Iniciar sessão ou registar-se
    • ampm
    • 18 junho 2014

# 1

Olá a todos,
    tenho uma questão que pode ser estúpida... desculpem o meu desconhecimento nestas andanças...
    Tenho a minha casa à venda, o meu spread é de 1,7%.
    Este fim de semana uma rapariga mostrou-se muito interessada, até queriam comprar com o recheio e tudo! Fiquei radiante e cheia de esperança! Hoje recebo um email dela a dizer que foram ao banco e que os spreads são muito altos e que a mensalidade ficaria acima do que estavam à espera e assim não podem avançar...
    Ela ao comprar a minha casa não pode ficar com o 'meu' spread, por assim dizer?
    Tenho a casa à venda também em imobiliárias, será que o financiamento através deles poderá ser diferente?

O que me dizem da vossa experiência?

Obrigada...
  1.  # 2

Colocado por: ampmEla ao comprar a minha casa não pode ficar com o 'meu' spread, por assim dizer?

Não.

Colocado por: ampmTenho a casa à venda também em imobiliárias, será que o financiamento através deles poderá ser diferente?

Não.
    • ampm
    • 18 junho 2014

# 3

Então estou feita :(
    Concordam com este comentário: Picareta
    •  
      FD
    • 18 junho 2014

# 4

Colocado por: ampmEla ao comprar a minha casa não pode ficar com o 'meu' spread, por assim dizer?
    Tenho a casa à venda também em imobiliárias, será que o financiamento através deles poderá ser diferente?

Desenvolvendo um pouco, apesar da resposta já ter sido dada: cada processo de crédito à habitação é único e, regra geral, não pode ser transferido.
    Um crédito à habitação é composto por três partes: o cliente, o banco e a casa.
    Basta que uma dessas partes mude para ser preciso fazer um crédito completamente novo, sem qualquer relação com o anterior.

Ou seja, não pode mudar de casa e "transferir" as condições do crédito à habitação que tinha na casa anterior para a casa nova.
    Da mesma forma, não pode vender uma casa e a casa ficar com as condições de crédito que estavam em seu nome.
    E finalmente, não pode simplesmente mudar de banco e manter as mesmas condições (é possível mas, não é um facto adquirido).
    • ampm
    • 18 junho 2014

# 5

Então assim não tenho hipótese...se os bancos têm spread muito altos e casas deles a preço mais em conta, nunca vou conseguir vender a minha :´(
  2.  # 6

O que a pessoa interessada pode fazer é pedir simulações a vários bancos para saber qual lhe dá melhores condições.
    Mas como é óbvio, a iniciativa terá de partir de quem está a comprar.
    Comprei casa há muito pouco tempo e tive a sorte de contar com a ajuda do vendedor da imobiliária que tratou de pedir ele as simulações, e assim eu não precisei de faltar ao trabalho. Só tive que pegar nos papéis, analisar e decidir.
    O que ninguém pode contar neste momento é com milagres nos spreads nesta altura do campeonato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ampm
    • ampm
    • 18 junho 2014

# 7

podem -me dizer qual o valor dos spreads atualmente?
  3.  # 8

Colocado por: ampmEntão assim não tenho hipótese...se os bancos têm spread muito altos e casas deles a preço mais em conta, nunca vou conseguir vender a minha :´(

Minha amiga junte-se ao lote................
    •  
      FD
    • 18 junho 2014 editado

# 9

Colocado por: ampmEntão assim não tenho hipótese...se os bancos têm spread muito altos e casas deles a preço mais em conta, nunca vou conseguir vender a minha :´(

Depende.
    Se o preço não está correcto, é verdade o que diz.
    Se a sua casa não oferece nada que as casas dos bancos não ofereçam, também é verdade o que diz.

Porém, quem pesquise por casas dos bancos vê que a maior parte delas são coisas que não interessam ao menino Jesus.

Para vender tem que conseguir uma de duas coisas:
    - um preço correcto
    - uma mais valia que a concorrência não tenha

O preço correcto é aquele pelo qual foi vendida a última casa igual ou muito parecida à sua, no mesmo local ou próximo.
    Vá prestando atenção aos classificados, procure por casas iguais à sua, no mesmo sítio, veja os preços e anote a data de inserção do anúncio, o preço e o contacto numa folhinha.
    Quando deixar de ver uma casa à venda, perca a vergonha, ligue para o número que tirou, explique a sua situação e tente saber se foi vendida e por quanto foi vendida. Se não lhe quiserem dizer, pergunte se tiveram que baixar muito o valor ou não. Pode resultar e pode não resultar mas, um não é sempre garantido.
    Desta forma, fica a saber se a sua casa está cara e quanto tempo demora a vender uma casa com o preço certo.

Outra forma de fazer isto:
    - pesquise por todas as casas iguais à sua à venda (zona e características), anote os preços
    - faça uma média dos preços (soma de todos os preços a dividir pelo número de casas)
    - some os m2 de todas elas e faça novamente a média
    - divida a média do preço pela média dos m2
    - tem o preço médio por m2
    - multiplique esse valor pelos m2 da sua casa
    - tire-lhe uns 10% a 20% de forma a que o preço fique perto da casa similar mais barata que encontrou
    - tem o preço "correcto"

A mais valia pode ser muitas coisas.
    Pode ser um andar mais alto, pode ser uma vista mais interessante, pode ser uma cozinha "linda", pode ser uma casa de banho "linda", pode ser uma garagem, pode ser um terraço, pode ser uma característica espectacular que arranque surpresa, etc.
    Se tiver algo mais que a concorrência, até pode ser um pouco mais cara que o preço correcto.
    Infelizmente, isto é daquelas coisas que não consegue resolver facilmente ou sem gastar dinheiro, ou tem ou não tem.

Terá que ver a concorrência dos bancos e analisar.
    Em alguns casos é preferível desistir da venda e não "queimar" a casa. Aguardar por melhores dias...
    Noutros casos, pode ser interessante arrendar.

Uma coisa é certa: se não tem o preço certo, se não tem nenhuma mais valia, de certeza que não será vendida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ampm
    •  
      FD
    • 18 junho 2014

# 10

Colocado por: ampmpodem -me dizer qual o valor dos spreads atualmente?

Para casas dos bancos entre os 2% e os 4%.
    Para casas "normais" entre os 3% e os 5%.
    Claro que haverá excepções...
  4.  # 11

No meu caso, no crédito habitação tenho spread zero e pago 0,65% da taxa Euribor em vigor, porque tenho incapacidade superior a 60% e nesse caso foi um empréstimo habitação para deficientes que é concedido ao abrigo dos DL43/76 e DL230/80 regulamentado pelo ACTV. Se não fosse assim, jamais teria conseguido comprar pois a prestação aumentaria cerca de 30% a 40%.
    Mas nem tudo são rosas porque ainda assim, o banco avaliou o imóvel muito abaixo da média do preço de mercado praticado para as casas naquela zona, e ainda por cima só me concedeu 80% do valor da avaliação, complicando-me muito a vida. Foi preciso negociar o preço final com o vendedor e a imobiliária teve que abrir mão de uma grande parte da comissão.
    Por outro lado, pedi crédito para obras e nesse tenho um spread de 3,75%. De igual modo, o banco só emprestou 80% do valor do orçamento das obras que a casa precisa.

Ah! E o banco ainda me obrigou a fazer projeto das obras e a pedir licença camarária para as fazer (tudo pago do meu bolso porque o crédito para obras não cobre este tipo de despesas). Caso contrário não me emprestava um cêntimo.
  5.  # 12

Isto agora está mau para vender e bom para comprar, creio que já bateu no fundo e que daqui por uns meses estará melhor para vender...

Colocado por: FD
    Depende.
    Se o preço não está correcto, é verdade o que diz.
    Se a sua casa não oferece nada que as casas dos bancos não ofereçam, também é verdade o que diz.

Porém, quem pesquise por casas dos bancos vê que a maior parte delas são coisas que não interessam ao menino Jesus.

Para vender tem que conseguir uma de duas coisas:
    - um preço correcto
    - uma mais valia que a concorrência não tenha

O preço correcto é aquele pelo qual foi vendida a última casa igual ou muito parecida à sua, no mesmo local ou próximo.
    Vá prestando atenção aos classificados, procure por casas iguais à sua, no mesmo sítio, veja os preços e anote a data de inserção do anúncio, o preço e o contacto numa folhinha.
    Quando deixar de ver uma casa à venda, perca a vergonha, ligue para o número que tirou, explique a sua situação e tente saber se foi vendida e por quanto foi vendida. Se não lhe quiserem dizer, pergunte se tiveram que baixar muito o valor ou não. Pode resultar e pode não resultar mas, um não é sempre garantido.
    Desta forma, fica a saber se a sua casa está cara e quanto tempo demora a vender uma casa com o preço certo.

Outra forma de fazer isto:
    - pesquise por todas as casas iguais à sua à venda (zona e características), anote os preços
    - faça uma média dos preços (soma de todos os preços a dividir pelo número de casas)
    - some os m2 de todas elas e faça novamente a média
    - divida a média do preço pela média dos m2
    - tem o preço médio por m2
    - multiplique esse valor pelos m2 da sua casa
    - tire-lhe uns 10% a 20% de forma a que o preço fique perto da casa similar mais barata que encontrou
    - tem o preço "correcto"

A mais valia pode ser muitas coisas.
    Pode ser um andar mais alto, pode ser uma vista mais interessante, pode ser uma cozinha "linda", pode ser uma casa de banho "linda", pode ser uma garagem, pode ser um terraço, pode ser uma característica espectacular que arranque surpresa, etc.
    Se tiver algo mais que a concorrência, até pode ser um pouco mais cara que o preço correcto.
    Infelizmente, isto é daquelas coisas que não consegue resolver facilmente ou sem gastar dinheiro, ou tem ou não tem.

Terá que ver a concorrência dos bancos e analisar.
    Em alguns casos é preferível desistir da venda e não "queimar" a casa. Aguardar por melhores dias...
    Noutros casos, pode ser interessante arrendar.

Uma coisa é certa: se não tem o preço certo, se não tem nenhuma mais valia, de certeza que não será vendida.
    •  
      FD
    • 18 junho 2014

# 13

Colocado por: carlosj39basta ver que por ex. essa casa pode ter sido vendida por alguém aflito logo por um baixo preço, logo mal vendida do ponto de vista comercial...

O que se pretende é vender.
    Foi vendida, não foi?

Mas, em parte concordo consigo, claro que há que ter algum bom senso e analisar o cenário global.
  6.  # 14

Coloco aqui informação que acabei de colocar noutro tópico, que pode responder à sua questão.

Colocado por: Jorge_GonçalvesA estratégia que utilizei foi, primeiramente, fazer simulações online em todos os bancos e depois ir pessoalmente a cada um deles pedir nova simulação. Em vários casos, a simulação feita no banco é melhor do que a obtida online, por isso, é conveniente mesmo ir a cada um dos bancos!

Recordando, o crédito será para aquisição de uma moradia em V. N. de Azeitão, em que o LTV ronda os 30%.

Banco ........... Spread ........ TAER
    BIC.................2,90%..........4,876%
    CGD................3,85%..........5,499%
    BPI.................3,40%..........5,893%
    Santander.........2,49%..........4,667%
    Banif...............3,60%..........6,043%
    Popular............3,50%..........6,339%
    Deutsche..........3,15%..........4,831%
    Montepio..........3,00%..........5,201%
    Millenium..........4,50%..........6,873%
    BES.................4,20%..........5,972%
    C. Agrícola........2,67%..........5,111%

O Santander ainda propõe um spread promocional no 1º ano de 2,35%. Esta informação foi recolhida durante a semana passada. Continuam valores altos, mas já se encontram spreads bem abaixo dos 3%, coisa que à uns meses atrás só era possível encontrar nos imóveis dos bancos.
  7.  # 15

Acho que deveria sublinhar esse LTV e explicar o que significa , se não mt gente vai ficar a pensar que afinal já pode trocar de casa
    • matrix
    • 21 junho 2014 editado

# 16

Acho que deveria sublinhar esse LTV e explicar o que significa

Isso é a entrada (esforço por parte do cliente)? Ou é o financiado do banco??

EDITADO: ok já vi, isto é o fianciamento do banco, ou seja, casa de 100.000, LTV de 30% o banco vai financiar 30.000.
    •  
      FD
    • 23 junho 2014

# 17

LTV = Loan To Value = a diferença entre o que custa e o que se pede emprestado.
    Compra por 100, pede 20, tem um LTV de 20%, porque 20 é 20% de 100.
    • ampm
    • 23 junho 2014

# 18

No meio disto tudo os bancos ficam sempre a ganhar... Só os imóveis dos bancos é que têm 100% financiamento? Estou lixada :(
    •  
      FD
    • 23 junho 2014

# 19

Colocado por: ampmNo meio disto tudo os bancos ficam sempre a ganhar...

E porque é que não haveriam de ficar a ganhar? São empresas, têm que ganhar...
  8.  # 20

Colocado por: FDE porque é que não haveriam de ficar a ganhar? São empresas, têm que ganhar...

Num negócio supostamente ficam ambas as partes a ganhar. O facto dos bancos oferecerem condições especiais aos seus imóveis devia ser proibido, devido à posição especial que têm no mercado e aos direitos que lhes são concedidos. Chama-se "Product bundling", e é uma pratica anti-competitiva. Da mesma maneira que a Microsoft foi obrigada a não instalar apenas o IE com o Windows, os bancos deviam ser proibidos de poder conceder empréstimos para os seus próprios imóveis, para o fazerem em pé de igualdade com os outros.
    Concordam com este comentário: Gytstdua

0.0208 seg. NEW