN. Há muita maneira de »matar pulgas«, percebe? O que é preciso é contratar a pessoa certa, no momento certo!
  8.  # 8

O difícil é saber qual é a pessoa certa
    na camara o sr. serio disse para não entregar a nenhum solicitador porque iria levar dinheiro e no fim dizia que não era possivel

0.0135 seg. NEW