Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, sou novo por estes lados, e estou algo indeciso entre arrendar uma casa ou comprar em Lisboa.

    Tenho intenções de me mudar para um T2 a curto prazo.Estou actualmente num T1 e a renda já ultrapassa os 500€ (condomínio incluído, despesas aparte). Tenho "namorado" alguns T2 em termos de compra e renda. Tenho visto alguns T2 a venda na ordem dos 150 mil, e em termos de arrendamento vejo alguns na ordem dos 550-600€. Obvio que os de renda são usados, alguns com mobília. Os de compra, são novos e com cozinha completamente mobilada.

    A dúvida não surge apenas pela compra ou arrendamento, surge também pelo facto de não me querer prender aqui muitos anos, no máximo 2. Gostava de saber opiniões, e também os encargos reais dos empréstimos no caso da compra actualmente.

    Nas casas novas, os bancos costumam avaliar muito abaixo dos 100%?
    Conseguem-se spreads na ordem de 1%?
    A despesa inicial de escritura e impostos ultrapassa os 5000€?

    Pelo que tenho lido a compra exige um esforço nunca inferior a 20 mil € na compra de casa nova a volta dos 150 mil, fora mobilias e afins, acho muita fruta sinceramente.

    As vossas opiniões são bem-vindas.

    Obrigado.
    •  
      FD
    • 4 março 2009 editado

     # 2

    Colocado por: dvd.ribeirosurge também pelo facto de não me querer prender aqui muitos anos, no máximo 2

    Arrendar, sem qualquer margem para dúvidas.

    Não se sabe como vai evoluir o mercado a nível das vendas, por isso, o melhor a fazer é arrendar, especialmente tendo em conta o que diz. Esta condicionante elimina todas as outras considerações.
  2.  # 3

    Colocado por: dvd.ribeiroA dúvida não surge apenas pela compra ou arrendamento, surge também pelo facto de não me querer prender aqui muitos anos, no máximo 2.


    Nem perdia mais tempo. Arrendamento sem dúvidas. Num situação de estabilidade de mercado imobiliário (que não é o caso), são precisos cerca de 10 anos para amortizar todos os custos relativos à aquisição de habitação comparativamente com o arrendamento.
  3.  # 4

    Viva, caros, obrigado pelas vossas opiniões.

    Tenho visto e já começam a aparecer mais apartamentos para alugar, tendo originado uma ligeira baixa de preços. Já encontro T2/T3 entre 500 a 600€, com cozinha mobilada! Não me parecem preços muito maus, embora considere elevados na mesma!

    Mesmo assim, podem-me iluminar e partilhar se actualmente, na aquisição, os bancos não aprovam 100% do crédito? Existe algum valor ou % mínima sempre exigida?

    E despesas iniciais, alguma estimativa média?

    Novamente, obrigado!
  4.  # 5

    Colocado por: dvd.ribeiroMesmo assim, podem-me iluminar e partilhar se actualmente, na aquisição, os bancos não aprovam 100% do crédito? Existe algum valor ou % mínima sempre exigida?



    Em principio 85% ou 90%... duvido que algum lhe dê mais

    Colocado por: dvd.ribeiroE despesas iniciais, alguma estimativa média?



    Depende do valor da aquisição... conte com 5000 € no minimo
  5.  # 6

    Colocado por: taunus
    Colocado por: dvd.ribeiroMesmo assim, podem-me iluminar e partilhar se actualmente, na aquisição, os bancos não aprovam 100% do crédito? Existe algum valor ou % mínima sempre exigida?



    Em principio 85% ou 90%... duvido que algum lhe dê mais

    Colocado por: dvd.ribeiroE despesas iniciais, alguma estimativa média?



    Depende do valor da aquisição... conte com 5000 € no minimo


    Bom, tendo em conta que um T2 novo dificilmente custa menos de 150 mil, são quase 30 mil € para papelada e "entrada". Concordo que os bancos exijam algum esforço a quem compra, para saber o que custa poupar, mas exigir mais de 10% já começa a ser dose...

    Agradeço as opiniões a todos, novas opiniões são bem-vindas também!

    Ps.: podem-me tratar por tu, não sei se é habito no forum, mas por mim estejam a vontade. Obrigado novamente!
  6.  # 7

    Malta, dentro deste contexto, outra questão.

    Em 1º, o meu contrato:
    Durabilidade 6 meses fim especial transitório
    No contrato consta que tenho que avisar com 1 mês de antecedência da saída da casa, perdendo o respectivo da caução se sair antes
    Estou nesta casa a 2 anos.

    Hoje, 7 de Março, tenho pago o mês de Março e 1 mês de caução.
    Suponhamos que o meu senhorio recebia hoje uma carta registada a dizer que a partir do dia de hoje, passado 1 mês, abandono a casa (portanto, 7 de Abril).

    Partindo a 7 de Abril, teria pago em excesso até ao final de Abril. O senhorio é obrigado a devolver-me o resto do mês de caução ou não?
    O facto de o contrato já vigorar a 2 anos muda os termos dispostos em termos de tempo de aviso caso eu queira sair?

    Grato pela vossa ajuda!
 
0.0134 seg. NEW